“Toma lá 3 mil euros”

      O candidato (único) à vaga de juízes no Tribunal Constitucional, António Almeida Costa, está a ser muito contestado pelas suas convicções que, felizmente, abertamente expõe, como a de impor limites à liberdade de imprensa e mesmo a de ser contra a interrupção gestacional nas mulheres, acrescentando mesmo nas que sejam violadas, uma vez que, diz, há provas em experiências realizadas na Alemanha Nazi de que as mulheres violadas raramente engravidam.


      Claro que todo este manancial de disparates só pode ter como consequência o alarme social por tal indivíduo poder vir a ocupar algum lugar com poder de decisão, designadamente, no Tribunal Constitucional.


      Por outro lado, tem de positivo o facto de não se coibir de expressar essas suas opiniões, o que faz com que todos fiquemos a saber com aquilo que podemos contar, ao contrário de outros que, com as mesmas ou idênticas opiniões, não as manifestam e, assim, passam despercebidos.


      Numa audição na Assembleia da República, na Comissão de Assuntos Constitucionais, a propósito da violação do segredo de justiça, Almeida Costa afirmou que a solução passa por "punir" os jornalistas e ter coragem de limitar a liberdade de imprensa.


      O trecho mais polémico e que se refere também aos Oficiais de Justiça é o seguinte:


      «Eu duvido que haja coragem política para o fazer, que é punir quem divulga. Porque é muito fácil chegar a um Escrivão de um tribunal, que ganha uma miséria, dá-se-lhe; olha, toma lá 3 mil euros; isso no espaço de antena dá uns milhões e, portanto, é uma guerra perdida se continuarmos aqui.»


      Relativamente à menção do Escrivão e dos 3 mil euros, António Marçal, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), referiu que “o senhor juiz está com certeza a olhar para o espelho”, acrescentando “se ele acha que há corrupção entre os Oficiais de Justiça, ele deve ser o maior corrupto que aí está para fazer uma afirmação dessas!”, diz Marçal indignado.


      “Uma afirmação dessas perante a comissão também devia envergonhar todos aqueles que o apresentaram como candidato para a mais alta instância da magistratura e do Tribunal Constitucional”, acrescentando que vê a situação “com muita tristeza”, porque considera que o juiz em causa “não dá só uma má imagem dos juízes, dá uma má imagem dos órgãos judiciais portugueses”.


      “Espero sinceramente que ele não seja nomeado juiz do Tribunal Constitucional porque será uma vergonha e uma mancha”, sublinha.


      António Marçal considera que se Almeida Costa vier a ser nomeado, Portugal não terá legitimidade para criticar países como a Hungria ou a Polónia por incumprirem o Estado de Direito Europeu.


      “Que raio de país é este que até há pouco tempo se revoltava contra um conjunto de nomeações para o tribunal federal norte-americano e agora estamos a nomear uma pessoa que está a chamar corruptos aos outros sem ter provas, e que diz que as mulheres é que querem ser violadas?”, questiona, recordando posições anteriores defendidas pelo juiz António Almeida Costa.


      Como já dissemos, ainda bem que Almeida Costa diz abertamente tudo o que pensa, pois isso é uma vantagem; não engana ninguém e só é enganado quem quiser.


      Mas positivo é também o facto do candidato ao Tribunal Constitucional afirmar que um Escrivão de um tribunal “ganha uma miséria” e, por tal motivo, parece-lhe fácil que possa aceitar os tais 3 mil Euros que refere.


      E tem toda a razão.


      Com os vencimentos que os Oficiais de Justiça auferem atualmente, completamente desvalorizados, com uma carreira completamente congelada, com reprovações de coisas tão simples como a integração do suplemento no vencimento ou o pagamento com cada prestação anual (14 vezes em vez das 11 atuais) e com a desconsideração completa dos sucessivos governos, não será de estranhar que qualquer Oficial de Justiça possa cair na tentação de, por muito menos daquilo que mencionou, prestar informações que não devia.


      Os Oficiais de Justiça não são corruptos, mas vivem cada vez mais com maiores dificuldades, muitos dependem do apoio da família, alguns estão completamente endividados e outros até já passaram por processos de insolvência. Para além disso estão completamente desgastados e desmotivados com a profissão, onde já não veem o futuro digno que antes viam, pelo que os cerca de mil euros mensais podem não ser suficientes para pagar todas as suas despesas, especialmente quando estão colocados longe da sua área de residência, custeando um segundo alojamento e demais despesas, mantendo a sua residência, familiares e filhos na origem.


      Portanto, Almeida Costa, apesar da sua intenção limitadora da liberdade de imprensa, não diz nenhum disparate ao afirmar que “um Escrivão de um Tribunal, que ganha uma miséria” pode ser tentado com dinheiro, de um montante qualquer, como, por exemplo, do montante que disse que corresponde a cerca de três vencimentos.


      Concluindo, apesar da injuriosa e difamatória opinião e exemplo dado pelo candidato ao Tribunal Constitucional, que enoja os Oficiais de Justiça, não deixa, o exemplo dado, de ser uma verdade possível, em face da realidade da carreira, constituindo-se, portanto, como um alerta para que se tomem medidas para que nenhum Oficial de Justiça possa, nunca, cair nessa tentação. E para que tal seja viável, obviamente, só com uma carreira em que todos se sintam confortáveis e sem problemas (profissionais ou pessoais), assim sendo fortes para enfrentar, superar e denunciar a corrupção.


      Infelizmente, a falta de atenção àquilo que os sindicatos representativos dos Oficiais de Justiça têm apresentado aos sucessivos governos, como forma de corrigir e mesmo de sarar feridas, a par do simples desprezo a que a carreira foi votada, só pode resultar em problemas que nem a legislação mais especial e repressiva pode segurar.


DinheiroMaos.jpg


      Fontes: “TSF #1” e “TSF #2”.

Comentários

  1. 3 mil euros!!! Bem, quem sabe......

    ResponderEliminar
  2. Os sindicatos devem pegar nestas afirmações, marcar uma reunião com a ministra e mais uma vez demonstrar que os OJ exigem tudo aquilo que têm pedido! Até já são alvo de chacota publicamente por um membro representativo da própria justiça!

    ResponderEliminar
  3. O que nós aguardamos, com expetativa, é a reação de António Marçal, ao chumbo do PS à proposta do PSD para que o suplemento passasse a ser pago 14 meses por ano!...

    Continuamos à espera!...

    Já nos mobilizou tantas vezes, em jornadas de luta, por esta reivindicação, e agora mantém-se em silêncio!...

    Todos nós nos recordamos do tudo ao mesmo tempo!...

    Deixe lá a nomeação do próximo Juiz do Tribunal Constitucional, a quem tem competência para o efeito, que neste caso são os Juízes que compõem aquele Tribunal. A nomeação é por cooptação.

    Diga qualquer coisinha, sobre o suplemento do vencimento e do regime diferenciado da aposentação!...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, venham é dizer qualquer coisa, sobre o suplemento , sobre promoções ......

      Eliminar
  4. O que me vai valendo são as horas que faço todos os dias depois das 17h como estafeta da Uber eats.

    Estava bem lixado se governasse a minha vida só com aquilo que ganho nos tribunais ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os filmes caseiros com a comadre lá vão rendendo um bom extra nos sites internacionais para adultos.



      Ao menos o OJ, assim, é comido e bem pago!

      E não carece de soborno!!!

      Eliminar
  5. Á que dar a devida atenção e compensação a todos os profissionais na área da justiça em Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Sr. Marçal, Sr. Carlos, são horas de acordar, acordar duas vezes. A primeira acordar do sono e a segunda acordar entro ambos para formas de luta, duras e longas, que enxovalhem a imagem do governo, pois para o Sr. Costa, é a segunda coisa que interessa, a imagem, a primeira é a prosa soar bem, ainda que se contradiga a cada oito dias.
    Assim, chegou finalmente a hora de ver se somos comandados por homens ou por seres que fazem xixi nas fraldas

    ResponderEliminar
  7. Os sindicatos têm de confrontar o primeiro-ministro! O PS tem de ser desmascarado! Sugestão- carta aberta, perguntando-lhe se ele consegue viver com estes ordenados. Perguntando-lhe que se ele estiver no Alentejo e se for do norte, como é que ele vive com ordenado de auxiliar, como é que ele conseguiria ver a família dele! Ele que explique por que é que vetou o suplemento aos OJ! Toda a gente tem de saber o que é a miséria desta profissão!

    ResponderEliminar
  8. Decorreu este fim de semana mais uma campanha de recolha de alimentos para o banco alimentar.

    "Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, realça que a iniciativa acontece numa altura de maior necessidade, em que se regista um aumento dos preços dos bens essenciais e algumas famílias não conseguem “esticar o orçamento” para acomodar este acréscimo".

    Com este Orçamento de Estado, em materias como as de politicas de rendimentos e de carga fiscal sobre as pessoas, o atual governo está a transformar Portugal num país de mendigos.

    Existem muitos Oficiais de Justiça em situação de pobreza, apesar das inúmeras horas extraordinárias realizadas por ano!...

    Por mais que se esforcem, não conseguem ultrapassar essa situação de pobreza porque o Ministério da Justiça, persiste em não reconhecer nem compensar esse esforço.

    TRABALHO ESCRAVO MODERNO!...

    Sim, os funcionários judiciais auferem vencimentos de miséria!...

    ResponderEliminar
  9. E agora SOJ?!...

    ResponderEliminar
  10. É muito fácil enxovalhar e desprestigiar a nossa classe. Por mim, sinto-me ultrajado e creio que os meus colegas também.
    Os 3 mil euros devem ir ter parado a outro bolso que não ao dos Oficiais de Justiça.
    Fico a pensar no cálculo aritmético que serviu de base a esse montante.
    Enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se incomode muito. O sr. dos 3 mil euros, conhece bem o modus operandi daquilo que não passa pela cabeça de qualquer Oficial de Justiça

      Eliminar
  11. eheheh é para não chorar! continuem a trabalhar fora de horas e baixar o cuzinho srs OJ´s que o sr. Costa e companhia agradecem

    com desprezo

    ah, já me esquecia, como alguém aqui diz, sempre com zelo e brio

    a troco de ordenado que dá para pagar tudo e mais alguma coisa

    ResponderEliminar
  12. MOVIMENTO EXTRAORDINÁRIO JÁ! PARA PROMOÇÕES! SRS SINDICALISTAS!

    ResponderEliminar
  13. E uma acção judicial contra esse patranheiro?
    Era pouco.....

    ResponderEliminar
  14. Mas qual a admiração pelos 3000 € ? Não há magistrados que o fazem por um bilhete para o futebol? Porque havemos de ser sempre os pobrezinhos mas honestos, cheios de complexos de culpa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem verdade

      afinal de entre a magistratura não tem havido casos é?

      Eliminar
    2. Pobrezinhos mas sérios e honestos.
      Os deuses, deixai-os andar até caírem do altar

      Eliminar
    3. FALSOS DITOS DEUSES, CAEM É UMA QUESTÃO DE TEMPO

      E O QUE FICA DELES É O MAL QUE FIZERAM

      Eliminar
  15. Mas aceitem com zelo e brio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitar, não aceito...Só tolero...Tal qual como as melgas...Não as consigo apanhar!!!

      Eliminar

Enviar um comentário