Afinal não havia bomba nenhuma, mas e se houvesse?
Esta semana houve mais uma ameaça de bomba num tribunal. Este tipo de ocorrência já não se verificava desde 2023, isto é, os tribunais já não tinham ameaças de bombas desde há cerca de 3 anos e todas as ameaças foram falsas.
Na quinta-feira passada, 05FEV, uma ameaça de bomba levou à evacuação do Tribunal São João Novo, no Porto, onde funciona o Juízo Central Criminal, durante quase toda a manhã, obrigando utentes, juízes, procuradores e Oficiais de Justiça a sair do edifício.
O alerta foi dado por volta das 09H30 e no local esteve uma equipa do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP.
Após a verificação, adiantaram as autoridades, o GOE concluiu que não existia qualquer engenho explosivo, tratando-se de um falso alarme.
O tribunal retomou o normal funcionamento por volta das 11H30, embora as diligências agendadas só retomassem na parte da tarde.
Segundo avançou o Correio da Manhã, o autor da chamada que deu o falso alarme terá afirmado que existia um engenho explosivo junto a uma máquina, referindo que ligava para evitar a existência de feridos.
No momento do alerta estaria a decorrer um julgamento relacionado com uma rede de tráfico de droga internacional ligada ao porto de Leixões, escreveu o mesmo meio de comunicação.
Não é nada frequente haver chamadas deste género para os tribunais, embora nos últimos anos, desde que aqui vamos dando notícias dos Oficiais de Justiça, portanto desde outubro de 2013, que temos registado um número significativo de ocorrências deste género.
Já há muito que não tínhamos notícias destas. A última vez que aqui demos notícia de uma ameaça deste género foi em 2023 e antes em 2020, no fim de fevereiro desse ano, em Penafiel, mais um tribunal evacuado. Penafiel, aliás, é um Tribunal recordista em falsas ameaças de bomba. Antes dessa ameaça de 2020, houve outra em 2019 e, antes, uma outra em 2018, ou seja, três anos seguidos, sempre em março, mas antes já tinha havido outra em 2015, ao mesmo Tribunal.
O ano de 2015 foi o ano com mais ameaças de bomba a nível nacional; demos aqui notícia de Paredes e Sintra, ambas no mês de março, e antes, em fevereiro desse mesmo ano, noticiamos a mesma ocorrência em Paços de Ferreira, a par, de Penafiel. Um ano cheio: 4 ameaças.
Conseguimos logo ver um padrão de ocorrências: no final de fevereiro e em março, no entanto, um pouco antes, em novembro de 2014, mais uma ameaça falsa, desta vez no Funchal, onde já tinha havido outra ocorrência anterior.
Ao todo, já aqui demos notícia, até hoje, de quatro ocorrências em Penafiel, uma em Paredes, uma em Sintra, uma em Paços de Ferreira, duas no Funchal, uma em Santa Maria da Feira e a desta semana no Porto; portanto, nesta última década, desde o final de 2014, contamos 11 ocorrências idênticas, pelo que a média será de cerca de uma ameaça falsa ao ano nos tribunais, com especial prevalência no período que antecede a primavera: em fevereiro ou em março. Que isto dizer que estamos na época própria deste tipo de ocorrências.
Antes desses anos, tão consecutivos, temos ainda notícia de uma ameaça em 2008 no Tribunal de Espinho e não temos mais notícias, porque não temos conhecimento, porque não nos dedicávamos a isto antes de 2013, o que não quer dizer que não tenham ocorrido mais casos.
Os Oficiais de Justiça nem sempre e nem todos, levam a sério estas ameaças, mas devem fazê-lo e devem fazê-lo sempre, porque o risco pode ser grande, mas, acima de tudo, porque é desnecessário correr tal risco. Embora sempre tenham sido falsas as ameaças, impõem-se a pergunta: e se um dia destes for verdade?

Fontes: “Correio da Manhã”, “Observador”, “Jornal de Notícias” e “Notícias de Coimbra”.
Também costumo fazer umas ameaças de bomba sempre que vamos à feijoada às quintas-feiras.
ResponderEliminarMas os colegas já sabem que é sempre falso alarme ...
Daquilo que tenho memória, a maior bomba que estoirou nos Tribunais foi aquele bizarro acordo assinado pelos sindicatos, o qual marcou o início de todo este ruinoso processo, com a subsequente destruição da carreira.
ResponderEliminarNão há mais ameaças dessas porque o atendimento telefónico nos tribunais é miserável.
ResponderEliminarHá tribunais onde demoram tanto tempo a atender o telefone que os bombistas desistem.
Certeiro
ResponderEliminarEheheh
ResponderEliminarNão é só nos tribunais
Mas o dito costa deixou os serviços todos a funcionar antes de se por a andar
Feijoada é sempre alarme numa secção
ResponderEliminarEhrheh
Os bombistas não ameaçam as mesas de voto??
ResponderEliminarAfinal o ventura passou à 2a volta ou não??
Coitadinho do fascista de meia tijela, hoje é que o refluxo vai dar cabo dele.
ResponderEliminarestás a denegrir o trabalho dos oficiais de justiça, és algum(a) assistente técnico(a) que quer ser oficial de justiça ou estás aqui especificamente para isso?
ResponderEliminarBombistas nos tribunais é o que há mais e boŕrados de medo do ventura ainda mais!
ResponderEliminarMas calma, o Homem só quis passar à 2a volta e jamais quer ser presidente, por isso não tenham medo que vai ficar tudo com sempre desde os ditos 50 anos para cá
Está tudo bem!!
Não entrem em pânico porque os problemas vão continuar como gostais
A minha bomba é estar de baixa contra o ROUBO dos anos 2001 a 2005!!
ResponderEliminarPassem bem!!
Ladroagem!!
Essa foi a primeira.
ResponderEliminarA segunda vai ser quando nos aplicarem o SIADAP.
E pelo que sabemos, está quase!!
Agora aproveitem e comam o grau 3 guisado com batatas ...
Tenham medo
ResponderEliminarUuuhhhhhh
Medo
Uuuuuu
Daqui a dias metem-te em licença sem vencimento.
ResponderEliminarPeçam grau 4 agora
ResponderEliminarAiiiiii
ResponderEliminarQue medo da licença sem genvimento querida
Isso mesmo
ResponderEliminarMedo
Bloguers apelem mais ao medo
Uiii
Aiii
Uii
Mesmo
Tanto medo de perder empregozinho
Não se preocupem, com ou sem o vosso Adolf Ventura, vão poder continuar a vossa vida de Chegano inútil dependente do Estado.
ResponderEliminarCaso contrário nem para apanhar mirtilos serviam.
Este foi um falso alarme, mas os tiros no carro da juíza, em Faro, não foram.
ResponderEliminarNão brinquem com coisas sérias, que isto está a complicar-se.
E se for assistente técnico? Qual é o problema? Disse alguma mentira?
ResponderEliminarAdoro ser chegano inútil
ResponderEliminarAdoro mesmo!!!
Que medo
ResponderEliminarA morte está certa!!
ResponderEliminarTens medo, não saias de casa pá!
Medo
ResponderEliminarMedo
Medo
Uhhhhhh
Para o das 17:23
ResponderEliminarDepois queres continuar a mamar e já não mamas ...
Depois tens mesmo de ir trabalhar, darling
O PCC e o Comando Vermelho já estão aí em força.
ResponderEliminarCalma que isto é só o início.
Sim querida.
ResponderEliminarMamas tu cheia de inveja de quem não mama
Eheheh
Claro que adoras.
ResponderEliminarA inutilidade e o intestino ligado ao cérebro, fazem parte do ADN Chegano.
A nossa sorte são os imigrantes que vieram compensar o défice de produtividade destes inúteis no mercado de trabalho.
disseste sim, porque uma árvore não faz a floresta
ResponderEliminarAdoro ser chegano também contra gente como tu que nem intestino tem
ResponderEliminarAdorooooo
Isso
ResponderEliminarMuito medo!!!
Afinal temos magistrados que nos protegem desse medo!!!
Saudo todos os democratas que souberam meter os porcos fascistas no seu lugar.
ResponderEliminarViva a democracia!
Vendo comprimidos para refluxo e azia ja testados em Cheganitos.
ResponderEliminarMas o melhor é tomarem cianeto, o vosso idolo Hitler fez o mesmo e deu-se bem.
Mais uma vez se confirma o tipo de votante Chegano.
ResponderEliminarEm Coimbra, uma das cidades com maior índice de licenciados, Ventrulha teve pouco mais de 20%.
Percebe-se perfeitamente a relação entre o Ventrulha e a iliteracia.
És outro tonto como esses "cheganitos" de que falas.
ResponderEliminarÉs exactamente igual.
Na vitória e na derrota devemos manter a elevação.
Ganhou Portugal, ganhou a democracia.
Agora vai dormir que os papéis amanhã não se juntam sozinhos ...