FESINAP decreta greve, deixa-se enganar e prejudica os Oficiais de Justiça

      Divulgou ontem a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) os serviços mínimos que acordou com a Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESINAP), para a greve que esta entidade sindical decretou para o próximo dia 06 de dezembro, uma sexta-feira.


      A DGAJ propôs e a FESINAP aceitou o proposto. Ora, a FESINAP não percebe nada da carreira dos Oficiais de Justiça, nem tem conhecimento nenhum sobre o histórico de serviços mínimos e em que dias é que estes são mesmo necessários.


      Ao aceitar os serviços mínimos propostos pela DGAJ para uma sexta-feira idênticos aos que foram fixados anteriormente para uma segunda-feira é algo que nenhuma estrutura sindical com conhecimento da carreira faria, nem é algo que nenhuma entidade que possa agir com boa-fé faria.


      No caso dos tribunais e dos serviços do Ministério Público, os dias da semana não são todos iguais, nem as atribuições e responsabilidades dos Oficiais de Justiça são iguais aos demais trabalhadores da função pública.


      Se às segundas-feiras é sempre necessário serviços mínimos devido à existência de um prazo legal de 48 horas que se deve assegurar às pessoas privadas de liberdade, porque aos domingos os tribunais estão encerrados, o mesmo já não sucede nos outros dias da semana, porque no dia anterior os tribunais estão a funcionar e no dia posterior também, como é o caso da sexta-feira, porque aos sábados há sempre tribunal de turno.


      A FESINAP desconhece esta particularidade e especificidade dos Oficiais de Justiça e ao aceitar os serviços mínimos que a DGAJ propôs cometeu um erro gravíssimo e criou um precedente igualmente grave que será usado pela DGAJ em futuras greves à sexta-feira.


      Quantos Oficiais de Justiça tem a FESINAP inscritos como associados? Nenhum! Então como se atreve esta estrutura sindical a assumir condições que afetam os Oficiais de Justiça? Como é que atira para o lixo anos de luta e de reivindicação sobre os serviços mínimos às sextas-feiras, indo até contra decisões dos tribunais?


      É muito grave aquilo que acaba de acontecer, mas é igualmente grave que a DGAJ tenha proposto algo que bem sabe que não deveria ter sequer proposto, acabando por conseguir o que não consegue com as outras estruturas sindicais que detêm associados Oficiais de Justiça.


      A FESINAP agiu na ignorância e na boa-fé de que a proposta da DGAJ, sendo igual à anteriormente implementada estaria correta, não atentando que os dias da semana eram diferentes e que esse aspeto faz toda a diferença nesta concreta estrutura da Justiça.


      E depois temos isto:


      Para todas as sextas-feiras do ano já estão marcadas greves e nenhuma delas tem serviços mínimos. Sim, note-se bem, os Oficiais de Justiça dispõem de greves convocadas para todas as sextas-feiras sem serviços mínimos.


      Para todas as manhãs de todas as sextas-feiras (das 09H00 às 12H30) está ativa uma greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), sem serviços mínimos.


      Para todos os períodos da hora de almoço, entre as 12H30 e as 13H30, está ativa uma greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), sem serviços mínimos.


      Para todas as tardes e noites (das 13H30 às 24H00) de todos os dias está convocada outra greve do SOJ, também sem serviços mínimos e esta até está quase a completar 2 anos.


      Estas três greves completam um dia inteiro e nenhuma delas tem serviços mínimos decretados e repetem-se todas as sextas-feiras (bem com noutros dias), pelo que vir agora uma estrutura sindical que abrange os Oficiais de Justiça, é certo, mas cujo mundo laboral lhe é estranho, aceitar algo que aos Oficiais de Justiça demorou anos a obter, que é o reconhecimento de que às sextas-feiras não é necessário estabelecer serviços mínimos, é uma machadada na carreira, dada pela ignorância da estrutura sindical e pela astúcia da contraparte.


      Seja como for, na próxima sexta-feira 06DEZ os Oficiais de Justiça têm duas opções para fazer greve o dia todo: pela FESINAP, com serviços mínimos, ou pelo SOJ, sem serviços mínimos.


      A partir de segunda-feira deverão os Secretários de Justiça de todo o país estar a elaborar e a indicar quem são os Oficiais de Justiça que deverão assegurar os serviços mínimos nessa sexta-feira 06DEZ. As listas com os nomes serão divulgadas e esses Oficiais de Justiça nomeados ficam presos aos serviços mínimos para a greve da FESINAP, é bem verdade, mas não ficam presos à sexta-feira e nunca, mas mesmo nunca, à greve do SOJ ou do SFJ.


      Quer isto dizer que os serviços mínimos acordados para essa sexta-feira são inúteis, porque todos os Oficiais de Justiça que queiram aderir à greve de sexta-feira poderão fazê-lo ao abrigo das greves decretadas pelo SOJ e estas não têm serviços mínimos.


      E quando dizemos que todos os Oficiais de Justiça podem aderir à greve do SOJ sem serviços mínimos queremos dizer mesmo todos os Oficiais de Justiça, mesmo aqueles que concretamente estejam nessas listas indicados para assegurar os serviços mínimos da FESINAP.


      Sim, tomem boa nota disto: mesmo aqueles que serão designados para assegurar os serviços mínimos da greve da FESINAP não estão indicados para assegurar os serviços mínimos da greve do SOJ, pelo que a ela podem aderir.


      Em conclusão, os serviços mínimos acordados e as listas que irão ser apresentadas são inúteis e tal inutilidade será replicada por todo o país com os Secretários de Justiça e outros superiores hierárquicos dos Oficiais de Justiça a intimidarem os Oficiais de Justiça, dizendo-lhes que não podem aderir à greve dessa sexta-feira porque há os tais serviços mínimos, como se esta greve da FESINAP atirasse para o lixo a greve do SOJ e esta deixasse de vigorar.


      A greve do SOJ só deixará de vigorar, ou passará a ter serviços mínimos, quando, e se, o SOJ quiser ou um tribunal o decidir, mais ninguém pode acabar ou suspender a greve do SOJ ou impor-lhe serviços mínimos, pelo que se reitera que, embora os Secretários de Justiça e, ou, os Administradores Judiciários, elaborem listas de pessoas para os serviços mínimos, essas listas são para ignorar totalmente, porque são completamente inúteis e nenhum Oficial de Justiça as tem de observar em face da existência das greves do SOJ, a não ser, como é óbvio, que, até lá, o SOJ desconvoque as greves, o que seria ótimo porque isso significaria que esta carreira tinha acabado de passar para o mesmo patamar das demais que efetivamente estão a ser valorizadas com os seus elementos a auferirem mensalmente bem mais do que 3,5% a mais num suplemento de 10%.


      Esperemos que sobre este assunto venha o SOJ nos próximos dias reiterar esta informação, porque, afinal, à sua greve diz respeito, para que os mais medrosos e os que habitualmente não confiam ou desconfiam das informações desta página possam dormir descansados e, bem assim, para aqueles que têm tendência à prepotência e à intimidação sejam considerados igualmente inúteis.


ExpressaoLivroCabeca.jpg


      Fonte: “DGAJ”.

Comentários

  1. Confesso, nunca ouvi falar nesta FESINAP. Afinal que ligação tem aos sindicatos dos oficiais de justiça?
    Tem hierarquia superior?
    Estes estão em plano subalterno? Afinal os sindicatos são indwpendentes ou não? Ja não bastava estarem condicionados pelas grandes estruturas, UGT e intersindical mais a influência dos partidos e agora temos mais um tentaculo do polvo a tentar controlar.
    Vendo bem as coisas não existe neste mundo verdadeira liberdade. Escravos de uma maneira ou de outra.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma habilidade da DGAJ. E ainda ha gente que acredita nas boas intenções de valorização de carreira dos oficiais de justiça por esta entidade.
    Eu tenho uma palavra sobre as intenções da tutela:
    DESMANTELAMENTO.

    ResponderEliminar
  3. Escravos mesmo, dominados por máfias.
    Acordem!

    ResponderEliminar
  4. Perfeitamente.
    Quem acredita há décadas na boa fé da tutela é tão ingénuo que até dá dor.

    ResponderEliminar
  5. Mais um excelente trabalho desta página.

    Bem haja blogueres.

    ResponderEliminar

  6. Fesinap, lamentável ignorância.

    Dgaj, inqualificável.

    ResponderEliminar
  7. Mas existe ainda alguém que acredite na boa fé obvio que os sindicatos estão aliados á tutela para depois individualmenye serem compensados

    ResponderEliminar
  8. Qual a posição dos nossos sindicatos perante a fensinap...

    Que tal colegas ligarmos para essa fensinap a pedir esclarecimentos....e mandar vir com eles??

    ResponderEliminar
  9. Ristovski disse: "se Bruno Fernandes sair do Sporting, estamos fodidos"
    Eu digo “Se o Marçal sair do SFJ, estamos fodidos”
    …………….

    ResponderEliminar
  10. Andamos sempre a reclamar que os sindicatos têm de andar unidos, haja o que houver. Agora queremos hostilizar um sindicato, por se entender que não nos defendeu. Haja paciência!

    ResponderEliminar
  11. Eu digo, se o Marçal sair do SFJ, pior não ficamos de certeza, mais uns classe com 300 paus.
    Deixem de pagar cotas aos 2 sindicatos, alguém melhor surgirá , porque pior não é possível.

    ResponderEliminar
  12. fesinap@fesinap.pt. Aqui está o email dos oportunistas.

    Colegas toca a enviar emails para essa fensinap.

    Mais uns que querem destruir os oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  13. Eu já enviei meu email a essa fensinap e vocês???

    ResponderEliminar
  14. ??? Você tá bom da cabeça?? Ou trabalha na DGAJ.

    ResponderEliminar
  15. Enfermeiros atualização do salário base para 1400 no início da carreira...
    Nos 900 e tal... diferença de 500 euros pimba pimba.

    ResponderEliminar
  16. Os enfermeiros são licenciados.
    Estudaram, especializaram-se, têm formação.

    Nós não passamos de simples administrativos, alguns apenas com o 9.ano de escolaridade.
    O grau ll é mais que suficiente para as tarefas que muitos desempenham e para muitos que mal sabem escrever.


    E como grau ll já ganhamos acima dos assistentes técnicos.

    Por isso... Nem sonhem terem aumentos de 300 euros.

    Mamam os papos secos e já vão com sorte.

    ResponderEliminar
  17. Auxiliar que já há muito deveria ser Adjunto23/11/24 15:55

    Boa tarde meus caros e estimados colegas.

    Graças a Deus ou a nós, independentemente da respeitável crença de índole religiosa de cada um.

    A classe dos Oficiais de Justiça ainda têm dos sindicatos o SFJ e o SOJ, ambos cada com a sua estratégia.

    Um a negociar um acordo até à revisão do estatuto com a tabela salarial e outro a manter as greves ativas.

    Neste particular em concreto o SOJ que é o detentor destes pre avisos das greves sem serviços minimos que as mantenha, porque se o Ministério da Justiça não apresentar um projeto de estatuto com dignidade.

    Nós aí teremos que fazer uso das mesmas greves para encerrar serviços e com o apoio total de ambos sindicatos, fazemos nos valer dos nossos direitos que proclamamos há mais de 20 anos.

    JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA.

    ResponderEliminar
  18. Que investigação criminal é que tu fazes?!
    Copiar e colar despachos e enviar para os OPC's?! É essa a investigação que tu fazes?!


    És tu que fazes as propostas de SPP?!
    Acho que não.
    Parece-me que apenas lês o que o magistrado põe no despacho e dás a conhecer ao arguido... Ou não é?!


    E por aí fora ...

    Nem vou continuar...
    Caro Rei dos administrativos do tribunais



    ResponderEliminar
  19. Esqueça isso.
    Já fomos.

    Nada a fazer.

    ResponderEliminar
  20. Rei dos Oficiais de Justiça23/11/24 17:41

    Quem diz que eu faço ou já fiz?
    A investigação faz sentido na secretaria sim é esse o escopo de um ministério público.

    Senão meu caro estaríamos perante um estado de polícia...

    E isso vai contra o estado de direito..
    Ou seja os opc apenas trabalham com o mp para o auxiliar, por excesso de trabalho..

    Vai estudar o significado de ministério público, estuda também o papel do oficial de justiça e sua evolução desde os tempos bíblicos...

    Sim existe muitos interrogatórios que o magistrado apenas diz aplique a SPP.. e tu com a tua experiência e com base na lei tens que saber o que propor...

    Não brinques comigo, apesar de não estar codificado as funções do.oficial de justiça... não quer dizer que não exista..

    Se é assim tão simples tais funções, será que a tua avó sabe fazer estas funções? Ou a tua mãe??

    Para além do fato que todas as funções que foram sonegadas para outras profissões, nos últimos 20 anos ..imagine a quem foram atribuídas??

    Acha que foi ao tio Manel das bifanas ou aos notários, solicitadores, advogados, inspetores das finanças,etc...

    A polícia tem o dever de assegurar a segurança interna do país...assessoria mente faz investigação...

    Vá estudar porque você não tem a mínima noção do que um oficial de justiça faz..

    Tenha vergonha nessa cara...

    Com esta já foste todo arrebentado..

    ResponderEliminar
  21. O zorro você em agosto dizia que o estatuto seria em setembro ...você é crente?

    Já estamos em novembro...

    Acredite que se eles dizem 6 meses ... obvio que só para junho de 2025....

    Vão esgotar os prazos ..

    Depois o governo vai afirmar que não existe verba já deu o que tinha a dar....

    Enquanto tivermos estes sindicatos, estamos arruinados...


    ResponderEliminar
  22. Se forem preenchidos, 500 lugares, deste concurso, como dizia o "Ristovski, estamos fodidos"

    ResponderEliminar
  23. António Marçal é o futuro candidato a Presidente da Câmara Municipal da Lousã.

    É presidente da concelhia do PS da Lousã e o atual Presidente da Câmara Municipal da Lousã já não pode recanditar-se por limite da mandatos.


    ResponderEliminar
  24. O adiamento das eleições para os Órgãos Sociais do Sindicato dos Funcionários Judiciais, pasme-se, por seis meses, só pode ter a ver com o calendário das eleições autarquias.

    Deixa a presidência do sindicato e assume a presidência da autarquia da Lousã!...

    ResponderEliminar
  25. ???? Afinal quem é o atual presidente da câmara?? O Marçal?

    ResponderEliminar
  26. É claro que vão ser ocupados com a miséria que aí anda...

    ResponderEliminar
  27. Ao falarem na Lousã, veio-me à memória, uma Juiz da Lousã (MUITO BELA) e a HISTÓRIA "A BELA E O MONSTRO".

    ResponderEliminar
  28. Desenvolve essa história

    ResponderEliminar
  29. Há muito oficial de justiça licenciado , bem mais que na polícia.
    O trabalho é muito mais técnico nem tem comparação.
    Nem sempre foi exigido licenciatura para enfermagem.
    Para oficial de justiça apenas ainda não foi atualizado o requisito.
    Simplesmente isso.

    ResponderEliminar
  30. A mim ao contrário de ti, não me pagam para escrever histórias, aqui.

    ResponderEliminar
  31. ,,??? Tu és doente da cabeça

    ResponderEliminar
  32. Coitados dos Lousanenses ...

    Temos de os avisar ...

    ResponderEliminar
  33. Se não fosse o SOJ já estavam comidos.

    Com os papo secos, claro


    ResponderEliminar
  34. Escravos aguentem e paguem quotas, vá lá.

    Eheh

    Acordaram 30 paus está bom escravos.

    ResponderEliminar
  35. Sim sim, a vossa inutilidade tem sido muito preciosa.
    Nem sei o seriamos sem vocês.🙄

    ResponderEliminar
  36. És um papagaio tão engraçadinho.
    Tens é que pedir para te ensinarem uma frase diferente.

    ResponderEliminar
  37. OJ de Turno24/11/24 00:56

    Boa noite.
    Acabo de sair agora do turno de sábado, e só vejo/leio aqui disparates.
    O juiz com quem estive a trabalhar ouviu todos os arguidos que tinham sido detidos antes das 9 da manhã.
    Amanhã, que é já daqui a pouco, eu só vou fazer turno porque quero e faço questão, para manter as consciências acordadas...
    Dia 6 de dezembro, se Deu..., perdão, o SOJ quiser, lá voltarei a fazer greve tal como tenho feito às sextas-feiras desde que me lembro este ano.
    No mais, segunda-feira temos muito tempo.


    ResponderEliminar
  38. Aprendam a ter deveres e depois peçam os direitos.
    Aprendam a trabalhar direito mas é, brio profissional que muitos poucos têm...
    Grande máfia nos Tribunais, vê-se logo que é uma extensão da Santa Casa da Misericórdia... É o que temos!

    ResponderEliminar
  39. O email da fensinap está aqui fesinap@fesinap.pt.

    Vamos enviar emails a questionar estes meninos , porque se andam a meter nos assuntos dos oficiais de justiça?

    ResponderEliminar
  40. Refere-se aos direitos adquiridos sonegados ou a novos direitos reivindicados?
    Havia muito boa gente briosa que perdeu a vontade quando unilateralmente alguns dos seus direitos foram simplesmente elididos, em muitos casos contrapartidas de tal ordem que, tendo elas consciência do que as esperava, foram a única razão que as levou a optar pela carreira de oficial de justiça, como por exemplo a reforma diferenciada.
    Tendo-se apurado depois, também, que muitos dos profissionais foram durante meio século, e continuam ainda parte deles a ser, espoliados duma percentagem dos seus vencimentos.
    Na base dum ato de má fé da entidade administrativa sua empregadora.
    Qual é a moral que resta a essa entidade para cobrar deveres aos seus trabalhadores quando baseia a sua relação com os mesmos em tamanha desonestidade e arbitrariedade?

    ResponderEliminar
  41. Cheira-me que terão sido enganados com a má fé do costume...

    ResponderEliminar
  42. O Governo e DGAJ estão mais preocupados em comemorar o 25 de Novembro.

    ResponderEliminar
  43. Não gostas de papo secos?

    SFJ oferece

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ