“Não ser tratado como burro de carga”
Depois da publicação das últimas listas de antiguidade com a constatação da continuidade da sangria de Oficiais de Justiça.
Depois da constatação que as largas centenas (muito mais de um milhar) de Oficiais de Justiça que participaram nas eleições autárquicas de 2021, vendo-se mesmo obrigados a alterar as suas férias pessoais para suportar todo o trabalho suplementar; trabalhando, em todo o país, muitos milhares de horas a mais não pagas (tantas que ainda não tivemos tempo de as contabilizar todas).
Depois do esfrangalhado estado de espírito dos Oficiais de Justiça com mais estas bofetadas e completa ausência de perspetiva de futuro, eis que lemos ontem uma reação do presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na sua coluna habitual no Correio da Manhã, sob o título: “Eleições”, que a seguir vamos reproduzir.
«As eleições vão ser repetidas nos dias 12 e 13 de março no círculo da Europa. Não é previsível que o novo governo tome posse antes de meados de abril e que o Orçamento do Estado esteja aprovado antes de meados de junho, isto na melhor das hipóteses e se não acontecer mais nenhum imprevisto.
Assim, de vicissitude em vicissitude, o País vai sendo adiado.
O setor da Justiça continua a agudizar por falta de recursos humanos, nomeadamente e de forma mais gritante, de Oficiais de Justiça.
Temos tribunais já com situações insustentáveis por falta destes profissionais, os que lá trabalham desesperam, veem-se confrontados com um volume de trabalho inexequível, sentem-se pressionados por todos os lados e isso não augura nada de bom.
Apesar do Governo em gestão estar a governar por duodécimos, os valores de referência são os do orçamento anterior, de 2021, pelo que é perfeitamente possível, haja vontade política para isso, abrir concursos para novos ingressos e proceder às promoções que têm vindo a ser adiadas, ano após ano.
No ano transato, já não havia qualquer impedimento orçamental para avançar com este processo fundamental para o bom funcionamento do sistema de justiça.
Os portugueses têm direito a uma justiça célere e eficiente e quem nela trabalha tem direito a ter condições de trabalho dignas e a não ser tratado como burro de carga.»
António Marçal confirma que há “situações insustentáveis” e que “os que lá trabalham desesperam”, vendo-se “confrontados com um volume de trabalho inexequível”.
Marçal acrescenta que os Oficiais de Justiça também se “sentem pressionados por todos os lados”.
É precisamente por este estado de espírito de “burnout” dos Oficiais de Justiça, aque Marçal tão bem descreve, que se criou e se disponibilizou a salvaguarda: “Declaração de Exclusão de Responsabilidade Pessoal” a que acede através da hiperligação incorporada.
Baixe (por transferência), preencha, assine, coloque em Pdf e envie para os e-mails indicados (corrija o da sua comarca).
Esta ação comporta diferentes efeitos, sem que, no entanto, prejudique nenhum dos subscritores, pelo que a participação de cada um e de todos os Oficiais de Justiça representa, sem dúvida alguma, uma tomada de posição, uma reação e um efeito para que os Oficiais de Justiça não sejam considerados, como diz Marçal no artigo citado: “não ser tratado como burro de carga”.
Já abordamos este assunto desta declaração noutros artigos aqui publicados, designadamente, nos artigos a que pode aceder Aqui e também Aqui.

Fonte: “Correio da Manhã – artigo de opinião de António Marçal”.
Então mas um dos sindicatos não havia já intentado ação contra o ministério por não ter havido promoções? ninguém diz nada sobre as ditas promoções e novos ingressos??
ResponderEliminarPergunta- se tantos OJ trabalharam e fizeram horas extraordinárias em prol do funcionamento do Estado, porque não protestam os sindicatos alto e bom som, (televisões)? Porque não fazem como os outros sindicatos?
ResponderEliminarJá agora, o presidente do SFJ ganha por escrever os artigos no CM?
É mesmo! não há alarido nenhum nas televisões porquê???
EliminarSindicalismo Fofinho........
ResponderEliminarQue acutilância e que frontalidade....
Os governantes estremecem.....
As 82 pessoas que leram o artigo todo vão já organizar uma manif.
Ações, atitudes, proatividade... nada.
Vamos aguardar a tomada de posse do novo governo, vamos aguardar o orçamento de Estado e por essa altura vamos a banhos..
Um ano perdido....
Respeito e apoio os sindicatos.
Não é fácil representar uma classe com cada vez menos funcionários, velhos, cansados e divididos mas CARAMBA, esta inércia é desesperante.
Sei que começam a faltar ideias e não é fácil lutar com menos armas mas os Oficiais de Justiça que trabalham, que têm de aturar tudo e mais alguma coisa, lidam com a arrogância, com a prepotência, com abusos de poder, muitos chegam a casa tarde e mal, o dinheiro não chega para tudo e sem qualquer perspetiva de carreira ou de progressão na mesma, esperavam muito mais dos seus representantes sendo que alguns deles estão a tempo inteiro, sem constrangimentos orçamentais (nomeadamente o SFJ), com possibilidade de recorrem a outsoursing, com todo o tempo do mundo para delinearem uma estratégia, uma ideia, qualquer coisa que se visse.....
Acima de tudo é uma desilusão... mais uma...
FF
DESILUSÃO MESMO!
EliminarOs muitos problemas dos OJ resolvem-se só com artigos de jornal escritos no conforto do seu sofá de casa? Não e não! Sindicatos trabalhem!
ResponderEliminarE novidades??
ResponderEliminarAbrandem a máquina. Abrandem a máquina.
ResponderEliminarAlmoço é almoço. E a falta continuada desta refeição, que se prova facilmente com a hora das gravações e das atas, constitui assédio laboral. Mais, clinicamente provocará indisposição para a função, clinicamente atestável.
Portanto, estão à espera de quê?
Têm medo da nota?
Para que serve?
Não existe carreira!
Não existem promoções!
Aproveitem e economizem ainda o valor da quota sindical, informando os RH da DGAJ para parerem a sua cobrança.
Com o valor da quota pagam o prémio de um bom seguro de vida, por exemplo.
São 7.5%/mês!
👍👍👍
EliminarDe carga, pode não ser para todos.
ResponderEliminarMas que somos tratados como burros há muito, lá isso é verdade !!!