Zelensky: “Eu não sou um ditador e não comecei a guerra, é isso.”

      Passaram quatro longos anos desde o início da invasão russa de 24 de fevereiro de 2022.


      Longe da vitória rápida e decisiva ambicionada e preconizada por Vladimir Putin, a ofensiva transformou-se numa guerra prolongada de desgaste, com custos humanos e materiais extremamente elevados.


      A duração desta guerra europeia é já comparável à dos grandes conflitos do século XX. Aproxima-se da Primeira Guerra Mundial, que durou pouco mais de quatro anos, e ultrapassa a duração da participação soviética na Segunda Guerra Mundial – que na Rússia chamam Grande Guerra Patriótica – que se estendeu de 1941 a 1945.


      Trata-se, naturalmente, de uma comparação estritamente temporal: a escala global, a mobilização industrial e o número absoluto de vítimas dos conflitos mundiais são incomparavelmente superiores. Ainda assim, o paralelismo sublinha um dado essencial: também esta guerra, ao contrário das expectativas iniciais, se tornou estruturalmente longa e destrutiva e sem fim à vista.


      O secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado, observa que quanto mais a guerra se prolonga, mais mortífera se torna,


      “Os civis são os que mais sofrem com este conflito, e 2025 deverá testemunhar o maior número de civis mortos na Ucrânia. Isto é simplesmente inaceitável”, lê-se no comunicado.


      “Esta guerra devastadora é uma mancha na nossa consciência coletiva e continua a ser uma ameaça à paz e à segurança regional e internacional”, sublinhou Guterres.


      Em entrevista à BBC, Zelensky disse que Putin já iniciou a Terceira Guerra Mundial, e a única resposta seria uma pressão militar e económica intensa para forçá-lo a recuar.


      “Acredito que Putin já a começou. A questão é quanto território ele conseguirá tomar e como detê-lo... A Rússia quer impor ao mundo um modo de vida diferente e mudar as vidas que as pessoas escolheram para si.”


      Todos os ditadores do Mundo e ao longo de toda a História da Humanidade têm sido responsáveis por guerras, mais longas ou mais curtas, mais, ou menos, mortíferas, mas têm sido sempre os autores e os responsáveis por milhões de mortes e de estropiados para o resto das suas vidas.


      Em toda essa imensidão de ditadores, presentes e passados, responsáveis por milhões de vítimas, neste e noutros continentes, Portugal também tem as mãos sujas de sangue.


      Apesar da evolução das democracias e do aprofundamento das regras de convivência dos Estados de Direito, ainda despontam, aqui e ali, e apesar de tudo, demasiados focos de ervas-daninhas que, nos últimos anos, se têm especializado na produção de discursos que têm sido capazes de convencer cada vez mais idiotas, tal e qual como um simples vídeo no “Tik-tok” convence imberbes crianças no desafio de tomarem muitos comprimidos de Paracetamol.


      Este admirável estúpido mundo novo carece de uma vigilância e de uma luta constante, não só diária, mas a cada minuto, mais firme e muito determinada, porque é a vida de todos nós que está em risco de uma regressão de décadas, de muitas décadas, mergulhadas nas mais profundas trevas.


Ucrania-QuatroAnos.jpg


      Fontes: Para além da opinião própria vertida, estão reproduzidos pequenos extratos de três artigos: “Público”, “Correio da Manhã” e “BBC”.

Comentários

  1. Só  para dizer à  menina  que no artigo de ontem  disse que se estava  a cagar para os auxiliares roubados de 2001 a 2005, que mostra vem a bosta que é  e só  merece que lhe diga que eu como ROUBADO  desse tempo


    Cago em dobro  para gente como ela, apesar da bosta  ser mesmo assim  mal empregada em gente como ela.
    Dempnstrativa do que temos nestes tribunais! Gentalha que vive com o mal dos outros! 
    Mas a vida se dura vai ensinar-lhes merdosas e merdosos

    ResponderEliminar
  2. A nossa guerra (OJ) começou há mais de 20 anos e ainda não acabou, ainda não temos o famigerado estatuto!


    Vergonha é uma palavra pequena para descrever tudo o que se vai passando!...

    ResponderEliminar
  3. O putin entrou já no clube dos hitler, mussolini, staline, pinochet, e outros vermes que andam (andaram por este chão) mas que um dia morrerão como o mais comum dos mortais e é essa e só essa a única justiça que se pode esperar.
    Outros querem ser o rei do mundo, mas um dia...morrerá e será um alívio para milhões, só que enquanto cá andam trucidam as vidas de milhões e muitos até votaram nele...Triste sina a nossa!

    ResponderEliminar
  4. Déspotas  como putin vejo-os todos os dias nos corredores da casa de justiça, desde magistrados  a funcionários, gestão  comarca, tentaculos do mj e dgaj. Gente mentirosa e mal formada, que só  não  têm  o poder bélico, mas se pudessem  ainda iam mais longe a esmagar o parceiro do lado.
    Felizmente  o que me dá  alento é  que também  há  o oposto, gente boa e bem formada que faz ou tenta resistir e fazer um dia a dia melhor, mas a muito custo.


    Tenho dito

    ResponderEliminar
  5. E bem dito, por sinal ...

    ResponderEliminar
  6. Colega, é isso não ligue a gente dessa, gente   mesquinha invejosa, que vive à espreita do mal dos outros!
    Gente frustrada é o que há mais e tenta  vingar a frustração no vizinho do lado-
    Sempre houve bosta dessa!
    não ligue!

    ResponderEliminar
  7. Certissimo colega


    não diria melhor
    Infelizmente estamos infestados de gente má, mas ainda existe gente boa

    ResponderEliminar
  8. a segunda guerra mundial durou seis anos!
    a primeira 4 anos


    esta já tem 4 anos, de guerra intensiva
    desde 2014 já são 16 anos


    a maior parte dos lideres europeus são uns cagões


    hoje são dois paises que parecem querer fragmentar a união


    um já saiu


    os de fora vão continuar a tentar fragmentar a União Europeia


    serviços de inteligência independente
    Policia da união para ilicitos transversais à união, com poder efetivo
    Forças armadas da união, independentemente das forças armadas de país (=as forças armadas regionais)
    Um centro político e de gestão para a construção de material para estas.




    etc etc

    ResponderEliminar
  9. Ninguém fala da nossa "guerra" com o MJ?!!


    Terá, porventura, pouco interesse?!


    Centenas de euros que nos são retirados mensalmente e ninguém faz nada!!


    Ninguém faz a tal guerra que menciono no início do comentário!


    Vergonha de profissionais, que não querem saber das suas condições de trabalho e das suas remunerações!...


    Continuem assim!...

    ResponderEliminar
  10. O mal da carreira foi terem feito a vontade aos auxiliares que ficaram todos contentes com a despromoção dos adjuntos.


    Quando se queixarem do estado em que se encontra a nossa carreira, agradeçam aos auxiliares!!!!




    Pensavam que agora iam dar despachos mas continuam a fazer sala e a juntar papéis!!




    Tomem!!!

    ResponderEliminar
  11. Quando vier o SIADAP até choram!!!


    ResponderEliminar
  12. Quando perderes o copy paste dessa msg imbecil que andas sempre a publicar, tens cérebro para a repetir?

    ResponderEliminar
  13. O SIADAP não é admissível!

    ResponderEliminar
  14. Dizia um ex-auxiliar que agora já se senta à mesma mesa com um ex-adjunto ...


    ResponderEliminar
  15. tic      tac      tic     tac      tic   tac   tic tac tictactictac


    TRAIÇÃO!

    ResponderEliminar
  16. O Estado como pessoa de bem, deve pagar os milhares de euros que deve aos Oficias de Justiça.

    ResponderEliminar
  17. O pior é que pagam a estas abantesmas para virem acirrar ânimos e continuarem a "dividir para reinar"... 

    ResponderEliminar
  18. Gente mesquinha mesmo que não presta para nada.
    Colega, siga em frente! 
    Desprezo por gente dessa, se é que é gente! 

    ResponderEliminar
  19. Milhares e milhares, que todos somados são MILHÕES!

    ResponderEliminar
  20. Cuidado, vê lá se aparece o inteligente do "copy paste"


    ResponderEliminar
  21. Mas que milhares de euros?????




    Tenha juízo!!!!

    ResponderEliminar
  22. Terem feito a vontade aos auxiliares? Então os auxiliares perderam a possibilidade de ter uma promoção na carreira. Quem mais perdeu foram os auxiliares!
    A ti, com essa adjuntivite nojent*, ninguém nunca te vai agradecer, por nada. Com esse discurso ressabiado, tens é medo de ter de fazer sala. 
    Agradece aos auxiliares que levem muitas secções às costas.

    ResponderEliminar
  23. E aqui anda, novamente, a abantesma... 

    ResponderEliminar
  24. Desculpe, por acaso não tem atas por fazer? E papéis por juntar??


    Ah, bem me parecia!!!


    Trabalhe que é para isso que lhe pagam!!!

    ResponderEliminar
  25. Mas será que os sindicatos não têm obrigação de informar?!!


    E, dentro de um universo de uns poucos milhares, não haverá uns quantos OJ que os façam cumprir com essa obrigação?!!


    O que se passa com as pessoas hoje em dia?

    ResponderEliminar
  26. Não, olhe que não, não pagam... estão em dívida um escalão todos os meses, que soma ao que está em falta há mais de 20 anos... Aqui no Norte é "tal dinheirinho tal trabalhinho", não há "papelzinho" na conta, não há papelinho no processo... É a vida... Trabalhem as abantesmas das larachas...

    ResponderEliminar
  27. Doeu-lhe?


    Meta vaselina!

    ResponderEliminar



  28. a tí não te doi nada, estás habituado a essa dita vaselina querida, continua

    ResponderEliminar
  29. Por mim sindicatos dos oficiais de justiça dispenso, dinheiro meu nunca mais!


    Sou sindicalizado fora destes e apenas para ter apoio jurídico em caso de necessidade, pois  estes é o que se vê.

    ResponderEliminar


  30. Digo eu que sou um dos ROUBADOS desse tempo e também continuo de baixa.
    Ladrão que rouba ladrão tem 1000 anos de perdão.


    Mamem

    ResponderEliminar
  31. Fora do contexto mas apenas para comunicar que mais um (a) oficial de justiça se foi! Trabalhava no Diap Porto e estivemos juntos no MP Vila Nova de Gaia . Paz å sua alma e sentidos pêsames à família , marido tb nosso colega e filha . Pergunta se para quê tanto sacrifício , nos Tribunais , se somos tratados como lixo e gente de pouco valor ! A vida é tão frágil e passa muito depressa! 

    ResponderEliminar
  32. Foram promovidos a técnicos de justiça, ganharam o grau 3 e  muito prestígio, e agora ainda reclamam pagamentos de há 20 anos ...


    Passam a vida a reclamar.




    Não há paciência.
    Cambada de calimeros, passam a vida a chorar.

    ResponderEliminar
  33. Se um formador do SFJ, ganha €200, numa hora!


    Um dirigente sindical ganha............


    Qual é a pressa em acabarem-se as ditas, reuniões técnicas!

    ResponderEliminar
  34. Quem não chora não mama, o seu a seu dono e convém que a abantesma jamais olvide o que o Calimero acabou por fazer à Abelha Maia...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ