Atenção sindicatos ao foco nas propostas

      Depois de na passada quarta-feira termos aqui levantado a questão e a dúvida sobre se os sindicatos dos Oficiais de Justiça teriam sido convidados para a reunião do próximo dia 11 de março no Parlamento, reunião convocada pelo presidente da Assembleia da República e que agrega muitos agentes da justiça e da representação política parlamentar, os dois sindicatos responderam positivamente à dúvida, embora não de forma pública, talvez devido ao voto de silêncio que entretanto fizeram aos membros do Governo.


      Para a reunião que tem como propósito extrair dos participantes um conjunto mínimo de cinco propostas por cabeça que contribuam para mais uma anunciada reforma da justiça, com a construção de, pelo menos, a final, dez propostas reformistas que “possam servir de base para uma revolução cultural na Justiça”, como afirma José Pedro Aguiar-Branco, este endereçou convites a diversas entidades, como os presidentes dos supremos tribunais de Justiça e Administrativo, o procurador-geral da República, a bastonária da Ordem dos Advogados, a provedora de Justiça, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e, como já confirmamos, os dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça: o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).


      No plano político, além da representação do Governo, estarão presentes na reunião os diferentes líderes parlamentares e um deputado de cada força política representada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.


      A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, foi convidada para fazer a intervenção de abertura e para participar na sessão de trabalho.


      Entretanto, outra dúvida nos inunda: se estão presentes os presidentes dos supremos tribunais, que são também presidentes dos respetivos Conselhos Superiores (CSM e CSTAF), será que a presidente do Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ), ou algum representante deste Conselho, também foi objeto de convite para essa mesma reunião de 11 de março?


      O Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ) é o Conselho cuja existência em atos oficiais é mais vezes esquecido e tal deve-se, desde logo, às suas tão limitadas atribuições, tão distantes das capacidades dos demais conselhos, estes denominados como “superiores”, coisa que o COJ não é, bem como ao desleixo e desinteresse dos Oficiais de Justiça na defesa deste órgão que tem um enorme potencial na carreira dos Oficiais de Justiça e que lhe confere uma inegável originalidade e autonomia, o que não se verifica noutras carreiras da Administração Pública.


      Os Oficiais de Justiça esperam agora que tanto o SFJ como o SOJ apresentem na reunião, cada um, pelo menos, as pretendidas cinco propostas mínimas, propostas que se destinem a introduzir mudanças no funcionamento da máquina da justiça, focadas exclusivamente na carreira dos Oficiais de Justiça, explicando que nos últimos anos, o desdém a que foram votados pelos sucessivos governos levou a sucessivas greves, que ainda hoje se mantêm, todos os dias, constituindo um dos maiores entraves ao funcionamento do Sistema Nacional de Justiça.


      Os Oficiais de Justiça não querem que os sindicatos que os representam se apresentem com propostas legislativas sobre limitações nos recursos, divisão de megaprocessos, ou seja lá o que for desta índole, como outros já anunciaram, mas com propostas concretas e objetivas para a melhoria do funcionamento diário das secretarias judiciais e do Ministério Público, porquanto sem essa melhoria, resultante de uma efetiva e palpável valorização geral da carreira, o funcionamento geral da justiça continuará emperrado no seu dia a dia.


      Os Oficiais de Justiça também não querem ouvir descrições sobre modelos estrangeiros nem atribuições irrealizáveis, mas, tão-só, propostas simples, realizáveis, que contribuam no imediato, no atual presente, à satisfação dos anseios gerais da carreira, de tal forma que seja possível, com seriedade e com vontade própria, os Oficiais de Justiça retirarem todas as greves que se arrastam há anos, retirando-as sem ser por ameaça, chantagem ou qualquer tipo de coação, como hoje o Governo pretende fazer.


      É tão simples e é só isto: obter uma carreira finalmente serena, pela valorização, desde logo, sem qualquer escamoteamento, ao nível salarial e com um percurso que seja possível manter acesa uma chama de interesse na progressão em vez da estagnação unicategorial sem futuro que se vem propondo.


      Sabemos que o SOJ indicou aos seus associados que, “querendo, enviarem, até ao dia 5 de março, as propostas e preocupações que gostariam de ver apresentadas e defendidas nessa reunião”, quanto ao SFJ não conseguimos apurar se realizaria mais um encontro em Fátima, mas recordamos que para a apresentação das tais cinco propostas por cabeça contam com um período de intervenção máximo de 10 minutos, período que é breve para tanto que se poderia transmitir e que exige muito foco e objetividade, sem qualquer dispersão ou devaneio.


Enquadramento.jpg


      Fonte, entre outras: artigo DD-OJ de 19FEV intitulado: “11 de março, sim ou não?

Comentários

  1. O Marçal já tem tudo acertado. É mais um milhão.

    ResponderEliminar
  2. UAU!! A sério!?
    Espetáculo!

    ResponderEliminar
  3. És opositor do Marçal na candidatura à câmara ou no SFJ?
    Só para perceber este tipo de campanha difamatória persistente.

    ResponderEliminar


  4. Prioridade básica para a melhoria doa justiça




    JUSTIÇA SEM QUADROS DE OFICIAIS DE JUSTIÇA  COMPLETOS NÃO FUNCIONA


    ALÉM  DE QUADROS PREENCHIDOS TÊM QUE AS PESSOAS  SEE BEM REMUNERADOS, CASO CONTRÁRIO NÃO CAPTAM PESSOAS.


    Se assim não  olharem, será mais do mesmo

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa é certa como a morte:
    O que quer que assinem antes de ser conhecido o Orçamento de Estado de 2026... seremos todos novamente comidos de cebolada, e bem comidos!!!

    ResponderEliminar
  6. Qualquer que seja o acordo que os sindicatos façam vai ser nwgativo para a classe. Vão dizer que fizeram o melhor que puderam mas a tutela não cedeu mais. Os factos e a realidade são como são e temos de aceitar as migalhas.
    Vai ser um pouco como a Ucrânia, os territorios ocupados ja não vão ser recuperados, eles tem de aceitar. O trump é o sindicato dos ucranianos que se pôs ao lado do agressor.
    Nada a fazer quando assim é. 
    No nosso caso também estou com receio que vwnha aí uma capitulação da carreira de oficial de justiça. 
    Nesse caso, cada um vai ter de analizar que rumo quer dar ao seu futuro.

    ResponderEliminar
  7. Margaritas Ante21/2/25 10:39

    Bom dia.
    Quanto às velinhas e às orações, pode não estar aí a instalar-se o fim dos tempos segundo Nostradamus, mas é de convir que algo mudou muito no último mês e ainda aí vem muito mais obscurantismo a caminho...
    No mais, albardam o burro à vontade do dono.

    ResponderEliminar
  8. nem mais,


    aguardo para dar rumo à minha vida
    se for para continuar a ser explorado, vou-me

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está o que ninguém quer ver.
    Falta gritante de pessoal. 
    Ao ritmo de saidas e entradas a conta gotas.
    Sem  quadros preenchidos e adequados podem inventar o que quiserem que a máquina não anda.
    E quem está fica doente com a pressão, ainda pior.


    Cego é quem não quer ver e está a ser propositado o que estão a fazer ou nada fazer no preenchimento dos quadros.

    ResponderEliminar
  10. A DGAJ não paga o que deve.


    Escrivães e secretários em regime de substituição não recebem desde setembro.


    Os eventuais, apesar de notificados, também estão à espera há meses para receber.


    Vergonhoso e revoltante.


    A DGAJ trata-nos como LIXO!!

    ResponderEliminar
  11. *eventuais e provisórios

    ResponderEliminar
  12. Vocês são tão desesperados!


    Pensem! - Um governo minoritário e uma greve às diligências ...


    O que aconteceráé simples e claro!


    Já não é claro do que estamos à espera, ou melhor, do que estão os sindicatos à espera!!!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia ressabiados, frustrados, iludidos e enganadosbom dia a licenciados e não licenciados, apenas duas coisas a dizer; não sejam tolos, trabalhem e já agora lutar por melhores condições só é possível com união e propostas credíveis e ponderadas, não se iludam com o ouro dos tolos.
    Como disse alguém por aqui, nesta profissão há auxiliares adm. tec. adm., oficiais de justiça e MAGISTRADOS os licenciados podem ser todos, nomeadamente os aux. adm., mas o titular MAGISTRADO está sempre por cima.
    Eu só queria um aumento de 500 paus e não se falava mais nisso, porque se eu quiser e souber ganhar dinheiro a sério não posso estar aqui nesta carreira tenho que ARRISCAR e INVESTIR, aqui é só para tótós como eu e todos que estão nesta carreira e que apenas querem SOBREVIVER confortavelmente como possível.
    Só vejo aqui destilaria de ignorância e rancor, de uns contra outros, sem ideias e sem qualquer projecto.
    MILAGRE! venha alguém que resolva.
    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  14. Eu eventual nem sequer fui notificado!


    Alguém na mesma situação que possa informar? 

    ResponderEliminar
  15. ahhhhhhhhhhhhhh


    ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    Eu quero é saber de mim!


    estou farto de ser mal tratado, por isso quero é tratar de mim.

    ResponderEliminar
  16. O Maior erro do oficial de justiça é querer ostentar algo que nunca poderá ter.
    Melhorar as condições de trabalho e de salário não implica necessariamente qualquer ostentação de título, as pessoas apenas têm que cumprir as suas funções e deveres que estão escritos no seu "contrato de trabalho" "estatuto".
    Imaginem: um médico estrangeiro a quem não lhe foi atribuídas as equivalências necessarias para exercer medicina em Portugal, não haverá dúvida que terá o curso de medicina tirado no seu país, mas em Portugal não é médico, se quiser trabalhar para comer terá que trabalhar noutra coisa qualquer.
    Assim entre os ofíciais de justiça há licenciados em direito, mas não são MAGISTRADOS, assim terão que cumprir as suas funções e não é por lhe ser atribuido qualquer grau que isto vai ser diferente.
    Arragem um plano sério para melhorar as condições de salário e de qualidade no trabalho, mas por favor acabem com a porcaria da discussão bacoca das graduações, queremos é dinheiro, qualidade de trabalho e paz. Amém

    ResponderEliminar
  17. Mais uma ave rara que não entendeu que se a carreira passar a grau de complexidade 3 somos todos aumentados...


    Alguém pode fazer um desenho a esta ave rara especial...para explicar isto.


    O grau na serve para enfeitar nem decorar a casa... é para efeitos de aumento de salário....


    Em que mundo vive???

    ResponderEliminar
  18. 28 paus no geral, ainda menos que papos-secos.

    ResponderEliminar
  19. Ainda há marmitas há venda?

    ResponderEliminar
  20. No outro dia perguntaram aqui sobre baixas prolongadas.
    No meu local de trabalho cerca de um quinto dos colaboradores estão de baixa há mais de um ano.
    Imaginem, se isto for o espelho da média nacional, os números que costumam ser apresentados poderão conter um erro de vinte por cento de margem no que concerne a pessoal efetivamente no ativo.
    Vinte por cento só por baixas a juntar às saídas por aposentação e outras, isso daria muita redistribuição de serviço aos restantes, bem mais do que a acumulação que costuma ser veiculada...

    ResponderEliminar
  21. Eu apoio o marçal para presidente da camara. Não desejo o mal dos outros mas temos de dividir o mal pelas aldeias.

    ResponderEliminar
  22. Eu também só é pena é não ir logo e estar a estragar esta m... toda!

    ResponderEliminar
  23. Concordo, o/a colega das 12:20h pode ir também com ele.....

    ResponderEliminar
  24. Você escreve muito, estou espantado.
    Não sei onde "trabalha" nem quero saber, mas tem muito tempo livre para dissertar sobre tudo e mais alguma coisa.
    Se "trabalha " num tribunal,  não se perde muito com a sua ida para os registos pois está  sub aproveitado face ao tempo livre que dispõe. Nos registos e se a eloquência for idêntica, pode ser que fique no atendimento e deixe de ter tempo para tão brilhantes dissertações, o que fará com que todos fiquem a ganhar. 

    ResponderEliminar
  25. Estou em sítio que não posso obter a informação que pretende mas ainda assim dizer-lhe que a comprovação da situação referida na candidatura quanto aos requisitos tem de ser agora documentalmente comprovada, sendo ainda exigidos outros documentos (alguns dos quais são comuns a muitas outras carreiras).  

    ResponderEliminar
  26. rei dos mercedes21/2/25 13:40

    O colega das 13h30 é que deve também concorrer para a câmara...

    ResponderEliminar
  27. Tenho o mesmo tempo que o colega teve para ler o meu texto e o dos outros e devo-lhe antecipar que - por brincadeira ou outra coisa - há quem escreva ou copie textos com o nome "Fazenda" e isso não é nenhum problema para mim mas será para si.
    Olhe, convivo bem com a sua opinião mas não posso deixar de dizer que vejo nela uma certa "inveja" ou ressabiamento, se não concorda com o que escrevo não leia, poupe esse trabalho e dedique esse tempo ao trabalho - "o pouco tempo que diz ter significa que a albarda pode sempre ser mais pesada sem que lhe provoque o arreio".

    ResponderEliminar
  28. Lá está este ou esta com mexericos de quem.esta ou não de baixa, violando os direitos dos trabalhadores.
    E da sua privacidade..


    Só por essa pergunta merecia já um processo nas costas...

    ResponderEliminar
  29. Boa resposta fazenda , arrebenta com estes pacóvios...

    ResponderEliminar
  30. Adolfo Dias21/2/25 14:05

    Fazenda, melhor que as suas dissertações diárias, só mesmo o Rei, que por acaso anda desaparecido deste fórum.
    Quando estiver no IRN, vá dando noticias. 

    ResponderEliminar
  31. Eu notificado em dezembro.


    E dinheiro nem vê-lo.


    P que os P


    Grandes C


    F de uma grande P

    ResponderEliminar


  32. mesmo aldrabões

    ResponderEliminar
  33. na realidade

    ResponderEliminar
  34. Como alguém  diz, 
    eu quero vencimento de jeito, levanto-me pelo dinheiro para as contas que há para pagar, não é por esta porcaria

    ResponderEliminar
  35. já agora vejam qual é na tabela respectiva o salario de um tecnico(a) superior na SS e afins - MENOS que um auxiliar no ultimo escalão, MENOS que um adjunto no terceiro escalão
    ABRAM os olhos

    ResponderEliminar
  36. Só se estragava um núcleo...

    ResponderEliminar
  37. Gajo da Tábua21/2/25 14:55

    Qual processo?
    Uma tábua é que era!!!

    ResponderEliminar
  38. Ó seu ou sua ..., não percebe que não divulgando esses dados - não nominais e em abstrato - quem fica prejudicado somos todos nós porque estatisticamente essas pessoas são consideradas ao serviço quando são os outros é que alancam com o mesmo?

    ResponderEliminar
  39. Se há tanta coisa melhor, como dizem, não se percebe porque para cá vieram ( para O.Justiça) ou  porque aqui ainda andam

    ResponderEliminar
  40. Palma Ramalho, Regalado, Montenegro, Castro Almeida, Dias & (pasme-se) Alarcão Júdice x 421/2/25 15:36

    Sob pena de quê, colega?
    Não me diga que eles seriam capazes de formalizar um documento que nos desse exigências a troca de valorização salarial e que quando chegados à apresentação do orçamento teriam a lata de dizer que tinham pena mas eram só para manter as obrigações pois que a valorização não seria exequível devido à conjuntura!

    ResponderEliminar
  41. Porque estão velhos !...


    Acredita. se quiseres, que muitos, mas mesmo muitos, para cá nunca teriam vindo se soubessem o que sabem hoje!


    E a ti, o que te realiza aqui?

    ResponderEliminar
  42. https://eco.sapo.pt/2025/02/21/ministras-da-justica-e-do-trabalho-tambem-tem-participacoes-em-imobiliarias/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

    ResponderEliminar
  43. Alguém viu a novidade a ministra da justiça acusada de ter negócios imobiliários... é desta que se vai adiar de novo o estatuto....

    ResponderEliminar
  44. Sindicatos da treta!

    ResponderEliminar
  45. O estatuto dos oficiais de justiça está embruxado....nenhum governo consegue levar a reforma em frente...


    A ministra vai cair....

    ResponderEliminar
  46. E os partidos do governo no Parlamento também.
    Como lixo.
    Ainda esta tarde ouvi os sem vergonha do PSD a agitar a bandeira da recuperação do tempo de serviço congelado aos professores, quando nos tratam como lixo e cidadãos de terceira sem nos devolverem nada.

    ResponderEliminar
  47. Palma Ramalho, Regalado, Montenegro, Castro Almeida, Dias & (pasme-se) Alarcão Júdice x 421/2/25 17:14

    Vi.

    ResponderEliminar
  48. Cair?
    Para quê?
    Só para perder o tempo das nossas vidas.
    Mesmo que caísse todo o governo e voltasse a governar o PS, acha que a vergonha brota de debaixo das pedras?

    ResponderEliminar
  49. Pois, colega, e durante os primeiros vinte anos, a partir de certa altura sempre a ponderar a saída.
    Só depois, começando a faltar menos de um siadap para a reforma é que decidi que os meus ossos seriam definitivamente elegíveis para serem roídos nos tribunais.

    ResponderEliminar
  50. A Srä Ministra da Justiça deveria fazer um " PERIPLO"  pelos Tribunais e auscultar os oficias de justiça' para verdadeiramente se inteirar da insatisfacão e da desmotivação que invade os oficiais de justiça! Ouvi que cerca de 100 dos recem entrados já fugiram ! Serà verdade  ? Se assim   fôr ! Nem me apetece escrever mais nada ! 

    ResponderEliminar
  51. Sonha sonha!

    ResponderEliminar
  52. Ah ah ah.
    Esquece lá isso.
    A Ministra esta bem segura e as negociações em velocidade cruzeiro.
    Antes da Páscoa temos fumo branco para o atual estatuto.
    Vai ser uma despedida em grande dos atuais dirigentes sindicais 
    Está tudo com medinho de mudar de vida!
    Estudassem!

    ResponderEliminar
  53. Aii
    Uii
    Aui
    Que medo de perder este empregozinho


    Aiuii

    ResponderEliminar
  54. Oj é  considerado lixo  desde o socrates pra cá 


    Acordem 

    ResponderEliminar
  55. Ao comentário das 12:20:
    Ainda bem que esse quinto de baixas corresponde apenas a colaboradores, porque se fossem trabalhadores é que era mau.

    ResponderEliminar
  56. Continuai dar horas  extras à  borlix

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ