“É cansaço acumulado, resignação forçada e revolta silenciada”

      Na semana passada, lemos um comentário sobre a atualidade da carreira dos Oficiais de Justiça, publicado pelo Armando P. G., no nosso Grupo Nacional dos Oficiais de Justiça no WhatsApp, comentário esse que é uma mensagem na qual sintetiza muito bem o estado de espírito atual da esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça.


      Depois de obter o consentimento do Armando para a divulgação do seu comentário e também do seu nome, vai a seguir reproduzido.


      «Colegas Oficiais de Justiça,


      O que se avizinha não é a reposição de direitos, nem a valorização da carreira. É, mais uma vez, a tentativa de nos fazer aceitar o pouco como se fosse muito, de nos vender ossos como se ainda houvesse carne.


      Há quem diga: “já nos comeram a carne, agora que nos comam os ossos”.


      Mas a verdade é ainda mais cruel, nem os ossos parecem suficientes para esta máquina insaciável.


      É particularmente vergonhoso assistir ao discurso da Aliança Democrática, manhoso e triunfante, proclamando a resolução de “todos os problemas” dos Oficiais de Justiça, como se a realidade nos tribunais tivesse mudado por decreto ou por comunicado.


      Falam em paz e pacificação, quando o que existe é cansaço acumulado, resignação forçada e revolta silenciada.


      Mais grave ainda foi a decisão dos dois sindicatos que, à revelia dos seus associados, assinaram um acordo, ou pré-acordo, sem mandato claro, sem transparência e sem um debate sério com a base.


      Um ato que muitos colegas sentem como uma traição, não apenas política, mas também moral.


      E depois há o eterno arrastar das chamadas “reuniões técnicas”. Técnicas para quem? Secretas para todos os outros.


      Reuniões sucessivas entre a Direção-Geral da Administração da Justiça, o Ministério da Justiça, o Governo e representantes sindicais que parecem existir apenas para ganhar tempo, esvaziar a luta e desgastar quem trabalha diariamente nos tribunais.


      Se o resultado de tantas reuniões é o SIADAP que nos querem impor, então é legítimo perguntar: o que é que os nossos representantes sindicais ainda lá estão a fazer?


      Quando o diálogo serve apenas para legitimar decisões já tomadas, deixa de ser diálogo. Passa a ser encenação.


      Talvez esteja na hora de dizer basta. Se o respeito não vem à mesa das negociações, então não faz sentido continuar sentado nela.


      Justiça para quem nela trabalha não é um “slogan” vazio, é uma exigência democrática. Fechar os tribunais, se necessário, até que esta Direção-Geral, esta ministra da Justiça e este Governo aprendam a ser mais sérios, mais corretos e mais responsáveis perante uma classe profissional que tem sido sistematicamente desvalorizada, injustiçada e destratada ao longo do último quarto de século.


      Isto já cansa.


      E quando o cansaço se transforma em consciência coletiva, a história mostra-nos que o silêncio deixa de ser opção.»


FuncionarioDesmaiadoAdormecido(DDOJ).jpg


      Fonte: “Grupo Nacional dos Oficiais de Justiça no WhatsApp”.

Comentários

  1. Anónimo2/2/26 08:04

    Que trabalhem os auxiliares aspirantes a escrivães!!


    Trabalhem!
    Lutem!


    O futuro é vosso!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/2/26 08:58

    É o que por aqui tenho andado a dizer:


    Se estão a negociar aspectos negativos, então para que serve a negociação?!!


    Mas vale abandonar as negociações e ameaçar o MJ com greve, se tentar implementar essas medidas!


    Parace básico, porque é básico! ... 


    De que estão os sindicatos à espera?!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/2/26 08:58

    Ao acordar pensei no ROUBO  de 2001 a 2005
    Baixa renovada contra quem não  tem palavra e contra o cansaço.


    Contra a MENTIRA
    Acordem já  que não  querem  fazer greves.
    Medo de perder o empregozito nivel 3.


    Passem bem

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/2/26 09:00

    Se o que os sindicatos conseguiram foi:  um aumento de 30€ (quando o resto da FP teve um aumento de 300€), aumentos de 40€ para uns e 400€ para outros e, agora, a cereja no topo do bolo, o SIADAP, então realmente estão de parabéns! Não sei o que seria dos OJs sem os nossos queridos sindicatos! Deviam ser condecorados pelo trabalho excelente que têm feito! 

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/2/26 09:22

    Sem dúvida nenhuma que está mais do que na hora de se marcarem plenários URGENTEMENTE para se decidir concertadamente formas de luta contra este arrastar de decisões sobre a m... que for aprovada o ano passado, sem as devidas correções!
    De que estamos à espera?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/2/26 09:26

    Os sindicatos têm que parar de fazer o que o Governo quer e avançar para outras formas de luta (greve por exemplo). Estão à espera de quê? Milagres? Não chega já de reuniões e promessas que nunca são cumpridas? Tenham vergonha e façam o vosso trabalho que é defender os nossos interesses.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/2/26 09:30

    Este executivo anda a comer os sindicalistas de cebolada. 
    É só fachada e não decide nem faz nada, tal e qual o anterior governo dos socialistas com os resultados que se viram.
    O que se assiste no apoio aos desgraçados vitimas da tempestade na zona de Leiria é um exemplo flagrante, com o ministro Melo a ter uma lata monumental no uso e abuso do exército.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/2/26 09:54

    É por pensamentos deste género que a carreira está como está. União zero. Até parece que a culpa é dos auxiliares...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/2/26 10:13

    Força camarada!
    Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão!
    e caga para as criticas!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/2/26 10:13

    pagai escravos

    ResponderEliminar
  11. António2/2/26 11:03

    Começa mais uma semana, a primeira de fevereiro, e é dia de nossa Senhora das Candeia. Em Portugal, a sabedoria popular diz: "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir (sol), está o Inverno a vir; se estiver a chorar (chuva), está o Inverno a passar".
    Ora, como ainda brota muita água do céu, água que se desprende das nuvens de forma desapegada e se apressa em chegar ao chão onde teima em se afirmar pela sua presença indesejável dentro e fora de casas destelhadas, fustigando os mais desprotegidos e depois, fugindo pelo mesmo caminho de sempre, muitas vezes impreparado para levar tanta água, teima em invadir o espaço por onde outrora passava e fora construído pelos aluviões, e que a doidice e avareza, própria da natureza humana, não enjeitou para sobre eles edificar muitas vidas, vidas que agora se perdem ou se atrasam em relação às demais.
    Pelos Tribunais, acontece algo semelhante, vamos construindo o edifício da justiça sobre terrenos pouco seguros, feitos de aluviões e muitas vezes pantanosos, só porque alguém (os donos destes sítios ermos e infecundos) os fazem passar por valiosos a gente que se acha "tecnicamente bem preparada" mas que decididamente não o é e, pior que isso, sabendo-o, aventura-se mesmo assim a tomar decisões apenas porque tem como certa a irresponsabilidade das mesmas.
    Em Leiria aconteceu um fenómeno extremo, que impede o normal funcionamento dos Tribunais, mas que ali ao lado, nas comarcas e nos municípios limítrofes, podia e pode ser dada uma resposta urgente às situações mais prementes.
    Eu pergunto: existe alguma ferramenta legal que possibilite transferir, transitoriamente, um interrogatório, um julgamento de presos ou procedimento urgente, por exemplo, cautelar ou que envolva menores?
    Parece-me que não - o nosso sistema não está preparado para este tipo de catástrofe, de cataclismo, sabendo-se que no futuro se vão repetir e até com maior incidência e maiores danos.
    A resposta era muito simpres - transferir, temporariamente, o "locus" Iudicii" para as comarcas limítrofes e dispensar o maior número possível de funcionários para resolverem os seus problemas (já que são cidadãos comuns como todos os outros).
    Haja inteligência e criatividade!



    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/2/26 12:51

    Muito bem dito Colega... Que lutem eles porque estão todos a receber pelo antigo 6º escalão da antiga Tabela... Que verguem a mola e que sejam Boy's deste Ministério da Justiça... 
    Pois estão todos de barriguinha cheia, ganhando mais que muitos Adjuntos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/2/26 13:03

    A somar ao tempo congelado - 7 anos e 2 meses!


    Roubam-nos centenas de euros por mês!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/2/26 13:21

    Proposta do (Des)Governo para a avaliação dos OJ um SIADAP adaptado... Mas ninguém no sindicato percebe, ou entende, que se o tal do (des)governo tem de andar a adaptar, recortar e/ou inserir é porque efectivamente o mesmo não serve, e não se adapta, aos OJ? Para quê andar a inventar? A roda já foi inventada há milénios... 

    ResponderEliminar
  15. Jorge Sampaio2/2/26 13:31

    Começa uma nova semana.
    Renasce a esperança de sermos tratados como gente pela nossa gente.
    A nossa gente privilegia "o bem estar com a tutela"  em vez de "o estar bem com quem representa". 
    A nossa gente continua a respeitar pseudo-acordos de confidencialidade em vez de privilegiar a transparência.
    A nossa gente continua a ser enganada pela tutela e a saber que está a ser enganada, senão vejamos:
    Foi afirmado que não avançavam as pseudo negociações sem estarem  resolvidas as injustiças com as transições para a nova tabela salarial. Contudo, ao que me parece, terão, supostamente apresentado propostas quanto à avaliação, ingressos e progressões, as quais sairão em decreto lei não tardará um mês.
    A nossa gente, há muito que deixou de ser nossa,  a partir do momento em que não informam a classe sobre o que estão a ajudar a "cozinhar"  para a desgraça de todos nós.
    Relembro, em democracia a informação não é um privilégio de alguns é um direito de todos.
           

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/2/26 14:01

    SFJ + SOJ = 0 (ZERO)
    Pagantes de quotas para estes sindicatos da treta = otários

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/2/26 14:08

    O tempo que nos roubaram não merece sequer uma nota de rodapé para os dois sindicatos da treta. Em contrapartida, a engenharia de lugares para a trupe ocupa o centro das suas nobres preocupações.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/2/26 14:56

    Enquanto muitos não deixarem de comparar um sindicato a um clube de futebol
    Para toda a vida
    Vamos continuar a levar porrada

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/2/26 15:38

    Claro que a culpa é dos auxiliares!!!


    Ainda duvida disso??


    Quiseram fazer-lhes a vontade e à conta disso destruíram a nossa carreira.


    Agora aproveitem e trabalhem para chegar a chefes!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/2/26 15:39

    Ora nem mais!!




    E já agora, que comam o grau 3 guisado com batatas!!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/2/26 15:45

    Depois de 5 anos como eventual, 7 anos e alguns meses congelado, o acordo assinado pelos sindicatos, despromovendo e extinguir a categoria de adjunto, eu sou da opinião que trabalhem quem foi promovido, os auxiliares, e greves nunca mais. 

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/2/26 16:08

    Nem tenho palavras para tamanha imbecilidade que por aqui anda! Tratem-se colegas!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/2/26 16:29

    Se temos que levar com o SIADAP, ou coisa parecida... Ao menos que tenhamos a possibilidade de termos a MOBILIDADE, para podermos escolher o que será melhor para NÓS... , aqui ou noutro sítio da Função Pública não fará diferença e assim iremos para outro sitio sem exigir exclusividade e trabalho escravo... Relembro que o Funcionário Público típico, vai de um sítio para outro sem perder a sua remuneração base... E deixemos isto para os Secretários Auxiliares e aspirantes Escrivães Auxiliares de nível 3, que são a elite desta Classe, como dizem os Colegas e bem "... Com muito grau 3 na escala da pelintrice..."
    Tenho dito... 

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/2/26 16:48

    Muito bem Colega!


    Sou da mesma opinião. 


    Já que foram promovidos, que trabalhem os auxiliares!


    E que trabalhem muito para um dia chegarem a chefes!!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo2/2/26 16:50

    Não é o tempo que nos roubaram, é o tempo que nos continuam a roubar!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo2/2/26 16:53

    Os sindicatos estão com as calças em baixo.


    Quiseram fazer a vontade aos auxiliares e agora meteram-se numa embrulhada que não sabem como hão de sair dela.


    No final de tudo vão aceitar o siadap com o rabinho entre as pernas.


    E a Ilustre Dra Júdice ainda há-de vir anunciar mais um extraordinário acordo obtido e uma total pacificação da carreira.


    Uma autêntica comédia!!!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/2/26 18:20

    Eu era Adjunto e obviamente o que aconteceu foi uma despromoção.
    Agora estar a generalizar também não é justo.
    Muitos ex-auxiliares que conheço também perceberam isto ser uma armadilha para eles e para nós.
     Não vale a pena entrarmos nestas guerras internas, pois isso é o que "eles" querem.
    Infelizmente, incluo o "eles" os sindicatos.
    Já há muito deixaram de ser solução e passaram a ser o problema.
    O pecado original, esse, foi deixar tudo nas mãos de um dirigente sindical que sempre achou ser mais inteligente que os outros todos.
    O outro, o do outro sindicato, também não lhe fica muito atrás e para não ficar de fora, foi na onda e também assinou o acordo, pré-acordo ou seja lá o que for.
    Nu fundo, fomos todos comidos.
    Lá espetaram todos com o grau 3, para os que tem a mania que são doutores, para os que não querem ser doutores e para os que não querem saber dessa me...
    - Foi a cenoura...
    - Depois arrasam com a as progressões na carreira, com a especialização,  despromovem três mil macacos, aumentam uns nuns trocos, outros, os mais novos em mais algumas migalhas para enganar os tolos e agora a machadada final vai ser dada com o sistema de avaliação que as sumidades que assinaram aquela bosta nem esse cuidado tiveram em salvaguardar.
    Os dirigentes dos sindicatos vão-se entretendo em reuniões para encher chouriços e preparar a melhor forma de enfiar pelos "cornos" a dentro de alguns milhares de Colegas que com o novo sistema de avaliação, uma espécie de SIADAP para atrasados mentais não vão ser assim tão prejudicados....
    Quem diria que a faca espetada nas costas seria dado por quem nos representa....
    É irónico porque como todos sabemos nos Tribunais, toda a gente é melhor que o vizinho.
    Outras classes bem nossas conhecidas, podem não se gramar, mas quando toca ao carcanhol, são todos unidos.
    Não apreendemos nada.
    O Karma é fo......
    TT
     

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/2/26 18:51

    Deviam ter vergonha! Já há muito me apercebi , nesta carreira, nesta profissão é só esquemas e compadrios . Vejam as chefias ! Farto, farto desta porcaria . Ao que chegamos ! Os novos ganharam agora, muito rapidamente , sim , contudo vão pagar bem caro! Aguardem !

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3/2/26 11:10

    Devíamos todos enviar e-mails ou ligar aos sindicatos para mostrar a nossa insatisfação/indignação em relação ao SIADAP! 
    Eu já fiz a minha parte. 

    ResponderEliminar
  30. Anónimo4/2/26 20:12

    TT, brother, estou contigo. E olha que não estou a brincar quando o digo, embora pareça. Não tiro nem acrescento. Abraço 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário