São muitas as razões para uma Greve Geral Colossal

      Durante os próximos dias focaremos toda a nossa atenção diária nos dois dias de greve a 11 e 12 de dezembro, para que tal momento de união e manifestação de todos os trabalhadores seja verdadeiramente gigantesco e poderoso, porque não pode ser menos.


      O pacote laboral que o Governo pretende aprovar só tem um caminho possível: ser impresso em papel para se poder fazer um rolinho com ele e a seguir o possam meter no curral.


      Hoje abordaremos uma proposta do Governo que diz respeito à redução de salário que pode ser tacitamente aplicada aos trabalhadores por mera vontade da entidade empregadora, sem qualquer fiscalização.


      A proposta de alteração ao artigo 119º do Código de Trabalho – que permite a reclassificação de um trabalhador em cargo inferior àquele para que foi contratado –, pretende criar um prazo de 30 dias para que Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) se pronuncie sobre essas despromoções quando implicam redução de salário.


      Atualmente, a ACT não tem prazo para analisar a despromoção e a entidade empregadora precisa da aprovação da ACT para poder efetuar qualquer mudança de cargo que implique redução salarial.


      Até agora, a entidade empregadora ficava à espera do parecer da ACT e, como todos sabem, a falta de meios e de pessoal, fazem com que a ACT demore a apreciar estas situações e, neste momento, demora alguns meses.


      Ao fixar um prazo e um prazo tão curto, como o de 30 dias, sabe-se de antemão que a ACT não vai conseguir cumprir o prazo e, não cumprindo, isto é, não dando o seu parecer dentro dos 30 dias, o que é que vai acontecer? A redução do salário processa-se automaticamente, isto é, a entidade empregadora fica tacitamente autorizada a reduzir o salário ao trabalhador.


      A alteração que o Governo pretende introduzir foi apresentada pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) que definiu o referido prazo de 30 dias. Além disso, no parecer enviado pela CIP ao Executivo, a confederação pede que a autorização se considere “tacitamente emitida” caso o prazo seja ultrapassado, proposta que, tal como outras, o Governo recebeu com todo o agrado e quer ver implementada, enquanto rejeita todas as propostas apresentadas pelos representantes dos trabalhadores.


      A CIP justifica as medidas com a necessidade de dar “confiança e estabilidade” às empresas e, pasme-se, diz que também dará essa mesma “confiança e estabilidade” aos trabalhadores, uma vez que a rapidez da decisão tácita impedirá que os processos fiquem suspensos por tempo indeterminado.


      O pacote laboral do Governo, com mais de uma centena de alterações ao Código do Trabalho, pretende destruir todas as garantias de confiança e de estabilidade que durante muitos e muitos anos os trabalhadores, esforçadamente, muito esforçadamente, conseguiram.


      Agora, de um momento para o outro, e sem qualquer esforço, as entidades patronais vão conseguir derrubar a construção legislativa que proporcionava alguma tranquilidade e segurança aos trabalhadores, para fazer nascer um novo Código de garantias e de tranquilidade para os patrões.


RolinhoPapel(DDOJ).jpg


      Fontes: "SIC-Notícias" e "Expresso".


 Greve-Carregando=Faltam4dias.jpg

Comentários

  1. Muito bom dia a todos.
    Hoje não é decididamente um bom dia para mim.
    Quero aqui lembrar as coisas verdadeiramente importantes da vida, a família e os amigos próximos. 
    Hoje soube da morte de um amigo de longa data, um amigo de infância, dos tempos de escola, vão cerca de quarenta anos.
    Chamava-se Alberto e estava emigrado em França há alguns anos. 
    A sua infância não foi fácil e a vida que se seguiu também não. Uma pessoa extremamente culta e inteligente de fácil conversa que nasceu numa família com quinze irmãos. Lembro que partilhávamos as amarguras da pobreza, naquele tempo usávamos uma mudança de roupa para toda a semana e o mesmo calçado todo o ano, parilhava-se a secretária com os colegas para se conseguir estudar e acompanhar as aulas pelos seus livros pois não havia dinheiro para os ter, nem mesmo os trabalhos temporários, como as vindimas em setembro ajudavam. Saiamos com o estômago vazio e passávamos o dia com uma refeição escolar encontrando no regresso a casa o típico caldo, mais aguado que uma sopa.
    Faz algum tempo que o não via, nem mesmo pelas férias de Verão.
    Sei que a vida não ficou mais fácil e até se complicou nos últimos tempos,  em que fez sua companheira uma Carlsberg .
    Morreu em circunstâncias estranhas e ainda não concretamente apuradas. Ao que se sabe por ter denunciado um vizinho agressor de violência doméstica que lhe terá prometido tal fim pelo seu atrevimento.
    É ao que se sabe mais uma vítima da estupidez, da mediocridade, da cobardia e da sociedade miserável que temos.
    Espero que seja lembrado como alguém especial, sem dúvida diferente, uma pessoa culta cuja vida lhe foi amarga, muito amarga e merecia mais tempo para a entender e ser entendido.
    Até sempre amigo.

    ResponderEliminar
  2. Ui que excitação, penso que irei ficar grávida com estas greves. Estou que nem posso.
    Nunca mais é dia 11 e 12.......
    Assim se vê a força do PC.

    ResponderEliminar
  3. Isto virou um blog de propaganda
    Sinceramente…

    ResponderEliminar
  4. Contra o ROUBO  de 2001 a 2005, eventuais que não  passaram por período  provisório, continuo de baixa.
    Passem bem.
    GREVE  sempre contra  tutela e decisores

    ResponderEliminar
  5. DIA 11, FAÇO GREVE


    POR TODOS
    MAS,
    PRINCIPALMENTE PELOS MEUS FILHOS E NETOS

    ResponderEliminar
  6. Vai sem dúvida ser uma enorme greve geral!
    Estes períodos negros da história política em que aparecem uns crápulas direitolas, tem a vantagem de unir todos os trabalhadores..💪
    Laranjinhas e suínos Cheganos vão perceber onde devem meter o seu pacote laboral.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que é explicada hoje nesta página uma das medidas propostas,  para se perceber o que parece ser uma encomenda de alterações do regime laboral por parte dos patrões, em detrimento os interesses dos trabalhadores.
    Ainda que fosse uma alteração ou outra em concordância com os Sindicatos era o mínimo.Agora 100 e tal medidas, assim do nada é obra!
    Quando tudo parece estar bem, estabilizado e é louvado o desempenho da economia, mais uma vez os políticos para mostrar que mexem, vá de fazer alterações. Não haverá mais nada para fazer de útil para o País e assim justificar melhor por que ocupam cargos no Governo?
    Já o que fizeram na reforma da Justiça em 2014 para mostrar trabalho foi o que foi, com as reversões que tiveram outros que fazer a seguir ( e deviam ser mais) ,  assim como a reforma da divisão territorial feita, também já parcialmente desfeita, onde fizeram na altura "união" de freguesias que nada tinham a ver.
    Enfim, é só disto.Resultados de anunciadas poupanças não sabemos.
    Depois, com uma campanha eleitoral em que prometiam resultados para a saúde melhores que os do governo PS, está à vista que ( não) cumpriram?!
     Porquê promessas? E mexer em legislação laboral quando a economia cresce como dizem,  será para quê?

    ResponderEliminar
  8. Deves ter algum problema... Essa fixação com chega já é doentia. Credo...

    ResponderEliminar

  9. DIA 11 GREVE GERAL

    ResponderEliminar
  10. 👏👍👏👏👏

    ResponderEliminar
  11. 👏👏👏

    ResponderEliminar
  12. 👏👏👏👏👍👍👍

    ResponderEliminar
  13. À custa da inconsciência de alguns e maldade de outros, o risco de regresso ao fascismo é real e não permite vacilar.
    Por mim ja estavam todos presos e neutralizados.
    Membros da seita e quem os defende publicamente.
    Mas é o que temos.

    ResponderEliminar
  14. Colega, partilho da sua tristeza.
    Vida ingrata para muitos dos bons humanos.
    Muita força.
    E esses bons seres  humanos  é  que nos marcam positivsmente e dão  força  contra  as injustiças  que  sofremos.
    Força  mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Nunca desistir.
    Seja de que naneira for  contra a roubalheira. 



    ResponderEliminar
  16. Ora  aí  está  o pensamento  que falta à  maioria da carneirada acomodada

    ResponderEliminar
  17. Doente mesmo.
    Por mim também  podes ir com os porcos. 

    ResponderEliminar
  18. Continuai a votar  nos mesmos  de sempre

    ResponderEliminar
  19. Sou chegano  contra gente como tu!
    Sempre!

    ResponderEliminar
  20. Sempre ! Contra os mentirosos  e ladroagem!

    ResponderEliminar
  21. SOJ
    Reativa as GREVES!

    ResponderEliminar
  22. ROUBO  MESMO

    ResponderEliminar
  23. E quem não tem filhos e netos? 😂😂😂😂😂😂

    ResponderEliminar
  24. U.c Coimbra6/12/25 16:08

    Enquanto o soj e o sfj não comunicarem o que já foi acertado) se é que existe alguma coisa de positivo para a carreira) não me convidem para GREVES.
    NÃO FAÇO GREVE.

    ResponderEliminar
  25. Excitação  


    Uhuh

    ResponderEliminar
  26. Eu faço  contra SOJ e SFJ

    ResponderEliminar
  27. Engole que te custa menos.
    Chega.

    ResponderEliminar
  28. O teu dono sabe que vais fazer greve contra o pacote que ele quer aprovar?
    Ai ai, leitãozinho maroto!

    ResponderEliminar
  29. U.C.Coimbra6/12/25 19:58

    Aderi a todas as greves.
    Fui a todas as  manifestações/ Lisboa...Porto Santarém  a última.
    No entanto acho que está na hora de sermos informados da situação em que nos encontramos.... existe alguma reivindicação que esteja - no mínimo - não peço mais - aprovado....!
    Já perdi muito tempo em manifestações... já perdi muito dinheiro - mas não arrependido ..mas nesta fase não adiro enquanto não ouver ( não peço muito) informação como estao as conversações....
    Aliás, acho muitíssimo grave,  estranho triste/ descuido e falta de  respeito da resposta ou informação sobre as negociações.
    Estou com 38 anos se serviço e nunca vi coisa tão fraquinha.

    ResponderEliminar
  30. U.C.Coimbra6/12/25 20:01

    Não se trata de mentirosos ....se voltarmos atrás então sim faria sentido fazer greve. 
    Então assinaram e agora é que é ela ( ministra) culpada. Só mesmo óculos dos que usam aqueles que pucham carroças 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ