A Voz dos Oficiais de Justiça: “Feliz Aniversário DL 27/2025”

      As quartas-feiras são agora os dias em que publicamos os artigos que os nossos leitores nos enviam, assim conferindo a todos mais uma oportunidade de elevar a sua voz própria, tornando as suas ideias mais visíveis com tais valiosos contributos. Para participar e contribuir “saiba+aqui”.


      Embora hoje seja o dia 18 de março e, portanto, o dia 20 seja só daqui a dois dias, vamos já hoje assinalar a data relevante para a carreira dos Oficiais de Justiça que ocorre nesse dia 20, porque é já depois de amanhã.


      O artigo que o leitor enviou tem o seguinte título:


      “Feliz aniversário DL 27/2025! Uma Celebração do Brevemente”


      E diz assim:


      «O ano era 2025 e, naquele dia 20 de março, nascia o Decreto-Lei n.º 27/2025, filho do Ministério da Justiça e dos Sindicatos que se diziam representar os filhos bastardos do sistema.


      O aniversariante veio imbuído de uma promessa de "carreira especial" e de uma "complexidade funcional de grau 3" que soava a prestígio, prometia uma carreira tão brilhante que os Oficiais de Justiça quase precisariam de óculos de sol para ler o diploma.


      Parecia que, finalmente, íamos deixar de ser o parente pobre da justiça para passarmos a ser astronautas do judiciário.


      Um ano depois temos a moldura, mas um quadro que continua em branco.


      As expectativas eram claras: novos cursos, progressão, sangue novo nas secretarias.


      O desejado curso de escrivão, por mero lapso ou negligência dos pais orgulhosos, esqueceu-se de ser aberto e tornou-se um mito da justiça portuguesa. Todos juram que ele vem aí, mas até à data, a única coisa que progrediu foi a idade dos Oficiais de Justiça, a precariedade e as velas no bolo do aniversariante.


      Quanto aos novos ingressos, a tutela decidiu pôr os tribunais em dieta.


      Apresentaram-nos um menu de restaurante de luxo, lemos os pratos, imaginamos o sabor, mas, na hora de servir o prato, a cozinha está fechada.


      Parabéns DL 27/2025! És o mestre da falácia.


      Temos o selo da Presidência, temos o estatuto de "especial", mas continuamos a gerir a miséria do costume.


      Resta-nos esperar pelo próximo aniversário. Quem sabe, por milagre de algum santo padroeiro das causas perdidas, o Ministério decida que um Decreto-Lei serve para ser executado. Até lá, sopramos as velas com o mesmo fôlego que gastamos à espera do almejado estatuto.


      P.S.: A celebração decorrerá nos corredores ecoantes dos tribunais e serviços do Ministério Público, onde o único convidado que não aparecerá, ironicamente, é o novo Oficial de Justiça.»


      Assina o artigo “O Cronista da República das Pastas”.


Aniversario=1Ano(DDOJ).jpg

Comentários

  1. Parabéns. Escreveu precisamente o que penso.

    ResponderEliminar
  2. Tirem-me deste filme de terror!!!18/3/26 08:23

    Parabéns ao cronista. Como se vê diariamente, salvo algumas exceções, entre os oficiais de justiça há muitos e bons elementos capazes de aportar qualidade e soluções para um estatuto digno e á altura das expectativas da comunidade e, ao mesmo tempo, atrair talento jovem para esta nobre profissão. É paradoxal verificar que quem mais contribui para a erosão e insignificância desta carreira são os sindicatos e seus acólitos, o poder político, por razões óbvias, e muitos pseudo colegas (administradores, escrivães e "nomeados", que com a sua postura acrítica, muitas vezes anacrónica, e seguidista contribuem todos os dias para as exéquias da carreira.

    ResponderEliminar
  3. Diz o Povo que dá azar dar os parabéns antes da data...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a todos aqueles que estão à espera de dar despachos!!

    ResponderEliminar
  5. Contra  a mentira e falta de palavra


    Apenas quero
    09h - 12-30h
    13,30h - 17h


    E dia 20


    Carreira morreu


    Não  espero mais nada
    E com falta de pessoal 
    Fodam-se
    Caguei se trabalho afunda  ou não 
    Minha  saúde  vale mais
    Comei o estatuto

    ResponderEliminar
  6. Adolfo Dias18/3/26 09:20

    Excelente texto e muitos parabéns para o/a autor/a que tão bem descreve a realidade do que se alcançou com tão propagandeado diploma.

    ResponderEliminar
  7. Um ano depois, o que se conquistou?
    1.Em que fase está o estatuto? Segundo o governo, a pretensão era que fosse revisto até final de 2025;
    2. As "injustiças" do DL e que, alegadamente, se encontravam a ser negociadas com o governo há cerca de um ano (3.º escalão, entre outros);
    3. Em que fase se encontram os ingressos? Reformam-se mais de 300 OJ´s por ano;
    4. Aquando do acordo, ficou definido a abertura de concurso para Escrivão. Decorrido um ano, tal não se verifica;
    5. Segundo informação sindical do SFJ, a última reunião terá ocorrido em janeiro de 2026. Não se encontram agendadas quaisquer reuniões futuras. O que se passa?
    Não está na altura dos sindicatos esclarecerem os associados? Plenários não se justificam nesta fase? O governo com o acordo cessou as greves e diz que não negocia com greves. O governo conseguiu o que queria e, pela postura dos sindicatos, não temos qualquer forma de reação.

    ResponderEliminar
  8. Nem mais, a luta é essa contra a gentalha mentirosa, além da baixa médica que muitos falam
    Contra gente que me maltrata é assim mesmo

    ResponderEliminar

  9. Bom dia! 




    No tribunal da minha cidade entre este ano e o próximo vão-se reformar 4 funcionários da secretaria, sobrando apenas 1.
    Nos últimos movimentos houve 0 lugares levados a concurso. Imagino que haja outros núcleos até da mesma comarca nesta situação.


    Como é que se vai resolver isto?


    Nem ingressos de malta jovem nem movimentações de quem está cá. Parece que há núcleos proibidos. 

    ResponderEliminar
  10. trabalhar com calma...
    urgência é só para libertar alguém...
    o resto é relativamente urgente...
     como diz o outro ..
    isto não é meu nem do meu pai...

    ResponderEliminar
  11. O Zé da tasca!18/3/26 10:50

    Foi tão bom tão bom que até os que entraram à 1 anos alguns foram na ilegalidade da profissão e de um curso tirado em 8 meses no centro de emprego, nem auxiliares de escola tiram em menos tempo, grande Sindicalista Marçal o Coveiro dos Meirinhos, e o deus de coçar os tomates!

    ResponderEliminar
  12. Por isso meti baixa, porque  fiquei sozinho e gestão comarca andava a enrolar.
    Passem bem e não mudem nada.
    Enquanto assim for, sozinho não me apanham numa secção, permanecerei de  baixa

    ResponderEliminar
  13. O Novo OJ18/3/26 11:17

    O estropiante decreto comemorará o seu aniversário no dia em que o secretariado de um dos sindicatos reunirá para preparar a estratégia de como bem calar os conselheiros no dia seguintes.


    Consta que será convidado de honra o OJ mentor da época e que haverá um pequeno bufete, com espumante da Bairrada, uns tremoços de beluga do Cáspio e um bolo banhado a folhas de ouro para o habitual "parabéns a você", tal o bem estar que o dito trouxe a alguns membros da sociedade restrita.
    Ai que inveja de eu não poder ir comer...
    in Reflexões de quarta feira após um café... (reticências, não esquecer as reticências, que são muito importantes)

    ResponderEliminar
  14. Tenho aqui comentado diariamente o seguinte:




    Não consigo compreender a incapacidade dos sindicatos nesta matéria!


    Atente-se que são direitos nossos, que a tutela não quer reconhecer, mas que qulquer outra parte, desde que imparcial, facilmente reconheceria!


    A inação, ou omissão dos sindicatos, ou pelo menos, a sua incapacidade de materializar essses nossos direiros, traduz-se em prejuízos avultados.


    Reparem que arrastaram a discussão do estatuto para irem buscar tostões, os famosos "papos secos", quando têm matéria para discutir centenas de euros mensais!


    Esta situação não se pode manter, e nós não temos de ter vergonha de pedir o que é nosso por direito!


    Independentemente de outras questões, igualmente muito importantes, esta, dada a sua relevância remuneratória, é, sem duvida, a questão mais premente.


    O que fazem os sindicatos?!!!


    Terão algum constrangimento em pedir o que é devido??


    Será por envolver custo leveados à tutela?!!


    Mas, se assim for, esses custos passam para os trabalhadores, para os OJ, que têm esse direito, e que não lhes é reconhecido.


    Estamos a falar de muito dinheiro, dinheiro que me faz falta a mim e a muitos colegas, mas que, acima de tudo, nos pertence por direito!


    É preciso exigir!
    É preciso agir!

    ResponderEliminar
  15. alguém do SFJ me explica o alcance disto?
    https://sfj.pt/noticias/recortes/o-crime-do-ip-correio-da-justica-cmjornal/?fbclid=IwY2xjawQnbTxleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEesw5lektVCLVWzG9389fln1kOFRjQaPJyzkNVG-jE9dwFQUlVb0JEYGnjtvE_aem_HDlxkxA8OMnY2ZWIXzIkkw 

    ResponderEliminar
  16. Eu explico:


    Pretende intimidar as pessoas, meter-lhes medo...


    Vivemos em democracia, onde o valor mais elevado é a liberdade de expressão!


    É verdade que há limites, mas estes poucas vezes, e por poucos, são ultrapassados!


    As tentativas de intimidação são das coisas mais anti-democráticas que conheço!


    Digo isto com o à vontade de que não é visado nessas vãs tentativas.

    ResponderEliminar
  17. Talvez uma ameaça velada aos comentários anónimos. Cuidado 

    ResponderEliminar
  18. A DG já informou o sindicato que não vai realizar-se o habitual movimento em abril.


    Aguardemos agora uma comunicação em conformidade.


    Vamos ver o que aí vem.

    ResponderEliminar


  19. Será que a sinhora presidenta sabe o que é uma VPN???


    Não deve saber, tadita...


     

    ResponderEliminar
  20. E o dito fernando jorge que legado deixou?


    nem os 10% conseguiu  que se integrassem em mais de 20 anos 


    palhaçada


    agora quero é saber de mim, que é o que esses tipos fazem

    ResponderEliminar
  21. Exigir o que se anda a exigir há 25 anos?
    ou que idade tem o SFJ?


    o que conseguiram?
    nivel, como alguém diz comam com batatas


    conheço colegas deslocados que mal ganham para renda de casa e  neste serviço, fora da familia a levarem pontapés todos os dias, mas isto é o quê?




    nivel, muito nivel........
    vida de imigrante para chegar ao fim do mês com contas em dia e mal podem comer de jeito


    NINGUÉM QUEM SABER? SÃO TODOS RICOS?


    BELAS HERANÇAS DOS PAPÁS?










    fodddddddddddddddddddd

    ResponderEliminar
  22. Ameaças veladas?!!...


    Num orgão de comunicação social?!!


    Penso é que os leitores desse jornal ficaram sem perceber nada!

    ResponderEliminar
  23. Colega, queira partilhar o que sabe. A minha vida continua em suspenso, tal como a de dezenas de colegas e o movimento é importante. Se puder partilhar o que sabe, ficaria grato.

    ResponderEliminar
  24. Mas olha que pela caca que escreves, a tua saúde mental já teve melhores dias.
    Gostava de saber o que comentários fúteis destes contribuem para a comunidade.
    E para falares assim é porque alguém trabalha por ti depois das 17 quando existe essa obrigação.
    Isto é com cada papagaio!

    ResponderEliminar
  25. Completamente. Bastava um comunicado em nome do SFJ.

    ResponderEliminar
  26. Sabe-se apenas que não vai ser realizado agora em abril (junho).


    À semelhança do ano passado, o movimento será após setembro.

    ResponderEliminar
  27. Uma tentativa de silenciar as vozes discordantes.


    Nunca vi aqui mensagens injuriosas ou difamatórias.


    Aliás, o próprio bloco nem deixaria passar mensagens com esse teor.


    Logo, só vejo uma tentativa de silenciar aqueles que discordam do acordo alcançado e que se sentem bastante prejudicados.


    E quanto a isso reafirmo tudo quanto tenho dito por aqui:
    Sinto-me prejudicado, sinto-me despromovido, sinto que todos os sacrifícios que fiz ao longo dos anos foram em vão.


    Nunca conseguirão calar-me quanto a isso!!


    E podem vir atrás do meu IP.
    Não tenho medo nenhum!!


    "In reflexões" de final de tarde, quase noite.

    ResponderEliminar
  28. Apoiado, colega das 18:58!


    Quem tem medo que compre um cão! ... Não, que vá ao canil, onde são absolutamente maravilhosos e gratuitos...


    Bem disse que era pior que Marçal!...


    Esperem mais umas semanas, quando tiver que justificar os insucessos com  o MJ ...


    Quem está ao seu lado tem igual responsabilidade!


    O artigo, escrito nun jornal nacional, com uma mensagem escrita só para alguns, não percebida pelos descontextualizados, é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  29. A caca que escrevo é para ti, que és um tipo que comes tudo e calas a tudo! tens o que mereces

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ