CRHonus passa a Dedo
Se tudo correr como previsto, ainda antes do verão deverá estar instalado em todos os edifícios judiciais e judiciários, um novo sistema de picagem do ponto, agora com impressão digital.
Acaba-se a picagem do ponto no computador e acabam-se as ocorrências de anomalias que impedem a picagem, uma vez que o novo sistema é autónomo e, mesmo sem rede, poderá guardar a informação das entradas e saídas durante alguns dias e, após, quando houver ligação, automaticamente transferir a informação armazenada.
O concurso internacional prevê a instalação de, pelo menos, um equipamento por edifício na esmagadora maioria dos edifícios, sendo agraciados aqueles edifícios que albergam mais quantidade de Oficiais de Justiça e de Funcionários de Justiça, com 2 ou mesmo 3 terminais, embora estes já sejam em número bem menor. Haverá dois edifícios com 4 e um com 6 terminais. Para a DGAJ ficam reservados 12 equipamentos.
A pontualidade poderá sofrer alguma dilação, especialmente na hora de entrada, uma vez que alguns poderão pôr o dedo pontualmente e outros, que aguardem na fila, depois.
Serão adquiridas 355 unidades destes equipamentos que deverão possuir um ecrã tátil a cores, permitindo não só o registo biométrico, mas ainda uma outra opção, e apenas mais uma das duas seguintes: a picagem alternativa por cartão de aproximação ou por um código PIN programável e com comprimento configurável.
O prazo para apresentação de propostas já está a correr e termina no dia 18MAR, após o vencedor do concurso terá um prazo limite de 60 dias para pôr tudo a andar.
Os terminais de controlo biométrico serão adquiridos com dinheiros do PRR e o valor máximo levado a concurso é de 360 mil euros (360.325,00).

ResponderEliminarExorto a todos os técninhos de justiça a não renunciarem ao periodo total de férias consecutivas e deixarem essa marcação para a DGAJ (para ver se se safam-dando assim um cumprimento de pena a quem tanto deve a mim são €6.600,00-ladrões)
cfr o artº. 241 do CT
Marcação do período de férias
1 - O período de férias é marcado por acordo entre empregador e trabalhador. 2 - Na falta de acordo, o empregador marca as férias, que não podem ter início em dia de descanso semanal do trabalhador, ouvindo para o efeito a comissão de trabalhadores ou, na sua falta, a comissão intersindical ou a comissão sindical representativa do trabalhador interessado. 3 - 4 - 5 - 6 - Na marcação das férias, os períodos mais pretendidos devem ser rateados, sempre que possível, beneficiando alternadamente os trabalhadores em função dos períodos gozados nos dois anos anteriores. 7 - 8 - O gozo do período de férias pode ser interpolado, por acordo entre empregador e trabalhador, desde que sejam gozados, no mínimo, 10 dias úteis consecutivos. 9 - O empregador elabora o mapa de férias, com indicação do início e do termo dos períodos de férias de cada trabalhador, até 15 de Abril de cada ano e mantém-no afixado nos locais de trabalho entre esta data e 31 de Outubro. 10 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 2, 3 ou 4 e constitui contra-ordenação leve a violação do disposto em qualquer dos restantes números deste artigo.
O dinheiro que se gasta em *******. Prioridades trocadas.
ResponderEliminarEstá tudo a funcionar ou endamento.
ResponderEliminarPagar horas a mais por falta de pessoal é que está quieto abelha
Já agora, como é que ficou o caso da tolerância de ponto?
ResponderEliminarUns Tribunais trabalham e outros não? pelos vistos, a alguns tocou-lhes a pior parte do bicho.
EU NÃO ACEITO TER A MINHA PONTUALIDADE CONTROLADA PELOS MEUS OLHOS.
ResponderEliminarSe for pelo dedo ainda passa, se for por scanner nos olhos nem pensar. Invasão inadmissivel ao meu DNA que é propriedade pessoal.
A maior parte de voçês pode não ver problema nisso mas informem-se e vão entender. E não sou desses fanaticos de teorias de conspiração.
tictactictactictac.....
ResponderEliminarTRAIÇÃO!
Eu só tenho uma coisa a dizer:
ResponderEliminarCOMAM O GRAU 3 GUISADO COM BATATAS !!
Ministério da Justiça no seu melhor. Uns Tribunais fechados, outros abertos. Surreal.
ResponderEliminarPena esta profissão não ter um Sindicato...
ResponderEliminarLindo. O dinheirinho para o tal do criador do Chronus já está embolsado, durou uns míseros anos, sempre com falhas. Agora, seguem, mais uns quantos milhares para dados "biométricos" - o futuro dados e mais dados em posse sabe-se lá de quem vai ser?!?. No interim, andamos a colocar baldes em baixo das pingas, inclusive nas salas de audiências, e a correr com eles para despejar a água nas sanitas das casas de banho. Como já alguém mencionou prioridades... Não interessa que os edifícios não tenham condições, desde que tenha um terminal todo xpto na porta para se colocar o dedo. Pois bem, assim seja. irei colocar o belo "dedo do meio"...
ResponderEliminarQuestione a opinião do Sr Bloguer
ResponderEliminar
ResponderEliminarEra assim que deveria ter sido desde o início.
Bom dia.
ResponderEliminarHá uns bons 20 anos atrás, tive uma quebra de tensão e cai no chão desamparado, foi como que se a minha alma levitasse e largasse o corpo, a materialidade, olhava para o corpo e queda impotente, sem nada poder fazer e logo ali percebi a finitude da vida.
Fui socorrido no serviço de urgência do Hospital de São João no Porto, fizeram-se uma série de análises e exames e ainda hoje não sei o que sucedeu. Terei renascido naquele dia e em lugar dos 50 que tenho no CC terei então apenas 20 anos.
Naquela altura - vão uns bons 20 anos - enquanto era examinado no SU do antedito Hospital presenciei a conversa entre o chefe da equipa de enfermagem e um dos médicos especialistas (não sei qual a especialidade) em que se falava precisamente da picagem por assinatura digital que tinha ou estava a ser implementada.
O médico, acabado de chegar ao seu turno, combinava então com o enfermeiro que se fosse preciso estava contactável e eu percebi a fraude em curso: o médico veio picar o ponto e logo se apressou a sair do serviço quiçá para o consultório particular ... e o enfermeiro, conivente, prontificou-se a dar-lhe cobertura.
Desde aí que muita coisa mudou por lá - nos hospitais - mas por cá, nos tribunais, pouco foi feito. Eu, que conhecia a técnica do casaco (naquele tempo era comum responder a quem perguntasse pelo funcionário ausente: ele está por aí, pois tem o casaco pendurado no cabide ou na cadeira da secretária, deve de estar em diligências ou foi a algum gabinete) fiquei então a perceber que a aldrabice, o compadrio e o chico-espertismo estava impregnado, era uma prática institucionalizada.
Nos tribunais, a principal função dos secretários de justiça que conheço é a do controlo da assiduidade - eram autênticos "guarda livros" de ponto - era aberrante ver a todas as horas (de saída e de entrada) uma correria, um bulício para se justificar o atraso ou "rabiscar o tal livro".
Eu quero lá saber se o controlo da assiduidade é informatizado ou feito em suporte físico de papel ou o que seja: o controlo tem de existir e isso é uma verdade insofismável! Todo o burburinho que se faça é conversa para encher chouriço.
O que me interessa verdadeiramente a mim são várias coisas:
1 - como é que está - o desenvolvimento - daquele processo judicial dos secretários e das propostas de decisão para execução do julgado e tudo o mais a isso atinente (nomeadamente a famigerada proposta da tutela);
2 - como é que está o processo judicial referente ao provimento de Escrivães (curso de 2015/2016) ;
3 - saber quais os quadros de pessoal e qual o modelo a implementar nas secretarias judiciais;
4 - saber qual a orgânica em termos de chefias: um por cada unidade/Juízo, ou um por cada área (Cível, Criminal - Julgamento, Criminal - Inquérito/investigação; etc.) de cada núcleo ou de vários núcleos.
5 - quais as regras concursais para o curso de Escrivães previsto no DL 27/2025;
6 - quais as vagas efetivamente a preencher ;
7 - quais as regras para a ocupação do cargo de secretário;
8 - qual o modelo de avaliação para o futuro;
9 - qual o acelerador de progressão a considerar para compensar a perda havida desde a entrada em vigor do DL 27/2025 e a estagnação ali prevista;
10 - quais as formas de compensação (seja pela assiduidade, seja pela produtividade) que serão consideradas (se monetária, se em dias de férias, se em saltos quantitativos nos níveis de progressão, ou outra ...).
Enfim coisas que verdadeiramente nos interessam a nós e já não apenas aos que em nós mandam - aos "Deuses do Olimpo".
A Directora Geral também vai picar ponto? é importante dar o exemplo.
ResponderEliminarFrio nos tribunais todo o inverno, temperaturas superiores a 40' no verão, a prioridade é a picagem de ponto, se é.para controlar, controlem os pausa-dependentes que são muitos.
ResponderEliminarEssa é que é essa! Investigue-se o dinheiro investido no flop do crhonus e participem às autoridades...mais um negócio que faz lembrar há uns anos atrás em que milhões foram dados a uma empresa de coimbra e mandaram às malvas a equipa do habilus, mas depois voltaram a chamá-los. Pobre país!
ResponderEliminarEu escalado e não sendo feriado no dia seguinte, logo não ultrapassadas as 48h, não compareci.
ResponderEliminarAguardo processo disciplinar.
Bem guisadinho e com a correspondente despromoção e dinheiro que deu.
ResponderEliminarAfinal com isso tudo que te interessa ainda tens mais uns bons anos a gramar esta pantominice.
ResponderEliminarFaz bom proveito.
Eu roubado de 2001 a 2005 quero o produto do roubo!
Até lá estou de baixa.
Nada contra o controle de assiduidade e pontualidade.
ResponderEliminarNão percebo porque tem que ser com o dedo.
Se já nem as pessoas que não sabem assinar são sujeitas à degradante cena de sujarem o dedo para o colocarem num auto porque nós temos que opor o dedo?
Há outras partes do corpo muito mais personalizadas.
O dedo??
Leio o que Vª Excelência escreve e, muito francamente, não consigo perceber qualquer mensagem que o texto/comentário possa conter.
ResponderEliminarCom efeito Vª Excelência refere - passo a citar - « ... Refrão, afinado em tom solene e ...» negrito e itálico meu.
Vá-se lá saber porquê, referindo-se com deferência mas não sabe a quem, imputa ao ora signatário uma suposta pretensão de grau e de títulos cumpridos e o diabo a quatro e o mais que se lembrou de atirar para o ar, mas que devo-lhe dizer nunca a tive.
Por isso sinto-me instado a dizer-lhe duas coisas:
1 - percebe-se que é um dos autores deste blog;
2 - percebe-se também o pouco cuidado - deve de ser um dos que ensaia uma doutrinação por aqui - pois que se fosse consultar o IP e os comentários associados a ele perceberia a posição sobre praticamente todos os assuntos que nos dizem respeito - e eu, para que saiba e perceba, defendia a diferenciação tal qual existe no IRN/Conservatórias para os Oficiais de Registo (para não perder tempo a procurar digo-lhe qual era: carreira plana, mas com saltos quantitativos bem maiores e com as chefias recrutadas de entre os funcionários preferencialmente licenciados e com mais de 10,15 anos de serviço, com um regime de exceção para os funcionários já com vínculo em que poderiam assumir tais funções mesmo que não licenciados).
De todo o texto que hoje e ontem escreveu não lhe encontro uma ideia, um pensamento, nada de nada pois o que lhe ocupa a mente e o pensamento é um vazio maior que aquele que habita o espaço.
Será um dos favorecidos pelas feições e terá receio de prestar provas e/ou sujeitar-se ao escrutínio, mas perceba que há quem lute pela justiça nesta vida, pela meritocracia e pelo reconhecimento e valorização de quem dá provas de competência e investiu tempo e dinheiro nas habilitações.
Bem sei que se fizer uma cama de palha para um burro ele não se prestará a que lhe carreguem a albarda, deixa-se ficar assim como está, mas se aquela albarda não for pesada e o dono não o maltratar, caminhando apeado a seu lado e repartindo o fardo da carga, ambos podem-se ajudar e em lugar da cama de palha o dono terá outras condições de o aforrar.
O que o colega quer - e que é típico do funcionalismo público - é salário igual para todos, façam muito ou pouco, e que a antiguidade é um posto que não pode nunca ser derrogado a favor da competência e mérito.
E mais, estou a cagar-me para o que escreve porque é uma autêntica nulidade (é umo um tolo que vai na rua a falar sozinho e atira umas frases desconexas que ninguém percebe para quem são e do que se trata, o que o incomoda ou o faz ser assim, como os tolinhos).
PS: e eu não estou a dizer que é tolinho, digo apenas que se parece no comportamento.
Nota/esclarecimento: quando refere no ponto 1 que deve ser um dos autores deste blogue, informa-se que não é. Sempre que alguém desta página intervém tem sempre (sempre) a identificação com link igual a este comentário.
ResponderEliminarQuereria porventura que a auntenticação fosse feita com a genitália?!!
ResponderEliminarPonham só um ou dois no Tribunal de Sintra (Comarca de Lisboa Oeste), e a fila de OJ's há-de chegar ao centro histórico. Eu quero ver, guardem este "coment" e na altura verão quem é que tinha razão!
ResponderEliminarcolega, só não sabe quem está metido nisso, porque não querem, muita gente deve ter beneficiado com a falcatrua!
ResponderEliminarMas em Portugal, país da corrupção, mais uma vez a culpa vai morrer solteira, as autoridades competentes, preferem assobiar para o lado, provavelmente a troco de alguma coisa.
Está notícia é boa para aqueles oficiais de justiça que julgam que temos direitos a mais a que recebemos muito bem ..
ResponderEliminarSó que esses iluminados desconhecem, que ordenado que recebem é o mais baixo da Europa...que tristeza de mentalidades...
Depois vem com a retórica da alimentação...que lá fora é tudo mais caro, mas atualmente não é assim meus amiguinhos....se existirem dúvidas vos convido a visitar Espanha e vejam os preços...
queria prestígio e grau e dar despachos.
ResponderEliminarAgora pretende chefiar, nunca o convidaram? temos pena.
Colega, a maioria está bem de vida, só têm o que merecem, com postura que têm.
ResponderEliminarAceitam tudo o que lhes põem no prato e contentes por serem calcados e mal pagos
Para que saiba, vou dizer-lhe que sim, já me convidaram para chefiar.
ResponderEliminarMas porque carga de água assumiram que não estou a chefiar uma secção!?
É que apesar de tudo sou uma pessoa preocupada e sei que vou levar com o serviço em cima quando me pedirem para substituir esses colegas - os que se prontificam a assumir cargos sem estarem preparados e deixam as coisas andar até se aposentarem ou descambarem e depois sobra para todos menos para o responsável.
Em tempo.
ResponderEliminarDizer-lhe que o colega deve usar bigode e ser daqueles que vão defecar e não lavam as mãos e, tendo comichão, coçam-no. No dia seguinte, quando abrem as janelas pela manhã e inspiram o ar que se respira lá fora dizem para eles "cheira a merda" e pensam "cagaram no mundo", sem lhes ocorrer que o cheiro provém da sua boca.
Um conselho amigo, antes de tratar os outros por sacanas, lave a cara bem lavada!
Obviamente seria melhor. Depois pediam-se umas injeções e a coisa seria descomunal para o dedilhador
ResponderEliminarDá para perceber que fazes parte dos que congelaram as progressões a chefias por 20 anos, armados em Chico espertos a impugnar tudo quanto é decisão.
ResponderEliminarNomearam novamente Secretários em 2025, num despacho devidamente fundamentado, mas claro, os invejosos impugnam novamente.
Agora xuxem no dedo e digam adeus a nomeações no tempo que vos resta, aguentem as nomeações em substituição, já que desta vez não irá demorar 10 anos, mas 15 ou 20.
Enfim, a inteligencia passou-vos ao lado.
Depois de uma pandemia e tantas situações de contágio vamos nós agora regredir e começar a por o dedo e transmitir as bactérias uns para os outro. Isto é surreal.
ResponderEliminarPena é que não tenham o mesmo procedimento e rapidez com material informático, manutenção de instalações e até instalações dignas de se chamarem tribunais. Só demonstra mais uma vez que o alvo não é quem prevarica e está naquela casa para se fazer justiça, mas sim para quem nela trabalha. É com muita tristeza que vejo bater tudo isto no fundo e com atitudes destas só aumentam a rapidez para que isso aconteça.
ResponderEliminarOra nem mais.
ResponderEliminarEu irei picar sempre com o dedo médio.
ResponderEliminar🖕
Eu por mim picarei sempre com o dedo médio!
ResponderEliminar🖕
A estupidez não tem limites. Não sou nem nunca fui parte em ação, nem mesmo contrainteressado.
ResponderEliminar
ResponderEliminarDespachos
date_range
Total de horas com despacho registado
-
add_alarm
Excedem o limite das 2h diárias
-
add_alarm
Excedem o limite das 24h mensais
-
Ao menos um sindicato decente, o SFJ personifica o sistema, a continuidade e o favorecimento "de alguns", o SOJ é um bocadinho melhor, mas não serve os nossos interesses.
ResponderEliminarE direitos iguais aos dos outros funcionários públicos??? Por exemplo, as férias, alguém aqui tem dinheiro para ir passar férias, por exemplo para o Algarve em época alta? Nós não devíamos estar condicionados por este tipo de "ditadura", somos cada vez mais "escravos públicos" a trabalhar para o "ministério da injustiça".
ResponderEliminarA DGAJ em vez de gastar o dinheiro onde faz efectivamente falta, ou seja, nos Tribunais que metem água, aquecimento/arrefecimento, segurança, melhores condições de trabalho, gasta dinheiro em equipamentos que mais não é que retaliação sobre os Oficiais de Justiça! Os eventuais atrasos na Justiça não se deve aos Oficiais de Justiça!!
ResponderEliminar