Aberto o período dos 5 dias para votar
Começa hoje (a partir das 9 horas) o período da votação dos Oficiais de Justiça para a eleição dos 4 vogais Oficiais de Justiça do Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ), período este que vai até às 17 horas da próxima segunda-feira, dia 26JAN.
Quer isto dizer que os Oficiais de Justiça podem votar hoje, amanhã, ou mesmo em casa durante o fim de semana, e ainda na segunda-feira.
Não há pressa, nem haverá falta de tempo para o breve minuto que o voto demora.
A votação é fácil, rápida e totalmente intuitiva, mas, mesmo assim, vamos a seguir descrever como votar, passo a passo, nos seguintes 8 momentos:
-1- Para votar, deve aceder a este endereço: https://www.e-vote.pt/coj
-2- Depois, clica no botão "Aceder à Votação" para aceder à página própria da votação.
-3- Seguidamente preencherá o campo "Identificador" com o seu número mecanográfico (só os cinco algarismos).
-4- No campo "PIN de Acesso" introduzirá o código PIN que recebeu no e-mail.
-5- Clica no botão "Votar" para o poder fazer, escolhendo a sua opção que deverá ficar marcada com fundo verde.
-6- Estando bem assinalada a sua opção clica no botão "Avançar" para ver o resumo da sua votação no quadro que surge no ecrã.
-7- Nesta fase ainda pode alterar o voto clicando no botão "Alterar" ou, não querendo alterar, então deve clicar no botão: "Submeter votação”.
-8- Depois de submeter o seu boletim de voto, visualizará a mensagem “O seu voto foi submetido com sucesso. Obrigado!” e carregará então no botão "Sair" que está no fim da página, assim concluindo o processo da votação.

Temos publicado muitos artigos sobre esta eleição, abordando a relevância da existência desse órgão próprio da carreira dos Oficiais de Justiça que confere à carreira uma característica verdadeiramente especial, completamente diferenciada das outras, mesmo das outras também consideradas especiais, mas constrangidas ao método avaliativo do género do sistema SIADAP.
Entre outros aspetos, também fomos publicando dados estatísticos das votações nas anteriores eleições, desde o ano 2018, bem como algumas das comunicações das duas listas candidatas.
Perante todo esse acervo de informação prestada, cada Oficial de Justiça deverá estar bastante apto a poder votar em consciência durante o período dos 5 dias disponíveis para o efeito.
Ainda ontem mesmo, esta quarta-feira 21JAN, no habitual pequeno artigo de opinião que o Correio da Manhã reserva à presidente do SFJ, o tema abordado está relacionado com esta questão que leva a jogo se se deve manter e dar mais poder e autonomia ao Conselho dos Oficiais de Justiça ou se, pelo contrário, deve acabar ou ser diminuído por troca de um sistema do SIADAP adaptado.
No artigo do Correio da Manhã, a presidente do SFJ mostra a sua preocupação com, como diz: os "moldes gerais como o SIADAP".
Regina Soares diz que "Tratar estas carreiras como indiferenciadas é ignorar o impacto direto que o seu trabalho tem para o Estado e para os cidadãos", apelando ao Estado para que, como diz em título, "O essencial é ouvir", portanto, transmitindo a mensagem dessa essencialidade da audição dos Oficiais de Justiça.
E diz ainda assim: "Cabe ao Estado corresponder com processos de negociação que abandonem soluções desenhadas “a régua e esquadro”, reconhecendo a especificidade e a exigência real das funções na Justiça. Ouvir não atrasa decisões: melhora-as."
E conclui desta forma:
"É da escuta que nascem reformas sólidas, capazes de garantir uma Justiça mais eficiente, justa e próxima das pessoas."
É evidente que a tal escuta é essencial, mas não é só essencial para o Governo, mas para todos os órgãos e entidades, desde logo também os Sindicatos, e é também muito evidente neste artigo a existência de uma preocupação muito relevante com o sistema SIADAP e seus sucedâneos que apresentam "soluções desenhadas a régua e esquadro”.
Torna-se claro que o tal desenho "a régua e esquadro", deve estar a ser desenhado ou é uma pretensão que se está a consolidar, contribuindo para a naturalidade de mais uma despromoção da carreira, mais uma, coisa a que os Oficiais de justiça estão habituados sem que haja um ricochete imediato e firme, para além dos meros textos opinativos.

Contra o SIADAP sim! Pois isso é que é a machadada final na carreira.
ResponderEliminarAgora o resto, avaliações sem progressões ao terem acabado com adjuntos, sim de que valem as avaliações?
ResponderEliminarPara a presidente do SFJ nesta altura vir falar do SIADAP é porque o assunto deve estar em cima da mesa.
A acontecer o COJ não deixa de ser responsável pois nos últimos anos descaracterizou completamente as inspeções ordinárias.
O lugar de inspetor passou a ser visto como um tacho e perdeu o carácter formador e instrutivo que em tempos teve.
Com o fim da inspeção aos serviços parece que só andam a cumprir agenda atrasada.
Em boa verdade escasseiam hoje nos tribunais OJ com conhecimentos e que poderiam ser uma mais valia para o COJ.
A profissão banalizou-se e o COJ a servir só para as questões disciplinares não me causa nenhum choque, porque na realidade já é só para isso que serve.
Não deixa de ser estranho ter por exemplo técnicos de justiça a ponderar sobre notas atribuídas a escrivães ou secretários pois desconhecem as especificidades dos lugares.
Já tivemos uma péssima experiência no passado que deixou marcas estruturais na carreira das quais nunca recuperou.
Ao vir o SIADAP será só mais um reflexo destas trapalhadas todas em que a carreira se meteu nos últimos anos.
A próxima será o lugar de administrador ser ocupado por gente de fora como já acontece sem que tenha havido um pio porque na realidade ninguém quer saber.
Eu quero tanto saber dos candidatos e das suas aspirações como eles querem saber se mim e dos meus colegas OJ!
ResponderEliminarNão vou votar, mas se o fizesse votaria na lista B.
Não porque SOJ se esteja a portar bem, porque não está!
Mas apenas e só para prover uma mudança de paradigma!
Regina e os seus colegas bem o mereciam, uma vez que a mudança líder do SFJ ainda conseguiu tornar as coisas piores!
Não pode haver carreira especial com o SIADAP, que é exatamente aplicado para as carreiras gerais!
ResponderEliminarJá não faltava terem acabado com a categoria de adjunto!
De que serviriam os escalões acrescentados à categoria, se com o SIADAP uma parte significativa deles nunca seria atingida?!!!
Até percebo o basicismo de algumas das visões da entidade patronal, que se está a borrifar para os seus funcionários, mas já não percebo esse basicismo por parte dos sindicatos, quando o seu unico propósito é melhorar as condições, económicas e outras, dos seus associados!
A falta de capacidade, e também de carácter, é notória!...
A Senhora Presidente do maior sindicato, parece o Mourinho a falar, muita divagação e pouca concretização.
ResponderEliminarAssim, vai encantando os seus acólitos.
Como bem refere uma opinião publicada, se ela está a falar no SIADAP, e já não é a primeira vez, algo está a ser cozinhado.
Com o secretismo das reuniões "técnicas" e as consecutivas omissões de informações para quem lhes paga as deslocações, ainda é de ficar com os dois pés atrás.
Entretanto, se alguém vir por aí o SOJ, digam-lhe que as férias já acabaram
Ouvir é essencial tal e qual como fazem os nossos sindicatos, fartam-se de ouvir os Oficiais de Justiça, e por tanto ouvirem é que se chegou a este estado da carreira...
ResponderEliminarSem mais comentários...
Vote Colega. A maioria vota A porque sim, porque é o sindicato deles, nem sabem para o que estão a votar. Votam como o sindicato fosse um clube de futebol. Temos de ir à luta.
ResponderEliminarVoto B, contra o meu sindicato.
ResponderEliminar
ResponderEliminarO COJ deveria ter muito mais funções e responsabilidades atribuídas, mas para isso teria de ter outra estrutura e gente com verdadeiros conhecimentos em outra matérias que não a de sempre que ali é tratada, que é a do direito.
Mas alguém que explique isso aos de sempre, aos que não querem perder o estatuto de décadas a marrar em códigos.
Avalições como está a carreira vale uma merdddddddddddd
ResponderEliminarNem mais!
ResponderEliminarEstão-se cagando para nós
Nem o que devem do ROUBO pagam e querem o quê???
O lugar de inspector passou a ser visto como "tacho"! E não é? Merd@ por merd@ antes o SIADAP, pelo menos evitam-se as "tachadas", depois admiram-se de se falar tanto do "sistema"!!! Isto (tachadas, amiguismos, compadrio, cunhas...) começou, justamente a aumentar com o passar dos anos em que o "sistema" se começou a cimentar.
ResponderEliminarEm bom rigor o COJ devia era desaparecer, mas já que não temos esse momento de felicidade, o meu caro até tem toda a razão, mas "isto" está feito só para alguns... ... ... os do costume,claro!
ResponderEliminarJá não bastava as escutas durante anos a primeiros ministros e a (ex) ministros e agora querem continuar por anos a escutarem uns e outros.
ResponderEliminarSe querem segredar vão a um confessionário e falem com um Padre.
Tretas e mais tretas ...
Com papas e bolos se enganam com a tolos.
Não adianta conversar com quem tem os ouvidos entupidos e também não adianta escutar quando da boca de quem se ouve só saem coisas estúpidas e sem nexo.
ResponderEliminarDois bêbados numa tasca aqui no Porto dizem coisas com mais acerto do que três equipas em reuniões técnicas em Lisboa.
ResponderEliminarEm bom rigor...deves ter levado cacetada do COJ.
Deixa-me adivinhar...estás inocente e os outros é que tiveram culpa !!!
LOL
Hummm, onde há fumo há fogo. Para a presidente do SFJ vir
ResponderEliminarfalar do SIADAP é mesmo porque já há alguma coisa a ser cozinhada em segredo. Depois de terem acabado com a categoria de Adjunto o golpe final era implementar nesta carreira
o SIADAP.
Para que serve ter sido criada uma nova tabela de escalões se
a progressão deixará de ser automática e passar a depender de classificações de siadaps, a maioria ao fim de 20 anos de serviço vai estar ainda no 2º ou 3º escalões.
Porca miséria esta carreira.
COJ ou SIADAP: a escolha é agora. Depende da nossa participação.
ResponderEliminarEntre os dias 22 e 26 de janeiro de 2026 , todos os Oficiais de Justiça são chamados a votar na eleição dos Vogais do Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ).
A votação eletrônica decorre entre as 09:00 do dia 22 e as 17:00 do dia 26 de janeiro de 2026 .
Estão a concurso duas listas, Lista A (com o patrocínio do SFJ) e Lista B (com o patrocínio do SOJ). A diversidade de propostas é saudável e faz parte da democracia interna. Está em causa o reforço e a legitimidade do próprio COJ .
O COJ não é apenas um órgão consultivo ou simbólico.
É o único espaço institucional onde os Oficiais de Justiça têm voz própria, representação direta e capacidade de intervenção em assuntos que afetam a avaliação do desempenho, a organização do trabalho, a dignidade profissional e a autonomia da carreira.
Em sede negocial, o Governo tem vindo a sinalizar uma intenção clara: extinguir o COJ e transferir as suas atribuições para o regime geral do SIADAP .
O que está em causa?
O COJ é um modelo ajustado à especificidade da função judicial, permite avaliação contextualizada, conhecimento real do trabalho desenvolvido, participação dos pares e ponderação da complexidade técnica e humana das funções exercidas nos tribunais.
O SIADAP, pelo contrário, é um sistema transversal, desenhado para a Administração Pública em geral, assente em métricas padronizadas, contingentes percentuais e objetivos predominantemente quantitativos.
Na prática, traduz uma lógica de gestão economicista da avaliação, onde o mérito deixa de ser reconhecido mas condicionado por tetos administrativos e necessidades orçamentais.
No SIADAP, os Oficiais de Justiça deixam de ter voz ativa na definição e no controlo do seu próprio modelo de avaliação .
Uma fraca participação eleitoral fragiliza o COJ.
E um COJ fragilizado é o argumento perfeito para quem defende a sua extinção.
Não votar, ou votar em número reduzido, não é neutralidade, é, objetivamente, abrir caminho à perda de um órgão onde ainda decidimos sobre nós próprios .
Independentemente de cada um optar pela Lista A ou pela Lista B, a participação massiva é, hoje, um ato de defesa profissional.
Votar afirma que o COJ é necessário, legítimo e representativo.
Votar é dizer que os Oficiais de Justiça recusam ser avaliados como meros números numa folha de Excel.
Votar é proteger um modelo que pode e deve ser melhorado, mas que só existe enquanto nós o sustentarmos.
Se abdicarmos do COJ, não iremos ganhar eficiência, estaremos a perder autonomia, identidade profissional e capacidade de influência.
A escolha é simples, mas as consequências são profundas, entre ter voz ou ser apenas avaliado, entre um modelo feito connosco ou um sistema imposto de fora .
De 22 a 26 de janeiro de 2026, vota.
Pelo COJ. Pela sua profissão. Pelo futuro dos Oficiais de Justiça.
Então, e se sair fatia de presunto e vinho a copo!...
ResponderEliminarTretas e mais tretas para justificar o status quo!
ResponderEliminarDeixem-se de tretas, todo o que se propõe é manter um sistemas que nos trouxe até aqui, até esta miséria de carreira!
Os candidatos apenas querem saber a vidinha deles, apenas e só...
Eu não voto, mas se se votasse votaria de "c" a "z".
https://sfj.pt/noticias/recortes/audicao-da-sra-ministra-da-justica-na-comissao-de-assuntos-constitucionais-direitos-liberdades-e-garantias?fbclid=IwY2xjawPe--ZleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEebie86FD237MEG4SVC3rRiV1b_-b3IC1jkOXwvDO5ODF8mZCitD-Jex7G0s4_aem_dMTFhMRMHGs6hOingO8_HQ
ResponderEliminarSIADAP adaptado?!!!!
Com esta facilidade de voto eletrónico, sem envelopes e envelopinhos, com o tempo que dura a votação, será que haverá algum Oficial de Justiça que deixe de exercer o seu direito?
ResponderEliminarAo não usar esse direito é gozar com aqueles que gostariam de o ter e de não estarem sujeitos ao SIADAP tão criticado, os quais são os restantes funcionários do Estado.
Não há um bocado de tempo para votar ou só há tempo para estar nas redes?
A ministra diz que o SIADAP é certo, adaptado (tretas)!...
ResponderEliminarhttps://sfj.pt/noticias/recortes/audicao-da-sra-ministra-da-justica-na-comissao-de-assuntos-constitucionais-direitos-liberdades-e-garantias?fbclid=IwY2xjawPfDQtleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEeJzuLZ16U4pZ6cWpLumjGt4wFiULv9AMMloEuHDEa8Y2RoHqTJX0UFU3vOhE_aem_qZA_A76J_Po_ELWsPiQUsg
Vai mais uma sandes de leitão e um fino?!...
ResponderEliminarObrigado colega, pela partilha do link.
ResponderEliminarConfirma-se, o SIADAP vem aí e segundo a Sra. Ministra, tem tido bom .
Como disse o Bruno Fernandes quando saiu do , estamos fo..................
Preferia o presunto e o vinho, mas ...
ResponderEliminar
ResponderEliminarPois olhe que já ouvi muita crítica. Que não sabem nem querem saber...que têm mais do que fazer do que andar ali a teclar...
Esta classe está cheia de gente que não presta e com a cabeça há cinquenta anos atrás.
Felizardos foram em vir para aqui. Caso contrário ainda eram mais miseráveis pois ninguém os queria a trabalhar para eles.
16:22
ResponderEliminarTu, andas a mando de quêm?
Fodddd E MAL PAGOS
ResponderEliminar
ResponderEliminarInsira a sua votação na urna
Reveja o resumo da sua votação e clique no botão "SUBMETER VOTAÇÃO", para concluir.
Resumo da sua votação
1. Eleição - Vogais do Conselho dos Oficiais de Justiça
Voto em branco
Voto Electronico ?
ResponderEliminarNão voto...
Sem saber ...
Quem fez o algoritmo e quem o controla...
Como garantem que não existe uma associação entre o Pin e o votante...
E quem garante que o voto que eu coloco é colocado no sitio certo...
Isto e como os casinos online... so ganha quem eles querem e quando querem....
pois...
ResponderEliminarveja-se a lista de clientes da gestora da plataforma...
Demasiada info nas mãos da mesma entidade.