O OE 2025 e os Oficiais de Justiça sub-orçamentados
Reagiu ontem o SOJ, com indignação, aos valores anunciados pela ministra da Justiça, com relação aos consignados no Orçamento de Estado 2025 para a carreira dos Oficiais de Justiça – 5 milhões para os Oficiais de Justiça, 14 milhões para o Corpo a Guarda Prisional e 40 milhões para a Polícia Judiciária.
Da parte do SFJ não houve nenhuma manifestação oficial da estrutura, mas apenas um comentário nas redes sociais em que uma dirigente sindical justificava a diferença destacando a resposta da ministra da Justiça ao deputado António Filipe, do PCP, afirmando que o Orçamento de Estado iria ser reforçado posteriormente, aquando do novo acordo sobre o Estatuto, pois ainda não se sabe hoje como vai ficar a nova tabela salarial. Assim, considerava que haveria futuramente uma alteração ao OE2025 para acomodar a nova tabela dos Oficiais de Justiça, afirmando que os referidos 5 milhões – que, por sinal, estão no documento OE2025 como sendo 7,7 milhões – se destinam apenas ao acordo existente relativo ao suplemento.
Já no passado dia 21-10-2024, com o artigo intitulado “Revisão da carreira adiada para o primeiro semestre de 2025”, apreciamos os valores díspares constantes na proposta de Orçamento de Estado para 2025. Nessa altura, há cerca de um mês, nenhum sindicato reagiu quando analisávamos a situação da seguinte forma:
«Para além da grande diferença, note-se ainda outro aspeto: os guardas prisionais são em número inferior ao dos Oficiais de Justiça; são pouco mais de metade dos Oficiais de Justiça.
Ora, não sendo o valor do acordo com os guardas prisionais de cerca de metade do dos Oficiais de Justiça, então o acordo com os Oficiais de Justiça deveria ter um valor de cerca do dobro, não do dobro do valor do seu acordo, mas o dobro do valor do acordo dos guardas prisionais, pois é quase o dobro o número de Oficiais de Justiça existentes, em relação àquela carreira que também está sob a mesma alçada do mesmíssimo Ministério da Justiça.»
«Os valores denotam que com os guardas prisionais houve um acordo de valorização salarial que assim se pode de facto designar, enquanto que com os Oficiais de Justiça o que houve foi, antes, um mero ajustamento firmado que, em face da realidade das outras carreiras, não merece ser chamado de acordo, por comparação com os demais.»
Na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2025, que o Governo apresentou no Parlamento, consta ainda outra curiosidade, em relação ao dito acordo com os Oficiais de Justiça, que passamos a citar:
«Estas medidas terão um impacto orçamental, considerando encargos patronais, de 3,6 milhões de euros em 2024 e 7,7 milhões de euros em 2025.»
Ou seja, se o dito acordo representa uma despesa de 3,6 milhões em 2024 e se essa despesa diz respeito a metade do ano de 2024, os 7,7 milhões que custa o dito acordo em 2025 é uma previsão para o ano inteiro, e não só para o primeiro semestre e, claro está, muito menos até ao final do corrente ano. Quer isto dizer que o suplemento, tal e qual está, tem cabimentação para durar todo o ano de 2025.
Ontem, o presidente do SOJ considerava “ofensiva” a verba do Governo para os Oficiais de Justiça em relação aos valores que anunciava para os guardas prisionais e para os inspetores da Polícia Judiciária, verbas que são substancialmente maiores embora para um número substancialmente menor de profissionais, sendo a verba dos Oficiais de Justiça a mais baixa de todos.
«Nós estamos a falar de um universo de cerca de dois mil indivíduos, dois mil quadros na polícia judiciária, 4 mil nos guardas prisionais e estamos a falar de sete mil e quinhentos Oficiais de Justiça e depois olhando para os rácios que é esta distribuição, é evidente que os Oficiais de Justiça não podem aceitar esta natureza dos cinco milhões de euros que estão aqui assim indicados.», disse Carlos Almeida.
O presidente do SOJ admitiu endurecer as formas de luta, sendo certo que para já continua a greve ao período da tarde, nos dias úteis, e no período da manhã, às 4ª e 6ª feiras.
Carlos Almeida estima que desde janeiro de 2023, quando a greve das tardes começou, até ao presente, mais meio milhão de diligências e 10 milhões de atos tenham sido adiados por causa da greve. Garante, ainda, que as prescrições ultrapassam os 3 processos por dia.
Entretanto, na Assembleia da República, um deputado do Chega, eleito pela Madeira, Francisco Gomes, acusava a ministra da Justiça de falta de empenho na melhoria das condições de trabalho nos tribunais da Madeira. O deputado classificou o assunto como “sério e urgente”, afirmando que “Nas regiões autónomas, mais vale ser bandido do que Oficial de Justiça. Por isso, o que exigimos é que o seu governo assuma as responsabilidades que lhe competem e pare de brincar com a cara dos madeirenses”, considerou.
O deputado quis saber se as bancadas do PSD e do CDS, que suportam o atual governo, vão votar a favor de uma iniciativa já submetida pelo CH, que prevê a criação de um subsídio de insularidade para os Oficiais de Justiça que trabalham nas regiões autónomas.
Para além da questão concreta dos Oficiais de Justiça, referiu também que “Os espaços onde se pretende exercer a Justiça estão desprovidos de dignidade, o que é reprovável, pois cada tribunal em mau estado representa um desrespeito para com a essência da Justiça, para com os que trabalham no sistema judicial e para com os cidadãos que a ele recorrem”, disse Francisco Gomes.
Assim, as críticas vão para o Governo da República por não encarar a recuperação dos tribunais nas regiões autónomas e a melhoria das condições de trabalho dos Oficiais da Justiça que lá estão sedeados com a prioridade que merecem. Aliás, o parlamentar afirma que o governo do PSD está mais interessado em assuntos que não têm significado no contexto da sociedade portuguesa.
A concluir, Francisco Gomes argumentou com a ministra que a Justiça não precisa de demagogia, nem discursos vazios, mas de ação e trabalho. Ainda sublinhou que, a seu ver, é “ridículo” que as prisões estejam em melhor estado do que os tribunais e que os reclusos estejam mais bem acomodados que os Oficiais de Justiça.

Fontes: “SIC Notícias” e “Diário de Notícias da Madeira”.
O esclarecimento!!!
ResponderEliminarTodas as continhas...
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2670599/ministerio-esclarece-salario-minimo-de-1717-para-guardas-prisionais
Na senda desse esclarecimento feito ao auferido por um Guarda Prisional, devo dizer que entendo perfeitamente alguns dos suplementos que recebem mensalmente.
ResponderEliminarE nem sequer coloco em causa o que menciona o artigo ou a justiça de tais suplementos...
O que já custa a perceber (e revolta!), é a nossa carreira, no mesmo Ministério, tratar-nos mal em diversas frentes.
Por que razão o salário base nesta carreira, que exige conhecimentos e especialização constantes, é inferior??
Por que razão o suplemento fixo é no nosso caso de 13,5% sobre o salário, pago a 12 vezes....e aos guardas prisionais é de 20% (22% em 2025) e pago 14 vezes ao ano??
Por que razão têm apoio à renda e nós não??
Por que razão o trabalho suplementar, como diz o artigo, leva a que um guarda prisional leve mais 320,47€, mas o desgraçado do O J. que chega a ficar noite dentro a trabalhar num interrogatório, nem uma côdea de pão leva para casa??
Por que razão a disponibilidade permanente a que estão sujeitos todos os O.J. não tem qualquer suplemento??
Fartos de levar pontapés daqui e dali...
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER
ResponderEliminarA dita esquerda deixou o país em farrapos.
PS, PCP, BE, Livre e PAN governaram oito anos, uns ao colo dos outros, e o resultado é dramático.
Não há professores.
Não há médicos.
Não há técnicos no INEM.
Não há enfermeiros.
Não há polícias.
Não há oficiais de Justiça.
Não há guardas prisionais.
Não há militares.
É sempre assim quando a dita esquerda exerce o poder -- em Portugal ou noutro lado qualquer.
A dita esquerda limita-se a gastar mal o dinheiro que existe.
Quanto ao futuro, quem vier atrás que feche a porta.
Mas estão desculpados...
ResponderEliminarFazem-no em novo do Povo e nos amanhas que cantam...
Cerca de 80% de suplementos e componentes fixas e variáveis...
ResponderEliminarNice!
A escravatura nos Tribunais parece quase desejo no MJ
..
Pois é sabem quanto é o subsídio de insularidade pago pelo governo aos oficiais de justiça? 204 euros..
ResponderEliminarSabem quanto paga o governo regional ?
670 euros ..
Continuamos a ser roubados contudo existem colegas nos Açores e madeira que acham que recebem muito com este suplemetozinho de 200 euros.
Cuidado que o fake knews que pode aparecer por aí a contrariar esta notícia...
ResponderEliminarMas ainda existe mais um suplemento o de insularidade para aqueles que forem para as ilhas mais 204..
Eu estou á 10 anos nesta profissão levo 1280 euros para casa a diferença é simplesmente brutal..
https://www.dnoticias.pt/2024/7/11/412593-governo-garante-subsidio-de-662-euros-para-todos-os-funcionarios-publicos/
ResponderEliminarSó faltou o pequeno pormenor que os 662 EUR são pagos uma vez ao ano, e os oficiais de justiça recebem os tais 200 EUR mensalmente...
Para o Anonimo das 8:33, será fácil responder às suas questões..
ResponderEliminarNão tivemos o aumento de 20 por cento porque o SFJ criou uma teoria ridícula de ninguém fica para trás.
O governo pretendeu aumentar o grau de qualificação dos funcionários mais uma vez a teoria ridícula do ninguém fica para trás o SFJ recusou.
Depois em vez de ir discutir a valorização salarial no imediato...foi assinar um acordo, sobre um suplemento que já era reconhecido por todos bastava recorrer a tribuna
Por isso tudo estamos nesta situação decadente.
Como vê tem aqui as respostas todasl.
E continua a existir colegas que para tentar nos enganar dizem que os guardas prisionais não recebem isto apesar do cabal esclarecimento do governo.
Vamos para a greve aos atos e que venham os processos disciplinares! Já estou por tudo! Chega de gozarem com a nossa cara.
ResponderEliminarTenho que admitir isto é doentio tenho que fazer de tudo por sair do lixo desta profissão...
ResponderEliminarEstá confirmado que o suplemento veio para ficar...
Os tais 3,5 por cento..
Recusaram aumento de 10 por cento..
Com a famosa falsa conta do 10 - 20 = 10..
Em vez do 20 = 10+10
É muito perigoso os colegas das fake knews levam o PPL a pensar de uma forma errada
Obvio que. Solução é congelar tudo...mas você não acha estranho o silêncio do SFJ...
ResponderEliminarA fingir que a tutela está a lutar pela dignidade da profissão....
Já está confirmado mediante o orçamento que não existirá aumentos...
Inda agora saiu a notícia que o aumento do salário médio na função pública é de 2112 euros e nos continuamos nesta miséria...
Atenção que o guarda prisional recebe isto no início de carreira...
Muito bem 8:58 👏
ResponderEliminarCusta-lhes ouvir as verdades!!!
Mas a nossa carreira está como está à conta de todos esses atrasos e da conversa do ninguém fica para trás que levou a rejeitarem sempre tudo o que nos era oferecido.
1280 limpos?!
ResponderEliminarEstá com sorte.
Sou oj há mais de 25 anos, sou adjunto há mais de 7 e levo limpos para casa pouco mais de 1300 euros!!
Se eu fosse a MInistra diria:
ResponderEliminar- Mas queixam-se do quê? Que me lembre, chegámos a acordo e a luta está sanada. Não há motivo para queixumes ! Ao trabalho!
Colega, o subsídio dos madeirenses chama-se subsídio de fixação na periferia, o subsídio de insularidade é outra coisa distinta.
ResponderEliminarE agora SFJ e A. Marçal?!!
ResponderEliminarE agora que acabou a farsa?!!!
Que dizem agora?
Olhe bem visto...
ResponderEliminarAtenção colegas.
ResponderEliminarSegundo informações recolhidas aqui ao lado, os aumentos para os oficiais de justiça em 2025 vão ser inscritos num orçamento retificativo que vai ser apresentado especialmente para o efeito.
A qualquer momento o sindicato dará informações mais pormenorizadas.
Aguardem e não desesperem.
Está quase.
Ninguém fica para trás 💪
O problema é esse na dizem nada...arrastam a ministra está de parabéns é uma máquina de negociação enganou nos a todos...
ResponderEliminarMais um fakenews... já viram...
ResponderEliminarMesmo que aumente serám os 7 milhões como falou o blog, tudo jogo...
Ok acredito que teremos um aumento de mais 40 ou 50 euros...nada mais...
Bem visto fakenew...contudo esse suplemento é o suplemento dado pelo governo regional aos professores policias guardas prisionais etc...para além do subsídio de insularidade pago por este governo...
ResponderEliminarOu seja nada tem a haver com o que fala...neste caso os oficiais de justiça não recebem este suplemento como as outras profissões..deveriam fazer força junto do governo regional..
Que discussão mais ridícula!
ResponderEliminarO que interessa o que está no orçamento, quando falamos de uma eventual alteração de uns míseros milhões de euros, caso haja acordo no âmbito da revisão estatutária?
E se no orçamento tivessem 100 M para os OJs e depois nada fizessem e o dinheiro fosse desviado para outra rubrica como aconteceu no INEM?
Preocupem-se é em tirar esse rabo gordo da cadeira e ir para a luta como fizerem todos os outros que tiveram aumentos.
O que noto aqui é que os arautos d desgraça estão sempre de língua afiada para desestabilizar.
Primeiro o suplemento era só até dezembro 2024, agora que perceberam que vigora em 2025, assim como os aumentos de €140 para os novos colegas, toca a chatear com a verba do OE!
Vão mas é chatear outros e contribuam para o bem comum!
ResponderEliminarE vão dois.
Isto mete nojo.
ResponderEliminarAguentem escravos.
Continuem a pagar quotas ao SFJ
ResponderEliminar30€ contra 300€
Obrigado SFJ
Não, nos enganou a todos!
ResponderEliminarNem ao A. Marçal e ao SFJ enganou!
Eles, SFJ e A. Marçal, assinaram o que quiseram assinar, mesmo sabendo que outras carreiras com remunerações inferiores iriam ser valorizadas 6 vezes mais.
Na ,minha opinião, eles ainda têm de se explicar.
É muito o dinheiro que estamos a perder mensalmente!
Mentiroso!
ResponderEliminarLi por ai que as eleições do SFJ vai ser adiada porque algumas dezenas de associados tinham feito requerimento pelo qual prontamente as mesmas foram adiadas por 6 meses.
ResponderEliminarOra eu que não sou expert nenhum penso para comigo então o SFJ só têm algumas dezenas de associados eu a pensar que tinha milhares, e os mesmos andam em reuniões só com meia duzia de gatos pingados....
O Chavez ao pé destes meninos é um santo!
Nunca, mas nunca nos esqueceremos!...
ResponderEliminarPodem mudar de presidente, mas nunca será igual, porque não pode, porque foi e é mau de mais!
Todos o que pertencem à estrutura do sindicato também têm culpa, por participação, por consentimento, por omissão!
Vergonha de sindicato!
Quando coloquei acima as questões, na realidade sabia perfeitamente a razão principal de estarmos na mesma e vermos todos a passar à frente, inclusivamente no próprio Minstério!
ResponderEliminarFoi assim um questionar, antes sim, de perplexidade face ao estado em que o MJ deixou esta carreira!!!
V E R G O N H A
ResponderEliminarSó querem tratar da vidinha deles.
E quem paga quotas que se lixe.
E não venham com a treta de que meteram umas ações em tribunal, porque isso é o mínimo dos mínimos.
Se não fizessem isso então é que não servia para nada haver sindicatos.
E o sr fernando jorge anterior lider sindical anos e anos também o que fêz? serviços todos rebentados e inércia total ao longo de 30 anos.
Não tenho dever nem obrigação de estar aqui a defender o SFJ, mas quem devia ter vergonha na cara são vocês.
ResponderEliminarComo sindicato vocês nada conseguiram de concreto até hoje e ainda vêm para aqui dizer mal de quem tem uma postura ativa e tenta fazer parte da solução?
Vão lavar o cérebro a outros, a mim nem que me pagassem!
Vade retro!!!👿
eheheheh
ResponderEliminarTambém trabalho com alguém nessas condições e termos.
ResponderEliminarE moi-même, por não ser mémé, a chegar aos 25 de carreira e passados 14 de promoção fico sempre entre os 900 e picos e os 1100 limpos.
Já ontem referi aqui a imagem negativa para a carreira que esta troca de comentários miseráveis e medíocres transmitem.
ResponderEliminarEsta falta de elevação intelectual e de civismo, irá prejudicar todos os OJs, inclusive aqueles que se distinguem destes alarves.
Depois ainda se admiram que sejam sempre os mesmos a assumir cargos de chefia em regime de substituição, quando muitos que por aqui andam, nem para assistente operacional reunem condições.
Façam um favor aos tribunais e desapareçam.
Que se aplique a regra geral: saem dois e entra um com formação adequada.
Será mais que suficiente!
É Suplemento de Fixação no valor de 204 euros.
ResponderEliminarNão é subsídio de insularidade.
Está no nosso estatuto.
É atribuído nos Açores, Madeira e Algarve, neste caso é metade do valor.
No caso dos Açores é atribuído, entre várias razões, pela classificação pela UE como região ultraperiférica.
Devo informar que há vagas em quase toda as ilhas, é só concorrerem.
ResponderEliminarO SFJ, pelo menos, faz as festas de natal!
Certamente percebe, analisando tudo isto com a devida calma, que o tempo já decorrido sem que nada se faça, leva a que os Funcionários escrevam de tudo.
ResponderEliminarPossivelmente indo para lá do que deviam, é certo...mas tem de compreender que quando se bate no fundo, tudo vem ao de cima.
Não atire as culpas aos Funcionários p.f. Não o faça!
Faça-o sim a quem criou este constante clima de instabilidade e de insatisfação e aparenta nada fazer para o contrariar.
Deram cabo do trabalho todo que o Passos fez, principalmente a geringonça quando o derrubou.
ResponderEliminarMalbarataram todo o excedente que ele deixou, congelaram tudo.
Mas ainda bem que a AD agora já está a retomar as políticas dele no MJ.
Fantástico!
ResponderEliminar3.5 para todo o 2025!
O SFJ existe há quase 50 anos, durante décadas foi sindicato único, a carreira sempre a perder, mas VC entende que tem ganho muito. Realmente VC depende do sindicato.
ResponderEliminarE o circo.
ResponderEliminarRegime de substituição permanente, já!
ResponderEliminarnem precisa de contratar palhaços!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarE o Montenegreiro a vê-lo pegar fogo.
ResponderEliminarÉ desta é que ele apanha os incendiários.
leva papo secos
ResponderEliminarConcorrer por causa de 200 euros e o custo de vida que é 20 vezes mais caro que aqui...
ResponderEliminarSegundo o contratuado, muitas e muitos dos que andam por aqui já deveriam ter podido ir embora, mas estão presas e presos, ao que parece, a bem do interesse público.
ResponderEliminarOu seja, um contrato firmado pelo estado foi rescindido unilateralmente para sustentabilidade de um sistema, por isso todas e todos as lesadas e lesados por essa rescisão terão, no mínimo e em primeira instância, a importância de ainda aqui andarem para garantia de que o referido sistema não colapsa.
Pelo que, alguém desejar que saiam dois deles para entrar apenas um, só revela pleno desconhecimento dessa imprescindibilidade, ou então o desejo de que o sistema colapse de vez.
Um grande bem hajam!
ResponderEliminarPorque não desapareces tu já que queres elevação intelectual. Será que se levasses com uma tábua nas costas levavas com a elevação que tanto apregoas..
ResponderEliminarO problema foi precisamente essa estratégia do politicamente correto..confiando nos sucessivos governos que desconhecem as funções dos oficiais de justiça.
Mas o que você acha que os colegas têm a perder??
Já perderam muito nos últimos anos....delapidaram a profissão...
Tire a ideia da cabeça que é importante porque trabalha num tribunal...quando na realidade para a tutela, legislação e magistrados você não passa de um citote....Acorde...para o Anonimo das 12:05
É mesmo!
ResponderEliminarvergonha de inércia.
Só tratam do umbigo deles e amigos.
ResponderEliminarElevação intelectual.
eheheh, dá para rir essa exigência.
você está tão mal por estas bandas.
Está bem de vida, pois claro, bem instalado/a e os outros que se lixem.
A sua elevação intelectual leve-a consigo não a traga para a escravatura.
Sim para os Açores podes ter sorte de ficar colocado. Mas para a Madeira é só com cunhas. Antes do concurso já lá estão destacados. Vergonha. Na Madeira por exemplo e sei por experiência própria que o custo de vida, não é mais caro que Lisboa. Esse subsídio é uma farsa.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSe não fosse trágico diria, papo seco tão bom
Atenção à elevação intelectual, pá!
ResponderEliminarLembre se que o que o SFJ, assinou, nem foram ideias do SFJ. Pense bem no disse. Essas ideias estavam em cima da mesa para serem negociadas ente tanto um Chico Esperto foi logo comprar uma caneta para assinar as ideias dos outros que iam ser dicutidas nesse dia.
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarSou um Cidadão 7226.
Autómato androidizado da Série Original Oficial de Justiça 7226.
O meu chip bloqueou na verbalização, mas em contrapartida proporcionou-me um generoso incremento de memória.
Regime de Substituição Permanente, já!!!
ResponderEliminarLá vem este outra vez com a converso dos 7 anos, dois meses e 26 dias.
ResponderEliminarJá enjoa!
Então não vês, ó meu ganda autómato, que os professores ainda hoje saíram à rua por todo o país?
Não percebes que se te devolvessem o tempo congelado ias continuar à mesma a fazer greves?
Vão trabalhar!!!
Atenção ao elevador intelectual.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSr Bloguer sabe se movimento extraordinário é só para Auxiliares?
Obrigado.
?? Isso é ridiculo e falso como é que com 25 anos fica com 900 euros?? Mais um fakenews...
ResponderEliminarPara já tem de se informar sobre a greve de hoje nas escolas que tem mais a ver com condições dos assistentes operacionais e administrativos, menorizados relativamente aos professores, tal como o são na Justiça, os Of. Justiça .
ResponderEliminarDepois, já enjoa é tanta gente que trabalha em demasia, queixa-se dessas condições mas nada faz. Estāo formatados, é aquilo, sempre aquilo, mas deixa andar. Façam por mim.
O tempo congelado é para devolver, como o foi já uma parte. Nāo é para esquecer.
Vá trabalhar sim, sentadinho(a), que nāo dói!
Deixe lá o blogue. Leia, informe-se, ou a papinha tem de ser toda feita? A informaçāo está toda à disposiçāo é só procurar....
ResponderEliminarUm pouco mais 950 limpos e a maior parte dos meses de 2024 inferior a 1100€. E sem baixas. Só greves.
ResponderEliminarO Blogue sabe que é a mais pura das verdades, quem tiver dúvidas que arranje maneira de me contactar para ver os recibos.
Obrigado pelo apoio.
ResponderEliminarMas o Pastor tem razão quando afirma que os professores estiveram na rua ao lado dos assistentes operacionais e administrativos.
Colegas Oficiais de Justiça:
ResponderEliminarNão estivera eu já um pouco além da idade para essas iniciativas e tivesse ainda 55 ou 56 anos, e decerto escreveria uma carta aberta a Portugal, com conhecimento ao Primeiro Ministro, ao Presidente da República, à Ministra da Justiça e também ao Ministro das Finanças, a recordar-lhes a importância da verdadeira instituição de interesse público que os oficiais de justiça são, pois que os mesmos, pacificamente, na vigência do governo Passos Coelho, há muitos anos que aceitaram passar a trabalhar mais 11 anos a bem da sustentabilidade do sistema de reformas.
Mais, quanto melhor forem remunerados os oficiais de justiça no ativo, mais poderão contribuir para esse plano de sustentabilidade, por isso não se compreende a forma como são destratados pelos governos depois de tão abnegado gesto que foi, repito, tão pacificamente, aceitar a supressão desse direito contratualizado a bem do interesse público.
Se calhar até existirão oficiais de justiça que nem teriam consciência desse seu ato tão generoso para com o país, mas talvez fosse bom recordar aos governantes que tão mal nos têm tratado essa nossa concessão em meados da década passada.
Si pobre da cuca, alguém te pediu alguma coisa?
ResponderEliminarQueres pobreza da cuca aí a tens
eheheh
ResponderEliminarO amor também se paga.
Eu faço o mínimo dos mínimos.
Façam todos assim enquanto não nos pagarem como deve ser e deixarem de nos roubar, para não falar das condições desumanas de certos tribunais/secções.
Continuem a concordar com a escravatura em que se tornou esta profissão.
O Movimento Extraordinário é só para Auxiliares (transferências, transições e ingressos).
ResponderEliminarSr oficial de justiça este não gosta de ler por tal não lhe esclareça nada.
ResponderEliminarEste quer mamar...
Mansarada!!!
ResponderEliminarApelo aos produtores nacionais que enviem umas caixitas de vinho ao Carlos Almeida - pode ser só vinho e não precisam de ser notas pois que o vinho já tem as suas próprias -, já que à pala das greves decretadas pelo SOJ todas as semanas consumo pelo menos mais uma garrafita.
ResponderEliminarBrinde ao SOJ!
Agora vou fazer o almoço, mas antes ainda tenho que ir buscar os papos secos.
Bom fim de semana.
Não seria já boa altura para, tanto o SFJ como o SOJ, fazerem um comunicado?
ResponderEliminarMas algo concreto! É que o tempo passa e ficamos a ouvir intenções e promessas!
- O que estão a fazer para alterar tudo isto?
- O que enviaram ou tencionam enviar para o Gabinete da MJ?
- O que estão a interpelar junto de outras entidades para mostrar que o acordo para +90% dos O.J. foi uma farsa?
- O que pretendem fazer para alavancar esta carreira, ou o que lhes foi dito - da parte da tutela - que virá a acontecer?
- Que timings estão delineados para que se ponha termo a esta situação vivida nos Tribunais e para que exista uma ansiada pacificação nos Tribunais?
Os O.J. são 'bombardeados' com notícias que mostram a realidade de outras carreiras, que foram e continuam a ser bem valorizadas a nível remuneratório e nós continuamos nisto, mês atrás de mês, com valentes perdas no poder de compra..
Teria razão não fosse um pormenor:
ResponderEliminarQuem tem de fazer um comunicado aos OJ, MJ, e órgãos de comunicação social é A. Marçal e seus muchachos do SFJ!
Esses devem assumir a culpa do que sucedem, e apresentarem as suas demissões !
E nada de desculpas!!!
Muito Bem .. Muito Bem
ResponderEliminarMuito Bem... Muito Bem...
ResponderEliminarColegas:
ResponderEliminarEstou completamente de rastos!
Fui hoje, uma vez mais, como é hábito, almoçar ao restaurante do costume, mas saí de lá com uma azia que nem vos conto!
Os proprietários - casal da maior simpatia - informaram-me de que irão que ter que aumentar a diária mais 1€ já em janeiro de 2025.
Ora, eu sei que vou ter um aumento de pouco mais de 50, feitas as contas, apercebi-me de que a partir de abril de abril do mesmo ano já irei começar a perder 1€ por dia de cada vez que almoçar.
Pensava que ia ter um grande aumento, mas afinal...
Fiquei completamente de rastos!
Pergunta ao teu amigo Sócrates e restante pandilha socialista (onde se incluiu o Costa e o Nuno Santos) para onde é que foi o dinheiro dos contribuintes.
ResponderEliminarVamos lá a ser sérios.
ResponderEliminarNão podias ter dito maior falsidade.
Não estudas, é o que é!
Se estudasses saberias que um oficial de justiça não perde dinheiro nenhum porque fica na sala de audiências até às 13 horas ou ainda mais uns minutos.
Depois o juiz tem julgamentos marcados para as 14:00 horas mas a essa hora é o oficial de justiça que faz a chamada e informa que o julgamento da manhã acabou tarde e por isso os da tarde vão começar um pouco depois da hora designada - apesar dos magistrados terem lugar marcado no parque do tribunal, poderem ir de carro ao restaurante, no qual são servidos com salamaleques, e voltarem a poder estacionar no seu lugar quando regressam -, pelo que o oficial de justiça tem meia horita quando muito para engolir qualquer coisa aquecida no micro-ondas obsoleto da secção e de forma alguma tem tempo para ir a esse restaurante que tu estás para aí a confabular!
Por isso, ZÁS, TRÁS, PIMBA, PIMBA, PUMBA, JÁ TE ESMAGUEI!!!"
Coitado do indigente das Beiras.
ResponderEliminarÀ pala dele o Bom Aluno foi muito para além do exigido por quem manda nisto tudo - Bruxelas (sem contar com Trump), com a ajuda da bêbeda, e agora foi a esquerda. Roubaram tudo aos Oficiais de Justiça, uns e outros, aposentação diferenciada, dias de férias, progressão automática por congelamento a bem do interesse público, sei lá mais o quê...
São todos iguais, simplesmente incompetentes com vencimentos principescos, doutorados como Fernando Medina ou Miranda Sarmento incapazes de fazerem a gestão para que são pagos.
Só as palas do partidarismo poderão negar.
E sim, para os OJ a atual direita está a ser e irá ser muito pior do que o governo da geringonça. Está a ser a continuidade do socialismo a que somará o revanchismo do passismo contra a nossa classe.
Vejam, vejam!!!
ResponderEliminarSó para almoços.
E o resto, o supermercado, as crianças, o médico?
Vais de férias, vais... Só se fizeres mais um crédito.
Registo a grandiosa prestação do Marçal em audição no âmbito da discussão do OE na especialidade, com conhecimento profundo das necessidades dos OJs e da realidade das secretarias, mas acima de tudo, destaca-se o elogio unânime de todos os partidos ao SFJ, por ser um sindicato que faz parte da solução e não do problema.
ResponderEliminarPenso que prestações destas são essenciais para que todos os partidos políticos percebam a necessidade de serem aprovadas medidas no OE que tragam dignidade e atratividade à nossa carreira.
Esperemos que haja bom senso por parte de todos os partidos nos próximos dias.
Os partidos políticos da oposição é que são parte do problema então. Realmente, é demais a cegueira.
ResponderEliminarEle falou falou não focou os principais problemas, a deputada do PSd quase que falou com ele em tom de ameaça....a referir temos um acordo...temos um acordo....
ResponderEliminarMas não explica a questão do orçamento não explica nada...
O Marçal fala de muita coisa edifícios seem condições, falta de pessoal, e ainda fala em tirar as regulações parentais para ir para a segurança social ....retirando mais uma competência aos oficiais de justiça..
"grandiosa prestação do marçal!??? seja sério e a classe que perceba que já ninguém o leva a sério. Há cada encomenda
ResponderEliminarNão, quem é parte do problema é quem não os consegue convencer da essencialidade das funções desta carreira, na perspetiva da reestruturação que se avizinha.
ResponderEliminarE está mais que visto que não são as greves tradicionais que suspendem julgamentos de Macacos, que tocam na ferida, principalmente quando as reinvindicações não são acompanhadas de propostas que dignifiquem a carreira e de alteração do atual paradigma, completamente anacrónico.
Agora deu para perceber, de forma muito clara, como o Governo se agarrou ao lamentável 'acordo desbloqueador' que foi feito e que é incapaz de nos tirar dos salários miseráveis para as funções desempenhadas.
ResponderEliminarUma carreira onde se acenam cerca de 1000€ limpos para atrair candidatos (a par com qualquer IKEA ou Mercadona), os quais depois rapidamente levam com o choque da realidade.
Fiquei preocupado (porque é de deixar qualquer um no mínimo estupefato) ao ouvir a deputada do partido do Governo, dizendo e repetindo o acordo que foi feito, como se o mesmo tivesse consubstanciado algo de melhor ou pacificador.
Foi um acordo simplesmente MISERÁVEL, com o Governo a dar-se ao luxo de não desbloquear coisa nenhuma, levando a que o tempo passe a seu belo prazer, porque nada terá ficado escrito de quando ficaria concluído ou no que resultaria em concreto tal valorização.
Meus amigos, apetece dizer um palavrão, mas com alguma resistência interna não o direi.
Mas certamente entendem-no.
Estamos lixados! Fomos bem lixados e ainda parece que se riem de nós.
Falou tanto e tão bem que chegou ao ponto de falar que é necessário dinheiro para ingressarem mais pessoas e depois dando o exemplo de Cascais dizer que os mais de 1.000 euros que levavam os destacados não era solução, pois não é com o dinheiro que se resolve o problema. Depois retira funções ais tribunais para a s.s. e volta ao edificado, sabendo que o PRR e a ministra querem é falar disso, pois é bom lembrar que a ministra é dessa área, na sua vida anterior. A importância foi tal que foi considerado parte da solução pelo PSD, nada mais, e depois IL, BE e Livre nem se deram ao trabalho de os ouvir. Realmente o descrédito foi total.
ResponderEliminarNão inventem que não foi nada disso que se passou.
ResponderEliminarO que ouvi várias vezes na penúltima intervenção da deputada do PSd, foi que apesar do que consta do OE, estava convicta que a MJ iria cumprir o compromisso assumido, de valorização salarial no âmbito da revisão estatutária.
Desistam de lavar cérebros frágeis, que pelo menos no que me toca, não vos vou largar a perna!
Da audição, quer da Ministra, quer da deputada do PSD Paula Margarido, ficou caríssimo que quando se referem a "cumprimento do acordo", referem-se ao compromisso de valorização salarial no âmbito da revisão estatutária, ainda por cumprir, compromisso este assumido no momento do pre-acordo que aumentou o suplemento.
ResponderEliminarA própria MJ foi clara quando disse que haverá um reforço do OE, após a valorização salarial que resultar da revisão estatutária.
Uma coisa é não acreditar nesta promessa, outra coisa é dar uma interpretação desonesta e diferente às palavras, só com intuito desestabilizador.
O que da para perceber de forma muito clara, é que o vosso discurso desonesto já não engana ninguem.
ResponderEliminarParem de vender fruta podre !
Nada conseguiram até hoje nem vão conseguir, dada a tamanha incompetência.