O Estatuto está em fase de Trabalhos Internos

      Esta última terça-feira, dia 25FEV, o secretário de Estado da Justiça, Mário Belo Morgado, publicava no Twitter a seguinte informação:


      «No Ministério da Justiça estão em curso e em fase adiantada os trabalhos internos tendentes à revisão do estatuto dos oficiais de justiça. Seguir-se-á de imediato a negociação com as estruturas sindicais.»


LupaCara.jpg


      Esta informação do secretário de Estado da Justiça vem confirmar que todo o trabalho realizado na anterior legislatura e propostas apresentadas estão sujeitas a nova revisão ou, como consta na publicação do Twitter: a “trabalhos internos” e já em “fase adiantada”.


      Esta “fase adiantada” dos ditos “trabalhos internos” poderão vir a permitir o cumprimento da Lei do Orçamento de Estado para este ano, designadamente o estabelecido no primeiro número do artigo 33º-A, onde constará o seguinte: «A revisão do Estatuto dos Funcionários de Justiça deve estar concluída com a sua publicação em Diário da República até ao final do mês de julho de 2020.»


      Obviamente, depois de findos os “trabalhos internos”, “seguir-se-á de imediato a negociação” com os sindicatos (SFJ e SOJ), como bem informa o secretário de Estado da Justiça.


      A “negociação com as estruturas sindicais” também já decorreu na anterior legislatura, com resultados completamente nulos, ou melhor: com imensas e variadas greves dos Oficiais de Justiça, decretadas por ambos os sindicatos que representam a carreira.


      Os Oficiais de Justiça esperam que essa “negociação com as estruturas sindicais” constitua de facto uma real “negociação”, uma vez que daquilo que se tem vindo a comprovar, as negociações com este Governo, e tal como já sucedia com o anterior – do qual o atual é uma mera continuação –, não costumam ser reais negociações mas simples imposições de decisões pré-existentes apresentadas em atos destinados a negociações, isto é, em reuniões anunciadas com tal propósito.


      Outra das características que todos têm aprendido com estes governos é que as apresentações das decisões nas reuniões já são feitas, inicialmente por baixo, com uma margem pré-programada de posterior ligeira melhoria da apresentação inicial, que é resposta alternativa às contrapropostas dos sindicatos, contrapropostas estas que não são aceites em 100% ou em 99%. Sem ir mais longe, temos o recente caso das ditas “negociações” e reuniões tendentes aos aumentos salariais na Função Pública.


      Tendo em conta este histórico de “negociações”, os Oficiais de Justiça mantêm-se muito céticos em relação ao futuro Estatuto, sendo já voz corrente de que o atual, apesar dos seus defeitos, será sempre preferível ao novo, que todos adivinham mau e imposto, como resultado dos atuais “trabalhos internos” a decorrer já em “fase adiantada”.


SEJ-MarioBeloMorgado-Twitter=20200225.jpg


      Fonte: “Twitter-MBM”.

Comentários

  1. Colegas, preparem a vaselina ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
      Para pôr o ovo lá no buraquinho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Arrebita a crista o galo vaidoso
      Có-có-ró-có-có
      Canta refilão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      .Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
      Para pôr o ovo lá no buraquinho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Arrebita a crista o galo vaidoso
      Có-có-ró-có-có
      Canta refilão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão

      Eliminar
  2. Verdade, eles começam por oferecer um salsicha quando sabem que vão dar um chouriço...
    Mas, nós é que damos o porco...

    ResponderEliminar
  3. Lá vão os escalões à vida..

    ResponderEliminar
  4. Foi no Domingo passado que passei
    À casa onde vivia a Mariquinhas
    Mas está tudo tão mudado
    Que não vi em nenhum lado
    As tais janelas que tinham tabuinhas
    Do rés-do-chão ao telhado
    Não vi nada, nada, nada
    Que pudesse recordar-me a Mariquinhas
    E há um vidro pegado e azulado
    Onde via as tabuinhas
    Entrei e onde era a sala agora está
    À secretária um sujeito que é lingrinhas
    Mas não vi colchas com barra
    Nem viola nem guitarra
    Nem espreitadelas furtivas das vizinhas
    O tempo cravou a garra
    Na alma daquela casa
    Onda às vezes petiscávamos sardinhas
    Quando em noites de guitarra e de farra
    Estava alegre a Mariquinhas
    As janelas tão garridas que ficavam
    Com cortinados de chita às pintinhas
    Perderam de todo a graça porque é hoje uma vidraça
    Com cercaduras de lata às voltinhas
    E lá pra dentro quem passa
    Hoje é pra ir aos penhores
    Entregar o usurário, umas coisinhas
    Pois chega a esta desgraça toda a graça
    Da casa da Mariquinhas
    Pra terem feito da casa o que fizeram
    Melhor fora que a mandassem prás alminhas
    Pois ser casa de penhor
    O que foi viver de amor
    É ideia que não cabe cá nas minhas
    Recordações de calor
    E das saudades o gosto eu vou procurar esquecer
    Numas ginjinhas
    Pois dar de beber à dor é o melhor
    Já dizia a Mariquinhas
    Pois dar de beber à dor é o melhor
    Já dizia a Mariquinhas

    Amália, nós amamos-te para sempre.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morto viverá.
    Só acredito na palavra do filho de Deus.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ