A Nova Tendência Totalitarista
Os resultados eleitorais destas últimas eleições legislativas vieram mostrar uma nova configuração do parlamento que corresponde diretamente a uma nova configuração desejada pelos eleitores.
A expressão da maioria dos eleitores consistiu na concentração dos votos em duas áreas principais: por um lado, os eleitores quiseram permitir que o Partido Socialista governasse sem necessitar de negociar nada com ninguém e sem necessidade de prestar contas a ninguém e, por outro lado, decidiram os eleitores também, reforçar a votação nos novos partidos de Direita como o ilusório Iniciativa Liberal e o fascista Chega.
Quer isto dizer, de forma inequívoca, que os eleitores desejam um tipo de governação totalitarista, seja para governar sem incomodar os eleitores, seja para ter mão firme na governação.
Esta tendência na mentalidade de entrega da vida do país a quem decida por si, constitui, de certa forma, uma desistência da participação dos cidadãos na vida política, sem que, no entanto, isso signifique que não se queira rigor na governação, o que fica expresso na subida dos partidos populistas.
Ao mesmo tempo, constata-se que as mensagens mais simples são aquelas que, mesmo quando vazias, alcançam a consciência dos eleitores e convencem-nos. É o efeito “Twitter” que, como se sabe, é uma rede social de mensagens curtas, agora a imperar nas pessoas e a decidir eleições. Os eleitores não pensam demais nem se esforçam em compreender demais, mantendo-se arredados de ideias complexas ou de conceções que exijam mais tempo de reflexão. Acreditam nas tiradas simples, vendo o Mundo desta essa simplicidade simplória.
Apesar de determos um Parlamento composto por uma variedade partidária que antes não se via, o que é muito positivo, vemos também como essa variedade é meramente decorativa.
A tendência atual dos eleitores para uma concentração do poder e para uma justiça populista é perigosa e já só pode ser combatida pela verdadeira oposição fiscalizadora que é a comunicação social. Nos próximos quatro anos terá que ser a comunicação social a expor os excessos e os abusos da concentração do poder, pois em termos de oposição no parlamento, estes ficaram de mãos-atadas.
Neste canal, por esta via, continuaremos a expor e a apelar ao raciocínio dos leitores mas, bem sabemos, que o futuro não se mostra fácil. Se no anterior governo, sem maioria absoluta, foi apresentado aquele projeto de Estatuto, agora, com o à-vontade da maioria absoluta, qualquer projeto que seja apresentado dificilmente será contrariado pelos dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça.
Os Sindicatos e os Oficiais de Justiça fizeram de tudo, nos últimos anos, para conseguir reivindicar pequenas coisas e pequenas alterações estatutárias. E quando se diz que fizeram de tudo, quer-se dizer isso mesmo, de tudo mesmo; desde as grandes greves e concentrações às pequenas greves por horas e minutos, a par de outras tantas iniciativas, algumas até um pouco ridículas, mas de tudo foi feito, conseguindo-se até que em duas leis do Orçamento de Estado viessem expressas instruções concretas para o Governo que, como bem sabemos, nunca cumpriu. Voltar a ver expressa em letra de lei as reivindicações dos Oficiais de Justiça será coisa que não mais será vista.
Os Oficias de Justiça sempre esbarraram contra a barreira do Governo, nunca conseguindo ultrapassá-la, pelo que agora, tendo tal barreira sido reforçada com betão, muito mais difícil será ultrapassá-la, senão mesmo impossível.

O autor do artigo se tem essa opinião dos portugueses pode muito bem imigrar. Estes resultados eleitorais também são uma chapada de luva branca para aqueles que hoje se auto-intitulam "órgão de comunicação social" mas tiveram o zero rigor e a zero isenção. Para não falar dos defensores da democracia dos comentários que não tiveram qualquer pejo em ofender os próprios colegas só por terem manifestado opinião contrário à sua - que lavem a boca com sabão rosa agora- quer dizer o teclado porque estes são os mesmos que abocanham perante as imposições da DGAJ e outras... Mas depois no teclado são os verdadeiros rambos.. .
ResponderEliminarDiga: "emigrar".
EliminarQuanto à luva branca, não foi chapada, foi antes um murro no estômago, pois não se contava com este retrocesso civilizacional.
Concordo!
EliminarO blogue nao consegue bloquear este sr.?
EliminarIsto agora é que os OJ vão ter tudo o que querem! É só pedir! Não podia ter calhado melhor!
ResponderEliminarHoje é dia de festa para o blog da canhota!!
ResponderEliminarSempre fui contra maiorias absolutas, mas no atual contexto, em que uma organização racista e xenófoba meteu 12 exemplares no parlamento, acho que veio na melhor altura.
ResponderEliminarEstou curioso é para ver como aqueles 12 se vao organizar como grupo parlamentar. Vai ser um circo tragico.
Por outro lado, nao acho que a razao da eleição daqueles 12 tenha a ver com alguma alteração do sentido de voto,ou descontentamento.
Somos um pais que viveu mais de 4 decadas de ditadura, sempre houve racismo, apenas faltava aparecer alguem que os representasse.
De qualquer modo, o seu destino será concerteza semelhante ao seus congêneres europeus.
Enquanto classe, temos uma janela de oportunidade de seis meses, o tempo que durará a fase da humildade da nova maioria.
ResponderEliminarTemos que ser céleres e tentar fazer passar as nossa ideias neste prazo, se necessário for, com greves musculadas.
Após tal período, esqueçam e hibernemos até 2027.
Atenção, mas as competentes ações judiciais, todas e mais algumas para reconhecer trabalho escravo, compensações e compensações retroativas pelo mesmo, devem ser intentadas já.
EliminarPS nunca fez reformas estruturais neste país. Nunca. Limita-se a governar e mal. Pelo que podemos esquecer qualquer mudança nos próximos anos, tal como não as vimos nos anteriores seis. E as que vimos antes disso, foi cacetada que ainda não acabou. O PS ainda não foi capaz sequer, de acabar com as restrições impostas pela troika, quanto mais fazer algo de profundo.
ResponderEliminarNa justiça então, é muito simples; paga-se forte e feio aos magistrados, colocam-se umas dezenas em comissões de serviço a fazer de tudo menos julgar, para poderem alegar que faltam juízes como há pouco fizeram. Assim, mantêm-se o status quo e enquanto andarmos nisto, nada muda, porque realmente não é para mudar e ninguém quer mudar !!
Ninguém quer mexer "na coutada de caça do macho latino", lembram-se desa pérola?
É assim que está bem. Nunca esteve tão bom.
Resultados eleitorais espelham, mais uma vez, um país de atrasados mentais!
ResponderEliminarPreparem a vaselina e a cueca de aço. O novo estatuto estará aprovado em Junho, o mais tardar.
EliminarEste é o mesmo idiota que andou sempre a afirmar que o estatuto seria aprovado no verão. E não podemos poupar nas palavras, este fomentador é mesmo um idiota...
EliminarTens um qualquer problema com vaselina que deveria ser estudado clinicamente...
EliminarÉ um remark obsceno, grosseiro, nojento. Trabalhas nas obras ou nos tribunais?
Ainda nunca ninguém te disse isso?
Ou fazes-te rodear de gente de igual falta de sentido de decência publica e simples bom senso?
Se é OJ, ou mesmo que não o seja, esta referência às "obras" não é nada digna!
EliminarÉ mais digno esse comentário de defender boçalidades !!
EliminarNão deves é ter percebido, mas não vou perder o meu tempo.
Ui, tantos xuxas incomodados com uma mera referência a um lubrificante.Já devem estar a salivar pelas comissões de serviço que vão imperar com o novo Estatuto.PS,PS!
EliminarForça, força companheiro Vasco. Nós seremos a tua cueca de aço
EliminarSe são todos anónimos, como sabe que foi este?!
EliminarÉ uma pena que alguns não consigam expressar as suas ideias e os seus incómodos de uma forma mais elevada, deixando as asquerosidades para outros locais onde habitualmente podem ser descarregados.
EliminarEstamos a refletir muito seriamente sobre este assunto, no sentido de passar a suprimir os comentários que nada aportam à discussão do tema do dia e que se limitam a boçalidades imbecis, injuriosas e vazias.
Fica o apelo para que os comentadores tenham um comportamento mais digno e respeitoso para com os demais comentadores e, bem assim, para com todos os leitores, apesar de, obviamente, não terem que se arredar da liberdade da expressão das suas divergências.
O tom dos comentários deste artigo e de alguns de outros dias estão a atingir um nível demasiado baixo que, aqui, não nos está a agradar e, por isso, fica o apelo a uma linguagem e a um pensamento digno de um Oficial de Justiça e não de uma criança imberbe.
Concordo. Ao menos que esta oposição do CHEGA seja de denuncia de todo o compadrio e corrupção e não oposição como a anterior, que era apenas de faz de conta.
EliminarEsta realmente na hora de acabar com este pretenso "Blog dos Oficiais de Justiça", que fica tão incomodado com a "baixeza" dos comentários e comentadores, mas não ficou incomodado com a baixeza do seu carácter, ao coarctar a possibilidade dos Oficiais de Justiça poderem, livremente e em verdadeira democracia, e não aquela que vos convém, tomar conhecimento dos programas e das ideias de 2 partidos, que por muito que não gostem representam milhares de Portugueses (daqueles com P maiúsculo). Sim, porque nem todos são fascistas, broncos, ignorantes, estúpidos e mentecaptos. Deixem o Chega em paz, fazer o seu trabalho, bom ou mau ou falta dele, tem tanto direito a existir como o Bloco de Esquerda e o Mammadu Bá, esse português dos 4 costados. Ao fom de 4 anos cá estaremos para os julgar.O verdadeiro povo pode não saber usar o português mais ortodoxo, mas não é estúpido! Afinal, já cá andámos, contra tudo e todos, há muitos anos. e vocês acabaram de chegar e já vão fugir...
EliminarEste não é um "pretenso" blogue de Oficiais de Justiça, é um órgão de comunicação diário, tal e qual os jornais que encontra na banca ou os que só têm existência digital, por isso se denomina DIÁRIO DIGITAL DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE PORTUGAL, porque é diário, porque é digital e porque se dirige aos Oficiais de Justiça de Portugal, embora não a todos, obviamente e ainda bem.
EliminarÉ com muito gosto que sabemos não agradar a todos.
A CDU e o BE (os idiotas úteis), com a sua estratégia, transformaram-se nos partidos do "taxi" e da "uber"!...
ResponderEliminarPor trás dum computador (não havendo câmaras, nem fotos e se calhar quase sem luz) juntam-se uns cobardes corajosos que nunca fizeram nada pelos oficiais de justiça e atiram umas " bocas". Muitos são profissionalmente uns frustrados... e pessoalmente, porque não dizê-lo sem caráter.
ResponderEliminarÉ minha opinião há já mais de 35 anos que essa gentalha é globalmente próxima dos lideres do SFJ.
Continuem uns e outros na mesma linha - tal como o BE e o PCP - ou seja teimem em continuar a ir contra a "história".
Deixem a posição do bota abaixo, modernizem-se, dialoguem, aceitem discutir um OUTRO GÉNERO DE SIADAP, não tenham medo das QUOTAS (tendo em vista a Promoção dos melhores), pugnem por um ranking de eficiência nos serviços e aceitem que um profissional que ao fim de dez anos não consegue promoção - nessa nova organização a criar - é um fulano profissionalmente fraco e que deve ser sancionado por isso. Todos vemos nas secretarias muitos exemplos disso...
E há para aí tanta "velhada" e uns falsos doentes, que profissionalmente não têm onde cair, que não valem absolutamente nada e há outros com imenso potencial que não os deixam subir. E o SFJ, na minha opinião e de muitissimos, nivela tudo pelo mínimo. QUE VERGONHA.
Se não me expulsarem do Sindicato vou pedir a minha demissão. Façam-me o favor para eu não perder tempo.
Esta está boa "fim de dez anos não consegue promoção - nessa nova organização a criar - é um fulano profissionalmente fraco"
Eliminarvai-te tratar ou não percebes que muitos foram e são mesmo impedidos de serem promovidos? ou para ti não houve nenhum impedimento às promoções? andas mesmo a dormir ou então és mesmo um super! e etsás mal aproveitado nos tribunais! devias ir trabalhar para a NASA porque estás muito acima, pá!!
sim, pá!!!
Moço...tens muito que crescer.
EliminarAndasses aqui há mais de vinte anos a marcar passo, como te irá acontecer e depois verás...
Que te enganem como enganaram a maioria de nós, e depois quero ver se não mudas.
Entretanto, não fales do que não sabes. Guarda essa energia toda para quando te enganarem também a ti, ok?
aquele moço se for OJ deve estar em comissão de serviço num tachinho qualquer num outro serviço, só pode ou então está a tempo inteiro num sindicato
Eliminar