Carnaval: Tolerância de Ponto com ou sem Serviços Mínimos?
O Governo decretou pra a próxima terça-feira de Carnaval tolerância de ponto e declarou-o nos mesmos termos em que o declarou para o passado dia 24DEZ e 31JDEZ.
Na nota do Executivo enviada à agência Lusa lê-se que, “pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, o Governo decidiu, através de despacho assinado pelo primeiro-ministro, [António Costa], conceder tolerância de ponto no próximo dia 1 de março”.
Na mesma nota refere-se que “em Portugal existe uma tradição consolidada de organização de festas neste período” do Carnaval.
“Assim, é concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 1 de março de 2022.”
E tal como no passado mês de dezembro diz assim: “Excetuam-se os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente.”
Ora, o membro do Governo competente é a mesma ministra da Justiça que decretou serviços mínimos em 24DEZ e em 31JAN, sem necessidade alguma. Portanto, isto quer dizer que, na próxima terça-feira, não é impossível que venha, de repente e à ultima-hora, um despacho a fixar serviços mínimos.
É necessário? Não! É impossível? Não, também!
Em fevereiro do ano passado, vigorava em Portugal o estado de emergência, com dever geral de recolhimento e, consequente, proibição de festividades públicas a par de um amplo conjunto de atividades encerradas para contenção da propagação da doença.
Desde que António Costa assumiu funções de primeiro-ministro, em novembro de 2015, essa foi a única vez que não assinou o despacho de tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval e, a mesma ministra da Justiça, nunca fixou serviços mínimos. Manterá agora a mesma atitude?

Fonte: “Eco”.
é acabar com tolerâncias, férias, feriados e fins-de-semana. trabalhar com zelo e brio, entregar o ordenado ao ministério, horário ilimitado e sorriso na cara, não é colegas
ResponderEliminarAlguns acho não se importavam nada! manada que não se importa de trabalhar, ser mal tratado e receber um prato de arroz, dando graças por receberem esse prato de arroz. Manada de carneiros
EliminarEu agradeço todos os dias o pratinho de arroz.
EliminarE trago sempre o tubo de vaselina.
eheheh há muitos assim
EliminarDe facto. É o que falta, pois o estatuto obriga.
EliminarSão deveres do OJ :
. Deve habitar no Tribunal, providenciando colchão de encher que deve ser guardarbna gaveta da sua mesa de trabalho.
- Não lhe é permitida vida familiar ou social. O Tribunal já lhe dá esse ambiente.
- Deve alimentar-se ao jantar, pois não tem direito a almoço, nas máquinas de venda rápida existentes no Tribunal.
- Se do sexo feminino, o OJ na menstruação deve zelar por usar fralda em sala de audiência, não interrompendo os trabalhos, sob pena de multa.
- Sempre que um Magistrado a ele se dirija deve soltar som equiparado a cão contentente quando vê o dono.
- Deve dar graças por não estar no desemprego.
- Deve pagar do seu bolso quando a decisão não seja satisfatória às partes processuais.
- Deve adiantar, sempre, qualquer verba necessária aos transportes de magistrados para diligências.
- Deve todas as manhãs ir aos gabinetes dos magistrados questionar da necessidade de satisfação de qualquer desejo, sob pena de multa.
- Deve trabalhar a titulo gratuito e bem alto dar graças por não estar no desemprego.
- Na reforma, quando e se lhe for permitido, tem o direito a expressar a gratidão da dignidade laboral que abandona.
alguma manada de Oj´s é isso mesmo que faz e agradece
Eliminarcarneirada!
Era o que faltava: serviços mínimos no Carnaval!
ResponderEliminarIsso são minudências comparado com o que estamos a viver.
Preocupa bem mais, ou devia preocupar a todos, a ameaça de guerra, ou eminência de guerra na Europa.
No entanto, nāo há notícia de manifestações de cidadãos nas ruas das grandes cidades, também em Portugal, mostrando solidariedade com o Povo ucraniano e já agora com o Povo russo que é quem irá sofrer mais com sanções.
É que para a guerra Covid-19 houve vacinas e agora, qual a " vacina" para esta epidemia?
PAZ, exige-se!
A Sr.ª Donzilia já tomou a iniciativa de convocar essa manifestação a favor dessa PAZ?
EliminarSrª Donzília, serviços mínimos no Carnaval?
ResponderEliminarJá se esqueceu do 24 e 31 de Dezembro?
É que eu lembro-me, por ter feito os 2 e sabe quanto recebi?
0 €.
Não a conheço, mas andar a propor paz no mundo, quando tem a casa a arder....
E falando de vacinas, palpita-me que os OJ não foram dos agraciados com a vacinação, pois misteriosamente, ou não, deixaram de integrar a lista de prioritários, mas os magistrados não, e olhe que onde eu trabalho o Tribunal estava aberto e com diligência, mas toda a gente em casa menos os OJ.
ResponderEliminarAté lhe digo mais, até hoje aguardamos a convocatória da DGAJ para a vacina.
Boa Tarde
Cara Colega Donzília, não se surpreenda.
ResponderEliminarJá agora, também ficou surpresa com a questão das horas eleitorais?
É que a trabalhar até aos 66 ou 67 anos, das duas uma:
ou há muitas horas para fazer ou então é até às 17 em ponto.
Mas, isso sim, sempre com brio.
Não sendo pagas, a qualquer titulo, os milhares de horas extra prestadas pelos OJ,
EliminarÉ esse o caminho.
9h/12.30h 13.30h/17h.