Com a manta às costas
No Jornal de Notícias de ontem vinha mais uma notícia dos padecimentos normais dos Oficiais de Justiça que ocorrem um pouco por todo o país.
Dizia assim:
«O sistema de ar condicionado do Palácio da Justiça do Porto está avariado num dos pisos há três anos. Há secções onde se trabalha “de kispo” e as salas de audiência são geladas, com os advogados a juntarem-se ao coro de queixas.
O Ministério da Justiça garante que os equipamentos avariados vão ser substituídos.
Segundo apurou o JN, os gabinetes dos juízes têm aquecedor, mas os Oficiais de Justiça têm de aguentar o frio.
Ao JN dizem que o equipamento “é jurássico”, está obsoleto, ao ponto de não haver peças para ser reparado.
O dirigente do Porto do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Manuel Sousa, diz que a situação “é inaceitável” e adianta que o caso do Palácio da Justiça não é o único.
“Nos tribunais de Mogadouro e de Torre de Moncorvo, trabalha-se com dois graus de temperatura pelo mesmo motivo”, revelou o dirigente sindical, que garantiu já ter alertado por várias vezes o Ministério.
“Mas a situação arrasta-se anos a fio, sem que ninguém queira resolver os problemas”, lamentou, em declarações ao JN.
O problema existe, também, no Tribunal de Braga, onde, no segundo piso, que alberga duas secções judiciais e três salas de audiência, o ar condicionado está avariado, obrigando os Oficiais de Justiça a trabalharem com mantas nas pernas ou nas costas.
Contactado a propósito o Ministério da Justiça, afirmou que “as situações estão identificadas a nível nacional, quer por pedidos diretos, quer através dos relatórios de atividades anuais das comarcas”.
As intervenções são feitas de acordo com os planos de atividades do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), no âmbito das suas competências e de acordo com os orçamentos disponíveis para o efeito.
Por parte da DGAJ, adiantou ainda o Ministério, “estão planeadas pequenas intervenções, em instalações sanitárias e outras, de 500 mil euros. Já o IGFEJ adjudicou em 2024 obras de 25 milhões de euros em novos tribunais, que decorrem em 2025”.»

Fonte: “Jornal de Notícias”.
Igreja=dgaj=INCOMPETÊNCIA.
ResponderEliminarIgjef=dgaj=INCOMPETÊNCIA
ResponderEliminar
ResponderEliminarCom a manta às costas mas com internet.
ResponderEliminarGestão das comarcas, Conselho de gestão, órgãos do conselho de gestão, Juiz presidente, Procurador Coordenador da Comarca, Conselho Consultivo, apoio aos órgãos de gestão, Diretor do DIAP, Magistrado do Ministério Público dirigente, gestão de atividades, pastas regularizadas, relatórios semestrais, relatórios anuais, estatística mensal, inspeções do CSM, do CSMP, do COJ, administrador(a) judiciário, secretário de justiça, ordem dos advogados de cada localidade, Ministra da justiça, secretários de estado da justiça, secretário de estado adjuntos, DGAJ, IGFEJ, etc, etc, etc e não conseguem resolver problemas básicos de funcionamento?
ResponderEliminarSe eu tivesse estudado, talvez percebesse.
O tema de hoje é demasiado sério para ser levado em tons de brincadeira.
ResponderEliminarHá quase 30 anos, quando ingressei nos Tribunais, vindo de uma empresa privada de projetos e instalações elétricas e de climatização, notei logo ali o desnorte dos serviços do Estado.
Com efeito, vinha de uma empresa que já tinha uma rede interna (em anel) com um sistema informático robusto tudo a funcionar num espaço climatizado, bem iluminado e com salubridade, arejado e com luz natural.
E tal justificava-se porque ali ( no Marco de Canaveses) quando faz calor ou frio, as variações térmicas são catastróficas, os corpos ressentem-se e a mente tende a não a ser preguiçosa.
É inconcebível o que aconteceu no nosso país nos últimos anos, e nomeadamente nos últimos 25 anos, já neste século.
Com a exceção do PJ de Sintra, penso que a maioria dos edifícios próprios (do Estado) datam do tempo da ditadura, os outros, estão em espaços arrendados (Valongo, Maia, Sta Maria da Feira, etc.).
Muitos daqueles edifícios, do época Salazarista, foram deitados ao abandono, é paradigmático o caso do PJ de Rio Maior, uma obra arquitetónica, completamente esquecida e abandonada, onde funciona o Tribunal num dos corpos do edifício e o restante espaço, antes ocupado pelas Conservatórias, é hoje ocupado por ratos e tudo o mais, completamente deitado ao abandono, sendo que aquelas (conservatórias) estão num espaço arrendado !?.
De facto a gestão do imobiliário que contende com o parque dos Tribunais é hoje uma realidade bastante triste.
Greve às diligências!
ResponderEliminarApenas e só ...
Já há. Logo que surja a diligência declaramo- nos em greve... o que falta é uma greve sem descontos.
ResponderEliminarNão é a mesma coisa, e não tem só a ver com os descontos !
ResponderEliminarRepare que há diligências todos os dias, o que quer dizer que se fizesse greve todos os dias ! ....
ResponderEliminarE os atos feitos antes das diligências, ficavam de graça para o estado?
Isso gostavam eles ...
Vá lá, vá lá, não sejam assim, a Srª. Ministra é nossa amiga, só não nos dá aquilo que as suas colegas já deram a dezenas e dezenas de milhar!
ResponderEliminarMas, mas, acreditem, ela é nossa amiga!...
A Sra. Ministra não só 'nossa amiga', como ainda parece estar a gozar com todos nós e a arrastar a situação (sem aumentos mais do que justos) até ao máximo...
ResponderEliminarÉ muito estranha esta situação, mais ainda vendo outros Ministérios a valorizar os respectivos profissionais de forma substancial...quase levando a questionar se a mesma pensa que manda nos cofres do Estado e os tem de proteger a todo o custo dos Oficiais de Justiça.
Será prazer em ver a carreira e os funcionários a definhar!!??
É só o que me apraz pensar, já que para os Guardas Prisionais a atitude foi completamente distinta.
Homens fortes e decididos!
ResponderEliminarVamos todos dar as mãos e cantar kumbaia my lord kumbaia......
ResponderEliminarDepois vamos todos rezar em nome da boa fé negocial.
Vamos todos distribuir flores a ministra, á DGAJ , aos magistrados....neste mundo bonito de Boa fé.
Vamos todos ficar á espera do dia 6 de fevereiro, se não de decidir nada de novo não faz mal...o importante é a Boa fé.
Dia 6 mais uma vez não se vai decidir nada....
Pois é vdd mas aos guardas prisionais foi proposto inicialmente o mesmo k nós....
ResponderEliminarComo resposta eles deixaram presos fugir....
E nós?
O importante agora é lutarmos pelo edificado.
ResponderEliminarEnquanto isso somos todos promovidos a assistentes técnicos ...
OTÁRIOS. Os OJ é tudo uma cambada de OTÁRIOS, esta notícia é só para distrair. Reparem que até o SFJ se manifestou.
ResponderEliminarConvém distrair os OTÁRIOS.
Sim, somos OTÁRIOS, com muito, muita ... ... vergonha!...
ResponderEliminarEu não sou otario eu sou chifrudo. Por tal respeitinho.
ResponderEliminarHá os chifrudos (woke) e os cornudos (popular)!
ResponderEliminarPara Biden você é chifrudo, mas para Trump você é cornudo!
Para mim e a mesma coisa! ...
ResponderEliminarA carreira onde os atuais funcionários são mal tratados, mal pagos e desconsiderados...ao longo de anos e diferentes Governos
A carreira que tem passado por uma autêntica sangria de funcionários, com diversas saídas para outros Ministérios onde se sentem melhor tratados
A carreira que nem sequer aos novos consegue reter por meses...ou semanas, ao perceberem que a miséria que lhes é paga não compensa o sacrifício, desafios diários e (diria eu do que observo)... pela escolha feita em termos de carreira.
A justiça sofre de uma diarreia persistente!
ResponderEliminarOra aí está a nova organização a produzir os efeitos nefastos de haver tanta gente e a resolver pouco.
ResponderEliminarParece quase o CEO do SNS, muita gente mas com pouca coisa feita.
Sim.
ResponderEliminarAssistentes técnicos mas com ar condicionado, elevadores e um computador com programas de vanguarda e AI e ... e isso não é para qualquer um ... é um privilégio ou sortilégio de poucos, de muito poucos, de uns tristes ...
Isto é demais para ser verdade ...
Mas de entre os seus profissionais - da justiça - há quem defeque muito bem (há quem possa degustar lagosta e caviar e há quem se tenha de restringir a uma maçã e um pão ao almoço e torradas com um copo de leite ao jantar ...)
ResponderEliminarVergonhoso!
ResponderEliminarJá não há políticos com vergonha no focinho!
Sim , quando o sol nasce não é para todos!
ResponderEliminarNo entanto lhe digo que se comer maçã todos os dias não lhe faz mal, mas se comer lagosta ...
Agora a sério - Tudo muito triste, mas, como antigamente se dizia. para poucos terem muito, muitos têm de ter pouco ...
É uma pena pertencer à plebe!
A vergonha morreu há muito, muito tempo!
ResponderEliminarÉ nós?!!!
ResponderEliminarMuitos de nós falam da porcaria dos processos como se fossem preciosidades!
Precioso é o homem e a natureza, animal e vegetal, que o rodeia!
ResponderEliminarMais 30 comentários escritos em horário de trabalho e bem espremidos não se aproveita quase nada.
ResponderEliminarMas valia estarem a coçar a micose.
Eheh o teu comentário também é de excelência....ehehe
ResponderEliminarJá o seu, igualmente em horário laboral, é fantástico.
ResponderEliminarAté dá gosto.
NÃO sei de que esperam os Sindicatos GREVE AOS ACTOS já!
ResponderEliminarAí mais atrás falaram dos Guardas Prisionais??
ResponderEliminarMas eles não ganham nada de especial, como podem dizer isso?
são 1000€....ou 1200€ vá...
Ou 1400€ na melhor das hipóteses...
Pronto, eventualmente podem ter conseguido um acordo que chega aos 1500€ , mas não deve ser mais do que isso...
.... Vou pesquisar e já cá venho para provar que ganham pouco ...
...mas desde já avanço que não deve ser mais do que 1500€.
....
....
Ok, venceram! 🤐
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2670599/ministerio-esclarece-salario-minimo-de-1717-para-guardas-prisionais
Boa noite,
ResponderEliminarPermita-me que discorde.
O Sol quando nasce, é efectivamente para todos, mas "a sombra é que é só para alguns" (Vg. OJ's).
Cumprimentos.
Das duas uma:
ResponderEliminarPalhacito traidor ou energúmeno do sistema.
Escolhe!
Cumprimentos!
ResponderEliminarContra fatos não existe argumentos...
ResponderEliminarMuito bem.
ResponderEliminarVergonha de ministério.
Hipocrisia.
Quem puder fuja enquanto tem vida
Resolvem a vidinha deles
ResponderEliminarCorrupção à vista.
ResponderEliminarAgradeçam ao acordo do papo seco cozinhado de véspera!
ResponderEliminarA noticia é para dispersar... Dá jeito à Ministra e aos Sindicatos! Com o EOJ à porta e a discutir isto (impudências)...
ResponderEliminarTABELA + ESTATUTO + O GRAU 3 [isto sim importa!]
ResponderEliminar