Não percam o sono com a velhacaria do ardil

      Na reunião do passado dia 17 os membros do Governo presentes informaram os sindicatos (SFJ e SOJ) de que “o processo negocial só poderá desenvolver-se após pacificação do setor” e que após essa pacificação, na primeira reunião (16JAN) seria assinado um protocolo negocial com “a data de início do processo, as regras e as matérias do âmbito do processo de negociação”.


      A pacificação no setor adviria, segundo o Governo, da cessação das greves e, para tal, o contributo do Governo, para se alcançar a dita pacificação do setor, foi dado de imediato com a apresentação daquela comunicação das linhas gerais da proposta, apresentada na sexta-feira aos dois sindicatos.


      António Marçal, que até aqui estava pacificado, pela autocontenção que se impôs, veio a público anunciar previsões para o fim da contenção, acabando com a dita pacificação de que vinha padecendo, e imediatamente apontando para um setor onde não se vislumbra nenhuma pacificação, tal como o Governo pretendia.


      São suas estas palavras: “Isto é gozar com quem trabalha”; “é inaceitável” e “nem sequer existe uma verdadeira revalorização salarial”.


      Marçal pôs fim ao “benefício da dúvida” e afirmou que o SFJ irá apresentar, na próxima semana uma contraproposta com ultimato para partir para a luta, já com calendário das lutas que, sem dúvida, disse, poderá passar por uma concentração nacional de todos os Oficiais de Justiça em Lisboa.


      «Caso não haja efetivamente uma verdadeira negociação, uma verdadeira melhoria negocial então não nos resta outra solução que não partir para a luta. E é isso que iremos fazer. Na próxima semana iremos divulgar já o nosso calendário de luta que poderá também passar por uma concentração nacional em Lisboa de todos os Oficiais de Justiça para, todos juntos, demonstrarmos ao Governo que não temos medo de ir à luta.»


   «Demos o benefício da dúvida a este Governo, à equipa desta ministra, mas perante este desrespeito, que foi a proposta agora enviada, não nos resta outra solução que não partir para a luta e é isso que faremos. Iremos para a luta de uma forma dura e empenhada, conforme fizemos no passado recente.», afirmou António Marçal.


      Já para Carlos Almeida, presidente do SOJ, como a pacificação nunca existiu, não tem de se redimir, apenas tem de manter o percurso, e diz assim:


      «Este Sindicato, SOJ, considera que todos os atuais Oficiais de Justiça; reiteramos: todos os atuais Oficiais de Justiça, sem exceção, devem transitar para o grau de complexidade 3.


      A posição deste Sindicato sempre foi clara e, assim, agiremos em conformidade, com a coerência de sempre, pois assumimos nas reuniões e publicamente, perante a carreira, o mesmo.»


      Portanto, aquilo que os Oficiais de Justiça têm em mãos é uma postura coincidente dos dois sindicatos e, não fossem as utópicas novas funções, modelos estrangeiros e outros devaneios sobre conteúdos funcionais, não teria necessidade o Governo de se pôr também a inventar, acreditando que, com esta proposta, está a ir ao encontro da pretensão dos Oficiais de Justiça.


Bocejar1.jpg


      Evidentemente que esta comunicação apresentada pelo Governo é para ser alterada e muito, pelo que os Oficiais de Justiça não precisam de perder o sono com isto. Os Oficiais de Justiça devem ficar preocupados, sim, e devem reagir, mas não ficar desvelados. Porquê? Porque a tática é a mesma do acordo dos 3,5%.


      No próximo ano o Governo apresentará retificações a estas linhas gerais e tentará um novo súbito acordo quando a generalidade da proposta esteja alterada, esperando que um dos sindicatos se deslumbre e venha dizer que melhor já não se consegue, sacando da caneta.


      Claro que essa intenção do Governo já não irá enganar novamente os mesmos representantes sindicais, pelo que estamos convencidos que o plano do Governo não irá funcionar tão bem quanto funcionou o anterior, embora mantenhamos reserva porque, ao que temos visto, o plano do Governo tem pernas para andar.


      A seguir pode ver a imagem que circula nas redes sociais do Ministério da Justiça a desejar boas festas, sendo que aos Oficiais de Justiça até prenda foi dada: aquela descabelada proposta que acabou por retirar a paz social e a esperança que alguns teimavam em ainda depositar também neste Governo.


Natal2024=SEAJ+MJ+SEJ.jpg


      Fontes: “SFJ-Info-20DEZ2024” e “SOJ-Info-20DEZ2024”, “Vídeo-Marçal-20DEZ2024”, “Info-SOJ-20DEZ2024”, com cobertura mediática por exemplo em: “Diário de Notícias”, “RTP” e “CM”.

Comentários

  1. Resumindo....


    De reunião em reunião, mexe aqui e mexe ali, põe aqui e acrescenta ali, altera esta parte e mantém aqueloutra...tudo isto num continuo arrastar no tempo, sem valorização minimamente decente e mantendo os O.J. aprisionados numa tabela salarial que os acompanha há décadas.


    Isto já não é só ver outras carreiras a serem rapidamente valorizadas (e sem falar de que não lhes exigem contrapartidas funcionais!).


    O problema vai além disso...


    É a desconsideração total e agora assumida por uma carreira que deu sucessivos benefícios de dúvida, resultando agora numa proposta que nem no dia 01/Abril, dia das mentiras, deveria sair para o papel.


    Tenha umas boas festas Sr. Ministra.


    A carreira dos O.J., pasta que tutela, não poderá viver com a mesma emoção este período...e muito menos manter o sorriso desse postal de Natal.

    ResponderEliminar
  2. O fundamentalista22/12/24 09:51

    Os representantes sindicais dos OJ, principalmente os responsáveis do SFJ, a quem não basta assumir, quando interessa, a maior percentagem de representação, mas também assumir maior responsabilidade no fracasso que tem sido a sua incapacidade e incompetência na defesa dos seus associados, fazem-me lembrar a história do flautista de Hamelin, em que os OJ, guiados por esta gente, saltita alegremente em direção ao precipício final.

    ResponderEliminar
  3. É sabido que outras carreiras foram aumentadas sem nenhuma exigência...


    Andamos nós nisto??


    A oportunidade dos ofíciais de justiça infelizmente já passou.


    Naquela altura partidos e todo o resto estavam ao lado dos OJ. 


    Agora não estão mais pois pensam que fomos valorizados...


    Eu irei intentar uma ação em tribunal em nome pessoal, como é possível uma licenciatura em direto não dar acesso ao grau 3 qual o critério???
    Isso viola o direito de igualdade...


    Aínda exigem prova de conhecimentos..


    Vão gozar com o c.....

    ResponderEliminar
  4. Espero que o programa de luta do SFJ não seja frouxo e não desiluda, como a proposta do Governo. 
    Greve aos actos, contas, pagamentos e registo estatístico do MP. 
    Começar bem a doer, para não haver dúvidas e a coisa se resolver o quanto antes.

    ResponderEliminar
  5. Entretanto e feito o reconhecimento pelo Marçal de que esteve errado, e acabou por trair os colegas, gostava é de saber se vai pagar os 270 euros no mínimo que me deve desde junho. É que os outros todos levaram 300 ou 400 euros e eu levei 30, para o senhor Marçal tirar uma foto si lado da senhora  ministra.

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo....ou isso ou estamos tramados....


    Alguém me pode explicar qual a diferença entre um adjunto e um auxiliar??


    É que onde trabalho vejo os dois com responsabilidades idênticas...
    Não exercem cargo de chefia, não orientam a secção..


    A verdade é que andaram andaram andaram até retirar o valor da licenciatura aos auxiliares...


    Se o auxiliar pratica os mesmos atos que o adjunto, nomeadamente no MP alguém me pode explicar como se pode desqualificar uma licenciatura desta forma??
    A licenciatura do adjunto é tão válida como a do auxiliar...

    ResponderEliminar
  7. Decretar JÁ uma greve no mínimo de duas semanas e indicar para os serviços mínimos os secretários de justiça,  os escrivães de direito e os técnicos de justiça principal (incluindo os que estão em regime de substituição)

    ResponderEliminar
  8. Somos o pequeno sapinho da anedota, do qual, por acidente, apenas se percebe que está lá pelos olhinhos.
    C@g@r@m-nos bem em cima!!!

    ResponderEliminar
  9. Com esse discurso só demonstra que a sua licenciatura não serve a democracia, uma vez que os adjuntos o são por concurso público.
    Em vez de apontar para os ditos - dos quais até já teve apoio aqui neste espaço ainda ontem -, que tal concentrar-se na opinião aqui do bloguista e remar para o mesmo grau juntamente com todos os outros?
    É que se os tais adjuntos forem da sua estirpe, o mais provável é que nas lutas agora anunciadas muitos deles possam furar-lhe as greves, e seria tão legítimo quanto haverem tantas pessoas com esse ódio de estimação aos adjuntos como o seu, sem que os mesmos tenham cometido pecado algum que não tenha sido o de terem respeitado as regras em vigor e ter chegado a essa categoria mediante concursos públicos completamente transparente - ao contrário, por exemplo, das nomeações em regime de substituição - e cumprindo os requisitos dos mesmos.

    ResponderEliminar
  10. Pois, mas quem recebeu esses aumentos não ficou no sofá a mandar postas de pescada como tu, nem se limitou a aderir a grevezinhas tradicionais de sexta feira à tarde. 
    Foi à luta e deu o corpinho às balas.
    Portanto, caladinho estavas melhor, queres mais dinheiro faz por isso 

    ResponderEliminar
  11. Quantos mais anos de grevezinhas da treta é que precisam, para perceber que os governos se estão a borrifar para isso?
    Por algum motivo outras profissões resolvem os problemas com 2 dias de greve e nós nem com 2 anos.
    É assim tão difícil perceber que o tipo de greves em vigor sao inúteis, os sindicatos sabem disso e apenas existem para que não os acusem de nada fazer?

    ResponderEliminar
  12. Sem ter noção de quantos dos adjuntos promovidos a partir de 2017 possam ter licenciatura, mas mesmo dando de barato que possam ser um terço deles, vou-lhe fazer aqui um desenho:
    Se os 4000 que sobram quiserem, souberem e se unirem, só com as grevezinhas, como diz, que estão neste momento em vigor, antes do próximo entrudo - que por acaso a DGAJ até já terá  tido a premonição de que este ano serão dois - lhe garanto que haverá proposta em cima da mesa para toda a carreira passar a grau 3 pelo menos no que respeita a quem já é presentemente oficial de justiça.
    Caso contrário, até se c@gam todos e só com a polícia de choque impedirão a máquinaaaa de paaaaaaaraaaaaaaaaar.

    ResponderEliminar
  13. Apenas constatei um fato, e é uma questão de justiça....e de lei.


    Princípio de equidade...

    ResponderEliminar
  14. Em tempo:
    Nomeação em regime de substituição que, caso fosse permitido o provimento de auxiliares, pela amostra, não deveria hesitar em aceitar.

    ResponderEliminar



  15. Isto só lá vai de uma maneira.E bem eficaz, por sinal.





    Se nos pisam e nos destratam desta maneira, temos legitimidade de ripostar.


    E façamos o quanto antes!!


    Os policias subiram escadarias da Assembleia em protesto,.entre outro tipo de manifestações bem visíveis pela noticiários!
    DEU ALGUMA COISA?  ZERO


    Os guardas prisionais recusaram transporte de presos aos Tribunais e outros serviços.
    DEU NALGUMA COISA? ZERO


    Se o tentarem fazer connosco é um assumir que têm ódio à carreira e aos funcionários...que têm sido mais do que pacientes para esta desconsideração.

    ResponderEliminar
  16. Expliquei-lhe objetivamente a diferença, legal e completamente transparente, que parecia não compreender, entre as categorias de auxiliar e adjunto, aquela história da carreira ter um estatuto, que a divide em categorias, às quais o acesso se processa mediante concurso público, algo que não deveria ser muito complexo para quem possui habilitações superiores...
    O resto li nas entrelinhas. 

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Sr. Articulista.
    Velhacaria i gnóbil.
    Esta noite já dormi bem mas a noite passada confesso que, apesar da inverosimilidade do assunto, perdi as primeiras horas do sono, e tudo por ter sentido uma tremenda
    INDIGNAÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  18. Então,  nesse caso, a solução é???
    Criticar e teclar nas redes sociais?
    Ou nada fazer?

    ResponderEliminar
  19. Pois é o trabalho de formiguinha parece que resultou numa proposta do mesmo tamanho que o bicho, pequenininho mesmo.
    E agora, o que fazer?
    Volvidos vários anos, desde o primeiro projeto em 2009, e depois de dois projetos mais recentes quase idênticos conhecemos agora um trecho de algo que não existe e que se adivinha já muito desfavorável.
    Nove meses depois eis que é apresentado algo concreto e Perguntamo-nos se é melhor ou pior que os anteriores?
    É difícil dizer, o leque de abrangidos pelo grau 3 é maior mas o grau 3 só por si não diz nada, não aporta nada mais, apenas e só isso porque no reposicionamento do escalão a diferença é quase nula ou a ser positiva anula o percurso no atual escalão - por exemplo tenho 2 anos no atual escalão e se acontecer a transição terço esse tempo na progressão sem efetiva valorização pois que este aumento sempre aconteceria independentemente do novo estatuto.
    Tudo isto é aberrante e muito gostaria de conhecer a proposta ou ideia transmitida pelo sindicato (SFJ) Sse aproximada ao país vizinho, na Espanha, se aproximada á dos oficiais de registo - que aprece assemelhar-se ou se a outra.
    A cigarra perdeu a carapaça e o trabalho de formiguinha resultou em algum mais pequeno do que o seu tamanho (se calar do tamanho de um vírus só visível ao microscópio)!

    ResponderEliminar
  20. A solução está nos números de que falei acima.
    São os 4000 desconsiderados na proposta que basicamente fazem as diligências, pelo que basta a união dos mesmos e nem sequer será necessário decretar uma greve às mesmas, também para não dar argumentos de borla à tutela para fixação de serviços mínimos.
    Parar tudo exceto às segundas, terças e quintas de manhã dará um exíguo número de diligências realizadas, insatisfatório para outros organismos, como por exemplo o CSM e o CSMP, mesmo que o governo não se importe muito, e o paradigma terá que mudar. 
    Até pode ser que colhamos a simpatia dos ditos conselhos e outros organismos, uma vez que a divisão ora proposta não parece respeitar muitos princípios e por isso justificar a intensificação da luta.

    ResponderEliminar
  21. Pelas minhas contas serão cerca de 4 mil não abrangidos pelo grau 3, dando de barato que um terço dos adjuntos com menos de 15 anos de "experiência" possam ser possuidores de licenciatura...

    ResponderEliminar
  22. Em tempo:
    "já dando de barato que"

    ResponderEliminar
  23. Canalhada.


    Por mim, greves sem cessar até  acabar  a canalhice e mentira dos governantes.

    ResponderEliminar
  24. Antes de aceitar qualquer negociação que impacte com tabelas é imperioso regularizar a situação de toda, mas toda a gente, relativamente à reconstituição de escalão por não consideração do tempo de provisório.

    ResponderEliminar
  25. Portanto... basicamente o teu problema é haver oficiais de justiça que atingiram lugares de chefia e tu não.
    Estudasses !!!

    ResponderEliminar


  26. Eu tive agora um aumento superior a 100 euros...








    ... no IUC...

    ResponderEliminar
  27. O que vigora atualmente é mais do que suficiente.
    Em menos de 2 meses tudo mudará.
    É preciso é que todos cumpram.
    Trabalhar só segundas, terças e quintas de manhã durante 2 meses.
    Inventar mais greves do que as que já estão em vigor não compensará, porque isso irá beneficiar mais a tutela do que o contrário.
    Como por exemplo? 
    Acrescentem greves às diligências às segundas, terças e quintas de manhã.
    Isso colocará em campo o colégio arbitral, pois as greves do SOJ - atualmente e anteriormente do SOJ e do SFJ - da forma como estão previstas foram precisamente pensadas para dispensarem à tangente e sem mais margem os serviços mínimos.

    ResponderEliminar
  28. Realizar uma exegese desta proposta é tarefa difícil.
    Vejamos:
    - está visto que a divisão da carreira é uma inevitabilidade.
    - ao contrário do anterior projeto do PS, que admitia o grau 3 apenas para os cargos de chefia que passavam a ser exercidos em comissão de serviço,  este propõe uma maior abrangência a adjuntos com 15 anos ou licenciados.
    - todavia, infere-se que sendo umicategirual mantém os cargos de chefia em comissão de serviço (o que a acontecer como acontece com o regime de substituição e as comissões dos administradores é no mínimo de enjeitar e de recear seriamente o que possa advir daí)
    - depois constitui um verdadeiro tampão às promoções que atualmente existem e deixam de existir (escrivão de direito, técnico principal, secretario) e sem qualquer compensação em termos remuneratório e a não ser que se mantenha o regime de progressão automática não há compensação alguma - porque com a média de idades nunca se conseguirá ter a possibilidade de percorrer escalões equivalentes aos cargos elencados cujos saltos de níveis são consideráveis.
    O atual trecho não serve ninguém, nem a licenciados nem a não licenciados e não creio que sirva aos serviços.
    Todavia poderia ser assegurado um regime transitório, por 7 anos, com o preenchimento obrigatório de pelo menos tantos quantos saírem dos cargos de chefia a ser preferencialmente ocupados por atuais funcionários que não transitassem e não vejo isso a acontecer nem sequer conhecemos as tabelas virtuais de transição.
    Na verdade não conhecemos nada de nada.
    E é isso que nos indigna ainda mais - o desconhecido o incerto o medo e o receio de que nos tratem como é costume, com desprezo!

    ResponderEliminar
  29. Você de fato é um artista a fintar o assunto principal...a questão é um adjunto e um auxiliar, que funções desempenham no MP??


    Não são as mesmas??


    Claro que sim e você bem o sabe quem não sabe é a tutela pelos vistos...
    Assim sendo as mesmas funções o que difere um adjunto com licenciatura ou um auxiliar??
    Nada...sabia....

    ResponderEliminar
  30. Na prática a diferença entre adjuntos e auxiliares pode não ser nenhuma, dependendo da dinâmica da secção. Trabalhei como auxiliar mais de vinte anos com adjuntos ao meu lado. Cheguei ao ridículo de ensinar um adjunto promovido antes de mim, por ser mais velho, que vinha de uma central e não pescava nada de secção. O meu trabalho nunca foi menor ou em menos quantidade que os restantes adjuntos e sempre achei isso uma grande injustiça em termos salariais. Hoje estou do outro lado e tenho mais números de processos que os auxiliares, por opção, por respeito, se ganho mais que eles acho que assim deve ser .

    ResponderEliminar
  31. Greve geral de 6 a 10 de.janeiro!...

    ResponderEliminar
  32. Todos apelam à greve aos atos, contando que seria novamente sem desconto em vencimento.
    As últimas greves a diligências tiveram uma adesão quase nula.
    Ou seja, querem luta mas sem sacrifícios, sentados na secretária.
    Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  33. Concordando com tudo o exposto,  o grau de licenciatura vai ser para todos. A licenciatura é em qualquer área ( gestão, finanças, direito), certo? 

    ResponderEliminar
  34. E tu? Concretiza o que fazes/ fizeste?

    ResponderEliminar
  35. Faz todo o sentido o seu comentário. Estou á espera das contas, fui eventual alguns anos e tenho a certeza que mudarei de escalão quando as contas forem feitas. Vou esperando, mas estou ansioso.

    ResponderEliminar


  36. A divisão da carreira é inevitável.
    Convençam-se disso!!
    Nem todas as tarefas de um OJ são próprias de um grau III. Há tarefas meramente administrativas.
    Grau ll para uns, grau III para outros.
    No fundo foi isto que o sindicato sempre defendeu e não se iludam do contrário.


    O que o novo estatuto deve permitir é a transição, mediante certos critérios e requisitos, do grau ll para o grau III funcionando assim como uma promoção na carreira.

    ResponderEliminar
  37. Não faço mais greves.


    Já chateia tanta guerra por causa do estatuto.


    Nunca ninguém está satisfeito com nada.


    Quem é licenciado que concorra a outros empregos se não estiver satisfeito.


    Todos os dias abrem concursos para técnicos superiores.


    Se não estão bem aqui saiam, desamparem a loja e sigam para outros ministérios.

    ResponderEliminar
  38. Eu sou Adjunto no MP.
    Tenho 25 anos de serviço.
    Sim, no MP, não há grande distinção entre os adjuntos e o auxiliares, todavia, a responsabilidade é diferente.
    Quando não há Principal, sou eu que me chego à frente.
    Quando é preciso assumir alguma coisa, geralmente menos positiva, sou eu que levo na cabeça.
    Depois falamos entre nós e resolvemos as questões.
    Uma carreira sem qualquer tipo de categorias intermédias que ambição é que pode ter.
    Ficamos com centenas e centenas de colegas sem aspiração a subir qualquer coisa.
    Numa altura em que já existem escrivães e chefiarem vários juízos, e todos sabemos que vai ser essa a política, não existir uma categoria intermédia é deixar tudo ao molho e fé em Deus.
    Eu andei 20 anos para ser promovido a adjunto, e sempre os respeitei.
    Quase todas as carreiras especiais tem categorias intermédias, só nós é que queremos extinguir.
    Nao se percebe.

    ResponderEliminar
  39. Concordo na integra.
    O mesmo se aplica a  todos os não licenciados que ficam no grau 2.
    Não gostam mudem de vida.
    Há muito setor da economia com falta de mão de obra.

    ResponderEliminar
  40. Mas ajudar/ensinar os colegas, independente da idade, da categoria, acabados de entrar na profissão ou venham de áreas de especialidade diferentes, é um dever e uma obrigação!!
    Em algum momento da sua carreira com toda a certeza também recebeu ajuda e a compreensão de colegas. A teoria não basta.
    Este seu discurso demonstra muita pouca empatia.

    ResponderEliminar
  41. Um auxiliar com licenciatura pode ter um 1 mês de serviço/experiência, um adjunto licenciado no mínimo terá 4 anos de serviço. Quer mais???

    ResponderEliminar
  42. Os oficiais de justiça deviam ter vergonha.
    Já estão outra vez de férias, e ainda se queixam!

    ResponderEliminar
  43. Vais fazê-las, vais!
    Se não as fizeres vais amochar lá todos os dias, e não me parece que estejas para isso!

    ResponderEliminar
  44. Mas já conferiu os números dos que ficarão no grau 2?
    Concorda que serão cerca de 4000?
    E na posição em que conseguirão, todos unidos, facilmente parar a máquina só com as greves que estão atualmente em vigor?

    ResponderEliminar
  45. O Marçal tem o dever de agendar greve ais atos, até ao dia 26 de fevereiro. Greves aos dias não servem e até já existem. Marçal és a nossa esperança, avança para as greves que mais causam mossa, greves sem desconto no vencimento, greve ais atos! Porra Marçal, avança que vamos seguir -te!

    ResponderEliminar
  46. Vou fazê-las o c , é que vou.


    Nem mais uma.


    Aliás, se pensam que vão ter uma grande adesão às greves estão muito bem enganados.


    Iludidos ...

    ResponderEliminar
  47. Auxiliares e adjuntos com menos de 15 anos na categoria, devem recusar-se a cumprir despachos e a fazerem diligências. 
    Essas nobres e complexas tarefas devem ser feitas pelos de nível 3.
    Será?

    ResponderEliminar
  48. Está bem, está...


    Registem este comentário para memória futura!!


    O sindicato nada vai fazer para além de demonstrar "descontentamento".


    E esta solução da divisão da carreira vai passar porque na verdade só assim faz sentido.


    Acordem!!


    Esta proposta vai de encontro ao que é defendido pelo sindicato há muitos anos.
    No entanto para não desagradar a quem lhes paga a quotas, dão esta imagem de descontentamento. Mas na verdade era esta a solução há muito preconizada pelo sindicato.

    ResponderEliminar
  49. Pensam que é só recusar e que nada lhes acontece.


    Ingénuos.

    ResponderEliminar
  50. Pois, não será só o recusar, mas sim o que estará possivelmente no novo estatuto.
    Ninguém dá nada a ninguém. 
    Mas parece que tal proposta é inconstitucional. 
    Não há  auxiliares a exercerem cargos de chefia? Como de secretário por exemplo?

    ResponderEliminar
  51. Sou associado do SOJ


    No judicial, é o que conheço melhor, os auxiliares, adjuntos e escrivães são todos, repito, todos, imprescindíveis para o seu bom funcionamento, logo, grau 3, PARA TODOS.


    Acredito, que o Carlos Almeida em nenhuma circunstância passe esta linha vermelha, se o fizer deixo pura e simplesmente de ser associado do SOJ.


    Só espero, que o presidente do SFJ, cumpra com o prometido de não deixar ninguém para trás, isto é, de todos passarem para o grau 3.


    Como estamos em democracia é natural que haja colegas com opinião diferente da minha.


    Boas festas para todos!

    ResponderEliminar
  52. Ahahaha.adjuntos a furarem greves de auxiliares?


    A maior parte foge como o diabo da cruz das diligencias.

    ResponderEliminar
  53. Os auxiliares com licenciatura não podem aceder..ainda não entendeu??


    A licenciatura é apenas na área de direito.

    ResponderEliminar
  54. A realidade está questão do Marçal neste momento não importa para nada...temos que mudar o foco..
    Temos que lutar..
    Temo que isso poderá não vir a acontecer....


    O que foi mal feito já todos sabemos, já sabemos que esse Marçal mais tarde ou cedo terá que sair do cargo que ocupa...


    Por temos que avançar...

    ResponderEliminar
  55. Provocação!!

    ResponderEliminar
  56. Vamos ver os conteúdos funcionais.
    Só quero ver isso.

    ResponderEliminar
  57. Colega infelizmente eu não acredito nisso..


    O grau de crueldade aplicado por este ministério é gigantesco...


    Se eles nem estão a considerar todos os adjuntos, para grau 3...nem os auxiliares com licenciatura quanto mais todos...


    Tenho pena colega mas não vejo como isso será possível...


    Desde de 2017 isto foi uma forma de chegarmos a isto...


    Gostava que fosse para todos...
    Eu tbm sou um auxiliar com uns bons anos disto que não está incluído..

    ResponderEliminar
  58. Os escriturários de grau 2 estão-se todos a passar no grupo do WhatsApp.


    Que guerra.
    Não se conformam que vão ficar com o grau 2.

    ResponderEliminar
  59. Isso era antes do grau.
    Agora com a promessa do grau 3 verá se não vão lá sempre que seja preciso.

    ResponderEliminar
  60. Será que não era isso o pretendido?
    Uma mão cheia de nada para calar a boca daqueles que ainda não perceberam que o que lhes coloca a comida na mesa éo vencimento que auferem. 
    Eu quero é um bom salário!

    ResponderEliminar
  61. Só se a carneirada não se importar de ficar com grau diferente dos escolhidos.
    Mas talvez tenha razão, já acredito em tudo.

    ResponderEliminar
  62. Mais valia o abaixo-assinado, devem estar agora alguns a pensar...

    ResponderEliminar
  63. As greves em vigor só não produziram nem produzem efeitos porque mais de dois terços dos lesados não as cumprem.

    ResponderEliminar
  64. Nunca importa! Fosse outro o sindicato a fazer metade da merda e já tinha sido extinto. Mas os cartilheiros numa postura à PCP atemorizam e calam todos. Portanto há sempre que avançar com a trampa de sempre.

    ResponderEliminar
  65. Amigo concordando consigo a clara evidência entre a diferença entre um adjunto e um auxiliar não entre nesse jogo, sob pena de os adjuntos que já se mostraram solidários com a repulsa da divisão de carreiras, um dia destes não fazerem, ou ajudar quem necessita, neste caso a carreira e quem fica para trás, não fazerem nada, nem greves.

    ResponderEliminar
  66. Eu estou impressionado com muitas das coisas que por aqui tenho lido.


    Já existem colegas meus adjuntos que acham que está tudo bem.
    Estão contentes??
    Não querem sequer saber de greves e luta?
    Estão confortáveis com o que foi avançado?


    Mas será que não percebem que o ganho remuneratório é uma palhaçada?
    Seja nível 2 ou 3, os ganhos remuneratórios são muito inferiores aos de todas as outras carreiras que foram revistas nos últimos meses, abarcando desde a base.


    Apenas a título de exemplo, um bombeiro, com a última atualização salarial e que encheu notícias há poucos dias atrás (+4.000€/ano), vai ficar a ganhar, na base da sua carreira, o equivalente a um Adjunto já com uns anos disto.


    Abram os olhos!!!
    Vejam o comunicado do Governo com esta proposta e façam as continhas, caramba!
    Não vão receber muito mais...


    Ou há luta e a sério (greves às diligências seria o melhor) ou esqueçam a chapa 300 que tem sido dada a outras carreiras desde Junho!!!

    ResponderEliminar
  67. Também quero, mas não é isso que está a ser proposto. Nem agora nem futuramente.

    ResponderEliminar
  68. O colega com toda a certeza não sofrerá de amnésia.
    Deverá recorda-se que não se estava simplesmente à secretária, como dizSe estamos a trabalhar, no local de trabalho e a cumprir horário, havendo situações idênticas onde também não houve corte, por que raio agora seria diferente?

    ResponderEliminar
  69. Vencimento equiparado à PJ, tal como já foi ou então, indexado ao vencimento do Presidente do Supremo ou do PGR.
    Muito importante e que deve também ser agora negociado: regime de aposentação igual ao da PJ.
    Os ex-inspetores do SEF vão para casa aos 55 anos, independentemente dos anos de serviço. Conseguiram isso no acordo com o governo.
    Os vigilantes da natureza que andam na Arrábida a ver os golfinhos, vão para casa aos 55 anos.
    Temos de ir à luta.
    A união faz a força!

    ResponderEliminar
  70. Esta proposta concede grau 3 a muitos mais oficiais de justiça que a anterior.
    Logo, existe aqui um ganho.
    Por outro lado afasta a ideia ou esperança que parecia existir em alguns, de que só os licenciados em direito é que iriam ocupar lugares de chefia.
    Na minha opinião também existe aqui um ganho. 
    Quanto ao esboço da tabela salarial apresentada e da progressão é que me parece que as notícias não são boas para ninguém. Contudo podem ser bem complementadas quer por um bom suplemento quer por um efectivo pagamento de horas extraordinárias e também por uma mais  esclarecida e acessível possibilidade de transição do grau 2 para 3 e daí para lugares de chefia.
    Contrariamente ao que tenho lido parece-me que o momento é de negociação e não de luta, não concoradando uma vez mais com a posição a frio do presidente do SFJ , que teima em querer estar sempre do lado errado da história. 

    ResponderEliminar
  71. Os auxiliares licenciados andaram aqui durante meses a colocarem-se em bicos de pés, eram os maiores da rua deles, que todos os outros eram ignorantes e que a proposta de estatuto deveria ser aceite, pois não era por alguns não progredirem que se iria prejudicar os demais. E agora? Agora devemos estar todos juntos ou devemos aceitar a proposta, uma vez que a carreira tem de evoluir e não podemos esperar outro governo?

    ResponderEliminar
  72. Finalmente alguém lúcido! Um bem haja colega!

    ResponderEliminar
  73. Esqueça!
    O grau de adesões a greves será totalmente diminuto e ineficaz.
    Das duas uma. Ou entra em vigor a reforma da carreira pretendida e nesse caso o governo poderá ceder num reforço da valorização salarial, ou continua tudo na miséria.
    Penso que a reforma da carreira é uma opção política irreversível e até já se torna ridículo os sindicatos andarem com esta conversa estéril de que não aceitam, ninguém fica para trás, etc.
    Chega de conversa da treta.
    Quem quer continuar continua, quem não quiser que se faça à vida.
    A luta dever ser direcionada para salários dignos, quer para grau 2, quer para 3.

    ResponderEliminar
  74. Como é que você sabe?

    ResponderEliminar
  75. Não fique admirado, nesta classe existem aqueles que ficam felizes a perder, só pelo fato de saber que ficam acima dos desgraçados dos auxiliares... 
    Considero que todos devem passar a grau 3, mas se não for possível todos é elementar ter em consideração os auxiliares com 20 anos disto ou 15, bem como auxiliares licenciados...


    Caso contrário isto é de uma monstruosidade sem precedentes....

    ResponderEliminar
  76. Colega concordo o meu medo é a cobardia da classe será que é desta que nos vamos unir?

    ResponderEliminar
  77. Uma ideia para a MINISTRA: a avaliar pelos licenciados que há em Lisboa (noutros locais não será diferente), também eles devem fazer o exame, pois afinal será uma mera prova da qualidade da sua Licenciatura.......... OU TÊM MEDO?!?!?

    ResponderEliminar
  78. Seu mentiroso abrange mais?? Como justifica auxiliares com dez anos disto, com licenciatura ficarem de fora do grau 3?? Como justifica auxiliares com 20 anos disto ficarem de fora..


    Por uma questão de justiça e equidade a deveriam propor para todos os auxiliares com 20 anos disto , transitarem para grau 3, e os auxiliares licenciados com 5 anos disto..




    Prontos aí existia equidade na proporção dos assuntos...

    ResponderEliminar
  79. TODOS OS LICENCIADOS AO TESTE!

    ResponderEliminar
  80. Sim resolvia logo o problema...

    ResponderEliminar
  81. Da leitura que faço de alguns dos comentários por aqui deixados, levam-me a acreditar que não são de Oficiais de Justiça.


    Não posso acreditar que o sejam...


    Passei já por várias secções, Central, Crime e Cível, trabalhei diariamente com várias  dezenas de colegas e nunca senti este nível e este esgrimir de opiniões.

    ResponderEliminar
  82. SEM resposta passa-se à ofensa...

    ResponderEliminar
  83. Sabe porque são todos licenciados.

    ResponderEliminar
  84. Colegas contra colegas é triste.
    O que foi esta carreira no passado e aquilo a que se chegou...

    ResponderEliminar
  85. Fazendo a leitura de tudo isto, o mais preocupante será o regozijo de quem está de fora (Ministra e respectiva equipa) e assiste a este degladear no seio da carreira.


    Infelizmente começo a compreender o já tantas vezes repetido: "Tenho vergonha de ser Oficial de Justiça!"

    ResponderEliminar
  86. Não é colegas contra colgeas é colegas contra o critério! Se os licenciados são bons é apenas + um teste, se são novos estão em vantagem face aos outros colegas. DE ONDE ADVÉM O MEDO?

    ResponderEliminar
  87. Pois que conveniente... já esqueceu que as primeiras três propostas todas consideravam quem tinha licenciatura deveria passar. Grau 3...


    Mas o polvo mexeu, mexeu mexeu, que conseguiram desqualificar as licenciaturas dos auxiliares...parabéns bom trabalho dos sindicatos, e dos demais...

    ResponderEliminar

  88. JUSTO: Todos grau 3 ou todos a teste incluindo os licenciados ()

    ResponderEliminar
  89. Ui que sensível se queres uma flor...desde quando mentiroso é ofensa??


    É apenas um fato....você não está a dizer  a verdade é esse o significado da mentira...
    Como pode estar a dizer uma barbaridade dessas?

    ResponderEliminar
  90. Não tenho medo nem a bij fazer .
    Quem é o centro de formação comparado com a universidade?
    Pura e simplesmente vou abandonar a profissão.
    Fiquem os demais.
    Os meus jovens e qualificados vão abandonar a profissão.
    Fiquem os demais .
    5 ou 6 anos .
    É a vida 
    O justo seria obviamente para todos.
    Mas cargos de chefia 
    Esses do com curso.
    Não haverá passam na secretaria.
    Um bem haja a todos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  91. Ora aqui está a solução. Todos a testes. Nem mais. Quem reprovar fica sem o direito aos €28. É  apenas o que perde. Pois não estou a perceber esta indignação. TODOS TÊM DIREITO A €28 é a única coisa que está em discussão. AINDA NÃO PERCEBERAM SÃO APENAS €28...
    O Marçal que explique. SÃO €28

    ResponderEliminar
  92. Pessoal mais jovem já viram o viram passam de nós.
    É tratar de abandonar rapidamente a profissão .
    Não percam o sono nem se preocupem muito com isto.
    Era o que precisavam para sair de uma vez por todas.
    Hay muitas carreiras melhores que esta.
    É deixar os  mais velhos carregarem o piano .
    Siga, somos jovens qualificados e com experiência.

    ResponderEliminar
  93. Você está bom da cabeça...sabe como funciona a regra dos 28 euros??
    Leia o que o bloguer escreveu no artigo de ontem...


    A regra é ninguém que suba de escalão poderá receber menos de 28 euros...obvio que a subida do escalão implica  perto de 80 euros ou assim.

    ResponderEliminar
  94. Mais um lunático ...

    ResponderEliminar
  95. Agora os lunáticos querem um prova.


    É só maluquinhos nesta profissão.


    Não há paciência.


    Bem faz a ministra e a DGAJ que não nos dá importância nenhuma ...

    ResponderEliminar
  96. Não é medo é não fazer sentido nenhum.
    Siga para outra carreira.

    ResponderEliminar
  97. Mais uma borrada com medo de um teste só qualidade...

    ResponderEliminar
  98. UNAM-SE OS SINDICATOS: TODOS GRAU 3 OU TODOS A TESTE isto sim é elementar justiça!

    ResponderEliminar
  99. Obvio????
    CONTENTE-SE COM OS €28, não são €80, são €28 e para todos quer seja 2 ou 3

    ResponderEliminar
  100. Eu não tenho medo nenhum.
    Estudo diariamente e mantenho-me actualizado.


    Então e aqueles que nunca saíram de uma secção central, que a única coisa que sabem fazer é dar entrada a papéis?
    É justo para esses submeterem-se a uma prova?!
    Anos e anos sem contacto com o serviço de secção, acha justo?
    Ou esses devem ficar no grau 2, mesmo que licenciados e com mais de 20 anos na categoria?!


    Tome juízo que já deve ter idade para isso!!

    ResponderEliminar
  101. caguem no grau. o que vos vão dar são €28, o resto é conversa. O GRAU 2 OU 3 SIGNIFICAM €28 AO FINAL DO MÊS.
    CAGUEM NOS GRAUS.

    ResponderEliminar
  102. pense caro amigo! então está 20 anos na central não pode fazer teste poque não tem experiência, mas esteve acomodado esses 20 anos, mas pode passar outro qualquer só porque tem diploma, mas não tem experiência!!! sim senhor isso é que é pensar... 

    ResponderEliminar
  103. Dass, que é burro!

    ResponderEliminar
  104. Da leitura dos comentários, uma conclusão. Alguém conseguiu o que queria: dividir para reinar!!

    ResponderEliminar
  105. até parece o Marçal

    ResponderEliminar
  106. Infelizmente, é a realidade.

    ResponderEliminar
  107. Desculpem que vos diga mas vocês são na generalidade uma desilusão e se depender da vossa atitude e inteligencia, os astros estarão a alinhar-se para nos mandar todos para o degredo.
    Como já aqui foi dito, esta proposta do governo já é um plus relativamente às anteriores, já que permite que muitos mais acedam ao grau 3, na minha opinião, até demais.
    Contudo, enquanto não se souber o enquadramento geral do estatuto, é impossível fazer uma apreciação da proposta, designadamente o tipo e montante do suplemento, regime de acesso a cargos de chefia, regime de avaliação e quotas, etc.

    ResponderEliminar
  108. Pois você de certeza que é um adjunto sem licenciatura que conseguiu furar o sistema ...um famoso em regime de substituição...


    Tenha vergonha nessa cara, é ilegal discriminar auxiliares com licenciatura...tenham vergonha...

    ResponderEliminar
  109. Não foi ninguém em particular que pretendeu a divisão.
    A divisão resulta simplesmente do devir dos tempos e tem que ser encarada com naturalidade.
    A forma de gerir as funções do Estado mudaram, as mentalidades mudaram e consequentemente as reformas estruturais impoem-se!
    As gerações mais antigas no ativo e todos aqueles que não reunem os requisitos para exercer funções mais qualificadas, devem exigir dignidade e respeito, mas não adianta ficar em bicos de pés quando o seu tempo passou ou quando o seu perfil deixou de se enquadrar no paradigma organizacional pretendido.

    ResponderEliminar
  110. Por um lado se o trabalho ser tarefas básicas e o auxílio e a escravidão com os magistrados acabar olha que se lixe o grau 3

    ResponderEliminar
  111. O seu troca tintas, eu de olhos fechados faço um exame ao teu lado e meto te num canto eu entrei com 18...


    Qual a tua dúvida??
    Tu mal sabes a história da profissão e vens para aqui mandar bitaites tá calado...sabes lá o que é uma fáculdade, uma licenciatura...

    ResponderEliminar
  112. Eu sou licenciado , oficial de justiça por direito e vou continuar cá para fazer a vida negra aos pseudocooegauinhas...

    ResponderEliminar
  113. Fazer teste, tome juízo, tenha vergonha...nos registos não fizeram qualquer teste.


    Eu de olhos fechados fazia um teste e tu não tinhas hipóteses..


    Cala essa boca para aí...

    ResponderEliminar
  114. Caros colegas não se desunam.  Grau 3 para todos que merecemos e aumento salarial significativo não esta esmola 

    ResponderEliminar
  115. Ao das 22:31, diga-me então qual a solução para esses colegas?


    Ficam no grau 2?
    Passam para o grau 3?
    Fazem a prova?
    Diga qual a solução!

    ResponderEliminar
  116. E aquele que há dois ou três dias atrás exigia grau 3 para todos e 600 euros líquidos por mês de aumento ...

    Anda por aqui?! 

    ResponderEliminar
  117. Tu não tens licenciatura és auxiliar já sabes que não entras simples...com sorte entram auxiliares mais antigos e talvez com licenciatura...simples...mesmo esses não estão contemplados...

    ResponderEliminar
  118. Esta foi a melhor proposta de todas que tivemos até agora.


    Com esta proposta não serão apenas o cargos de chefia a transitarem para o grau 3.


    Eu voto nesta proposta e digo NÃO às greves!

    ResponderEliminar
  119. A primeira solução deveria ser passarem todos a grau 3..

    Então pelo menos os auxiliares com mais de 20 anos de serviço..


    Os auxiliares licenciados com mais de 5 anos de serviço...


    É da mais elementar justiça...

    ResponderEliminar
  120. Então e os auxiliares sem licenciatura?!


    Tenha vergonha nessa cara!!!

    ResponderEliminar
  121. Obvio que deveriam passar todos...com e sem licenciatura 
    Agora uma vez que o critério está explicado temos k ver as coisas na mesma proporção...


    Se o governo entende que um adjunto com 15 anos pode aceder a grau 3.
    Obvio que pela mesma lógica um auxiliar com 20 anos deve ter o mesmo direito...


    Se um adjunto com licenciatura pode aceder..


    Então um auxiliar com licenciatura com 5 anos de serviço também deveria...


    É uma questão de seguir os critérios...

    ResponderEliminar
  122. burro é quem te fez as orelhas ò palhaço

    ResponderEliminar
  123. Pois é foste um dos contemplados...choco esperto ...deves ser adjunto e com uma licenciatura de papel higiénico..


    E prontos e vou lá saiu te o Jackpot...


    Ou mais grave um.adjunto em substituição..

    ResponderEliminar
  124. se não forem competentes ficam no grau 2 e recebem na mesma €28

    ResponderEliminar
  125. Eu não quero grau 2 nem grau 3, quero é um ordenado decente e não esta merda que os sindicatos assinam. ORDENADO DECENTE

    ResponderEliminar
  126. não está isso escrito na proposta do governo. apenas "licenciatura"

    ResponderEliminar
  127. Andam por aqui alguns ressabiados contra os adjuntos em substituição, então de veria ser quem? auxiliares em substituição? 

    ResponderEliminar
  128. Aceita que dói menos 


    ResponderEliminar
  129. Tudo está virado para os níveis. Neste momento só queria era lutar pela idade da reforma.  

    ResponderEliminar
  130. deixem-se de fantasias o mundo não é igual
    quem quer melhorar o seu estatuto e rendimento que lute e cresça, não esperem favorzinhos...
    acham que tudo igual é que é bom? imagino
    os calaceiros a curtir e os dedicados e crentes a trabalhar...
    sem desafio não há evolução
    Sim lutem por melhores salários e melhores condições o grau 3 é uma fantasia estupida e estupidificante
    Quem quer estar nos tribunais e ser superior estude e vá para magistrado, lute, afirme-se
    Acham que iam sequer aproximar-se...continuem com as greves sem objectivos entretidos na palhaçada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ