O foco da atenção de uns e de outros

      Depois da notada ausência do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), quer numa simples nota de apoio na sua página, quer em presença, no dia da iniciativa que trabalhadores da Justiça, da carreira de Oficial de Justiça, levaram a cabo em frente ao Ministério da Justiça, os Oficiais de Justiça comparam o foco do presidente do SFJ, lendo o último artigo de opinião que subscreve no Correio da Manhã e que diz assim:


      «Os portugueses não podem aceitar que a falta de investimento nos vários setores tutelados pelo Ministério da Justiça seja recorrente, e por isso, normal.


      O caso da fuga de cinco reclusos de um estabelecimento prisional “destapa” a situação dramática que se vive nos estabelecimentos prisionais do nosso país, sendo necessário a ocorrência de fenómenos como este para que os nossos responsáveis políticos tomem posições de força e implementem medidas, algumas imediatas outras mediatas, para que outras situações similares não aconteçam.


      O setor da Justiça continua a cumprir a sua missão, em mínimos inadmissíveis, com ciclos de desinvestimento, onde se enumeram falhas graves nos sistemas de segurança, sensores de movimento e alarmes inativos, sistemas de videovigilância inoperacionais, uma gritante escassez de recursos humanos e principalmente falta de estratégia, o que desemboca em tomadas de posição reativas e de curto alcance.


      O que falta fazer? Quase tudo! E só começa a ser assunto quando alguém morre, foge ou é indiciado por prática de um qualquer crime.


      A saída de Rui Abrunhosa não resolve, antes levanta outras questões que vão além do sistema prisional – que funções soberanas quer Portugal exercer? Que estratégia para além do ciclo eleitoral?»


      E pergunta o leitor: quem é o Rui Abrunhosa a que se refere Marçal?


      Era o diretor-geral de uma direção-geral que nada tem a ver com os Oficiais de Justiça, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).


      A título de curiosidade, a nomeação deste ex-diretor-geral esteve a cargo da ex-ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro – haverá alguns Oficiais de Justiça, não muitos, que ainda se recordam da passagem desta ministra pelo Governo.


      Há dois anos dizia aquela ministra assim:


      «A partir de hoje, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assume um novo rosto, e a escolha do Senhor Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves enche-nos de tranquilidade”, referiu a ministra da Justiça durante a cerimónia de tomada de posse.


      Catarina Sarmento e Castro, na tomada de posse do diretor-geral da DGRSP, para além de manifestar estar “cheia de tranquilidade”, diria ainda – lê-se na nota do Governo – que “o caminho a desbravar por Rui Abrunhosa Gonçalves será árduo, mas garantiu que o novo Diretor-Geral da DGRSP terá o apoio do Governo, que no seu programa definiu objetivos como o estudo de modelos alternativos ao cumprimento de pena privativa da liberdade em estabelecimento prisional, especialmente para condenados, aos quais se recomenda uma especial atenção do ponto de vista social, de saúde ou familiar, bem como a procura de respostas penais diferenciadas à criminalidade em função da sua gravidade, designadamente no âmbito dos sistemas de penas e de reinserção social.”


BinoculosMaos.jpg


      Fontes: artigo do Correio da Manhã reproduzido nas páginas do SFJ: “SFJ.pt” e “SFJ-Facebook” e a “nota do Governo, em 2022, sobre a nomeação do diretor-geral da DGRSP”.

Comentários

  1. Ainda queria saber da nossa vida, de OJ, mas passam os dias e nada!...

    ResponderEliminar
  2. Na qualidade de rei informo que mudei a minha opinião relativamente aos IEFPs.

    Por tal são muito bem vindos.

    Tudo o que sirva para mudar o atual status quo é muito bem vindo.

    Por causa duma determinada casta nesta classe não tivemos o aumento dos 20 porcento ou 10 por cento como queiram , sempre seria melhor que os 3,5 por cento, e não tivemos
    o aumento dos 300 euros a
    par com outras classes.

    Assim só temos esperança na alteração do estatuto contudo todos os indicadores apontam que não vem aí grande coisa.

    ResponderEliminar
  3. mais outro,
    só leste a parte dos 20%?
    o resto não leste?

    trata-se tu outros coo tu que só vêm as letras gordas.


    ResponderEliminar
  4. Só temos tido ministros e ministras da justiça que deixaram a justiça descambar e apenas trataram das suas vidinhas e da classe doa magistrados, nada mais.

    Triste sina

    ResponderEliminar
  5. Rei dos Oficiais de Justiça16/9/24 09:38

    Não venha com a treta da disponiblidade porque de uma forma velada já obrigam os auxiliares a fazer horas de graça sob pena de processo disciplinar...

    ResponderEliminar
  6. Rei dos Oficiais de Justiça16/9/24 09:41

    Assim venho retirar o meu apoio aos IEFPs, aliás deveriam incluir ex reclusos.

    Sou a favor disso.

    Tudo o que sirva para arrasar a tal casta de oficiais de justiça é bem vinda.

    Por causa dessa casta ficamos todos para trás a perder milhares de euros.

    ResponderEliminar
  7. Rei dos Oficiais de Justiça16/9/24 09:46

    Eu tinha lhe avisado, estamos em meados de setembro e nada...

    Agora andam a empatar...

    Onde está a valorização salarial?

    Onde está o projeto do estatuto?

    Nada de nada...

    Agora vem com um artigo sobre as prisões...

    Os guardas prisionais já nos passaram á frente....20 por cento no início do ano, agora 300 euros..e progressão na carreira de 3 em 3 anos...

    E nós?? Vamos novamente discutir o famoso suplemento...

    ResponderEliminar
  8. https://www.facebook.com/reel/1011124587359918

    ResponderEliminar
  9. Boa ideia King!

    Ex reclusos são bem vindos!!

    ResponderEliminar
  10. Hoje de manhã passei junto ao quiosque e estava uma enorme foto da nossa ministra na capa do CM.
    De longe não deu para perceber bem, mas não tinha nada a ver com o presidente do sindicato, acho eu...
    A notícia, assim vista de longe, era um bocado confusa, parecia fazer alusão ao ministério das infraestruturas também, uma salganhada à moda do correio da manhã, não percebi nada.

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpa por voltar à vaca fria, mas deve haver muito oficial de justiça a precisar de guito e com interesse em saber, enquanto não sai nada do estatuto, novidades acerca do assunto.
    Fui, pois, recuperar uma conversa do artigo deste sábado:

    "E conseguiram saber alguma coisa dos colegas que estão a ser notificados pela DGAJ para se pronunciarem sobre os valores da Ação 2073/09?"

    "Olhe, são todos aqueles que não foram a Lisboa por temerem que a DGAJ inverse na ideia de pagar a todos ..."

    É isto, nada transpareceu de facto, ou os colegas pediram sigilo?


    ResponderEliminar
  12. 16-09-2024.

    16 dias de Setembro e o silencio do Ministério da Justiça e do SFJ é ensurdecedor!

    Até quando este marasmo?!

    ResponderEliminar

  13. E?

    Quem tem medo compra cão.

    ResponderEliminar

  14. Enquanto pagarem quotas...

    ResponderEliminar

  15. Pague o que devem caloteiros!

    Há 20 anos sem o dinheiro devido!

    Caloteiros do MJ

    ResponderEliminar

  16. SOJ

    Não desarmes!

    ResponderEliminar
  17. Meus ricos 20% que nunca mais os vou ver na vida ...

    😢

    ResponderEliminar
  18. Há uma certa classe de analfabetos na nossa carreira que prefere 3,5% do que 20%.

    Infelizmente é o que temos ...

    ResponderEliminar
  19. Claro que não....as contas da casta superior de oficiais de justiça não queriam....com as suas teorias de conspiração ridículas emagníficas que 10 por cento menos 20 por cento é 10 por cento...mas mesmo k fosse assim ainda tínhamos um aumento de 10
    por cento...

    Agora tivemos um aumento
    de 3,5 por cento...

    Temos que agradecer a esta magnífica casta....
    Aliás não foi só os 20 por cento também tem os 300 mês....

    É muito dinheiro em jogo...

    ResponderEliminar
  20. Depois dos analfabetos há os burros... os tais que seguem cegamente a cenoura

    ResponderEliminar
  21. Andaram todos a trabalhar no estatuto o verão todo e até agora nada.


    É assim tão difícil elaborar um projeto de estatuto?

    ResponderEliminar
  22. Acabei de ver o recibo deste mês e confirma-se!!

    ResponderEliminar
  23. Cheira-me a esturro!

    ResponderEliminar
  24. Não me digam que Sr. A. M. ainda se vai chatear com a Drª. Rita?!!!

    ResponderEliminar
  25. Acabei de ver as noticias!

    Está lá tudo!

    ResponderEliminar
  26. Está lá tudo o k???

    ResponderEliminar
  27. Tal como se previa.

    ResponderEliminar
  28. Precisamente!

    ResponderEliminar
  29. Tal como eu pensava.

    ResponderEliminar
  30. Sim, é mais do mesmo!

    ResponderEliminar
  31. “Andaram todos a trabalhar no estatuto o verão todo e até agora nada.

    É assim tão difícil elaborar um projeto de estatuto?”


    Se o colega tivesse uma atitude proativa participando com sugestões ou, inclusive, nos trabalhos que decorreram, poderia, eventualmente, estar mais informado…

    Mas, entendo, é mais fácil e confortável esperar que os outros “trabalhem no verão” por nós e apenas criticar e exigir “serviço feito”.

    ResponderEliminar
  32. E eu a pensar que os sindicatos já tinham experiência no que diz respeito ao estatuto, não estiveram em negociação com outro governo?
    Não faziam ainda a idade qual projeto de estatuto negociar?
    Deitaram tudo ao lixo??? Há quanto tempo andamos em greves por um novo estatuto?
    Ainda não tinham um estatuto minimamente delineado?
    Agora querem a sugestão e colaboração dos oj.
    O que andaram a fazer nestes últimos anos? Em salas de audiências ou nas secretarias a tramitar processos não foi.
    Síndicatos miseráveis aqueles que nos representam

    ResponderEliminar
  33. Muito bom, o texto de hoje. As frases escolhidas sobre a nomeação do antigo responsável da DGRSP, a alusão a quem as proferiu. Muito inteligente o autor do texto. Adoro. Parabéns. De resto, a maioria dos comentários, são mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  34. Eu não vi nada....o que se passa por amor de deus diga. O que aconteceu?.

    ResponderEliminar

  35. Só leste a parte dos 20% e o resto leste?
    analfabeto

    ResponderEliminar
  36. bela casta ou casta me sis tu que só lê 20%
    e esquece o resto do que estava escrito

    cambada

    ResponderEliminar
  37. Pois... também vi a noticia. Não era de esperar outra coisa. Enfim...

    ResponderEliminar
  38. Inacreditável...

    Francamente nunca pensei.

    ResponderEliminar
  39. Já alguém que não tenha sido parte na Ação 2073 recebeu?
    Não é preciso dizer quanto nem o dia exato da notificação.
    Basta dizer, recebi a notificação há cerca de tantos dias, deram-me não sei quantos de prazo e pagaram-me após mais ou menos um determinado número deles, ou, já me deram prazo mas ainda estou à espera.
    Seria bom colaborar, para podermos controlar o ritmo da DGAJ.
    Ou talvez não...

    ResponderEliminar
  40. Porque sim16/9/24 19:43

    Não te trates, não. Vais ver onde vais parar.

    ResponderEliminar
  41. Sindicatos SEM interesse !!!!!!!

    ResponderEliminar
  42. Porque sim16/9/24 19:49

    O relatório do SFJ sobre as conclusões do trabalho de Fátima, está demorado. Quase que parece o orçamento de estado. Muito complicado, muito difícil de fazer.
    Ainda só passaram dez dias, talvez se precisem de mais 10, ou 20.
    De facto, é lamentável. Escrever umas simples conclusões que não serão mais de uma a duas laudas.
    Nada a que não estejamos habituados, mas que custa a engolir, custa.

    ResponderEliminar
  43. Ao Cível, Maior Acompanhado.
    Ao Crime, Tratamento Involuntário.

    ResponderEliminar
  44. Há quem diga que este ano não puxaram fogo ao país para desviar as atenções do orçamento de estado mas sim para dentro de dias aparecer do meio do fumo o nosso estatuto.
    Nem vai à BTV nem nada.

    ResponderEliminar
  45. A reunião de Fátima foi secreta e não era suposto ter havido fuga de informação.

    Sobre o que se passou lá dentro, não vamos saber nada mais do que aquilo que alguns colegas aqui divulgaram.

    ResponderEliminar
  46. Inacreditável o k? O k viram ?? Estou a sofrer muito não encontro nada..

    ResponderEliminar
  47. Realmente!!!!
    Apesar de tudo eu ainda esperava algo de diferente.

    ResponderEliminar
  48. Eu não fui parte da ação e já recebi.

    Recebi a notificação no dia 4.

    Pagaram me 35000 euros.

    Tou muito feliz com esta profissão.

    ResponderEliminar
  49. Só o SOJ é que nos pode valer meus caros...
    Porque outros têm lugar na Junta de Freguesia.
    Os que ENGANAM!

    ResponderEliminar
  50. Ainda não viste nada!

    ResponderEliminar
  51. Exactamente como eu, colega.

    Fui notificado e abdiquei do prazo de reclamação, declarando concordar com os valores em causa.

    35 mil eurinhos já cá cantam.

    Também estou muito feliz.




    ResponderEliminar
  52. Falem com o Francisco, ele sabe o segredo ...

    ResponderEliminar
  53. Não estás a ajudar.

    ResponderEliminar
  54. Esperava algo diferente o k?

    ResponderEliminar
  55. Não tou a ajudar ??

    As tantas agora Keres k te dei o meu dinheiro?

    ResponderEliminar
  56. Diga de uma vez o k viu o k sabe ? Qual notícia por causa de si nem vou dormir esta noite de tanta ansiedade que estou a sofrer.
    E ataques de pânico.


    Foi o estatuto??

    É os aumentos salariais?

    É o k?

    ResponderEliminar
  57. Xiiii...
    Só agora é que vi.
    Nem queria acreditar.
    Amanhã vai ser bonito vai

    ResponderEliminar
  58. Eu já recebi a notificação e vou responder.
    Faltam 7 mil euros. Querem me pagar 27 mas são 34 mil

    ResponderEliminar
  59. 3.º de Fátima...

    ResponderEliminar
  60. Sim, é um segredo do caraças.
    Já experimentaram perguntar a algum dos delegados sindicais que fizeram parte do grupo de trabalho.
    Eu fiz isso e fiquei esclarecido.
    Totós!

    ResponderEliminar
  61. Ou seja, alguns sindicatos têm grupos de trabalho no âmbito da revisão do estatuto, outros têm grupos de contestatários a atear fogos e a fazer propaganda nas redes sociais.
    Em minha casa é igual, uma filha ajuda a cozinhar, a outra reclama que não gosta do prato.

    ResponderEliminar
  62. Sim, é isso, e se não fossem eles ninguém recebia um tostão do período de provisório.
    Vou já mandar uma cartinha de agradecimento.

    ResponderEliminar
  63. Pois é, uma cambada que não percebe que seria tão mas tão gratificante ter 10% de suplemento integrado.
    Aí, era tão bom não foi?!

    ResponderEliminar
  64. A questão dos provisórios nem sequer foi despoletada pelo sfj, mas sim por um colega nosso que suscitou a questão, em 2004, ao provedor de justiça que lhe deu razão. Posteriormente, a dgaj, em 2006, respeitando o parecer homologado pelo SEAJ, passou a contabilizar esse tempo a todos os colegas e por isso é que a partir dessa data têm o periodo contabilizado. Mais tarde, muito mais tarde, em 2009 é que o SFJ, talvez impulsionado pelo SOJ que entretanto foi constituido, tomou a iniciativa de recorrer para os tribunais. A cronologia dos factos é essa e poico há a agradecer a quem, com tantos fundos e asvogados, só agiu "apertado" pelas circunstâncias.

    ResponderEliminar
  65. Anúncio de procedimento n.º 19109/2024, de 16 de setembro
    Emissor: Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
    Parte: L - Contratos públicos
    Data de Publicação: 2024-09-16
    SUMÁRIO
    Aluguer de 22 viaturas (tipologia inferior) por período superior a 60 dias (10 meses).

    Tudo p'ro Torel !!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ