Atenção às novas regras dos CTT
Os correios iniciaram uma fase de contenção nos seus serviços, não só os encerrando às 13H30 mas também na forma como passa a distribuir a correspondência, forma essa que contende com as regras processuais das citações e das notificações, tanto na área cível como na área penal.
Todas as cartas que sejam enviadas agora não serão entregues no destino de acordo com aquilo que era expectável e era normal, com exceção das cartas simples. As cartas simples não sofrem alterações na sua entrega, são simplesmente depositadas nas caixas de correio, mesmo as que seguem acompanhadas com as provas de depósito (amarelo). Todas as demais são entregues como se simples fossem.
Ou seja, a partir de agora, o destinatário não assinada nada, nem as cartas registadas nem os avisos de receção (rosa ou verde) nem as provas de receção (azuis). Tudo é tratado de forma semelhante às provas de depósito (amarelas), isto é, é o distribuidor postal quem certifica a entrega mas não recolhe qualquer assinatura do destinatário ou do terceiro que se encontre no domicílio do destinatário.
Assim sendo, neste momento, praticar atos como uma citação (AR verde) ou mesmo uma notificação por carta registada, poderá não conferir a certeza e a segurança que se pretende no processado. Terá que se ponderar a necessidade de efetuar tais atos com a habitual garantia ou, ainda assim, realizá-los para ver o que dá, pois caso ninguém os ponha em causa, poderão ser considerados válidos precisamente por isso, porque ninguém os colocou em causa.
No que se refere à garantia de entrega e à presunção da efetivação das notificações, estas também devem ser ponderadas, uma vez que os correios deixam de garantir as entregas nos prazos habituais. As entregas passam a ocorrer de acordo com a disponibilidade de recursos humanos.
Outra alteração significativa tem a ver com as eventuais devoluções de correspondência. Até aqui, não sendo possível contactar ninguém, era deixado um aviso para levantamento da correspondência em seis dias úteis. Agora, não é deixado nenhum aviso e a carta é imediatamente devolvida.
A seguir transcrevemos os tópicos anunciados pelos Correios:
«No âmbito da prestação do serviço postal universal, os CTT garantem a distribuição domiciliária mediante os recursos humanos disponíveis;
A distribuição pode ficar condicionada à capacidade dos recursos humanos disponíveis em cada Centro de Distribuição Postal;
Sempre que possível, o correio registado passa a ser depositado na caixa do correio (como se de um registo simples se tratasse);
O Distribuidor regista nome e Evento “Track&Trace”: “CV19”;
No serviço, de Citações e Notificações, e ao Próprio, o distribuidor toca à campainha e informa oralmente o destinatário;
O Distribuidor regista Evento “Track&Trace”: “Contingência”;
A existência de AR (aviso de receção), passa a ser depositado na caixa do correio retirando o AR;
No local da assinatura do documento é indicado pelo distribuidor “Depositado no RPD - COVID-19”;
O distribuidor deve tocar a campainha e informar oralmente o destinatário;
Caso exista impossibilidade de entrega no destino em empresas encerradas por prevenção profilática (caso não tenha previsto um serviço que permita a entrega noutro local (reexpedição, apartados, etc.) será acionada a Devolução imediata ao Remetente.»
Assim, para além da suspensão dos prazos, existe também esta a situação atual, excecional e transitória, do distribuidor postal que também poderá impedir a prática de muitos atos processuais.

ResponderEliminarDesculpe mas não posso concordar com isto:
"realizá-los para ver o que dá, pois caso ninguém os ponha em causa, poderão ser considerados válidos precisamente por isso, porque ninguém os colocou em causa."
Simplesmente porque não é honesto!
Claro que não tem que concordar com isso. Quem concorda? Poderão concordar as partes, se não se incomodarem com alguns formalismos, e isso mesmo está previsto na lei. Veja, por exemplo, os artigos 195º a 197º do CPC. Recorde que, acima de tudo, os processos são das partes e o que estas querem ver é o assunto resolvido, concluído, finalizado e não arrastado no temo nos tribunais por questões que não interferem na questão central em causa. Claro que, como tudo, em alguns casos, não é bem isso que pretendem mas presume-se que seja a vontade da maioria.
Eliminarrealmente é do mais ridiculo que já ouvi.... nesta altura em que tudo deveria ser por correspondencia porque as pessoas estão em casa e compram on-line, lá vem os CTT revolucionar isto.... em vez de arranjarem mais staff para garantir mais entregas e material de proteção desse mesmo staff... nãooooooo é reduzir e devolver encomendas que a maior parte das vezes já estão pagas ao remetente... não faz sentido nenhum... é roubo descarado... tenho uma clinica veterinãria que continua a trabalhar, estou mesmo ao lado dos correios abro ás 10h e eles insistem em vir ás 9:30h tenho sempre de ir buscar as encomendas aos CTT... agora como é? vou perder as encomendas todas??? isto faz sentido??? os funcionário infectam-se menos se trabalharem só meio dia?
ResponderEliminarÉ um absurdo, no meio de uma desgraça aqui está outra, vão ser as centenas os prosessos crime aos cidadãos por não cumprimento das suas obrigações por falta do recebimento do respectivo aviso.
EliminarSó não cumpre se não quiser... a carta fica lá depositada agora , há muita gente com esta situação quer ganhar mais tempo... são os ditos chicos espertos , para não lhes chamar honestos.
EliminarTal como qualquer outra empresa os CTT têm de cumprir a lei e têm uma grande parte dos trabalhadores em casa a dar assistência aos filhos menores de 12 anos e outros sendo de risco estão de baixa. Em relação às entregas, estamos em estado de emergência e as entregas deveriam resumir-se apenas a serviços essenciais, mas não, continuam a entregar bugigangas da china, perfumes, cosmética, roupa... e, apesar de nada ter a ver com os CTT, os seus colaboradores também merecem ser protegidos e estar o menos expostos possivel, são pessoas e tal como o sr. também têm familia a proteger...até para bem da comunidade!
EliminarEm relação à hora de passagem do carteiro... bem, o mundo não gira à sua volta, o carteiro tem uma volta definida e é humanamente impossivel corresponder aos horarios de todos os clientes... o Sr. só está após as 10h... secalhar o seu vizinho so está às 13h... outro às 9h... o mundo podia ser um lugar melhor, não fosse a existência de individuos que não conseguem colocar-se no lugar dos outros... cumprimentos!
Se conhecesse as regras dos outros paises não falava assim........
EliminarBoa tarde,
EliminarOra aí está, isto é que é ser sério e objectivo, os carteiros não são imunes ao "bicho",são homens e mulheres com família em casa!
Permita só uma pequena correção, os carteiros de risco estão a trabalhar a 100%, pelo menos no meu local de trabalho. Fomos informados pela empresa que os de risco se quisesse teriam de pedir baixa ao médico de família.
EliminarEstes clientes acham que são a cereja no topo do bolo e reclamam dos carteiros, devem pertencer ao grupo dos que vão passar ao fim de semana!
Caso tenho horário da empresa na porta , o correio tem que ser entregue dentro desse mesmo horario
EliminarEstamos em Portugal, se não quer ...... Pf vá para o país onde as regras se enquadrem com as suas necessidades.
EliminarEntão e se não tiver horário de funcionamento na porta? Os CTT passam a trabalhar 24h por dia a distribuir só para o servir e vão passando de meia em meia hora para ver se você já chegou entretanto.
EliminarQuer um horário só para si?
EliminarVou colocar na minha caixa de correio, horário 12:00 / 12:03, para ver no que dá...
EliminarLevante- se mais cedo e abra as 9:00
EliminarConcordo plenamente. Sou carteiro e não diria melhor. Obrigado. Ainda há pessoas que têm consideração pelo nosso trabalho e não pensam só no seu umbigo 😐
EliminarDeixaram privatiza-los agora aguentem!
EliminarTodos os trabalhos têm um horário de trabalho, todas as áreas de distribuição têm um início e o fim, o seu estabelecimento por azar seu... Está no início da distribuição, portanto o carteiro inicia a distribuição sempre a partir do cdp para diante o que faz acontecer esta situação... Para sua informação, as áreas de distribuição são criadas por artérias, não estão analisadas as variáveis tais como, quantidade de estabelecimentos, horários de funcionamento, etc. Infelizmente para si terá sempre esse problema, também infelizmente para o carteiro que terá que carregar as encomendas avisadas até voltar ao cdp.
EliminarTem uma solução, abra um apartado assim vai levantar a correspondência a hora que quiser, os CTT não trabalham para o destinatário, trabalham para o remetente, e enquanto houver pessoas que pensam que são os srs e donos do mundo, o país não vai para a frente,
Eliminarexactamente, entregas de encomendas deveriam resumir-se a bens essenciais, e de facto os funcionários do CTT, ao balcão lojas, carteiros e centros de distribuição são humanos e tem familia tal como o comum cidadão. A correspondência fica nas caixas de correio, só não cumprirá quem não quiser!!
EliminarUm dia pode ser que percebas como são as coisas.
EliminarQue não está preocupada se o seupróximo se infecta ou não já percebi, muito menos com os seus vizinhos os CTT contudo estes também têm funcionários de risco, filhos menores de 12 são humanos como toda a gente é decerto as vidas serão mais importantes que as suas encomendas... Uma vez que as pode levantar das 9h as 13h30e pode também pedir o Siga para serem entregues na morada o que é urgente são as reformas dos idosos que precisam comer e medicamentos que escasseiam... No atual contexto Covir 19, agradeço pessoalmente a todos os veterinários que cederam os seus ventiladores para salvar vidas e informo também que amo animais mas não suporto veterinários que só vêm dinheiro e os seus interesses
EliminarIncrivel! Inacreditável! Mas os correios cobram, por registo e por aviso de recepção! Paga-se um serviço, que não é prestado! Isso tem um nome! Fraude! Roubo! Escolha o que melhor se adapta!
EliminarConcordo!!! É um serviço pago!! Se uma empresa depender do aviso de receção para lidar com um chico esperto está f*dida. Este último alega que não tinha nada na caixa de correio e safa-se. Vou exigir devolução do dinheiro!!
EliminarCtt sabem receber o dinheiuro mas entregar ou garantir que entregam esta quieto. Obviamente estao-se a aproveitar do Covid para nao relaizarem as suas obrigaçoes,s e antes ja tinham dificuldades em cumprir agora descartam-se.
EliminarCtt nunca mais..,.so se tiver mesmo q ser...
Recordo que nada se pode sobrepor a lei de pagamento e prestaçao de serviços,
se o cliente paga , ele tem de ser servido nas conformidades, nao ha nehum tibunal no mundo ue +possa dizer o contrario.
Se nao podem cumprir com as suas obrigaçoes, SO TEM DE FECHAR AS PORTAS,
enganr os clientes JAMAIS!
os nossos horários são para cumprir e há muitos colegas que o não fazem
EliminarJá estava mal, mas agora ficou mesmo uma trampa!!!!|
ResponderEliminarBoa tarde. Em que parte do "site" dos CTT se encontra a informação que dá corpo à Vossa publicação?
ResponderEliminarPara ser anónimo deve ser daqueles que estão mal com a vida..........
EliminarCompleto disparate... funcionam mal... e agora vêm com regras que comprometem o serviço prestado...
ResponderEliminarNada a fazer...
Passarei a utilizar DHL, ALFALOC, MRW, TNT e outros que estão no mercado... podem ser um bocadinho mais caros mas são eficientes...
A começarem a trabalhar para perder a concessão governamental fornecida...
Como se diz na minha terra... cada qual faz a cama onde vai deitar.
E depois quando não conseguem entregar... é mais fácil fazer fazer um novo evento via CTT (claro pagando o serviço de distribuição aos CTT... quem está no litoral fala de contente no interior não se passa assim...) a DHL é artista neste tipo de serviço
EliminarTanta ignorância!!!!!!!!!!
EliminarO Sr. Anónimo já devia saber que o negócio dos CTT é a Banca, no atual contexto do Covir 19 não é urgente distribuir encomendas de quinquilharias provenientes da China, uma vez que os Tribunais, EDP, Emel, EPAL, finanças, Segurança Social não têm agora disponibilidade para escrever e está tudo suspenso até Junho... Só circula encomendas made in China e vales da reforma e medicamentos, máscaras que cá fazem falta mas vão para outros países....
EliminarComo sempre, um "chico esperto", sob a cobardia do anonimato, escondido, acha que os carteiros devem ser "carne para canhão", a imbecilidade e o egoísmo, não têm limites!
ResponderEliminarEstes "artistas", para não dizer um nome feio... devem estar em casa em teletrabalho e acham que os outros têm de andar a arriscar a vida deles, da familia e até da comunidade... para fazer entregas como se tudo estivesse normal!
EliminarUm qualquer distribuidor dos ctt, dhl, nacex... contacta centenas de pessoas por dia! Não sabe quem vai aparecer à sua frente... é normal e até imperativo que os procedimentos sejam alterados para bem de todos! Quem não entende isto só pode ter um disturbio mental gravissimo!
Realmente é de uma desonestidade intelectual enorme confundir uma medida para evitar o contacto entre o carteiro e os clientes com uma medida de "fazer o trabalho mais depressa com menos gente"...
EliminarEsta gente nem para eles são bons! Basta pensarem um bocado e imaginarem a quantidade de pessoas que entrariam em contacto com o carteiro e respectivo PDA...
Egoistas...
Só acho muito estranho ainda hoje 31/3/2020 não ter recebido a conta da edp nem da nos no código postal 8200/091
ResponderEliminarA culpa é do carteiro ..... pague as contas por transferência assim já não reclama
EliminarAs pessoas não sabem o que é andar a bater à porta para entregar as cartas e encomendas, e levar com todo o tipo de situações (gente a espirrar, a querer quase falar em cima dos carteiros) e isto tudo para andar a entregar latas de spray, vibradores, brincos... enfim tudo o que é bens de primeira necessidade.
ResponderEliminarSe não se pode recorrer ao serviço dos CTT para fazer encomendas de bens que não sejam essenciais então não deveriam disponibilizar o serviço. Recorremos a outras empresas de entregas. Simples. Essa teoria é completamente absurda
EliminarBoa tarde.
ResponderEliminarOs senhores que fazem comentários sem lógica nenhuma, deveriam estar calados.
Estas medidas são para esta altura de contingência, só que este anúncio refere-se ao correio Universal tem que ser do conhecimento público.
Mais uma vez refiro, estas medidas referem-se ao serviço Universal, somente a este, o resto do serviço mantem-se igual.
Mais uma coisa digo, estes senhores que falam demais deviam conviver com a pessoas que os carteiros convivem, para ver se não andavam cheios de medo.
O carteiro tem que se proteger o mais possível, visto que, também teem famílias em casa, não são só os senhores que estão em casa em teletrabalho que as teem.
Tenham vergonha na cara e parem de criticar com situações de saúde pública.
Façam um favor quando criticarem critiquem com situações de mau serviço, aí podem criticar, porque ele também existe, mas neste caso calem-se sff
Caras e caros leitores, não é meu hábito fazer qualquer comentário neste ou outros blogs, porém, como considero este assunto delicado e de interesse público, venho deixar a minha mensagem.
ResponderEliminarPrimeiramente, quero informar que sei do que falo, de seguida, informo que não venho aqui defender qualquer interesse, mas, somente dizer que embora o serviço dos CTT se tenha degradado nestes últimos anos, posso adiantar, que muitos milhares dos trabalhadores desta empresa são profissionais dedicados, com respeito pelos seus clientes e que no dia após dia, por vezes fazem autênticos milagres para entregar o correio, pacotes postais, encomendas e EMS cumprindo o padrão do produto. Relativamente, à entrega das correspondências registadas, Citações, Notificações, entre outras, foi necessário adotar medidas extraordinárias, tão extraordinárias como aquela em que o país se encontra. Relembro que todos têm o dever de proteger o próximo e os funcionários dos CTT não se podem expor em demasia, para que não corram o risco de se infetarem ou infetarem um qualquer cliente.
Gostaria que houvesse menos egoísmo em cada um dos cidadãos, sejam eles funcionários dos CTT ou de qualquer outra empresa.
Este é um momento difícil para todos, portanto apelo ao civismo e respeito mútuo.
Deixo o meu agradecimento a todos os funcionários dos CTT e a todos os seus clientes.
Saúde para todos!
Bem hajam.
Os CTT sempre foram os piores profissionais, salvo raras exceção, qualquer coisa para eles é motivo,para atitudes deste gênero, para mim estes profissionais a partir de agora, não deveriam ter direito a abastecer os seus automóveis, não ter direito a hospitais, supermercados, farmácia, talhos,pão, etc, etc, vergonhoso atitude dos CTT😡
ResponderEliminarSerá só estupidez da tua parte ou é doença mesmo?
EliminarCaríssimo, bons e maus profissionais existem em todos os ramos e empresas. Exceções, também existem, mas, cidadãos com o senhor, creio que não existe nenhum... É talvez o único imbecil que degride a imagem de pessoas que lhe prestam serviços, deseja mal a cidadãos que neste momento continuam a alanvacar este país, à semelhança de outros profissionais de outras profissões.
EliminarTrate-se!
Correto!
ResponderEliminarBoa tarde eu infelizmente tive um grave acidente e vem muitas encomendas á cobrança coisas que eu necessito queria saber quem vai se responsabilizar por estes atos
ResponderEliminarAs encomendas que manda vir à cobrança vão continuar a ser entregues, apenas não vai assinar.
EliminarConcordo com a atitude tomada pelos CTT, a seguir o exemplo dos registos simples que são depositados nos recetáculos postais, sem recolha de assinatura, e que em caso de reclamação serve como prova, as coordenadas GPS inseridas no local de entrega pelo distribuidor. O registo não deveria ser considerado correio prioritário tal como o correio oriundo da China que só é prioritario no destino.
ResponderEliminarNão há discrepância nenhuma com a informação prestada no artigo que, note-se bem, contém reproduzida informação dos CTT, há dias difundida aos clientes empresariais, e a espécie de esclarecimento prestado hoje 31MAR pelos CTT (constante na sua página com o endereço que indica).
ResponderEliminarO que os CTT dizem hoje é precisamente o mesmo mas com subtis diferenças e omissões que até pode parecer que estão a dizer algo novo e diferente daquilo que há dias disseram mas não é; é o mesmo mas de uma forma mais sintética e com omissões de pormenores.
Leiam-se de novo as duas informações, confrontem-nas e verifiquem como a informação de hoje não contradiz a anterior.
A reter:
- O correio registado é depositado como se fosse simples, sem ninguém assinar a receção;
- As cartas com AR são depositadas e o AR é devolvido com uma anotação do carteiro e mesmo se entregues não terão assinatura do destinatário;
- As cartas com AR de citação ou notificação, quando entregues, também não terão assinatura do destinatário, ou de terceiro que as receba, e, se não entregues, por as entidades estarem encerradas (o que acontece hoje com 99% das entidades) e se não tiver sido contratado o reencaminhamento de correspondência, então as cartas serão devolvidas e serão devolvidas quando? imediatamente.
Vejamos um exemplo simples: uma carta registada enviada para um advogado (nos processos em que tal ainda sucede): o advogado está recolhido no seu domicílio e tem o seu escritório encerrado, portanto, a carta será depositada e não avisada para levantamento ou devolvida.
Vejamos outro exemplo simples: uma carta com AR de citação, por exemplo numa renuncia ao mandato, ou de um PR de notificação em processo-crime, ambas serão entregues e não será colhida nenhuma assinatura e caso não sejam entregues serão devolvidas. A devolução sem oportunidade de levantamento desencadeará automaticamente outros mecanismos alternativos, designadamente, a entrega a solicitadores de execução ou a entrega a entidades policiais. Claro que muitos dos destinatários estão agora em casa e receberão, ainda que não assinem, a correspondência mas caso se tenham ausentado na passagem do carteiro para ir ao supermercado ou à farmácia ou apenas passear o cão, estejam a dormir ou de muletas e demorem a chegar à porta, a carta será devolvida sem o destinatário sequer saber que se tratava de uma entrega de uma carta de um tribunal, como até aqui sabia e que antes podia receber a seguir, sem mais diligências, transtornos e muitos custos.
Os CTT prestam um excelente trabalho e têm muito bons profissionais, desde os funcionários dos balcőes de atendimento ao público, aos distribuidores postais nos locais mais recônditos deste País.M/ experiência de Oficial de Justiça e como particular.
ResponderEliminarMas e nos Tribunais, nesta altura dramática que se atravessa, não é permitida a prática de atos processuais em processos não urgentes, ou seja, a maior parte da correspondência dos Tribunais, em bom rigor, nāo deverá ser enviada, e não perturbará o direito a que também nos CTT se faça a maior prevenção possível da Covid-19.
Também Agentes de Execuçāo e Advogados deviam omitir envios postais, tanto mais que nada adiantam ao que pretendem, pois por lei os prazos encontram--se suspensos, mesmo os de caducidade.
Parece até, que é na área da justiça que há menos literacia na interpretaçāo da lei e da vontade do legislador!É uma pena!
Na verdade, tratam-se de medidas radicais para uma situação muito preocupante, mas que será transitória.
Já agora, e como já tinha aqui dito (foi só ler a legislaçāo), o prazo para o movimento anual dos Oficiais de Justiça, ou seja, requerimentos a apresentar a autoridade administrativa (neste caso a DGAJ) durante abril, está suspenso.
Alguém tinha dúvidas?
Não, não está nada bem patente na informação dos CTT que refere, tal como já não estava na outra anterior que o artigo reproduziu.
ResponderEliminarO que os CTT referem como exceção é que as as cartas de citação não serão depositadas como o correio registado e isto caso não esteja ninguém para as receber, pois serão devolvidas de imediato, sem aviso. Esta informação não tem nada a ver com a assinatura dos AR, tem a ver apenas com o depósito na caixa de correio ou não. Quanto à assinatura esta última informação omite o procedimento que na anterior informação tão bem se explica: caso esteja alguém que receba a carta não assina.
Esta informação que refere, de 31MAR, nada esclarece e nada aporta, pelo contrário, omite os procedimentos antes divulgados com mais pormenor, dando a ilusão que não existem.
Peço desculpa, mas eu sou carteiro e não estou a devolver cartas registadas trabalho num cdp do grande porto e se os clientes não estiverem em casa eu passo aviso e damos 15 dias uteis para levantamento na estação e se estiverem peço os dados e só ai é que deposito na caixa do correio foram essas as ordens da minha chefia
EliminarTambém sou carteira, cdp beja. Essas são as regras para todos os cdp, julgo. Talvez onde haja cerco sanitário as regras sejam outras, calculo
EliminarQuanto a toda a correspondência dita normal, neste cdp continuamos a distribuir, seja EDP, nos, altice... Até selecções, ediclube, etc.
E quem sabe o que distribuímos mais...
Tenho um filho de 15 anos sozinho em casa, e quando volto para casa levo pelo menos 1hora para chegar ao pé dele, depois de todo o protocolo de higienizacao.
A solidariedade começa quando pensamos nos outros.
Muita sorte para todos.
Muita sorte para todos os meus colegas e todos os seus familiares.
E nada dizem sobre o correio(cartas) internacional,tanto para fora de Portugal,como na entrada em Portugal.Agradecia esclarecimento.
ResponderEliminarct1joh@gmail.com
É um absurdo, no meio de uma desgraça aqui está outra, vão ser as centenas os prosessos crime aos cidadãos por não cumprimento das suas obrigações por falta do recebimento do respectivo aviso.
ResponderEliminar“Correio Registado com Aviso de Receção continua a ser entregue em mão, mas o respetivo Aviso de Receção vai conter a indicação de nome, apelido e número de identificação oficial da pessoa que recebe a correspondência, assim como a indicação “Contingência”, colocada pelo carteiro, em substituição da recolha da assinatura no local. Este procedimento de exceção não abrange Citações e Notificações Por Via Postal.
ResponderEliminarLeia de novo e tente perceber quão abstrusa é a vossa interpretação.
Quando vexa se acalmar, compreenderá que o post é feito com base numa informação desactualizada. É uma fake new assumida e sem defesa.
ResponderEliminarParece difícil de perceber. Vamos lá a ver se entende.
EliminarO artigo não foi escrito hoje nem ontem mas num dia em que a informação dos CTT era aquela que havia e que é citada no próprio artigo, dispondo esta página em arquivo de documento escrito relativo à fonte dos CTT que disse o que disse e está citado entre aspas no artigo. Depois dessa publicação e das reclamações havidas, designadamente, por parte do Ministério da Justiça, os CTT mudaram de opinião. Hoje, se o artigo tivesse que ser escrito com base na nova opinião e novas instruções dos CTT seria diferente, mas isso seria hoje, no passado, o que foi noticiado fica assim, porque se refere àquele momento. Não vamos alterar o que foi dito nesse momento, nem o que foi dito o mês passado nem no ano passado nem há seis anos atrás. Os artigos são notícias do dia e valem enquanto tiverem validade. Nesse dia essa notícia era assim, hoje já não é e já não é porque saiu esse artigo que chegou a dezenas de milhares de pessoas e despertou a Justiça para o problema, acabando por exercer pressão nos CTT que os obrigou a notas de esclarecimento e alterações nos esclarecimentos, até de uma forma incorreta como a que acima se descreveu. Percebeu agora?
Se os CTT estão aberto mesmo que em horário reduzido, só têm é que deixar o postal para o destinatário ir levantar aos correios, não é deixar na caixa do correio como se fosse uma carta simples, pois assuntos importante vão ficar dados como recepcionados quando até pode ninguém se encontrar em casa por vàrios motivos até mesmo o de estar internado.
ResponderEliminarAcho que os carteiros (as) devem ser protegidos apesar de nem todos (as) cumprirem as regras ao não utilizarem uma simples máscara. Há também os que pensam que estão a falar com os filhos deles sem falta de educação. Então como resolvem o problema de pessoas incapacitada que tenham encomendas que não cabem na caixa? Mas isto é o menos, pois para mim a falta de comunicação, via TV ou outro, por parte da administração é o resultado do que aqui se escreve com todos a colocarem os seus pontos de vista pessoal. Nem sei como se fazer para receber encomendas que não foram entregues? Acalmem-se lá e apresentem soluções.
ResponderEliminarTenho 3 cheques das finanças perdidos referentes a iuc dos quais paguei por exesso, segui o número de envio das finanças e no site dos CTT diz que foi entregue. onde? Não sei, na minha morada não foi, agora estou a espera que resolvam enquanto resolvem e não resolvem, os cheques andam não sei onde
ResponderEliminarObrigadinho pela competência sr carteiro
são uns analfabetos não querem fazer nenhum
EliminarDisparate diz o Fábio. O artigo foi publicado no dia 31 de março e essa era a realidade nessa data. A Lei foi publicada em 18 de abril e a realidade passou a ser outra.
ResponderEliminarDepois de publicada a Lei foi aqui também publicado artigo a dizer que, a partir daquela data, a atuação dos CTT passou a ser legal, o que antes não ocorria.
Então prove o que refere colocando aqui o respetivo link para a lei que alega ter sido publicada entretanto. Reitero que está é a lei em vigor. É não aceito respostas sem provas. Ponto.
EliminarCom oficiais de justiça assim não há-de este país estar na miséria em que está. Ao invés de desinformarem as pessoas, procurem a informação verdadeira e partilhem-na. Não inventem quando não sabem. Informem-se. Ser ignorante é opcional.
ResponderEliminarTem toda a razão, ser ignorante é opcional.
EliminarÉ uma vergonha os ctt, os carteiros devolveram cartas e algumas registadas com aviso de recepção, agora por causa de umas portagens de 100€ vou pagar quase 1000€ através das finanças, as finanças continuam ao serviço das autoestradas.
ResponderEliminarGrande barrete os ctt ainda hoje fui reclamar um registo com track code que dizem que foi entregue mas não recebi nada já fiz queixa na ANACON isto começa a ser um padrão as coisas desaparecem e ninguém faz nada os empregados sem formação nenhuma, no balcão da minha zona em Lisboa até se vê na cara que não querem saber de nada, não se responsabilizarem pelas encomendas perdidas é insane por isso este países não avança, não investem na formação UMA VERGONHA.
ResponderEliminarAgora vamos ver se cai no esquecimento
O meu pai tem quase 92 anos mora numa aldeia com 300 e tal pessoas, alguem me pode explicar como é possível ele se deslocar a terra.mais proxima 1,5km para levantar uma encomenda ou uma simples carta já que tem Parkinson e muitos mais problemas de saude.
ResponderEliminarNa aldeia toda a gente se conhece, até a carteira conhece toda a gente... mas não se dá ao trabalho de sair do carro para ir entregar o que não cabe na caixa do correio a porta das pessoas.
Limita se a buzinar para irem ter com ela, isto é aceitável. Onde está o apoio ao nossos velhos ou doentes...A ZD. SONIA DIAS E A D. EMILIA SILVA. Fazem isto e muito mais nuna pequena aldeia na zona de Mirandela.
CTT serviço vergonhoso, neste momento em que deveriam ser mais flexíveis tornam-se intransigentes. Há imensas pessoas idosas que dependem do bom serviço do carteiro que no meu caso tem enviado cartas para trás contas que ficam em atraso por pagar porque decide que não pode deixar as cartas por baixo da porta. Agora quem não está em casa para abrir a porta tem que deixar a porta do prédio aberta com risco de ser assaltado porque o senhor correcto não facilita moradores que já conhece de á anos. Ainda coloca a carta com a ponta fora do marco quando saí não fecha a porta do prédio e ainda não recolhe as cartas que ficam penduradas de pessoas que colocam morada incorrecta e têm que ir para trás. Ou seja temos que ser nós ainda a fazer o trabalho dele e a levar as cartas enganadas ao correio. Para não falar de encomendas que enviei para França que foram abertas e roubadas. E serviço de entrega de encomendas maiores tocam uma vez á porta nem ligar para o contacto telefónico e fogem para depois termos que lá ir nós buscar. Liga-se para a linha de apoio ninguém sabe nada. Fui reclamar á estação dos correios sobre a situação das cartas estarem a ir para trás após eu deixar um aviso escrito na porta do prédio para o carteiro ainda tiveram a lata de me dizer para comprar um apartado por 10€ e pouco e assim todos os meses guardavam-me as cartas e ia lá buscar. Chulos, incompetentes, e deviam ter estudado sociologia e antropologia para se colocarem na pele das pessoas e entender que há casos que têm mesmo que ter especial atenção porque são idosos, casas antigas, sem elevador, sem sistema de abrir porta automático. Só tenho a dizer, pior serviço de sempre.
ResponderEliminarE também há outro serviço de entregas “dpd” vergonhoso! É este o país que temos, obrigados a engolir estas más gestões, podem tudo ninguém lhes põe um travam. E ainda bem gente para aqui defender estes pulhas.