Governo aprova suplementos remuneratórios acordados com sindicatos
Decorreu ontem mais um Conselho de Ministros e, como habitualmente, no final, foi realizada a comunicação dos assuntos abordados e decididos pelo Governo. Dos vários assuntos, é forçoso destacar o aumento do suplemento para as forças de segurança, conforme já tinha sido acordado com os sindicatos.
O aumento do suplemento foi anunciado como sendo uma “medida histórica”. Recordemos que o aumento corresponde a 300 euros mensais a acrescer ao atual valor auferido (que é de 100 euros), embora em prestações. São 200 euros mensais com retroativos desde julho para pagar já (depois do diploma do Governo ser promulgado pelo Presidente da República). Esses 200 euros mensais serão pagos até ao final do ano e, em vez de terminarem, ou se converterem noutra coisa, no início do próximo ano o suplemento volta a aumentar em mais 50 euros, passando, portanto, o aumento a ser de 250 euros mensais até que, no ano seguinte, sobe mais 50 euros, atingindo os tais 300 euros acordados que ontem ficaram fixados em diploma legal pelo Conselho de Ministros a apresentar agora ao Presidente da República.
Segundo António Leitão Amaro, ministro da presidência, que realizou a síntese do Conselho de Ministros, este aumento “histórico” significa um aumento de 4200 euros num ano, o equivalente a mais quatro salários por ano para metade dos polícias e guardas.
"É o maior aumento feito para as forças de segurança e uma valorização justa para corrigir um erro do passado", disse o governante que garantiu ainda que, logo que o diploma seja aprovado pelo Presidente da República, o Governo fará o processamento "em pouco tempo". Este processamento rápido já é conhecido dos Oficiais de Justiça, pois também estes profissionais tiveram um processamento super-rápido do aumento do seu suplemento, tendo sido começado a processar nos respetivos serviços ainda antes do diploma sair publicado em Diário da República. Por isso, os Oficiais de Justiça estão em condições de garantir a todos os polícias e guardas deste país, por experiência própria, que este Governo vai rapidamente pagar o aumento do suplemento a todos, muito provavelmente já no próximo mês.
Este aumento que o Governo denomina como "histórico" não fez, no entanto, com que as carreiras fossem requalificadas como sendo de grau de complexidade 3, nem os futuros ingressantes terão de possuir uma licenciatura, nem sequer os atuais elementos terão de frequentar quaisquer cursos ou formações para poderem receber os 300 euros de aumento no suplemento. Evidentemente que a carreira pode vir a ser reformulada e os ingressos serem mais restritos, mas isso é outro assunto que não se confunde nem está na dependência da valorização salarial, tanto nestas como noutras carreiras. Há, no entanto, uma carreira na função púbica em que são os próprios sindicatos que reivindicam aumentos, mas só com condições restritivas para os próprios elementos da carreira, com isso afirmando que só assim poderá haver valorização salarial, e não, não é a carreira de grau 3 dos oficiais de registos.
Também ontem foi aprovado pelo Governo um outro suplemento, anunciado na Festa do Pontal, que é o suplemento extraordinário destinado aos pensionistas, suplemento este que vai variar entre um mínimo de 100 euros e um máximo de 200 euros, e que será pago com as pensões de outubro. Neste caso não se trata de um aumento mensal, mas de um bónus pontual.
Recordemos que este suplemento extraordinário vai variar de acordo com o total da pensão, ou pensões, ilíquidas dos reformados. Assim, para quem tem uma pensão de 509,26 euros o apoio será de 200 euros; já os pensionistas com reformas entre 509,27 euros e 1.018,52 terão um suplemento de 150 euros, enquanto os reformados que recebem entre 1.1018,52 euros e 1.527,78 vão ter um extra de 100 euros.

Fonte: "Sapo24"
E o que dizer do suplemento/apoio a ser dado aos professores já no início do ano lectivo, que varia entre 70€ e os 300€, em função da distância a que estão da sua residência...
ResponderEliminarNada contra, atenção!
E os desgraçados dos OJ??
Muitos e muitos colegas colocados muito longe de casa e praticamente a ter de pagar para trabalhar, face aos custos com habitação e não só.
Fui eu que percebi mal ou o acordo(zeco) com os OJ era o possível, pois não havia mais margem para subir no que quer que fosse??
Desde essa altura só vi foi aparecerem milhões para várias carreiras e esta...ficou-se com tostões.
Está é, sem dúvida alguma, a carreira da Função Pública mais mal tratada e desprezada que pode existir.
Incrível ao que se chegou!
Não me admira que ninguém queira vir para isto...
É triste, mas é a realidade.
Queria fazer um comentário mas não encontro o botão do chronus
ResponderEliminarVai mas é trabalhar malandro!!!
ResponderEliminarComentário perfeitamente desnecessário...
ResponderEliminarE sem sentido.
Bom dia. Gostaria que me explicassem, por favor, a relação do PRR com o novo EFJ. Muito obrigado.
ResponderEliminarIt´s a very good question!
ResponderEliminarIndeed ...
São os tais 300 paus que o o SFJ deve a cada um de nós todos os meses!
ResponderEliminar€ 42.000 ao fim de 10 anos!
Eu penso que nós devíamos juntar mais e não tratar os assuntos isoladamente porque assim eles acabam sempre por se diluir e parecer pouco significantes.
ResponderEliminarOu seja, sempre que abordemos um tema de nossa espoliação, não quer dizer que não deva ser tratado na sua especificidade, mas acho que deveríamos sempre, por mais maçudo que possa parecer, abrir um parêntesis e colocar lá invariavelmente pelo menos a recuperação do tempo de serviço, o pagamento da Ação 2073 e afins. É o que vem ou ainda lá esta no passado, é enorme, e seria o princípio da dignificação. Ademais, nenhum ser humano consegue ter um futuro pacífico e condigno sem ter resolvido as chagas do passado.
Doutra forma teremos ainda por mais uma ou duas gerações os oficiais de justiça a não querer passar nem perto dum tribunal quando se aposentam.
BROKEN HAMMER
ResponderEliminarwinter summer spring fall
born live dies all
fall summer winter spring
there aren´t such a thing
summer spring fall winter
I´m not more than just the printer
spring fall winter summer
nothing but a broken hammer
Fica aqui confirmado, porque recebemos 30 paus em vez dos 300 paus..
ResponderEliminar30 paus chega e sobra para quem carrega no botão do chornus e faz nenhum...
O pior é que paga o justo pelo pecador.
Olá eu já só peço a recuperação do tempo de serviço, que seria da mais elementar justiça.
ResponderEliminarA responder a mim mesmo.
ResponderEliminarIsto já parece a estória do passarinho amarelo...
Não encontrei o botão do chronus porque simplesmente não estava a trabalhar, pois hoje é mais um dia de luta, pelo menos, contra a espoliação do tempo de serviço que já foi considerado e recuperado aos funcionários públicos de primeira categoria, contra a suspensão do pagamento da Ação 2073 e contra a diferença dos valores atribuídos em subsídio a funcionários que tomam um TIR pior que nós, ou fazem uma constituição de arguido sem sequer o tomar, ou não conseguem fazer corretamente uma notificação num sumaríssimo, que já são factos do passado sendo só por si essa má vontade impeditiva de qualquer benefício de dúvida relativamente a futuras negociações sejam de estatuto ou de valorização salarial.
Podem tirar-me muita coisa, mas a dignidade de pretender ser tratado em pé de igualdade com os meus pares e equiparados não deixo que ninguém me roube.
Por outro lado, se estivesse no serviço, atenta a hora a que o fiz, não vejo como devesse abster-me de comentar neste espaço.
Para mais, o Oficial de Justiça sabe quais são os meus IPs particular e de serviço, e poderá atestar que, em regra, eu venho ao Blogue comentar basicamente quando não estou no tribunal.
Além disso sou espirita, tenho passado a manhã de greve a tentar convocar a verve de Natália Correia para ver se me inspira uma QUEIXA DAS ALMAS IDOSAS CENSURADAS.
Isso é O MÍNIMO!
ResponderEliminarCumprir a Sentença
+
Tempo congelado TROIKA/PSD-CDS
Cara(o)s colegas:
ResponderEliminarJá era para ter aqui anunciado mas não quis fazê-lo no dia que o Blogue dedicou à Sara, para não lho estragar, e assim também é uma forma de não a deixar cair tão depressa no esquecimento para quem tiver essa facilidade, não por frieza de alma mas por falta de proximidade apenas, dizia então, se se recordam dumas cartitas que eu andei a escrever ao PM, pois pretendo dar nota de que já me foram todas respondidas.
Não interessa se a resposta foi ser a Ministra da Justiça a competente para apreciar as minhas missivas, o que importa e quero realçar é que, seja o PM, o PR ou a Provedoria de Justiça, todos são céleres a dar uma resposta qualquer e não ignoram as pessoas, no caso da Casa Civil da Presidência da República nem sequer tendo sido por carta registada com aviso de receção da minha parte, enquanto que apenas uma entidade não deu cumprimento ao que devia depois de ter assinado o tal aviso de receção, e não me estou a referir ao Ministério da Justiça nem à PGR.
Tentem adivinhar de que administração estou a falar...
Há uma carreira que exige aumentos só depois de analisados e alterados os conteúdos funcionais.
ResponderEliminarSim senhor.
Há uma carreira onde muitos dos funcionários antes de ganharem mais 300 paus ao fim do mês querem a garantia de serem tratados por doutores no seu local de trabalho e querem também a garantia de poderem subir na carreira mais rapidamente que os ignorantes que não são doutores.
Se possível, querem todos ser chefes.
Não interessa de quem ou o que estejam a chefiar, querem apenas mandar em alguém.
Querem ser grau 3, porque são doutores.
Os outros, os ignorantes, estudassem...
Nem querem ouvir falar nos funcionários do registo e notariado que são Todos grau 3 e já ganham mais 200 ou 300 paus mensalmente.
Abominam essa carreira que trata todos por igual, vá lá saber-se a que ministério pertencem.
Está casta de funcionários são "diferentes", não se preocupem apenas com o umbigo deles, preocupam-se também com o estado geral da Justiça, imaginam ser parte da solução e não parte do problema, imaginam-se a proferir despachos nos processos, a tomar decisões, a tirar "trabalho" de cima do lombo dos senhores magistrados, esses desgraçados...
Imaginam-se a entrar no gabinete do Juiz e a discutirem a sapiência do despacho proferido, tratando-se um ao outro por senhor doutor.
Até podem almoçar juntos e falar sobre que novos conteúdos susceptíveis de alterações de modo a que os tais novos senhores doutores possam também despachar.
Quem vai ficar satisfeito são os senhores juízes, sim senhor, vão ficar em êxtase, poderem delegar o "poder' de decidir seja o que for naqueles funcionários, ficando com muito mais tempo para decidir aquelas decisões mesmo importantes e vejam lá, nem é preciso um provimento para isso.
Sim senhor, os juízes vão fazer manifestações para isso acontecer, vão tratar esses funcionários com a dignidade e o respeito que merecem até porque nós conhecemos bem os juízes e sabemos que são pessoas justas e sérias e vão se os primeiros a determinar que aqueles senhores funcionários sejam tratados todos por senhores doutores.
Os outros, os de grau 2 , vão continuar a serem os badamecos de sempre, e como são uma cambada de ignorantes vão fazer aqueles serviços de menor importância a ser, obviamente determinado pelos senhores doutores, os funcionários e não os juízes, não confundir as coisas.
Sim senhor, há uma carreira no Estado que antes de ter o dinheiro no bolso quer novos conteúdos, quer valorizar a carreira pelo seu conteúdo funcional, quer a
IA, quer que seja reconhecido internamente e externamente, porque não, as fantásticas capacidades obtidas ao longo do curso que tiraram e que lhes permitiu serem tratados por doutores e serem chefes dos ex colegas, grau 2.
Sim senhor, quero lá saber do dinheiro eu quero é ser chefe......
Abraço.
FF
Comentário sem sentido, mas já estamos habituados aos seus contributos do costume.
ResponderEliminarTanto pessimismo!
ResponderEliminarEntão e a parte em que eles vão reunir com os magistrados e aconselhar a baixar a idade da reforma pelo menos para os 60 - ficando a haver apenas 5 anos ao que tinham no contrato - porque esses monos já nem dão para a assiduidade, quanto mais para a gestão e organização do serviço, qualidade e produtividade, sem preparação técnica e intelectual adequada.
Substituí-los por carninha fresca que não será tosca de todo e à primeira oportunidade lhes passará a perna.
Isso não é positivo?
Oi!
ResponderEliminarIsso dái sempre foi acontchicendo lá ná minha iscolinha dji samba Os Djizunidos dá Tijuca.
E os juros vencidos e vincendos da Sentença do Processo de Ação Administrativa Comum 2073/09.1BELSB, do TAC de Lisboa?
ResponderEliminarComo é Sr. Marçal?
Somos dois. Devia haver pressão de ambos os sindicatos nesse sentido. E não percebo a inércia quanto a isso.
ResponderEliminarExcelente comentário. Como sempre. 👍
ResponderEliminarSó não gostou quem se sentiu retratado no mesmo.
Os do costume 🤡
A CM-TV hoje já é a segunda vez que refere a greve dos oficiais de justiça.
ResponderEliminarUma sobre um caso em Aveiro, que não se realizou.
Outra, agora mesmo, sobre um interrogatório que está para começar (ou não) de um homicida em Lisboa.
Falam, falam, escarnam... Mas a CM-TV não alinha com o blackout !
🍍
Nojo de carreira.
ResponderEliminarNojo!!
Sinto nojo.
É um facto...as outras classes levaram os 300 euros e ninguem questionou as suas funções...fazem agora o que ja faziam antes. Ja agora, estou a escrever este comentário em férias.
ResponderEliminardgaj
ResponderEliminarComo sabe a atribuição das várias tranches do PRR não são atribuídas automaticamente. Os estados que recebem as verbas têm que, previamente, cumprir com alguns requisitos impostos pela UE.
ResponderEliminarUm desses requisitos é a revisão das carteiras especiais da função pública.
Uma das poucas ainda não revistas é a nossa, e se não o estiver até finais de dezembro, a próxima tranche poderá não ser desbloqueada e sofrer atrasos
É a minha percepção e penso estar correcto, se assim não for desculpem, ou alguém mais informado que comente, por favor
Já agora, presumo que a empresa tenha ido beber a designação na mitologia grega, mais propriamente a Cronos, deus do tempo. Depois devem-lhe ter metido um h pelo meio e trocado o o por u no fim para ficar mais estiloso, ou então tratar-se duma versão americanizada dessa mesma mitologia.
ResponderEliminarMas tem razão numa coisa, quem teve a ideia de implementar nos tribunais esta aplicação, não devia estar de facto bom dos cornos, pois não se justifica de modo algum a desconfiança, já que serão muito mais os justos que os pecadores, e, no caso destes últimos, sempre houve alguém responsável nos nossos tribunais para não os deixar pôr o pé em ramo verde, mesmo que fossem os próprios responsáveis sempre havia antes forma de os responsabilizar.
Foi mais uma afronta apenas que nos fizeram, em parte semelhante à que ocorreu quando se deu o colapso do Habilus há 10 anos atrás, só que nesse caso foi mesmo muito grave do ponto de vista técnico também, pois com a mesma casmurrice de mostrarem quem mandava e quererem provar que é que sabiam, acabaram por depois de imenso prejuízo terem que ir buscar outra vez o Sardinha.
Vai ao Médico!
ResponderEliminarOlhe lá que os 300 seriam brutos. Com descontos, sobrava metade. Criticamos os papos secos mas mesmo que tivesse havido um tal aumento andavam por aqui a dizer que afinal é uma miséria, descontos e tal...
ResponderEliminarÉ da carreira e de gajos como tu ...
ResponderEliminarÉ quase isso. Mas é mesmo DGAL: Direção-Geral Acima da Lei.
ResponderEliminarAfinal Marçal & Companhia tinham razão, pois é melhor receber 30 papo secos ao invés de 300. Realmente somos uns idiotas, liderados por inteligentes
ResponderEliminarNenhum governo teria a irresponsabilidade de contabilizar o tempo de serviço congelado a todas as carreiras.
ResponderEliminarSeria brincar com o fogo.
Eu pessoalmente prescindo desse tempo em beneficio de uma subida substancial e sustentável dos salários.
Não se disse que era melhor mas tão só a propensão de alguns "inteligentes" em tentarem comparar o incomparável. Fala-se dos papos secos com o desconto de irs e efetivamente é muito pouco. Mas não se fale em 300 euros como se fossem líquidos. O que alguns "idiotas" defendem e sem liderança "superior" é que estamos a negociar um estatuto e que, através do mesmo se consiga uma valorização salarial, acompanhada de uma valorização de funções. Para todos que o queiram. Quem não o quiser, não é obrigado, mas não pode impedir que a classe dê o passo imprescindível para assegurar o seu futuro.
ResponderEliminar1000
ResponderEliminaro FF deve ser adjunto, num dos últimos escalões e que deseja o regresso das interinidades para, caso tenha 9,5% e uns anos de antiguidade possa ultrapassar quem numa prova de conhecimentos tenha 18 ou 19 valores. Isto é que é justo. Qual mérito, qual quê! Foram muitos anos em que a classe viveu para salvaguardar a antiguidade, sem qualquer aferição das competências. Se, seja licenciado ou não, for atribuído o grau 3 vai ter de habituar-se a ser chamado de "doutor", tal e qual, por exemplo, o que acontece com os atuais solicitadores. Se se sentir ofendido, invoque um qualquer objetor de consciência. Não impeça, nem desdenhe a ascensão de uma classe. Defenda a existência de provas exigentes para todos (licenciados ou não) e através das quais sejam selecionados os que demonstrarem mais conhecimentos e competência.
ResponderEliminarE maior do isto das pessoas, não é?
ResponderEliminarEu sei...
Talvez o comentário seja um exagero, mas a nossa profissão não presta!
ResponderEliminarBem apreciado, sim senhor, em regra é essa a postura da maioria dos doutores.
ResponderEliminarNojo mesmo foi no que deixarsm transformar esta carreira.
ResponderEliminarPagar para trabalhar e levar pontapés.
Mas....
ResponderEliminarE quem concordar com o novo paradigma pretendido para a carreira, achar que as chefias devem ser preenchidas por OJs detentores de grau 3, que o acesso a este grau seja só para Lics ou quem cumpra processos de equivalência, mas se esteja completamente a borrifar que o tratem por doutor ou não, e dispense discutir saliências de despachos em gabinetes?
Enquadra-se onde na sua narrativa?
"Estamos a negociar um estatuto..."; "para todos que o queiram. Quem não o quiser..." Dra. Alex. a senhora acaba de dizer que, nas costas dos oficiais de justiça, o sfj anda a negociar já um estatuto e que nele muitos vão ficar para trás, pois será necessário quer avançar, isto é, fazer licenciaturas. Portanto o sfj anda já a cozinhar o estatuto e ele vsi dividir os oficiais de justiça. Digam a verdade, assuma Dra.
ResponderEliminar