Haverá serviços mínimos para as manhãs das quartas e sextas-feiras?

NO FINAL DO ARTIGO CONSTA UMA NOTA DE ATUALIZAÇÃO


      A greve decretada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) para as manhãs das quartas e sextas-feiras acaba de sofrer um revés em relação aos serviços mínimos, decidindo bem, e também mal, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) o recurso do Ministério da Justiça.


      A greve às manhãs das quartas e das sextas-feiras foi decretada pelo SOJ para se iniciar, como se iniciou, no passado dia 28 de junho deste ano de 2024.


      O SOJ não indicou serviços mínimos, a DGAJ indicou-os, e não houve acordo. Constituído o colégio arbitral, veio este a decidir pela desnecessidade da existência de serviços mínimos para essas manhãs.


      Os Oficiais de Justiça não tiveram acesso ao acórdão do colégio arbitral, a não ser à sua última página, a da decisão final, desconhecendo a motivação dos árbitros para aquela decisão.


      A greve às duas manhãs decorreu nestes últimos seis meses com toda a normalidade, sabendo-se, no entanto, que o Ministério da Justiça havia interposto recurso daquela decisão do colégio arbitral.


      Na semana passada ficamos a saber que o Tribunal da Relação, decidiu o recurso do Ministério da Justiça e, em acórdão datado de 19DEZ, vem dizer que a greve tem de ter serviços mínimos.


      Também não temos ainda acesso ao acórdão da Relação, mas, do que consta na comunicação social, concretamente no jornal “Eco”, constará do acórdão da Relação o seguinte:


      «Não colhe o argumento da decisão arbitral de que não se justifica a fixação dos serviços mínimos para estas situações posto que, nos dias da greve em apreciação sempre estarão ao serviço, pelo menos, os funcionários judiciais filiados no SFJ dado que, como já vimos, também podem aderir aquela greve.»


      Ou seja, depois de ler este extrato do acórdão do TRL, citado pelo Eco, concluímos que a decisão do colégio arbitral para não fixar serviços mínimos foi baseada no pressuposto de que os associados do SFJ não fariam esta greve do SOJ e, por isso, os serviços mínimos não seriam necessários. Ora, se foi essa a motivação, como parece, então tal decisão tinha mesmo de ser anulada e, por isso mesmo, no início dizíamos que a Relação anulou bem a decisão do colégio arbitral, considerando que também a anulou mal.


      Embora pudesse ser possível que os associados do SFJ não aderissem a esta greve do SOJ, não só por poucos serem os que aderem às greves do SOJ, mas também porque nesse mesmo mês de junho o SFJ tinha acabado com uma greve idêntica, devido ao acordo que tinha acabado de assinar com o Governo, perante estes acontecimentos, é perfeitamente possível que alguém alheio à realidade dos Oficiais de Justiça fosse levado a pensar que os Oficiais de Justiça afetos ao SFJ estariam sempre presentes em todas as manhãs das quartas e das sextas-feiras.


      E se o coletivo de árbitros assim pensou e assim decidiu, pensaram mal e decidiram pior, como todos os Oficiais de Justiça bem sabem.


      Os serviços mínimos não se decretam, nem deixam de ser decretados, pela perspetiva de que vai haver mais, ou menos, adesões às greves; não há prognósticos nem apostas para isto, há apenas a análise objetiva se naquele dia concreto, naquela manhã, o serviço urgente carece de serviços mínimos, porque no dia anterior, ou no subsequente, é dia em que os tribunais estão ou previsivelmente estarão encerrados.


      Ora, como se vê, as quartas-feiras e as sextas-feiras são dias que são precedidos de dias úteis e para os quais não foram marcadas greves, nem antes, nem depois, designadamente para o serviço de turno do sábado, pelo que o serviço urgente sempre poderia ser cumprido, antes ou depois, daquela manhã de greve. Aliás, quando há um feriado nacional numa quarta-feira ou numa sexta-feira, não se organizam serviços de turno, precisamente por não serem necessários.


      A Lei prevê que haja serviço de turno para assegurar o serviço urgente aos sábados, quando os feriados coincidam com as segundas-feiras e quando haja uma sequência de dois feriados consecutivos.


      Essa regra para os serviços de turno é a mesma que tem de ser aplicada aos serviços mínimos das greves e, nesta perspetiva, embora a motivação do colégio arbitral devesse ser anulada e, nesse sentido, a Relação decidiu bem, por outro lado decide mal se decide pela imposição de serviços mínimos nesses dias, aliás, nessas manhãs.


      E, de momento, é esta a informação de que dispomos, mas convém esclarecer o seguinte: as manhãs das quartas e das sextas-feiras continuam sem serviços mínimos até que venham a ser decididos, isto é, especificados, com a indicação de quais são e qual a forma de os assegurar e, depois disso, só depois disso, da notificação de quem em concreto os deverá assegurar em cada secção materialmente competente que vier a ser considerada.


      Assim, se a decisão do colégio arbitral fica anulada, então, do parco conhecimento que temos, que é quase nulo e limitado à comunicação social, concluímos que terá o colégio arbitral de proferir outra decisão que poderá a de ser a de manter a desnecessidade dos serviços mínimos, mas baseada noutra motivação que não aquela de supor que os associados do SFJ estavam satisfeitos com o acordo alcançado, pois tal consideração, como pudemos ver, foi um total desastre.


      Portanto, muita atenção: essas duas manhãs terão serviços mínimos quando – e se – forem decretados pelas entidades competentes e essas entidades competentes são: o sindicato convocante, o colégio arbitral e o tribunal. Mais ninguém, absolutamente mais ninguém, pode decretar serviços mínimos. Até lá as manhãs das quartas e das sextas-feiras continuam como até aqui, sem serviços mínimos, tal como se mantêm as outras duas greves: a de todas as tardes, também convocada pelo SOJ e a do SFJ à hora de almoço e depois das 17 horas.


NOTA DE ATUALIZAÇÃO (24-12-2024-18H20):


De acordo com a informação mais recente obtida, o acórdão do TRL estabelecerá serviços mínimos apenas para as manhãs das quartas e das sextas quando (e só quando) no dia anterior ou no dia posterior for feriado. Portanto, as manhãs continuam SEM serviços mínimos, a não ser quando houver feriados nas terças ou nas quintas-feiras.


CabecaDedosNosOlhos.jpg


      Fonte: “Eco/Advocatus”.

Comentários

  1. Estamos lixados.

    ResponderEliminar
  2. Ontem constatei aqui no blog que existem colegas que ainda não entenderam que os auxiliares com licenciatura, não podem aceder ao grau 3.


    Depois existe um comentador que pede testes ou exames, talvez por desespero, não entende que o fato de estar a pedir exames ao grau 3 é uma falta de consideracao pela classe toda .
    Então os colegas tiveram que efetuar exames para aceder á profissão , tiveram que fazer centenas de testes e trabalhos para quem é licenciado.


    Exercem a profissão á vários anos , e ainda pedem mais testes??


    Tenham vergonha..

    ResponderEliminar
  3. Eu quero é um ordenado decente. Não quero nem grau 3 nem grau 2. ORDENADO DECENTE.

    ResponderEliminar
  4. Todos para lugares de chefia e tudo fica resolvido. 

    ResponderEliminar
  5. O Marçal que faça as greves. 
    A proposito, não o convidaram para o retrato do postal de Natal, está em falta!!!!
    Agora compreendo a sua revolta! Queria ficar na foto...

    ResponderEliminar
  6. Quero saber qual a idade para ir embora desta coisa...., sim para a reforma.
    Alguém sabe dizer alguma coisa?

    ResponderEliminar
  7. Espera sentado

    ResponderEliminar
  8. Todos nos cagam em cima, DGAJ, ministra, juizes e agora mais esta dos serviços minimos.
    Só quero sair deste filme. Para os licenciados, que acordem pois se acham que vão ter alguma vantagem já estão a ver que vão ser tão escravos como os outros. O grau 3 vai ser para poucos, aquwles que chegam a chefes.

    ResponderEliminar
  9. Greve de 1 mês sem duvida que os auxiliares fazem e todos os outros também ou metem baixa por isso..
    é parar a máquina completamente.
    Esqueçam as divisões mesquinhas é altura de união.

    ResponderEliminar
  10. Todos para chefes já. Os licenciados todos para ministros...

    ResponderEliminar
  11. Estou mortinho para que comece a greve aos atos, e especificamente, a que causa maior mossa, maior impacto, a greve às diligências.


    Eu quero ver a cara dos governantes quando disserem que essa greve é ilegal, e quando nós respondermos que nos estamos a borrifar para isso!


    Eles pensam que são espertos, que lidam com gente fraca, mas, parece-me a coisa vai aquecer, e muito!...


    Agora, independentemente da representação, Carlos Almeida e António Marçal vão ter de coincidir nas formas de luta, e não tenham dúvidas meu caros colegas, há muitos, muitos OJ dispostos a parar esta porcaria de vez!


    Só estou à espera da voz de comando!


    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Acorda o mais importante é o grau não é ordenado nenhum...


    O ordenado é variável,
    O grau é prestigio e poder.
    Acorde para a vida

    ResponderEliminar
  13. Você é um doente...


    Então acha normal manter licenciados no grau 2?

    ResponderEliminar
  14. agora é tarde. quando todos estavam do nosso lado alguém se apressou para a fotografia. Agora todos pensam que fomos aumentados 13,5%. Esquece, contenta-te com €28.

    ResponderEliminar
  15. Já somos 2...

    ResponderEliminar
  16. Sim, estou mesmo a ver as meninas do SOJ a marcar uma greve atípica. 
    Isso é para outro "campeonato" do sindicalismo!

    ResponderEliminar
  17. chama um licenciado

    ResponderEliminar
  18. este outra vez???

    ResponderEliminar
  19. muda de carreira. se te julgas tão importante, muda. dedica-te à politica

    ResponderEliminar
  20. concorre ao CEJ não sejas otário. pois é no grau 2 que vais ficar

    ResponderEliminar
  21. Se bem me recordo, os 570 que vão entrar são todos licenciados ou estarei enganado? Ora todos para lugar de chefia já.

    ResponderEliminar
  22. Você é louco? O que lugar de chefia tem a haver com quem entra??


    Tenha vergonha nessa cara..


    Quem vai entrar é provisório por tal nesta fase nem grau 2 podem aceder..
    E ninguém os informou que foram enganados pois o suplemento vai desaparecer...ou seja menos cento e tal euros..

    ResponderEliminar
  23. então o ser licenciado só importa para alguns, ou seja o seu caso. pois contente-se com o grau 2.

    ResponderEliminar
  24. Exercem a profissão há vários anos, mas muitos parecem que entraram ontem.
    As provas seriam mais que justificadas.
    Para ontem!

    ResponderEliminar
  25. Actualmente 67 anos. Mas com sorte ainda fazes o 69 ...

    ResponderEliminar
  26. Isto é tao ridículo.
    Agora está parte da adjuntivite que poderá ter grau 3, a esfregar as mãos porque apenas adjuntos com grau 2 irão fazer sala.🤦
    Têm a certeza que estão na profissão certa?
    Não se sentirão mais úteis noutro lado?

    ResponderEliminar
  27. O Rei está de férias?


    Alguém sabe alguma coisa dele?


    Nunca mais apareceu por aqui e confesso que tenho saudades.

    ResponderEliminar
  28. Tem razão.
    Eu cá em casa pago as minhas contas com prestígio.
    Até tenho um cartão que diz Prestígio.
    Isso do dinheiro é coisa ultrapassada....

    ResponderEliminar
  29. Já aqui disse ontem , cada vez vocês me desiludem mais.
    Acham mesmo que esta proposta no que respeita à divisão entre quem acede a grau 2 e 3 não vai ter ajustamentos?
    Caso se confirme que a futura carreira de OJs será de grau 3, e terá como requisito de acesso a licenciatura, seria incongruente um auxiliar licenciado ficar com grau 2, e, pior ainda, um adjunto sem licenciatura ficar com grau 3.
    Que ninguém deite foguetes antes da festa,vais ainda muita água vai rolar e a questão de quem fica com grau 3 e a valorização salarial, serao concerteza a base das negociações .

    ResponderEliminar
  30. Concordo. Dinheiro, é o mais importante, mas não é só agora, futuramente, por isso, tem de se ver como é a progressão salarial. 

    ResponderEliminar
  31. "...prestígio e poder", Lol. Há com cada mal resolvido. 

    ResponderEliminar
  32. Tenha clama, ainda a procissão vai no adro!


    O que a tutela quer á assistentes operacionais (grau 2) para receção e tratamento (digitalização) de papelada, para atendimento ao público e para serviço de sala.


    As funções dos Oficiais de justiça para (grau 3). Atente-se as funções não os OJ.


    Os lugares de chefia (ex. Esc. de Direito  Secretário), eles querem de facto mexer no seu acesso!


    Dão muito pouco agora, para depois, em sede de negociação darem substancialmente mais, retirando-nos o acesso aos lugares de chefia.


    Na minha opinião, temos de imediato ter uma posição de força, como diz o povinho "partir a loiça toda!"


    Se formos inteligentes, se formos perseverantes, ainda chegamos lá ... mas é preciso não perder tempo e ataca-los onde mais lhes dói, a  greve dos atos, onde se inclui a greve às DILIGÊNCIAS!


    Sejam inteligentes e bons colegas. 


    Novo abraço

    ResponderEliminar

  33. Ninguém fica com grau 3.
    Passando a carreira a "grau 3" apenas quer dizer que os "novos" OJ, aqueles que ingressam após esse grau de classificação, ficam obrigados a possuir licenciatura na área jurídica"

    Os restantes, ou os mais velhos, se preferirem, vão continuar a fazer o que já fazem, menos aas tarefas que serão atribuídas aos assistentes operacionais, que não são, como é obvio, OJ.

    ResponderEliminar
  34. Também tenho saudades, mas penso que deve ter engolido um sapo enorme, o que o impede de falar/ escrever. 

    ResponderEliminar
  35. Mas você é burro ou come palha?


    O período probatório é um período transitório , estes até ficarem em defenitivo a lei já saiu....


    Se sair a tempo de serem integrados tudo bem são bem vindos.


    Contudo um auxiliar com 10 ou mais anos de serviço com licenciatura é diferente do que quem acaba de entrar ..


    Tenha juízo...seu desgraçado...

    ResponderEliminar
  36. Sou adjunto recente e pela proposta do governo fico no nivel II. 
    Vejo que a tabela remuneratória de nível II vai além do valor do 6º escalão de adjunto. Interessa saber como é feita a progressão salarial. Alguém pode esclarecer, sff.   

    ResponderEliminar
  37. Doutores recém entrados que levem a sua toga para o tribunal ficam no grau 3.

    ResponderEliminar
  38. Não se preocupe nem pense nisso.


    Este governo ainda há-de cair e nos sem estatuto.


    Anda tudo em guerra e não vale a pena.


    Este governo cai antes que haja estatuto.

    ResponderEliminar
  39. Não desesperem, o estatuto não vai para a frente.
    ninguém aceita isto e os idiotas que se andam aqui a pavonear nem se apercebem que mesmo para quem iria para o grau 3 é um aumento irrisório, sobretudo comparado com o que se tem visto.
    è altura de mostrar força. 
    Os com as greves vão atrás.
    já sabemos como isto é já vimos este filme antes.

    ResponderEliminar
  40. Burro é quem te fez as orelhas. Seu ressabiado de merda. Querias ser chefe mas não vais conseguir.é a vida

    ResponderEliminar
  41. O meu almoço de hoje vai ser prestigio de grau 3
    Para a ceia de Natal também encomendei prestigio

    ResponderEliminar
  42. Como alguém aqui escreveu o que está em causa é o prestigio, eu prefero ORDENADO DECENTE o prestigio pode ficar para os licenciados. Eu quero é um ORDENSDO DECENTE. pode ser grau 2 mas um ORDENADO DECENTE eu não vivo de prestigio 

    ResponderEliminar
  43. E porque não um ordenado reforçado numa carreira valorizada?!


    Não é costume andarem de braço dado?!!

    ResponderEliminar
  44. Hoje o meu jantarvai ser prestigio encomendei 1kg.

    ResponderEliminar
  45. Dia 24 e 31, serviços mínimos até às 13 horas ou até 17 horas?

    ResponderEliminar
  46. Você pensa que vai receber bons ordenando numa carreira de m.erda?!!

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde colegas


    Haverá quem concorde haverá quem não concorde, mas na minha opinião deveriam sim NEGOCIAR O TEMPO DE SERVIÇO CONGELADO E UMA NOVA TABALA SALARIAL, quando ao estatuto deixem estar como está, porque só vão estragar mais...


    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  48. A fundamentação esdrúxula do colégio arbitral, deixa qualquer um perplexo!..

    ResponderEliminar
  49. UAU e tu acreditas no pai natal?? Quantos movimentos/ concursos vão existir?? É garantido?? Não me parece...


    Acredita no pai natal

    ResponderEliminar
  50. Este género de comentário deveria ser apagado.

    ResponderEliminar
  51. Se eu te apanho tu já vais ver ...a brincadeira.. até vais implorar para meter todos 
    .

    ResponderEliminar
  52. Quero uma conta bancária de prestígio. 

    ResponderEliminar
  53. Não pretendo de modo algum retirar validade ao que escreveu.


    Mas onde o leu, ou que bases terão sido as que o levaram a escrever isso?
    Cumprimentos 

    ResponderEliminar
  54. Pensa como muitos , merda por merda que fique assim, com o cheiro que tem que é menos incomodativo e nauseabundo.
    Posto isto, não compreendo como é que, tendo o atual estatuto uma previsão que possibilita o acesso a secretário de justiça com 7 anos e classificação de muito bom, extensível a todos, desde auxiliares a escrivães, se não dá esta possibilidade nos mesmos moldes a todos os que queiram e possam se propor para grau 3.
    Aceito se bom grado que adjuntos com 15 anos de serviço ou licenciados em direito entre outros cursos passem automaticamente, mas a todos os outros deveria ser dada essa possibilidade - falo de todos os licenciados.
    Não estou de acordo que as pessoas que estão em regime de substituição passem, assim sem mais, a grau 3, aliás conheço muitos com 2 ou 3 anos na categoria e já investidos nessas funções e isso seria manifestamente ilegal e inconstitucional e não sei de onde veio esta ideia mais estúpida que foi dada a conhecer até hoje nos tribunais.
    Lá para janeiro são a decisão dos secretários e verei como vão resolver a questão - serão todos assim tão estúpidos?!

    ResponderEliminar
  55. Não é possível passar parte de adjuntos para um nível e outros para outro com base no número de anos que se está em na categoria:


    Fere todos os princípios legais!


    Também não podem retirar determinadas tarefas que agora são efectuadas por auxiliares e adjuntos para as "entregar" a outros mais "qualificados), pois isso corresponderia a uma regressão funcional quer dos auxiliares, quer dos adjuntos, que também é proibida por lei!


    Pode haver novas funções que venha apenas a ser desempenhas pelos "superiores", mas aquelas que já desempenham-nos não nos podem ser retiradas com base na falta de qualificações pois sempre as desempenhámos,  

    ResponderEliminar
  56. Sim, a partir de 1 milhão acredite que começa a  ter prestígio!


    Não acha?!!!!!

    ResponderEliminar
  57. Há comentários que deviam ser apagados, mas, antes disso, há comentários que nunca deveriam ser escritos. No entanto, é esta a realidade que temos, é esta a gente que temos e todos devem ter esta noção da realidade. Não apagamos estes comentários injuriosos, ao contrário do que é nossa prática, porque estes não se dirigem a ninguém em particular, isto é, um anónimo não é ninguém em concreto. Medimos apenas o esforço da tolerância à má linguagem, ponderando a supressão também pelo critério da necessidade de todos verem a realidade que temos. 

    ResponderEliminar
  58. Vês agora Marçal o prejuízo causado aos OJ?!!


    300 € mensais que não se recebem, e nenhuma perspetiva de melhoria da carreira!


    O que te faltou para veres as coisas que toda (quase) a gente viu?!! 

    ResponderEliminar
  59. respondam só a uma coisa: um sargento do exército licenciado o que faz para chegar a oficial do exército?

    ResponderEliminar
  60. Se A. Marçal tiver dignidade enquanto dirigente sindical faz o seguinte:


    Admite a culpa da situação criada.
    Fala com a comunicação Social e expõe de forma detalhada todos os malabarismo do MJ e seu staff. Envia comunicados ao PR. AR, e líderes parlamentares.
    Fala com C. Almeida, concerta posições e convoca uma greve às diligências ou até uma greve geral por tempo indeterminado.


    Estou à espera de um gesto de humildade,  mas também de um gesto de carácter e de determinação!

    ResponderEliminar
  61. Desculpa, mas o que é que isso interessa!


    Não se dispersem!

    ResponderEliminar
  62. E O COELHINHO FOI COM O PAI NATAL NO COMBOIO AO CIRCO............
    FANTASIAS AINDA ENCANTAM

    ResponderEliminar
  63. Sim, gestos de humildade, de sensatez e coragem ainda me encantam caro colega!


    Ainda não estou poder de todo, e ainda consigo ver o certo do errado!

    ResponderEliminar
  64. Mão queria escrever "poder" mas sim "podre".

    ResponderEliminar
  65. Eu acredito no António.


    Fico até triste. 


    Vocês repararam na cara de consternação do mesmo?
    Não têm sentimentos?

    ResponderEliminar
  66. Claro que isso é inconstitucional.
    Passar uns adjuntos para nível 3 e outros para nível 2 em função da antiguidade fere os mais  elementares princípios da igualdade ou equidade.
    Outra questão relevante é o facto do conteúdo funcional dos actuais auxiliares e adjuntos ser idêntico. IDÊNTICO! 
    Ou passam todos para nível 3 ou não.
    Eu fico espantando é como é que juristas apresentam propostas deste tipo.Ou secalhar é melhor não ficar...

    ResponderEliminar
  67. Os governos têm a tentação de fazer coisas injustas, mas têm de perceber que os estados de direito são regulados por leis e que não podem fazer aquilo que lhe apetece!


    Nós, OJ, adjuntos e auxiliares, somos o grupo profissional competente para a tramitação processual  e isso não nos pode ser retirado, NUNCA!


    Por isso, se nos quiserem ver pelas costas que nos reforme antecipadamente, porque desqualificar-nos não o podem fazer.


    Abraço

    ResponderEliminar
  68. Sim, sim tadinho!

    ResponderEliminar
  69. QUEIRAM VER QUE A LOUSÃ AINDA O PERDE PARA HOLLYWOOD!

    ResponderEliminar
  70. 30 cara.....30!


    Só me contento quando for atribuído o nível 30.

    ResponderEliminar
  71. Não foste à tropa, pá!

    ResponderEliminar
  72. Que fere o princípio de igualdade, equidade etc isso é certo...


    Contudo o concurso que eles fizeram Tbm.fere uma série de coisas qual o resultado da ação do SOJ?


    A realidade é que concordo com o seu comentário, contudo o governo está disposto a passar por cima da legalidade para obter o que quer...

    ResponderEliminar
  73. E até agora tem tido sucesso..

    ResponderEliminar
  74. Alguém aqui sabe se quem for para grau 3 , terá de ser tratado de doutor, ou não?

    ResponderEliminar
  75. Claro que sim !
    Respeitinho é muito bonito.
    Conheço quem já tenha mandado fazer cartões de apresentação.
    Murcões!

    ResponderEliminar
  76. Murcões do ca...
    assim é que é...
    Cambada de tansos isso sim.
    Uns querem com meia dúzia de anos de serviço virar chefes, outros não querem que os mais velhos sejam chefes, outros não querem uma coisa nem outra. 
    Então em que ficamos?


    Já sei, a culpa é dos ADJUNTOS, esses malandros que andam escondidos pelos corredores dos tribunais e agora querem ser premiados.
    ADJUNTOS, CULPADOS.

    ResponderEliminar
  77. UNIÃO: Todos com grau 3, ou todos ao teste, será que os licenciados estão com medo?!?!? Justiça para quem nela TRABALHA  !

    ResponderEliminar
  78. Esse SLOGAN diz qualquer coisa (PAPO SECO).
    É melhor arranjar outro. Esse deu nesta merda.

    ResponderEliminar
  79. Sim, fui à tropa, mas 80% dos OJ nunca foram!

    ResponderEliminar
  80. Quando sair a decisão dos Secretários essa categoria estará extinta.
    Coincidências? Talvez.
    Tanta inveja e ganância e ficarão todos a xuxar no dedo.
    Os deuses não dormem.

    ResponderEliminar
  81. Marçal, Marçal, diz qualquer coisa às tropas!


    Afinal, foram as tropas que se "chegaram à frente" quando ainda nem o tinhas pedido!


    Estavam ao teu lado, percebendo o momento que não viste!


    Mas fizeram sacrifícios, perderam dinheiro, dinheiro que era preciso à sua economia!...


    Não é coisa pouca! 
    Foram ameaçados de perda total de rendimento, de processos disciplinares, mas mantiveram-se firme ...


    Até Marcelo disse: "Agora é continuar, não desistir!


    Abdicaste do que era nosso, e estás em dívida!


    Não basta uma pequena mensagem de que vai para a luta!


    Tens de fazer mais, muito mais! Tens de te expor mais, admitindo o que tens de admitir - De que a Srª. Ministra atual não difere muito das anteriores, e que em algumas coisas consegue ainda ser pior!


    Chega-te à frente Marçal! Assume!


    Assume como um homem!

    ResponderEliminar
  82. Pior que as anteriores Ministras não é seguramente!...

    Quanto á transição para o grau três de complexidade também é um pouco mais generosa que a proposta da anterior Ministra.
    Embora continue a ser injusta, abrange um maior número de OJ do que a proposta anterior!
    Os sindicatos têm que apresentar uma contra-proposta para que ninguém fique para trás.
    O mesmo aconteceu com os Oficiais de Registo.

    ResponderEliminar
  83. Estou confuso, eu com licenciatura vou ser grau 2.
    Os adjuntos sem.licenciatira vão ter grau 3.
    Então eles vão ser meus superiores?
    Como os deverei de tratar? Como sr. Doutores? Como meretissimos? Como ilustres?


    É que se não tratar assim poderei estar a violar os princípios e deveres do oficial de justiça...
    Tenho que saber isso pois não quero levar com nenhum processo judicial...

    ResponderEliminar
  84. Ehehe o que é que os deuses têm a haver com.isto??


    Que exagero..chega a ser ridículo..

    ResponderEliminar
  85. lá está este doutor outra vez. Isso é só inveja.
    mude de profissão. ou se pretende continuar nos tribunais concorra para o CEJ já que é tão competente.

    ResponderEliminar
  86. todos os anos abrem vagas para o CEJ de que está à espera?
    a sua pretensão é apenas passar à frente dos ADJUNTOS esses canalhas.

    ResponderEliminar
  87. De onde vem essa percentagem?

    ResponderEliminar
  88. mude de vida se ainda tiver tempo

    ResponderEliminar
  89. Aceita que dói menos, totó


    ResponderEliminar
  90. Essa ideia vem da ideia deles estarem todos amestrados por dentro do sistema.

    ResponderEliminar
  91. Enquanto houver lugares para os amigos SFJ não se passa nada. O Marçal está apenas a fazer de conta que está contra. No fundo ele quer é aceitar de novo e aparecer na fotografia. As eleições autárquicas estão aí à porta. Capice... Propaganda e tempo de antena a Lousã espera por ti... 
    Seus OTÁRIOS

    ResponderEliminar
  92. E tens mesmo a certeza que não vos vai passar à frente?
    As negociações ainda não começaram!

    ResponderEliminar
  93. SIM pois está em FALTA!

    ResponderEliminar
  94. Mulheres Oficiais de Justiça!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ