Atenção sindicatos ao foco nas propostas
Depois de na passada quarta-feira termos aqui levantado a questão e a dúvida sobre se os sindicatos dos Oficiais de Justiça teriam sido convidados para a reunião do próximo dia 11 de março no Parlamento, reunião convocada pelo presidente da Assembleia da República e que agrega muitos agentes da justiça e da representação política parlamentar, os dois sindicatos responderam positivamente à dúvida, embora não de forma pública, talvez devido ao voto de silêncio que entretanto fizeram aos membros do Governo.
Para a reunião que tem como propósito extrair dos participantes um conjunto mínimo de cinco propostas por cabeça que contribuam para mais uma anunciada reforma da justiça, com a construção de, pelo menos, a final, dez propostas reformistas que “possam servir de base para uma revolução cultural na Justiça”, como afirma José Pedro Aguiar-Branco, este endereçou convites a diversas entidades, como os presidentes dos supremos tribunais de Justiça e Administrativo, o procurador-geral da República, a bastonária da Ordem dos Advogados, a provedora de Justiça, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e, como já confirmamos, os dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça: o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).
No plano político, além da representação do Governo, estarão presentes na reunião os diferentes líderes parlamentares e um deputado de cada força política representada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, foi convidada para fazer a intervenção de abertura e para participar na sessão de trabalho.
Entretanto, outra dúvida nos inunda: se estão presentes os presidentes dos supremos tribunais, que são também presidentes dos respetivos Conselhos Superiores (CSM e CSTAF), será que a presidente do Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ), ou algum representante deste Conselho, também foi objeto de convite para essa mesma reunião de 11 de março?
O Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ) é o Conselho cuja existência em atos oficiais é mais vezes esquecido e tal deve-se, desde logo, às suas tão limitadas atribuições, tão distantes das capacidades dos demais conselhos, estes denominados como “superiores”, coisa que o COJ não é, bem como ao desleixo e desinteresse dos Oficiais de Justiça na defesa deste órgão que tem um enorme potencial na carreira dos Oficiais de Justiça e que lhe confere uma inegável originalidade e autonomia, o que não se verifica noutras carreiras da Administração Pública.
Os Oficiais de Justiça esperam agora que tanto o SFJ como o SOJ apresentem na reunião, cada um, pelo menos, as pretendidas cinco propostas mínimas, propostas que se destinem a introduzir mudanças no funcionamento da máquina da justiça, focadas exclusivamente na carreira dos Oficiais de Justiça, explicando que nos últimos anos, o desdém a que foram votados pelos sucessivos governos levou a sucessivas greves, que ainda hoje se mantêm, todos os dias, constituindo um dos maiores entraves ao funcionamento do Sistema Nacional de Justiça.
Os Oficiais de Justiça não querem que os sindicatos que os representam se apresentem com propostas legislativas sobre limitações nos recursos, divisão de megaprocessos, ou seja lá o que for desta índole, como outros já anunciaram, mas com propostas concretas e objetivas para a melhoria do funcionamento diário das secretarias judiciais e do Ministério Público, porquanto sem essa melhoria, resultante de uma efetiva e palpável valorização geral da carreira, o funcionamento geral da justiça continuará emperrado no seu dia a dia.
Os Oficiais de Justiça também não querem ouvir descrições sobre modelos estrangeiros nem atribuições irrealizáveis, mas, tão-só, propostas simples, realizáveis, que contribuam no imediato, no atual presente, à satisfação dos anseios gerais da carreira, de tal forma que seja possível, com seriedade e com vontade própria, os Oficiais de Justiça retirarem todas as greves que se arrastam há anos, retirando-as sem ser por ameaça, chantagem ou qualquer tipo de coação, como hoje o Governo pretende fazer.
É tão simples e é só isto: obter uma carreira finalmente serena, pela valorização, desde logo, sem qualquer escamoteamento, ao nível salarial e com um percurso que seja possível manter acesa uma chama de interesse na progressão em vez da estagnação unicategorial sem futuro que se vem propondo.
Sabemos que o SOJ indicou aos seus associados que, “querendo, enviarem, até ao dia 5 de março, as propostas e preocupações que gostariam de ver apresentadas e defendidas nessa reunião”, quanto ao SFJ não conseguimos apurar se realizaria mais um encontro em Fátima, mas recordamos que para a apresentação das tais cinco propostas por cabeça contam com um período de intervenção máximo de 10 minutos, período que é breve para tanto que se poderia transmitir e que exige muito foco e objetividade, sem qualquer dispersão ou devaneio.

Fonte, entre outras: artigo DD-OJ de 19FEV intitulado: “11 de março, sim ou não?”
O Marçal já tem tudo acertado. É mais um milhão.
ResponderEliminarUAU!! A sério!?
ResponderEliminarEspetáculo!
És opositor do Marçal na candidatura à câmara ou no SFJ?
ResponderEliminarSó para perceber este tipo de campanha difamatória persistente.
ResponderEliminarPrioridade básica para a melhoria doa justiça
JUSTIÇA SEM QUADROS DE OFICIAIS DE JUSTIÇA COMPLETOS NÃO FUNCIONA
ALÉM DE QUADROS PREENCHIDOS TÊM QUE AS PESSOAS SEE BEM REMUNERADOS, CASO CONTRÁRIO NÃO CAPTAM PESSOAS.
Se assim não olharem, será mais do mesmo
Uma coisa é certa como a morte:
ResponderEliminarO que quer que assinem antes de ser conhecido o Orçamento de Estado de 2026... seremos todos novamente comidos de cebolada, e bem comidos!!!
Qualquer que seja o acordo que os sindicatos façam vai ser nwgativo para a classe. Vão dizer que fizeram o melhor que puderam mas a tutela não cedeu mais. Os factos e a realidade são como são e temos de aceitar as migalhas.
ResponderEliminarVai ser um pouco como a Ucrânia, os territorios ocupados ja não vão ser recuperados, eles tem de aceitar. O trump é o sindicato dos ucranianos que se pôs ao lado do agressor.
Nada a fazer quando assim é.
No nosso caso também estou com receio que vwnha aí uma capitulação da carreira de oficial de justiça.
Nesse caso, cada um vai ter de analizar que rumo quer dar ao seu futuro.
Bom dia.
ResponderEliminarQuanto às velinhas e às orações, pode não estar aí a instalar-se o fim dos tempos segundo Nostradamus, mas é de convir que algo mudou muito no último mês e ainda aí vem muito mais obscurantismo a caminho...
No mais, albardam o burro à vontade do dono.
nem mais,
ResponderEliminaraguardo para dar rumo à minha vida
se for para continuar a ser explorado, vou-me
Ora aí está o que ninguém quer ver.
ResponderEliminarFalta gritante de pessoal.
Ao ritmo de saidas e entradas a conta gotas.
Sem quadros preenchidos e adequados podem inventar o que quiserem que a máquina não anda.
E quem está fica doente com a pressão, ainda pior.
Cego é quem não quer ver e está a ser propositado o que estão a fazer ou nada fazer no preenchimento dos quadros.
A DGAJ não paga o que deve.
ResponderEliminarEscrivães e secretários em regime de substituição não recebem desde setembro.
Os eventuais, apesar de notificados, também estão à espera há meses para receber.
Vergonhoso e revoltante.
A DGAJ trata-nos como LIXO!!
*eventuais e provisórios
ResponderEliminarVocês são tão desesperados!
ResponderEliminarPensem! - Um governo minoritário e uma greve às diligências ...
O que aconteceráé simples e claro!
Já não é claro do que estamos à espera, ou melhor, do que estão os sindicatos à espera!!!
Bom dia ressabiados, frustrados, iludidos e enganadosbom dia a licenciados e não licenciados, apenas duas coisas a dizer; não sejam tolos, trabalhem e já agora lutar por melhores condições só é possível com união e propostas credíveis e ponderadas, não se iludam com o ouro dos tolos.
ResponderEliminarComo disse alguém por aqui, nesta profissão há auxiliares adm. tec. adm., oficiais de justiça e MAGISTRADOS os licenciados podem ser todos, nomeadamente os aux. adm., mas o titular MAGISTRADO está sempre por cima.
Eu só queria um aumento de 500 paus e não se falava mais nisso, porque se eu quiser e souber ganhar dinheiro a sério não posso estar aqui nesta carreira tenho que ARRISCAR e INVESTIR, aqui é só para tótós como eu e todos que estão nesta carreira e que apenas querem SOBREVIVER confortavelmente como possível.
Só vejo aqui destilaria de ignorância e rancor, de uns contra outros, sem ideias e sem qualquer projecto.
MILAGRE! venha alguém que resolva.
Fiquem bem
Eu eventual nem sequer fui notificado!
ResponderEliminarAlguém na mesma situação que possa informar?
ahhhhhhhhhhhhhh
ResponderEliminarohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Eu quero é saber de mim!
estou farto de ser mal tratado, por isso quero é tratar de mim.
O Maior erro do oficial de justiça é querer ostentar algo que nunca poderá ter.
ResponderEliminarMelhorar as condições de trabalho e de salário não implica necessariamente qualquer ostentação de título, as pessoas apenas têm que cumprir as suas funções e deveres que estão escritos no seu "contrato de trabalho" "estatuto".
Imaginem: um médico estrangeiro a quem não lhe foi atribuídas as equivalências necessarias para exercer medicina em Portugal, não haverá dúvida que terá o curso de medicina tirado no seu país, mas em Portugal não é médico, se quiser trabalhar para comer terá que trabalhar noutra coisa qualquer.
Assim entre os ofíciais de justiça há licenciados em direito, mas não são MAGISTRADOS, assim terão que cumprir as suas funções e não é por lhe ser atribuido qualquer grau que isto vai ser diferente.
Arragem um plano sério para melhorar as condições de salário e de qualidade no trabalho, mas por favor acabem com a porcaria da discussão bacoca das graduações, queremos é dinheiro, qualidade de trabalho e paz. Amém
podes crer
ResponderEliminarMais uma ave rara que não entendeu que se a carreira passar a grau de complexidade 3 somos todos aumentados...
ResponderEliminarAlguém pode fazer um desenho a esta ave rara especial...para explicar isto.
O grau na serve para enfeitar nem decorar a casa... é para efeitos de aumento de salário....
Em que mundo vive???
28 paus no geral, ainda menos que papos-secos.
ResponderEliminarAinda há marmitas há venda?
ResponderEliminarNo outro dia perguntaram aqui sobre baixas prolongadas.
ResponderEliminarNo meu local de trabalho cerca de um quinto dos colaboradores estão de baixa há mais de um ano.
Imaginem, se isto for o espelho da média nacional, os números que costumam ser apresentados poderão conter um erro de vinte por cento de margem no que concerne a pessoal efetivamente no ativo.
Vinte por cento só por baixas a juntar às saídas por aposentação e outras, isso daria muita redistribuição de serviço aos restantes, bem mais do que a acumulação que costuma ser veiculada...
Eu apoio o marçal para presidente da camara. Não desejo o mal dos outros mas temos de dividir o mal pelas aldeias.
ResponderEliminarEu também só é pena é não ir logo e estar a estragar esta m... toda!
ResponderEliminarConcordo, o/a colega das 12:20h pode ir também com ele.....
ResponderEliminarVocê escreve muito, estou espantado.
ResponderEliminarNão sei onde "trabalha" nem quero saber, mas tem muito tempo livre para dissertar sobre tudo e mais alguma coisa.
Se "trabalha " num tribunal, não se perde muito com a sua ida para os registos pois está sub aproveitado face ao tempo livre que dispõe. Nos registos e se a eloquência for idêntica, pode ser que fique no atendimento e deixe de ter tempo para tão brilhantes dissertações, o que fará com que todos fiquem a ganhar.
Estou em sítio que não posso obter a informação que pretende mas ainda assim dizer-lhe que a comprovação da situação referida na candidatura quanto aos requisitos tem de ser agora documentalmente comprovada, sendo ainda exigidos outros documentos (alguns dos quais são comuns a muitas outras carreiras).
ResponderEliminarO colega das 13h30 é que deve também concorrer para a câmara...
ResponderEliminarTenho o mesmo tempo que o colega teve para ler o meu texto e o dos outros e devo-lhe antecipar que - por brincadeira ou outra coisa - há quem escreva ou copie textos com o nome "Fazenda" e isso não é nenhum problema para mim mas será para si.
ResponderEliminarOlhe, convivo bem com a sua opinião mas não posso deixar de dizer que vejo nela uma certa "inveja" ou ressabiamento, se não concorda com o que escrevo não leia, poupe esse trabalho e dedique esse tempo ao trabalho - "o pouco tempo que diz ter significa que a albarda pode sempre ser mais pesada sem que lhe provoque o arreio".
Lá está este ou esta com mexericos de quem.esta ou não de baixa, violando os direitos dos trabalhadores.
ResponderEliminarE da sua privacidade..
Só por essa pergunta merecia já um processo nas costas...
Boa resposta fazenda , arrebenta com estes pacóvios...
ResponderEliminarFazenda, melhor que as suas dissertações diárias, só mesmo o Rei, que por acaso anda desaparecido deste fórum.
ResponderEliminarQuando estiver no IRN, vá dando noticias.
Eu notificado em dezembro.
ResponderEliminarE dinheiro nem vê-lo.
P que os P
Grandes C
F de uma grande P
ResponderEliminarmesmo aldrabões
na realidade
ResponderEliminarComo alguém diz,
ResponderEliminareu quero vencimento de jeito, levanto-me pelo dinheiro para as contas que há para pagar, não é por esta porcaria
já agora vejam qual é na tabela respectiva o salario de um tecnico(a) superior na SS e afins - MENOS que um auxiliar no ultimo escalão, MENOS que um adjunto no terceiro escalão
ResponderEliminarABRAM os olhos
Só se estragava um núcleo...
ResponderEliminarQual processo?
ResponderEliminarUma tábua é que era!!!
Ó seu ou sua ..., não percebe que não divulgando esses dados - não nominais e em abstrato - quem fica prejudicado somos todos nós porque estatisticamente essas pessoas são consideradas ao serviço quando são os outros é que alancam com o mesmo?
ResponderEliminarSe há tanta coisa melhor, como dizem, não se percebe porque para cá vieram ( para O.Justiça) ou porque aqui ainda andam
ResponderEliminarSob pena de quê, colega?
ResponderEliminarNão me diga que eles seriam capazes de formalizar um documento que nos desse exigências a troca de valorização salarial e que quando chegados à apresentação do orçamento teriam a lata de dizer que tinham pena mas eram só para manter as obrigações pois que a valorização não seria exequível devido à conjuntura!
Porque estão velhos !...
ResponderEliminarAcredita. se quiseres, que muitos, mas mesmo muitos, para cá nunca teriam vindo se soubessem o que sabem hoje!
E a ti, o que te realiza aqui?
https://eco.sapo.pt/2025/02/21/ministras-da-justica-e-do-trabalho-tambem-tem-participacoes-em-imobiliarias/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
ResponderEliminarAlguém viu a novidade a ministra da justiça acusada de ter negócios imobiliários... é desta que se vai adiar de novo o estatuto....
ResponderEliminarSindicatos da treta!
ResponderEliminarO estatuto dos oficiais de justiça está embruxado....nenhum governo consegue levar a reforma em frente...
ResponderEliminarA ministra vai cair....
E os partidos do governo no Parlamento também.
ResponderEliminarComo lixo.
Ainda esta tarde ouvi os sem vergonha do PSD a agitar a bandeira da recuperação do tempo de serviço congelado aos professores, quando nos tratam como lixo e cidadãos de terceira sem nos devolverem nada.
Vi.
ResponderEliminarCair?
ResponderEliminarPara quê?
Só para perder o tempo das nossas vidas.
Mesmo que caísse todo o governo e voltasse a governar o PS, acha que a vergonha brota de debaixo das pedras?
Pois, colega, e durante os primeiros vinte anos, a partir de certa altura sempre a ponderar a saída.
ResponderEliminarSó depois, começando a faltar menos de um siadap para a reforma é que decidi que os meus ossos seriam definitivamente elegíveis para serem roídos nos tribunais.
A Srä Ministra da Justiça deveria fazer um " PERIPLO" pelos Tribunais e auscultar os oficias de justiça' para verdadeiramente se inteirar da insatisfacão e da desmotivação que invade os oficiais de justiça! Ouvi que cerca de 100 dos recem entrados já fugiram ! Serà verdade ? Se assim fôr ! Nem me apetece escrever mais nada !
ResponderEliminarSonha sonha!
ResponderEliminarAh ah ah.
ResponderEliminarEsquece lá isso.
A Ministra esta bem segura e as negociações em velocidade cruzeiro.
Antes da Páscoa temos fumo branco para o atual estatuto.
Vai ser uma despedida em grande dos atuais dirigentes sindicais
Está tudo com medinho de mudar de vida!
Estudassem!
Aii
ResponderEliminarUii
Aui
Que medo de perder este empregozinho
Aiuii
Oj é considerado lixo desde o socrates pra cá
ResponderEliminarAcordem
Ao comentário das 12:20:
ResponderEliminarAinda bem que esse quinto de baixas corresponde apenas a colaboradores, porque se fossem trabalhadores é que era mau.
ResponderEliminarContinuai dar horas extras à borlix
ResponderEliminar