Lista do SFJ aumenta votação e mantém 3 Vogais. Lista do SOJ diminui votação e mantém 1 Vogal
A repartição dos 4 vogais do COJ pelos dois sindicatos mantém-se na mesma (três mais um), apesar das significativas alterações na votação.
A lista mais votada foi a Lista A (SFJ) que arrecadou 69,41% dos votos (3075 votos), com isso elegendo 3 dos 4 vogais.
Essa percentagem de votação numa lista do SFJ é a votação mais elevada de sempre (obviamente sem contar com a votação de 2017 que foi de lista única).
Na eleição anterior (em 2023) a percentagem obtida foi de cerca de menos dez pontos percentuais, pelo que esta subida em 2026 é muito significativa e, como se disse, não só em relação à eleição anterior, como a todas as demais desde que passamos aqui a registá-las, há quase duas décadas.
A lista menos votada foi a Lista B (SOJ) que arrecadou 23,81% dos votos (1055 votos), assim elegendo 1 dos 4 vogais.
Embora esta votação da lista do SOJ não seja das mais baixas de sempre, é, no entanto, a votação percentualmente mais baixa desde que elege um dos vogais, isto é, desde as últimas três eleições (desde 2020).
Vejamos: a votação na lista apoiada pelo SOJ obteve em 2020 um total de 28,2% dos votos; em 2023 o resultado baixou para 26,5% e este ano baixou mais para 23,8%.
Os votos em branco totalizaram 300 votos redondos, o que corresponde ao valor mais baixo de sempre, 6,77%, por oposição aos outros anos em que os votos brancos sempre rondaram os 10% (excecionalmente chegou a ser de 15% no ano da lista única em 2017).
A Abstenção cifrou-se nestas eleições nos 39,12%, o que representa o segundo valor mais baixo das cerca das duas últimas décadas, embora, espantosamente, no ano 2020 e ainda com o sistema dos dois envelopes, a abstenção nesse ano tenha sido de 35,5%, portanto, a mais baixa.
Esperávamos que nestas eleições, com o voto tão facilitado, a adesão fosse bem maior. Mas não foi e, certamente, a abstenção poderá não ter nada a ver com a facilidade do voto eletrónico, devendo existir outras causas.
Quanto aos votos nulos, que nos últimos anos sempre rondaram os 3% e chegaram mesmo a ser de 20%, num ano com envelopagem anómala, desta vez inexistiram, porque no voto eletrónico não se mostra possível a inutilização desse boletim de voto. Há eleitores que não querem votar em nenhuma das listas, mas não querem deixar o boletim em branco, preferindo anulá-lo, o que não se mostrou possível nesta votação eletrónica.
Vejamos a seguir os resultados das últimas eleições desde 2008, com a indicação de número de votos, quantas listas concorreram e as percentagens dos votos.
Resultados das listas apoiadas pelo SFJ:
Em 2008 = 2600 votos (houve 3 listas) = 60,5%
Em 2011 = 2657 votos (houve 2 listas) = 58,4%
Em 2014 = 2378 votos (houve 3 listas) = 65,1%
Em 2017 = 3167 votos (houve apenas uma lista) = 81,1%
Em 2020 = 3008 votos (houve 2 listas) = 58,6%
Em 2023 = 2472 votos (houve 2 listas) = 59,5%
Em 2026 = 3075 votos (houve 2 listas) = 69,41%
Resultados das listas apoiadas pelo SOJ:
Em 2008 = 504 votos (houve 3 listas) = 11,7%
Em 2011 = 483 votos (houve 2 listas) = 10,6%
Em 2014 = 467 votos (houve 3 listas) = 12,7%
Em 2017 = 0 votos (abandonou a eleição) = 0%
Em 2020 = 1448 votos (houve 2 listas) = 28,2%
Em 2023 = 1099 votos (houve 2 listas) = 26,5%
Em 2026 = 1055 votos (houve 2 listas) = 23,81%
Veja a seguir um gráfico com a comparação dos vários dados eleitorais das últimas sete eleições dos vogais do COJ.

Os Oficiais de Justiça eleitos que irão exercer as funções de vogais são os seguintes:
Pelo extinto Distrito Judicial de Lisboa:
(Lista A - SFJ) – João Estrela Louro da Cruz Horta – Escrivão, a exercer funções no Núcleo do Barreiro do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

Pelo extinto Distrito Judicial de Porto:
(Lista A - SFJ) – Miguel António Carneiro Lopes Pereira – Escrivão, a exercer funções no Núcleo da Maia do Tribunal Judicial da Comarca do Porto.

Pelo extinto Distrito Judicial de Coimbra:
(Lista B - SOJ) – Cristina Maria Pereira de Matos, Técnica de Justiça, a exercer funções no Núcleo de Pinhel do Tribunal Judicial da Comarca da Guarda.

Pelo extinto Distrito Judicial de Évora:
(Lista A - SFJ) – António Júlio Andrade Alves – Escrivão, a exercer funções no Núcleo de Faro do Tribunal Judicial da Comarca de Faro.

Uma surpresa para mim. Não só a baixa adesão como os resultados. A prova de que as redes sociais são uma bolha. Votei B mas parabéns aos eleitos.
ResponderEliminarO SOJ tem-se remetido ao silêncio nestes últimos meses, ainda mais que o SFJ.
ResponderEliminarPagou por isso!
Tudo se paga nesta vida!
Ora deixem lá ver se entendo…a classe mais representativa e que não é por convite, simpatia ou herança de posição anterior, é a mais representativa.
ResponderEliminarO excelente trabalho da direção do SFJ, está à vista.
ResponderEliminarAqui se vê que a maioria dos camaradas estão com o sindicato e com a sua direção, superiormente dirigida pela Dra. Regina.
Agora, é não embandeirar em arco e seguir com o excelente trabalho de formiga que estão a fazer, mantendo o silêncio de ouro com que estão a melhorar a nossa carreira.
Unidos somos mais fortes e justiça para quem nela trabalha.
continuo com a mesma opinião:
ResponderEliminarSFJ + SOJ = 0 (ZERO)
Não se esqueçam caros colegas OJ, o SIADAP é a pior porcaria que nos poderia vir a calhar, e penso que os sindicatos dão sinais de fraqueza.
ResponderEliminarNós não somos obrigados a aceitar a modificação do nosso contrato de trabalho, de forma a que fiquemos tão prejudicados.
Depois de retirarem a hipotese a 80% dos OJ de ascenderem, em virtude de terem acabado com a categoria de adjunto, querem agora que as pessoas passem múltplos anos sem subirem de escalão!
Isto é um roubo, é ignóbil, e NÃO pode ser aceite.
Se a tutela quiser implementar o SIADAP que o faça aos novos ingressantes, a nós NÃO!
Abraço
Os OJ continuam a votar sempre nos mesmos, convencidos de que desta vez vai ser diferente.
ResponderEliminarA ciência, porém, já explicou: repetir a mesma escolha e esperar outro resultado não é esperança, é ilusão.
ResponderEliminar75% dos eleitos representam pouco mais de 10% das categorias da carreira.
Os restantes 90% ficam com uma representante.
Então está bem...
Mais um tiro no pé auto inflingido.
Dá ideia de que não se percebeu ainda que os atuais escrivães não são os de antes, atendendo à sua forma de seleção, funções, responsabilidades acrescidas e atual contexto legislativo.
- + - = -
ResponderEliminar-1+-1= -2
Ou estás de má fé ou nem contas simples sabes fazer.
ResponderEliminarSe 75 % dos representantes foram eleitos por 3.075 eleitores então, nas tuas contas, os oficiais de justiça são 30.750.
Nível -3 para ti, que mereces
Einstein dizia que o "cúmulo da insanidade" é a repetição das mesmas ações esperando resultados diferentes.
ResponderEliminarContinuamos a teimar em empurrar a pedra montanha acima bem sabendo que, chegado ao cume, sem forças para a segurar, a pedra vai rolar montanha abaixo em obediência à lei da gravidade.
Esta eleição, a primeira ocorrida após a mini revisão do estatuto, é bem demonstrativa da estupidez humana e concretamente da dos Oficiais de Justiça que teimam nas mesmas soluções, nos mesmos vícios, nas mesmas ideias que nos trouxeram aonde estamos, a um impasse que dura pelo menos um quarto de século e dizer isto é já dizer muito.
Adivinho a franja de votantes na lista A (do SFJ), a do SOJ nem sequer faço esse ensaio, é uma perda de tempo e cada vez mais compreende-se a sua existência - existe não sei para quê, se não se diferenciam em nada, não defendem os licenciados ou os não licenciados, não se lhes conhece uma ideia do que querem defender para a classe, é pura e simplesmente um "nim".
Quando ao SFJ, atendendo a que perpassa a ideia que puxaram os ex-auxiliares para cima, equiparando-os aos ex-adjuntos, e que beneficiaram, sobremaneira, os Escrivães e ainda Secretários de Justiça com valores salariais nas transições operadas muito confortáveis, facilmente se percebem os números.
É preciso lembrar que defender a classe não é defender apenas uma fação apenas por esta representar o seu substrato sindical (o SFJ não é nem pode ser o Sindicato dos ex-auxiliares), é acima de tudo defender uma carreira, sujeita a regras claras e objetivas em que ninguém sai defraudado, bem se sabendo que nem todos podem alcançar o patamar mais elevado.
Espero que estes Colegas saibam que as suas concretas decisões, cada uma delas, tem influência (positiva ou negativa) na carreira e na vida dos seus Colegas. Espero que tenham essa consciência e não destinem o seu poder ao favorecimento pessoal, que não cedam à lógica do amiguismo e se não pautem por falsos ideais ou pretensões maiores.
Isto não vai com lutas fratricidas, a lógica nunca pode ser a de vencer o outro, antes a de conquistar o melhor para os Oficiais de Justiça, e nesse aspeto creio que falta fazer muita coisa.
Agora é tempo de expressarem nos seus atos e decisões o voto de confiança que mereceram e escrutinados a partir da sua tomada de posse.
Arrumado este assunto é vez de continuar com o assunto maior - a revisão do Estatuto e a publicação de sábado merecia ser aqui novamente discutida.
Ouçam o que vos digo - Digam NÃO ao SIADAP!
ResponderEliminarDepois de aprovadas as coisas é tarde!
Bom dia,
ResponderEliminarEntão não vê que a nossa classe é tão inteligente que bastou ao SFJ divulgar que quer que os atuais Escrivães em regime de substituição fiquem com os lugares no próximo concurso ao qual querem que todos, ex-auxiliares e ex-adjuntos, se possam candidatar independentemente das habilitações e qualificações que possuam e só isso já motivou o voto de muitos dos 3 mil.
Faz-me lembrar aquele partido de Extrema Direita que só por dizer que combate a corrupção e outras coisas como a desregulação da imigração, etc., só por isso, tem logo à cabeça cerca de 20% dos votos - é o chamado populismo.
E por aqui também há muitas cabeças ocas de inteligência mas superlotadas de ambição e até tem motivos para acreditar que o SFJ (e o SOJ eventualmente) defende muito bem os seus interesses.
A verdade vai desfazer o engano e quando se aperceberem - alguns de nós, pois que muitos outros vivem numa realidade paralela - tudo estará consumado, e vão constatar quantos passaram ou saltitaram à sua custa.
O soj diz no seu comunicado que qualquer Oficial de Justiça que queira ter conhecimento dos documentos apresentados pelo mj, deverá solicitá-los e serão enviados. Muito bem. Pelo menos saberemos do que está a ser negociado.
ResponderEliminar
ResponderEliminarNem escrever sabes.
Quanto mais interpretar o que escrevem os outros,
Triste figura acabas de fazer.
Pede lá a alguém que te explique o que realmente está escrito porque claramente não apanhaste nada do que a/o colega escreveu.
Vou dar-te uma pequena ajuda. 75% corresponde a 3/4, certo? Quantos vogais estavam a votos e quantos foram eleitos?
Mas então continuam a ser de acesso restrito...
ResponderEliminarDivulguem os documentos, se é que existem...
ResponderEliminarTem que pedir muito, caso contrário eles não dizem...
ResponderEliminarJá pedi mas ainda não recebi.
ResponderEliminarSe alguém pudesse divulgar aqui era de valor.
Como é que 3075 pessoas são 10% dos representados ? Na verdade só se os oficiais de justiça forem 30750. Deixa de ser tono
ResponderEliminarForça aí com as reuniões técnicas secretas....
ResponderEliminarSuperiormente dirigida...
Tal como foi superiormente dirigido pelo senhor Marçal.
Apostava dinheiro, muito dinheiro, em como este comentário é de alguém que anda ali a comer...
ResponderEliminarÉ o que deu o excesso de estrogênio!
ResponderEliminarPara mim, se implementarem o SIADAP, sem categorias para subir e sem escalões, é o fim!
Sim, é o fim de uma carreira, é como se fossemos administrativos relativamente bem pagos!
e a banda continua a tocar
ResponderEliminarsim sim unidos pelo silêncio...de ouro...
ResponderEliminarAdministrativos de grau 3, com muito prestígio!!!
ResponderEliminarSerá o triunfo dos AUXILIARES!!
ResponderEliminarDepois de arrasarem com os adjuntos, vai ser vê-los a subir para escrivães!!!
"melhorar a nossa carreira"?!
ResponderEliminarParabéns ao SOJ pela iniciativa.
ResponderEliminarBoa tarde OJ
ResponderEliminarComo disse no comentário que fiz no sábado passado, A BOMBA SERIA A"MOBILIDADE DA NOSSA CARREIRA DENTRO DA FUNÇÃO PÚBLICA"isto se fosse implantado no novo estatuto, seria precioso e serviria como moeda de troca ou contrapartida para a não implantação do SIADAP OU COISA PARECIDA...
Os Colegas já se aperceberam que arma de arremesso seria a MOBILIDADE...
O SFJ que esteja atento a estas palavras... Se quiser os contributos destes humildes servos...
Quanto ao SOJA(Sindicato de Oficiais de Justiça Anónimos), nem perco tempo a indicar ou referir...
Se demonstrarem mais aptidão, qual é o problema? Inveja? Que comentário tão triste.
ResponderEliminarAgradeçam ao sindicato pois somos os ADMINISTRATIVOS mais bem pagos de toda a função pública.
ResponderEliminarLonga vida ao sindicato!!!
ResponderEliminarMas que porra de imbecil me saíste !!
Desisto !!
Imagino o que será trabalhar contigo...
Já só resta não aceitar qq versão de SIADAP!
ResponderEliminarSE o quiserem implementar que seja aos novos ingressantes, caso estes desejem esta carreira!
Para nós, os que cá estamos, há 30, ou há um ano, o ingresso fez-se fora do âmbito do dito SIADAP, e não temos de aceitar tal "prenda".
Se o quiserem implementar pela força, temos os tribunais para o impugnar, e temos as greves (aos atos ou por tempo indeterminado).
Agora a sério, não brinquem conosco, já nos tiraram quase tudo, não queiram também implementar um SIADAP, que a unica coisa que faz é promover o amiguismo e a perda salarial!
Inveja de quem?!!
ResponderEliminarDos ex adjuntos em relação ao ex auxiliares ou dos ex auxiliares em relação aos ex adjuntos?!! Ou de ambos?!!!
Estive a ler as propostas apresentadas pelo governo.
ResponderEliminarParabéns, sindicatso.
Inveja?!
ResponderEliminar😂
Continua a juntar papéis ...
Hummm... Algo de errado não está muito certo... Eu votei em branco, não votei lista A ou B, votei na terceira opção em branco. Como é que não conseguem aferir os votos em branco?!?! Não conseguem ou não deu jeito?? Como é possível ter uma opção e a mesma não ser contabilizada? Se não foi contabilizada para onde foram esses votos? Isto é, onde foram contabilizados?
ResponderEliminarsegundo julgo saber o SOJ já remeteu a todos os seus associados...e esperou o final da votação para o fazer
ResponderEliminaré um modo de fazer muito diferente do centralismo iluminado de outros em quem os nossos colegas mais confiam...cegamente... por voto expresso ou abstenção... para gerir os seus destinos...
ResponderEliminarPropostas do governo
Os próximos técnicos de justiça, são licenciados em
ResponderEliminarNão desesperem, vão ver que o SFJ, se vai prontificar para termos FORMAÇÃO DE BANDALESH,
ResponderEliminarFormação importante, para podermos confraternizarmos com os futuros colegas.
Talvez um pouco de atenção a ler os resultados.
ResponderEliminarEstão lá os votos em branco: 300
SIADAP com ligeiras adaptações, só para definir alguns procedimentos mas sem afastar as quotas.
ResponderEliminarO resto é o que consta, ingresso com várias licenciaturas e promoções para escrivão sem exigir licenciatura e com o mínimo de 16 anos como técnico de justiça, nada valendo ter sido adjunto. A promoção fica ainda dependente de um período probatório de 6 meses.
Continua a parvoíce do adjunto e do auxiliar.
ResponderEliminarGente mesquinha e sem noção.
Já não há nada disso e ainda aqui andam a discutir essa parvoíce.
É só frustrados.
Muito bem!
ResponderEliminar