Afinal não havia bomba nenhuma, mas e se houvesse?

      Esta semana houve mais uma ameaça de bomba num tribunal. Este tipo de ocorrência já não se verificava desde 2023, isto é, os tribunais já não tinham ameaças de bombas desde há cerca de 3 anos e todas as ameaças foram falsas.


      Na quinta-feira passada, 05FEV, uma ameaça de bomba levou à evacuação do Tribunal São João Novo, no Porto, onde funciona o Juízo Central Criminal, durante quase toda a manhã, obrigando utentes, juízes, procuradores e Oficiais de Justiça a sair do edifício.


      O alerta foi dado por volta das 09H30 e no local esteve uma equipa do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP.


      Após a verificação, adiantaram as autoridades, o GOE concluiu que não existia qualquer engenho explosivo, tratando-se de um falso alarme.


      O tribunal retomou o normal funcionamento por volta das 11H30, embora as diligências agendadas só retomassem na parte da tarde.


      Segundo avançou o Correio da Manhã, o autor da chamada que deu o falso alarme terá afirmado que existia um engenho explosivo junto a uma máquina, referindo que ligava para evitar a existência de feridos.


      No momento do alerta estaria a decorrer um julgamento relacionado com uma rede de tráfico de droga internacional ligada ao porto de Leixões, escreveu o mesmo meio de comunicação.


      Não é nada frequente haver chamadas deste género para os tribunais, embora nos últimos anos, desde que aqui vamos dando notícias dos Oficiais de Justiça, portanto desde outubro de 2013, que temos registado um número significativo de ocorrências deste género.


      Já há muito que não tínhamos notícias destas. A última vez que aqui demos notícia de uma ameaça deste género foi em 2023 e antes em 2020, no fim de fevereiro desse ano, em Penafiel, mais um tribunal evacuado. Penafiel, aliás, é um Tribunal recordista em falsas ameaças de bomba. Antes dessa ameaça de 2020, houve outra em 2019 e, antes, uma outra em 2018, ou seja, três anos seguidos, sempre em março, mas antes já tinha havido outra em 2015, ao mesmo Tribunal.


      O ano de 2015 foi o ano com mais ameaças de bomba a nível nacional; demos aqui notícia de Paredes e Sintra, ambas no mês de março, e antes, em fevereiro desse mesmo ano, noticiamos a mesma ocorrência em Paços de Ferreira, a par, de Penafiel. Um ano cheio: 4 ameaças.


      Conseguimos logo ver um padrão de ocorrências: no final de fevereiro e em março, no entanto, um pouco antes, em novembro de 2014, mais uma ameaça falsa, desta vez no Funchal, onde já tinha havido outra ocorrência anterior.


      Ao todo, já aqui demos notícia, até hoje, de quatro ocorrências em Penafiel, uma em Paredes, uma em Sintra, uma em Paços de Ferreira, duas no Funchal, uma em Santa Maria da Feira e a desta semana no Porto; portanto, nesta última década, desde o final de 2014, contamos 11 ocorrências idênticas, pelo que a média será de cerca de uma ameaça falsa ao ano nos tribunais, com especial prevalência no período que antecede a primavera: em fevereiro ou em março. Que isto dizer que estamos na época própria deste tipo de ocorrências.


      Antes desses anos, tão consecutivos, temos ainda notícia de uma ameaça em 2008 no Tribunal de Espinho e não temos mais notícias, porque não temos conhecimento, porque não nos dedicávamos a isto antes de 2013, o que não quer dizer que não tenham ocorrido mais casos.


      Os Oficiais de Justiça nem sempre e nem todos, levam a sério estas ameaças, mas devem fazê-lo e devem fazê-lo sempre, porque o risco pode ser grande, mas, acima de tudo, porque é desnecessário correr tal risco. Embora sempre tenham sido falsas as ameaças, impõem-se a pergunta: e se um dia destes for verdade?


BombaRelogio(DDOJ).jpg


      Fontes: “Correio da Manhã”, “Observador”, “Jornal de Notícias” e “Notícias de Coimbra”.

Comentários

  1. Anónimo8/2/26 08:34

    Também costumo fazer umas ameaças de bomba sempre que vamos à feijoada às quintas-feiras.


    Mas os colegas já sabem que é sempre falso alarme ...

    ResponderEliminar
  2. Anacleto Cova Funda8/2/26 09:07

    Daquilo que tenho memória, a maior bomba que estoirou nos Tribunais foi aquele bizarro acordo assinado pelos sindicatos, o qual marcou o início de todo este ruinoso processo, com a subsequente destruição da carreira.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/2/26 10:38

    Não há mais ameaças dessas porque o atendimento telefónico nos tribunais é miserável. 
    Há tribunais onde demoram tanto tempo a atender o telefone que os bombistas desistem.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/2/26 12:03

    Eheheh 


    Não  é  só  nos tribunais
    Mas o dito costa deixou os serviços  todos a funcionar antes de se por a andar

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/2/26 12:04

    Feijoada é  sempre alarme numa secção 


    Ehrheh 

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/2/26 12:18

    Os bombistas não  ameaçam  as mesas de voto??
    Afinal o ventura passou à  2a volta  ou não??

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/2/26 13:09

    Coitadinho do fascista de meia tijela, hoje é que o refluxo vai dar cabo dele.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/2/26 13:51

    estás a denegrir o trabalho dos oficiais de justiça, és algum(a) assistente técnico(a) que quer ser oficial de justiça ou estás aqui especificamente para isso?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8/2/26 13:54

    Bombistas  nos tribunais  é  o que há  mais e  boŕrados de medo do ventura ainda mais!
    Mas calma, o Homem só  quis  passar à  2a volta e jamais quer ser presidente, por isso não  tenham medo que vai ficar tudo com sempre desde os ditos 50 anos para cá 
    Está  tudo bem!!
    Não  entrem em pânico porque os problemas  vão  continuar como gostais

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/2/26 13:57

    A minha bomba é  estar de baixa contra o ROUBO  dos anos 2001 a 2005!!
    Passem bem!! 
    Ladroagem!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/2/26 15:04

    Essa foi a primeira.


    A segunda vai ser quando nos aplicarem o SIADAP.
    E pelo que sabemos, está quase!!


    Agora aproveitem e comam o grau 3 guisado com batatas ...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo8/2/26 15:26

    Tenham medo
    Uuuhhhhhh
    Medo
    Uuuuuu

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/2/26 15:45

    Daqui a dias metem-te em licença sem vencimento.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8/2/26 17:21

    Peçam grau 4 agora

    ResponderEliminar
  15. Anónimo8/2/26 17:23

    Aiiiiii
    Que medo da licença  sem genvimento querida

    ResponderEliminar
  16. Anónimo8/2/26 17:27

    Isso mesmo


    Medo
    Bloguers apelem mais ao medo


    Uiii
    Aiii
    Uii
    Mesmo
    Tanto medo de perder empregozinho 

    ResponderEliminar
  17. Anónimo8/2/26 17:28

    Não se preocupem, com ou sem o vosso Adolf Ventura, vão poder continuar a vossa vida de Chegano inútil dependente do Estado.
    Caso contrário nem para apanhar mirtilos serviam.

    ResponderEliminar
  18. Este foi um falso alarme, mas os tiros no carro da juíza, em Faro, não foram.
    Não brinquem com coisas sérias, que isto está a complicar-se.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo8/2/26 17:37

    E se for assistente técnico? Qual é o problema? Disse alguma mentira?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/2/26 17:55

    Adoro ser chegano inútil 
    Adoro mesmo!!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/2/26 17:57

    A morte está  certa!!
    Tens medo, não  saias de casa pá!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/2/26 18:18

    Medo
    Medo
    Medo
    Uhhhhhh

    ResponderEliminar
  23. Anónimo8/2/26 18:27

    Para o das 17:23


    Depois queres continuar a mamar e já não mamas ...
    Depois tens mesmo de ir trabalhar, darling

    ResponderEliminar
  24. Anónimo8/2/26 18:32

    O PCC e o Comando Vermelho já estão aí em força. 


    Calma que isto é só o início.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo8/2/26 18:37

    Sim querida.
    Mamas tu cheia de inveja de quem não  mama 


    Eheheh 

    ResponderEliminar
  26. Anónimo8/2/26 18:53

    Claro que adoras.
    A inutilidade e o intestino ligado ao cérebro, fazem parte do ADN Chegano.
    A nossa sorte são os imigrantes que vieram compensar o défice de produtividade destes inúteis no mercado de trabalho.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo8/2/26 19:26

    disseste sim, porque uma árvore não faz a floresta

    ResponderEliminar
  28. Anónimo8/2/26 19:37

    Adoro ser chegano também contra gente como tu que nem intestino  tem
    Adorooooo

    ResponderEliminar
  29. Anónimo8/2/26 19:39

    Isso
    Muito medo!!!
    Afinal temos magistrados  que nos protegem  desse medo!!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo8/2/26 20:14

    Saudo todos os democratas  que souberam meter os porcos fascistas no seu lugar.
    Viva a democracia!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo8/2/26 22:33

    Vendo comprimidos para refluxo e azia ja testados em Cheganitos.
    Mas o melhor é tomarem cianeto, o vosso idolo Hitler fez o mesmo e deu-se bem.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo9/2/26 00:35

    Mais uma vez se  confirma o tipo de votante Chegano.
    Em Coimbra, uma das cidades com maior índice de licenciados, Ventrulha teve pouco mais de 20%.
    Percebe-se perfeitamente a relação entre o Ventrulha e a iliteracia. 

    ResponderEliminar
  33. Anónimo9/2/26 00:41

    És outro tonto como esses "cheganitos" de que falas.


    És exactamente igual.


    Na vitória e na derrota devemos manter a elevação.


    Ganhou Portugal, ganhou a democracia.


    Agora vai dormir que os papéis amanhã não se juntam sozinhos ...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ