Mais um acordo prévio fechado

      Os dois Sindicatos (SFJ e SOJ) assinaram ontem mais um acordo com o Governo, acordo este que foi também ontem apresentado aos Oficiais de Justiça como facto consumado. Já está. Não se fala mais nisto. É comer e calar.


      As cerca de 7 mil cabeças que poderiam manifestar opinião e, ou, produzir qualquer tipo de sugestão com contributos para a melhoria do acordo final, não tiveram tal oportunidade, sendo os tais 7 mil Oficiais de Justiça confrontados com a decisão final irrevogável alcançada por meia-dúzia de indivíduos.


      Com isto não estamos a apreciar o conteúdo do acordo, estamos apenas a apreciar a forma como foi alcançado, de costas voltadas e com orelhas moucas, para aqueles que são os principais interessados e visados que poderiam – e deveriam – ter tido uma oportunidade para, querendo, algo dizer. O facto de ser apresentada uma versão final, fechada, sem direito a audição prévia dos visados parece ser um erro.


      Bem sabemos que são os representantes sindicais quem se senta a negociar com os governos, mas esses representantes, depois de tantos anos de contrariedades e depois de tantos anos de dinheiro perdido em greves, para as quais sempre apelaram à participação da classe e que sempre contaram com o apoio da mesma, deveriam agora, ter tido o discernimento de ouvir previamente os Oficiais de Justiça, contar com todos eles, e só depois assinar o acordo, mesmo que fosse nos precisos termos atuais, caso os Oficiais de Justiça nada de novo ou positivo acrescentassem, mas não passar um atestado de incapacidade permanente prévio aos cerca de 7 mil indivíduos que diariamente pensam e sentem o palpitar dos tribunais e dos serviços do Ministério Público por todo o país.


      E repetimos: não estamos a apreciar o conteúdo do acordo, porque acreditamos que cada um saberá fazer a sua análise a mais este acordo imposto aos Oficiais de Justiça, sem a sua prévia consulta, alinhando dessa forma nas intenções do Governo.


Acordo20250226-SFJ+SOJ+Gov.jpg


      Deste acordo queremos realçar alguns aspetos que podem passar despercebidos a alguns Oficiais de Justiça.


      O suplemento de recuperação processual é, finalmente, integrado no vencimento, conforme reivindicação velha de décadas. Mas tal integração constitui uma perda de rendimento mensal disponível, embora no final do ano o valor seja o mesmo que atualmente se recebe.


      O suplemento, que é hoje pago 12 vezes ao ano, vai passar a ser pago 14 vezes, mas isso não significa que aumentem mais dois pagamentos. O que ficou acordado é que o valor dos 12 pagamentos é dividido pelos 14 pagamentos. Não há, portanto, qualquer aumento remuneratório.


      O valor do suplemento é de 13,5% em cada mês. Com esta divisão por 14 pagamentos anuais, o valor mensal de cada pagamento passa a corresponder a cerca de 11,5%.


      Vejamos um cálculo simples: num vencimento de 1000,00 o valor do suplemento de 13,5% resultava em 135,00 a cada mês e constituía, ao final do ano (x12) a quantia de 1620,00.


      Ora, o acordado é pegar nesse valor anual e dividi-lo por 14 pagamentos. Ou seja, 1620 a dividir por 14 dá 115,71. Há, portanto, uma descida no valor disponível a cada mês, embora no final do ano o valor total auferido seja o mesmo. No exemplo, a descida dos 135 para os 115, representa que, na prática, em termos de dinheiro disponível mensalmente, a percentagem dos 13,5 desce para 11,5%.


      De todos modos, uma vez integrado o valor resultante da divisão anual no vencimento, o suplemento deixa de existir por essa integração e já não por desaparecer sem mais pela substituição por qualquer outro, como esteve, mais do que uma vez, para ocorrer. A incorporação constitui a garantia de que esse valor não se vai perder.


      O valor do vencimento, já com a integração, será, pois, mais elevado, o que na transição para os novos níveis remuneratórios da carreira resultará em mais algum ganho pela adaptação. Neste sentido, construímos uma nova tabela com as remunerações atuais e as novas, para que cada um possa comprovar quanto aufere hoje e quanto irá auferir depois da conversão e adaptação aos novos escalões, adaptação essa que só pode ser para cima.


      Pode aceder à tabela da nossa interpretação do acordo, que criamos após a análise do mesmo, aplicada à tabela remuneratória em vigor, verificando a correspondência possível para os valores da nova tabela acordada, isto é, para a indicação dos valores que passarão a constituir a remuneração mensal dos Oficiais de Justiça.


      Aceda à tabela através da seguinte hiperligação: “Tabela Remuneratória com as Correspondências Acordadas”.


      Note-se que nesta tabela não indicamos o valor do novo suplemento remuneratório para o trabalho fora de horas, suplemento que será pago a todos, exceto aos cargos de Secretário de Justiça e equiparados, com um valor fixo final de 180,00 (120 este ano e 180 para o próximo ano) e já não percentual, o que se esperava, pois se tal valor fosse uma percentagem sobre o vencimento aumentado com a integração do suplemento, representaria maior benefício.


      Vejamos um exemplo: caso o suplemento remuneratório para as horas a mais fosse de 20%, sobre um vencimento como o novo valor de entrada, de 1547,00, seriam 309 euros, mas o que está fixado é de 180 euros para uma disponibilidade limitada de 2 horas por dia e de 24 horas num mês, sendo as horas a mais, que ultrapassem as duas num dia ou as vinte e quatro num mês, pagas a cada um que as faça. Ora, como todos sabem, há dias em que as duas horas a mais não chegam para nada, designadamente, para as diligências de instrução criminal, pelo que, para além do suplemento, os Oficiais de Justiça afetados passarão a receber as horas que se sucedam às duas iniciais.


      Outro dos aspetos a realçar é a diminuição de todas as categorias a duas, sem autonomizar a especialidade das carreiras judiciais e do Ministério Público, o que constitui um afastamento da especialização das magistraturas, aspeto de aproximação que deveria ser perseguido, pela oportunidade de vantagens futuras, em face da cada vez maior independência dessas carreiras, mesmo a título financeiro.


      A simplificação das categorias a apenas duas, constitui motivo de preocupação, pois tal restrição poderá vir a diminuir o incentivo e o interesse de progressão na carreira, tal como a grande mobilidade que as promoções a categoria superior representavam.


      A esmagadora maioria dos futuros Técnicos de Justiça, iniciarão as suas funções e as terminarão nessa mesma categoria, pelo que a motivação para alcançar categorias superiores deixa de existir e a possibilidade de concorrerem para qualquer ponto do país deixa também de existir, o que poderá vir a causar défices bem mais acentuados nas colocações em determinados locais.


      Por fim, queremos também realçar a questão das greves. Das três greves hoje em vigor, serão suspensas as duas do SOJ e retirada a do SFJ.


      Isto é, não são já retiradas as do SOJ, mas apenas suspensas, por precaução, informando o SOJ os seus associados que os efeitos dessa suspensão começam a 01MAR.


      Já o SFJ retira completamente e com efeitos imediatos a sua greve da hora de almoço e após as 17H00.


      Quer isto dizer que, a partir de hoje, podemos considerar que a greve do SFJ está anulada e que a partir de sábado estão suspensas as duas greves do SOJ, começando a próxima semana sem qualquer greve ativa.


      No cimo da nossa página encontra uma ligação permanente a todos os documentos produzidos no âmbito da revisão estatutária, quer nos últimos anos, quer mais concretamente este ano e no ano passado. Estão lá as propostas e as contrapropostas e também os acordos, podendo consultar e descer toda a documentação.


      De todos modos, este último acordo está aqui acessível diretamente através da seguinte hiperligação: “Acordo SFJ+SOJ+Gov de 26FEV2025”.


      Por fim, convém alertar os mais distraídos que isto não é o Estatuto, é apenas uma base inicial para as negociações do Estatuto que ainda hão de vir. Estamos perante um acordo prévio à revisão estatutária, revisão esta que melhor estabelecerá os parâmetros da carreira, podendo perfeitamente até vir a alterar aspetos deste acordo, através de um novo acordo no âmbito de tal negociação.


Assinaturas+DDOJ.jpg


      Fontes: “SOJ- Info-26FEV2025”, “SFJ-Info-26FEV2025” e “Comunicado do Governo”.

Comentários

  1. Façam as contas ao valor líquido a receber e percebem que a Ministra voltou a comer os Sindicatos de cebolada. Grande negociadora. Mas enfim, mais do mesmo. Depois do acordo dos papos secos temos o acordo da broa.

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que a tabela remuneratória dos oficiais de justiça se inicia acima da dos técnicos superiores da administração pública. Será verdade?

    ResponderEliminar
  3. da broa calcinada

    ResponderEliminar
  4. Venha agora a próxima negociação (justíssima!!!) quanto à recuperação do tempo de serviço.


    Que nunca se deixe cair esse tema, já que aos professores foi concedido.
    Não somos menos do que ninguém para que tal não suceda.

    ResponderEliminar
  5. Preciso que alguém dos sindicatos explique o que vai acontecer a quem está neste momento no 3° escalão, com 7 e 10 anos de antiguidade, não podem receber o mesmo que os que entraram agora.

    ResponderEliminar
  6. Isto nada mais é do que o decorrente das leis do orçamento de estado que obrigava o ministério da justiça a fazer e que as direções dos sindicatos nunca foram para tribunal exigir a omissão legislativa


    agora dizem que há acordo


    Rua Marçal

    ResponderEliminar
  7. Joaquim Santos27/2/25 08:33

    Quero ver a pacificação quando obrigarem adjuntos com 10 e mais anos na categoria a ir fazer diligências  

    ResponderEliminar
  8. E nada dizem sobre a reforma e desproporção dos 55 para os 67 anos.


    Ide trabalhar para as secretarias a ver se aprendem alguma coisa.

    ResponderEliminar
  9. Como vai ficar a questão das reformas quanto á idade, e também outra questão relativamente ao colegas que estão colocados nas ilhas e no Algarve relativamente ao subsídio de fixação?

    ResponderEliminar
  10. Joaquim Santos27/2/25 08:51

    Gosto muito do acordo relativamente às horas extras, obrigando-nos a todos a fazer mais uma hora todos os dias por cerca de sete euros e meio sem impostos e todos nós já sabemos como é que vai ser a fundamentação dos despachos, se os houver e a pressão dos escrivães para fica mais um bocadinho, afinal já ganhamos para isso.      

    ResponderEliminar
  11. rei dos mercedes27/2/25 08:53

    Na prática, dá mais 100.00 euros a cada um, aproximadamente e outros muito menos... Onde estão os 300.00 euros que se almejava?? Mais do mesmo...

    ResponderEliminar
  12. rei dos mercedes27/2/25 08:54

    Era o que faltava... nem mais 1 minuto...

    ResponderEliminar
  13. O subsídio de fixação é para manter isso é obvio..

    ResponderEliminar
  14. Sindicatos, não deixem cair a recuperação do tempo de serviço.


    Esses anos/meses, que foram dados aos professores, também nos é mais do que merecido.


    NÃO ⛔ deixem cair esse tema.

    ResponderEliminar
  15. Flop Flop pouco mais do que um papo seco ! Enfim ! Ansioso para ver como vão as coisas funcionar nas secretarias ! Estou mesmo a vêr . Quem negociou não percebe nada, nada de trabalho numa secretaria , pois nunca lá trabalhou ou já lá não trabalha há muitos muitos anos ! Os Escrivães vão ter que apagar muitos fogos e muitos deles nem isso são por direito próprio!

    ResponderEliminar
  16. Também quero saber. 

    ResponderEliminar
  17. Estava a referir-me aos valores se serão atualizados a realidade atual 

    ResponderEliminar
  18. Esse subsidio devia deixar de existir. Devia ser criado um subsidio para quem está longe de casa a partir de x distância. Isto de colegas a residir desde sempre nas chamadas comarcas periféricas e receberem para lá estarem... Por favor... É mais um ordenado ao final do ano! 

    ResponderEliminar
  19. E a recuperação do tempo perdido ? O meu patrão não é o mesmo dos Srs professores ? Pois ! 

    ResponderEliminar
  20. Quero dizer ao senhor OJ que, por exemplo, os professores não trabalham para pertencerem a novas categorias, mas para subirem de escalão, e na vertical, para auferirem um ordenado superior. Com isto, está-se sempre motivado! Não precisam de mudar de terra, nem de escola para subirem.

    ResponderEliminar



  21. Espero que os Sindicatos NUNCA deixem cair esse tema!É da mais elementar justiça.


    Os professores são filhos de um Deus maior?


    Também tem de ser visto o nosso caso, ainda que faseado no tempo...

    ResponderEliminar
  22. Atendendo aos comentários que vemos e aos que aí virão, de imediato se percebe porque não foram ainda mais sondados por parte dos sindicatos. 
    A verdade é que tiveram anos e anos para concertar ideias, para apresentar listas e ganhar eleições mas limitaram-se a, constantemente, deitar abaixo tudo e todos. Fomos sondados por inúmeras vezes e ouvidos por anos e anos aqui e em muitos outros lugares.
    Estou feliz com o acordo, se não houver surpresas. O que não farei, decerto, é deitar abaixo apenas por deitar abaixo.
    Há que deixar de uma vez por todas para trás esta reação visceral que nos caracteriza, de reagir sempre, reiteradamente, de forma negativa à mudança. 
    Para já, considero este um bom acordo. 
    Aguardemos agora pelo estatuto e o que lá virá…

    ResponderEliminar
  23. Só vou comentar o artigo de hoje, depois da dissertação do Exmo. Dr Fazenda.
    E se o Dr Rei quiser fazer a sua correta análise sobre os temas da classe, pode fazê-lo.
    Vou aguardar
     

    ResponderEliminar
  24. O Trump quer criar o caos a nível mundial;


    A Ministra, Marçal e o Carlos Almeida, conseguiram criar o caos nos Tribunais!


    Quem se ficou a rir, foram os que numa hora de trabalho, ganham €200!


    NOTA: Quando se passa uma procuração com poderes especiais ao Marçal e ao Carlos Almeida, só pode dar nisto!!

    ResponderEliminar
  25. rei dos mercedes27/2/25 09:50

    Eh..pá... não suspendam as greves que não tem serviços mínimos!! Não chega a 100 euros por mês, para alguns!! outros nem isso!! Subtraindo impostos, não dá nada...

    ResponderEliminar
  26. Os antigos adjuntos terão que cumprir as suas obrigações funcionais como toda a gente.

    ResponderEliminar
  27. Se somarem o ganho acordo 1.0 (papo seco), mais o acordo de ontem (2.0), mais os 180 € do SD, verão que dá para o prego no prato mais um finito!


    Há coisas positivas, como a criação de escalões suplementares, e agora temos de convencer o MJ à recuperação do tempo no congelador!


    É uma negociação, que traz necessariamente coisas boas e más!

    ResponderEliminar
  28. Se houver chefias firmes e assertivas, não vai haver caos nenhum.
    Só fica quem quer.
    Há muito sítio na administração pública a precisar de mão de obra.

    ResponderEliminar
  29. Se a tabela estivesse correta, algumas categorias (escrivão por exemplo) receberiam mensalmente menos nas novas posições do que atualmente, por via da redução mensal do SRP. Algo deve estar mal...

    ResponderEliminar
  30. Aplicando-se esta nova tabela, trata-se de um excelente acordo.
    Contando com o novo suplemento, os aumentos são no minimo de €200, e caso haja possibilidade de atingir o ultimo escalão, há aumentos de €1000.
    A atratividade de uma carreira não se resume ao salário imediato, mas tb às perspetivas de futuro, devendo aguardar-se mais desenvolvimentos para se poder avaliar o que se alcançou.
    De todo o modo, acho evidente que tudo indica que se trata de um bom acordo, mas que dificilmente poderia agradar a todos, principalmente no que toca aos conteúdos funcionais.
    Espera-se bom senso por parte dos atuais adjuntos, não lhes será pedido nada de extraordinário, além de brio profissional e espirito de serviço público.
    Contudo, nada que o tempo e medidas assertivas não resolvam.
    O que interessa é que começam a estar reunidas condições para prestar um bom serviço de justiça ao cidadão.

    ResponderEliminar
  31. Parabens a ambos os sindicatos e ao governo pelo acordo alcançado.
    Contudo, os sindicatos não devem baixar a guarda para que tudo isto se concretize e entre em vigor um estatuto que sirva o interesse de todos.

    ResponderEliminar
  32. Agora é que vou mesmo para o IRN!!!!

    ResponderEliminar
  33. Bom dia a todos (para quem o assim considere ... pois que por aqui, no norte, parece invernoso e pouco ameno).
    O acordo é, convém dizê-lo abertamente, um bom acordo para muitos de nós, embora não o seja para muitos outros (falo da minha pessoa, por exemplo).
    Sem querer ser hipócrita, embora inconscientemente talvez o seja, o acordo não me serve de nada - não me dá jeito nenhum -, pois não atende às minhas expectativas de carreira.
    Com efeito, tendo quase 30 anos, mais de metade como adjunto e sendo licenciado em direito, vou continuar na categoria base (de Técnico de Justiça) sem possibilidade de ascender à de Secretário (fica agora cerceada em definitivo) sem antes passar pela de Escrivão, categoria para a qual - note-se - não se sabe quantos lugares vão existir, desconhecendo-se qualquer trave mestra no desenho dos novos quadros de pessoal.
    Quer isto dizer que, para muitos  como eu, é um ponto final na carreira (restam apenas cerca de 10 anos no ativo, ou menos, e por isso acabou-se essa esperança, findou a chama), e a solução é deixar a espuma dos dias passar, sem grandes ondas ou sobressaltos.
    De forma estupefacta, apercebi-me que não foi considerado o mesmo regime aplicado aos funcionários dos registos - por ali, quem for licenciado e tiver mais de 10 anos de antiguidade, pode ascender à categoria de "Oficial Especialista" - ou seja premeia-se o mérito, reconhecendo-se a necessidade de uma experiência e conhecimentos sedimentados (sendo 10 a cifra de anos entendida como necessária).
    Por cá, os sindicatos derrotaram mais uma vez a meritocracia, fazendo preponderar, mais uma vez, a antiguidade, de tal sorte que todos ficam no mesmo pé de igualdade (licenciados e não licenciados podem - vão poder - ascender, nas mesmas condições, a cargos de chefia, de maior responsabilidade?!).
    Haverá muita boa gente que aceite que seja assim, mas não foi isso que me disseram quando ingressei (e não era isso que estava e ainda está escrito no Estatuto), o que é dito é que um funcionário, com mais de 7 anos de serviço, licenciatura em direito e classificação de muito bom poderia propor-se à categoria cimeira da carreira - coisa que agora se tornará impossível.
    Na verdade, houve uma inversão - já não interessa se és licenciado -, e o caminho que ainda falta percorrer parece um autêntico "rosário", pois que aquilo que parecia distante tornou-se impossível de alcançar numa vida agora já curta demais para se viver intensamente por carcaças gastas e velhas.
    Sim, conseguimos (dizem os sindicatos) grau III para todos, e eu concordo com essa grande conquista, falta agora uma outra coisa que é segurar ou pelo menos sossegar quem foi "roubado" como eu e  viu goradas as suas expetativas de carreira.  
    Na verdade, suspeito que no processo judicial pendente no STA sobre o concurso dos Secretários,  será feito um acordo que levará a que aqueles sejam investidos naquelas funções (agora em comissão de serviço) e com isso fique cerceada, no nosso (meu) tempo de vida qualquer hipótese de ascensão na carreira.
    Os sindicatos não devem atender a fações, devem antes atuar no interesse geral da classe e na prossecução desse interesse não deveriam ter-se esquecido de pugnar por justiça no tratamento das situações diferenciadas, o que não foi feito.
    Vou tratar da minha vidinha que esta já não me interessa para nada, não deixando de parabenizar todos aqueles que, com ou sem mérito, vão ver a sua vida (significativamente) melhorada.
    Esta semana é a da despedida, pois agora já sei para onde vou (ou melhor, já sei onde não quero ficar).

    ResponderEliminar
  34. Sim. Eu agora já sei que o resto da minha vida não é por aqui. Será no IRN!

    ResponderEliminar
  35. Grande balde de água fria...ficamos abaixo dos policias e bombeiros onde não é exigida a licenciatura e a quem foram atribuídos € 300,00 no mínimo e a todos.

    ResponderEliminar
  36. Nós só sabemos o que sabemos!


    O estatuto tem outros pontos de discussão, que não estão ainda definidos!


    Não nos diz directamente respeito, mas a criação, se for essa a vontade, de um quadro de pessoal grau 2 (assistentes operacionais) serviria para limar algumas arestas, distribuindo algum contéudo funcional que não se compadece com o agora atingido grau 3.


    Falta também recuperar o tempo congelado, o período do gozo de férias, a excusividade de funções, e a eventualidade de se poder acrescentar ganhos pelos atos atinentes a registos, à passagem de certidões, citações por OJ, etc, etc.


    Há um mundo de possibilidades a explorar, e é agora, na discussão do estatuto que é o mento certo.


    A vossa opinião P.F.

    ResponderEliminar
  37. Isso é para nunca cair no esquecimento!! Quase todas as carreiras da função pública já receberam ou encontram-se a receber essa "aceleração salarial" como forma de recuperação do tempo de serviço!

    ResponderEliminar
  38. Indo ao ponto:


    A consagração do grau III para todos é uma grande vitória.E é um reconhecimento do valor da importância dos oficiais de justiça.
    Os sindicatos preferiram ter uma visão de conjunto da classe. Em vez de procurar satisfazer alguns colegas em detrimento de outros.

    ResponderEliminar
  39. Preferia grau II com 300 paus. No Pingo Doce não aceitam pagamentos com graus só com euros...

    ResponderEliminar
  40. Agora é que é: então senhores licenciados o que têm a dizer?
    Queriam ser magistrados? para isso existe o CEJ.
    E agora? Tecnicos de Justiça ficaram melhor?
    ACORDO MARMITA PARTE II
    todos tabelados por baixo. Muito bom.
    Merda para estes sindicatos da treta.
    O prestigio é que é  bom e o grau. 
    O dinheiro foi para os outros. Que maravilha

    ResponderEliminar
  41. E depois temos colegas longe de casa há 10 anos sem qualquer compensação monetária.

    ResponderEliminar
  42. Exmo. Colega
    Tenho para mim que a franqueza se deve servir à mesa.
    Por isso respeitando a desconsideração que faz sobre o que escrevo, pois não me importo muito se a pessoa que o lê é burra ou estúpida mesmo, há coisa muito pior do que ser tratado pelo sufixo de "Dr", nomeadamente quando se "tuteia" a pessoa ou se trata pelo nome próprio ou alcunha e não se seja familiar ou amigo, o que poderia significar a sua (baixa) posição social.
    Não é o caso, pois poucos sabem que sou licenciado, tenho até amigos e familiares que o desconhecem, não obstante ter o curso há mais de 20 anos, e todos me tratam pelo nome próprio com que fui registado (nunca fui tratado por "Dr." fulano tal ...).
    Quanto às dissertações  (no google: dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema) não vejo que as possa assim classificar, apesar de por vezes extensas.
    Trabalhei com um magistrado que dizia sempre o mesmo quando deduzia uma acusação ou arquivamento com mais de 50 páginas - dizia que tinha escrito um livro à luz das convenções existentes nesta matéria.
    Eu não faço dissertações ou escrevo livros, mas não me coarto a expressar livremente o que penso mesmo que tal se serva à satisfação de burros e estúpidos que apressadamente menorizam o que outros escrevem, quiçá apenas porque não são capazes de tal empreendimento.
    Admiro-o por ser capaz de dizer o que pensa quase na mesma medida com que me admira e dedica tão elaboradas desconsiderações pessoais. É de facto muito astuto e inteligente o colega.

    ResponderEliminar
  43. Se fizeres as contas (papos secos 1 + papos secos 2 + 180 €) deves chegar aos 300 paus!

    ResponderEliminar
  44. A que ler este comentário, porque lhe pode interessar, vão abrir perto de 200 vagas para o CEJ (quase 50 no novo Pólo em Vila do Conde) - notícia do jornal ECO.
    https://eco.sapo.pt/2025/02/24/ministerio-da-justica-abre-181-vagas-para-formacao-de-magistrados/

    ResponderEliminar
  45. Tal e qual. Mas para algumas pessoas o ego está acima do estomago. 

    ResponderEliminar
  46. Com o prestigio virá o $$ ou €€!

    ResponderEliminar
  47. € 180, só para quem fizer as horas e têm de ser submetidas a autorização... não lancem poeira para os olhos das pessoas.

    ResponderEliminar
  48. O processo dos Secretários seja na fase declarativa ou executiva (execução do julgado,  voluntária ou judicial), com o novo estatuto vigente, parece-me que resultará na impossibilidade superveniente da lide, dando lugar à extinção da instância ou à declaração de extinção do concurso, já que só os actuais Secretários (da categoria), ficam no "cargo" com a mesma denominação em comissão de serviço, sendo o acesso àquele, possível no futuro, só aos titulares da categoria de Escrivão. 

    ResponderEliminar
  49. Acabem lá com essa merda dos anti-adjuntos pá, já mete nojo.
    Muitos deles, concorreram para longe de casa (Açores), única forma de terem alguma progressão ou valorização na carreira e agora tem uma óbvia regressão funcional e não podem voltar para perto da família porque entretanto as vagas/lugares vão estar ocupadas por colegas com 15 dias de serviço. 

    ResponderEliminar
  50. No caso dos Açores, trata-se de uma recomendação da UE, por tratar-se de região ultra-periférica.
    Informem-se.

    ResponderEliminar
  51. Dr. Fazenda, mas eu conheço-o pessoalmente, por isso o tratamento por doutor.
    Mas notei que ficou incomodado. 
    Daí a enorme divagação que produziu e só não fiquei a saber se hoje vai chover ou não.
    Mas já reparei que fez a primeira dissertação diária aqui no blogue. 
    Vou ler para ver se aprendo alguma coisa.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  52. Infelizmente hoje já vi  vi alguns colegas com claros sintomas de adjuntivite.


    Pouco importava o futuro da classe.Desde que o seu quintalinho ficasse em boa situação, os restantes colegas pouco interessam.

    ResponderEliminar
  53. Adolfo Dias27/2/25 11:54

    Só uma questão e responda se quiser.
    Qual a razão de não ter concorrido ao anterior curso de secretário ou de administrador?
    Pelo que descreve, vejo que tinha alguns requisitos para tal. 
    Ou será que lhe faltava algum?

    ResponderEliminar
  54. Sim é verdade, na nova tabela passam a receber menos.

    ResponderEliminar
  55. Grande desilusão o Carlos Almeida ter embarcado neste acordo.

    ResponderEliminar
  56. Mas somando o suplemento de disponibilidade não ficam a ganhar mais?


    Eu acho que o que deve ser tido em conta é mesmo o rendimento final.

    ResponderEliminar
  57. Sim é verdade. Basta consultar. 

    ResponderEliminar

  58. Quem não se sente não é filho de boa gente e eu nunca permiti nem permitirei que me tratem por "Dr." pelo menos com a carga pejorativa com que o Colega o faz (talvez seja por ressabiamento, não sei, se calhar se o conhecesse pessoalmente compreenderia melhor).
    Com efeito, não me conhece, nem pessoalmente, nem por intermédia pessoa, ou sequer de vista.Sinto nas suas palavras o desapreço que tem pelo que escrevo e pela pessoa que sou (mesmo sem me conhecer) - pois fala na terceira pessoa (por exemplo.. ficou... em lugar de ficastes ...) o que significa que mesmo que saiba quem escreve mantém um distanciamento que nunca lhe permitiria "saber quem sou" mas apenas conhecer o semblante ou a figura - e eu convivo muito bem com isso, ninguém é obrigado a dar-se com os outros muito menos com quem não gosta.
    Quanto ao tempo, leia um outro comentário que fiz que fica a saber que o tempo está invernoso.
    Para aprender alguma coisa, não será certamente comigo nem por estas bandas, pois que o que aqui venho fazer, sempre que posso, é descarregar o "lixo" que trago no pensamento da mesma forma que vazo aquele que trago nos intestinos - compreendo-o como um tipo de WC .
    Repare que eu venho cá para dejetar - é o que depreendo das suas considerações - e o colega serve-se desses dejetos como uma mosca se serve do que defecamos.
    Se quer aprender vá estudar que é o que faz melhor.
    Mas devo dizer que este nosso - acho que o posso dizer assim - despique me agrada e entusiasma e à falta de outras expetativas, pelo menos durante mais algum tempo, tendo intenções de o alimentar.
    Então como assim fico muito ansioso a aguardar outras conversas ... (estou a ser irónico claro esta não vá entender mal o que digo/escrevo ...)

    ResponderEliminar
  59. Ex-sindicalista frustrado27/2/25 12:13

    Ministra 10 - Sindicatos "bola". Acordo vergonhoso.

    ResponderEliminar
  60. Não colega. Porque essa "adição" vai ser absorvida em sede do IRS. 

    ResponderEliminar
  61. Sim colega, e no caso da comarca de faro?

    ResponderEliminar
  62. Não concorri a Administrador (como é cargo de convite, muitas vezes pelas feições ou afeições pessoais não entendi que me devesse sujeitar a isso, a ser apresentado junto com um par ou mais de colegas para justificar a escolha de um com aas anteditas características)..
    Concorri a Secretário mas não sou parte na ação (fiquei nos primeiros lugares (17,5), mas tinha apenas pouco mais de 5 anos de adjunto) e também concorri a Escrivão (16,5?)e TJ Principal (18,5), mas não me alarguei  para as ilhas ou sul do país e acabei por não conseguir colocação uma vez que o peso da antiguidade na categoria foi e ainda é preponderante.
    Saí dos serviços e retornei apenas por me ter sido dito (pelos serviços jurídicos da DGAJ) que estava a ser preparada uma solução para o problema dos cursos de secretário que abrangeria todas as situações materialmente subsumíveis (fosse ou não parte na ação) mas isso nunca chegou a acontecer.
    Mas só me posso culpar a mim, pessoalmente, pois nunca deveria ter concorrido a Adjunto em 2009, e assim não teria perdido o comboio - julgando dar um passo à frente dei uma série deles para trás.
    É a vida.

    ResponderEliminar
  63. Na sua opinião ganham mais!!!!! Fantástica conclusão.
     O subsidio é igual para todos. 
    Mas o escalão é que está em causa.
    Daĥĥhĥh

    ResponderEliminar
  64. WC, lixo, dejetos, mosca, dejetar.
    Noto aí alguma sujidade, ou é impressão minha? 

    ResponderEliminar
  65. O colega esquece-se da componente remuneratória e daquilo que deixou de ser ganho (falo da expetativa de se obter um ganho) e isso tem d ser decidido - a questão não envolve a discussão da atribuição de um título mas de um cargo com todas as envolventes, nomeadamente remuneratórias.
    Não vai ser tão fácil, assim como pensa.

    ResponderEliminar
  66. acho que a tabela não está correta, pelo menos, não está em conformidade com o acordo, ou seja, quem está no nivel I de auxiliar não fica no 18, tal como quem está no nível II esta questão é transitória, este acordo ainda será alvo de verificação para evitar desigualdades quanto aos que têm 10 ou mais anos e estariam para subir para o 4.º escalão.
    No mais, O SOJ e o SFJ estão de parabéns por conseguir aquilo que é o mais importante, a integração e o nivel III para todos, ora queixavam-se que isso era imprescindível, agora parece que já não era :-( 
    Será que o que muitos queriam eram semanas de 4 dias?

    ResponderEliminar
  67. Anónima da hora do chá27/2/25 12:28

    Isso não é tão óbvio. Depois da traição feita com este acordo não fico admirada que estes subsídos vão à vida até porque o Marçal e o resto da direção é contra ele. Os representantes sindicais (os capazes não incapazes com há nos Açores) tem de exigir que se mantenham e sejam aumentados.

    ResponderEliminar
  68. O colega também esquece-se que os tais 2.463,99 são a 12 meses.


    Os  2422,01 são a 14 meses.A somar ao suplemento de disponibilidade.


    Portanto a resposta é sim.Vão ganhar mais mesmo nessa situação.

    ResponderEliminar
  69. Basta ver o ponto III para ver que a tabela do blog está incorreta

    ResponderEliminar
  70. Pobre ignorante. Daaahhhhh

    ResponderEliminar
  71. Seria para aqui o "Pobre ignorante"...daahhh

    ResponderEliminar
  72. O colega está a misturar o salario base com o suplemento.


    O salário base passa para 2422,01.A 14 meses.Face aos actuais 2170,82.
    O valor que refere (2463,88) é a 12 meses.
    Logo não existe uma perda salarial como é fácil de ver.

    ResponderEliminar
  73. Ganda barrete...tanta luta para isto?

    ResponderEliminar
  74. Essa pretensão é de cariz indemnizatório.


     

    ResponderEliminar
  75. Sim, mais 180 euros de suplemento para todos, mais ajuste pelo reposicionamento nos escalões, para pessoas com o ensino obrigatório, é pouco!!!....

    ResponderEliminar
  76. Licenciatura claro, como poderia ser?

    ResponderEliminar
  77. Incorrecta como? Então não é a soma da actual remuneração   com a integração do suplemento (segundo o cálculo indicado), que serve de referência para a integração no nível remuneratório de acordo com as novas tabelas?

    ResponderEliminar


  78. Não vejo uma efectiva e real valorização salarial.


    Fui!


    ´

    ResponderEliminar
  79. 180 euros, é pouco!!!....

    ResponderEliminar
  80. Mais uma vez os adjuntos que foram promovidos em 2017 são, e ficarão, prejudicados.


    Espero que os camaradas Marçal e Almeida estejam atentos a esta gravíssima e injusta situação, que agora se impõe corrigir.


    Com efeito, num momento em que as carreiras de adjunto e auxiliar se unem (ou se fundem), é incompreensível que haja funcionários com exactamente o mesmo tempo de serviço na carreira de oficial de justiça, com diferença de salários  de cerca de 163 euros.


    Com a nova tabela, um auxiliar actualmente no ultimo escalão passa a ganhar 2026 euros.
    Um adjunto, com exactamente o mesmo tempo de serviço mas promovido em 2017, colocado actualmente no 3º escalão, passa a ganhar com a nova tabela 1863 euros.


    São precisamente 163 euros por mês de diferença.


    Urge reparar esta situação tão injusta que penaliza quem obteve a promoção em 2017.


    Caros Marçal e Almeida, confiamos mais uma vez em vós.


    Irei mandar email aos Sindicatos com o mesmo conteúdo deste comentário.


    Atentamente.
    FJ48 

    ResponderEliminar
  81. Ainda não percebeu que os € 180,00 é só para quem tiver de fazer horas extras? e devidamente autorizadas?

    ResponderEliminar
  82. Sim é a melhor solução, até porque os novos (licenciados) têm formação superior e por isso facilmente cumprirão um processo do inicio ao fim.

    ResponderEliminar
  83. Sou adjunto e não importo com essa solução, mas é cada um por si...

    ResponderEliminar
  84. Totalmente de acordo. 

    ResponderEliminar
  85. Eu tb não, ainda por cima agora fica tudo gravado...quando andávamos com as máquinas atrás aí sim era dose.

    ResponderEliminar
  86. É só para quem fizer horas extraordinárias... não sabem ler?

    ResponderEliminar
  87. Tony Marshall27/2/25 13:32

    Até os comemos..!
    Canudo!!

    ResponderEliminar
  88. O valor do suplemento a integrar é 10% e não 13,5%. Informação do SFJ

    ResponderEliminar
  89. Só se estiver a ver-se ao espelho ..

    ResponderEliminar
  90. Não é só. Além do que se deixou de ganhar deve ser posicionado no nível remuneratório correspondente.
    É o que acho!

    ResponderEliminar
  91. Não, isso é incorreto. Quem não sabe ler é o senhor/a.


    ResponderEliminar
  92. sim, não sabes ler 

    ResponderEliminar
  93. Olá colega. Subscrevo a sua preocupação, porque a minha situação é igual. Desde 2017 subi apenas um escalão e tenho 30 anos de serviço. 

    ResponderEliminar
  94. O que o colega está a sugerir é o que já se faz em muitas unidades orgânicas do país. Sou auxiliar à 10 anos, para além das diligências, tenho números de processos associados e sempre tramitei o processo do inicio ao fim. Tenho colegas novos na secção que estão a ser ensinados a tramitar o processo da autuação ao VC.

    ResponderEliminar
  95. Pois. Tiveram o mérito de concorrer para cascos de rolha. Já os outros méritos, zero. Por isso é que existem nas secretarias uns adjuntos que são umas pérolas. Pois agora, esses estão à rasquinha, pois vão ter que se chegar à frente. 

    ResponderEliminar
  96. A greve do Soj só  é  suspensa em 1 de Março?

    ResponderEliminar
  97. Não é isso que dizem os comunicações oficiais!
    Dizem que acrescem!

    ResponderEliminar
  98. É e vão para a Sala fazer julgamentos entre os 60 e os 65 anos, merda de sindicatos.

    ResponderEliminar
  99. Mas causa assim tanta comichão a hipótese de um adjunto e um auxiliar ficarem na mesma categoria porquê? Não é isso que se passa atualmente?


    Quem trabalha ou já trabalhou nos serviços do Ministério Público sabe que essa distinção não existe.Um adjunto faz o trabalho do auxiliar e o inverso também acontece.Não existe distinção alguma!
    E quem trabalha nas secções judiciais sabe que  muitas vezes essa divisão é inexistente dada a grave carência de recursos humanos.
    E deixam essa conversa da regressão funcional.Não existe regressão funcional nenhuma.Auxiliares e Adjuntos têm o mesmo conteúdo funcional.

    ResponderEliminar
  100. Podem esclarecer se as tabelas estão com lapsos? Se o suplemento é de 10% (10%x12/14), parece que sim. obrigado

    ResponderEliminar
  101. "As horas acima referenciadas ocorrem mediante despacho fundamentado..." é preciso um desenho?
    "Todos..." os que fizerem... Escrivães, Técnicos de Justiça... com exceção dos Secretários.
     

    ResponderEliminar
  102. Nem dois parágrafos consegues interpretar.

    ResponderEliminar
  103. Escrivães Adjuntos promovidos em 2017, 2018, 2019... Somos centenas que estamos a ser prejudicados com a complacência dos sindicatos. Espero que depois de alertados lutem afincadamente para corrigir esta injustiça!

    ResponderEliminar
  104. Aos poucos vão-se percebendo os papo secos...

    ResponderEliminar
  105. Sr Bloguer


    Penso que na  tabela apresentada, no 5º escalão de adjunto, onde refere   nivel após acordo:  não será 2188,90, mas sim 2026,26.


    Pode verificar?

    ResponderEliminar


  106. sindicatos


    Seria  urgente  pressionarem DGAJ no sentido de pagarem e actualizarem os escalões em atraso pela via do tempo de provisório.


    E pagarem o devido!

    ResponderEliminar
  107. Caros Colegas, agora é não deixar cair a causa.


    Os sindicatos têm que nos ajudar e é precisamente agora, que estamos num contexto de negociações, que o podem fazer, exigindo ao Ministério a regularização desta situação tão injusta. 


    FJ48

    ResponderEliminar
  108. Ide para o C... Para a sala na altura da reforma? Oh Marçal vai...

    ResponderEliminar
  109. A adjuntivite tem cura e é tratada, caro colega.

    ResponderEliminar
  110. Ainda falta muita coisa ser esclarecida;


    Principalmente, a questão do PAPÃO (SIADAP);


    Vou aguardar pelo novo estatuto, para decidir se vale a pena ser sindicalizado!






     

    ResponderEliminar
  111. Com o suplemento integrado a probabilidade de se concorrer às mobilidades intercarreiras ou intercategorias é altíssima, dada a oferta pública se se vem verificando.


     

    ResponderEliminar
  112. Ora ai está.
    Quem está insatisfeito, é preferível pedir a mobilidade para outros serviços, do que andar aqui com este choradinho só porque não querem fazer a "porcaria" de um julgamento.
    Para ficarem cá a arranjar confusão e mau ambiente, que se ponham ao fresco rapidamente.
    Só faz falta quem está.

    ResponderEliminar
  113. Já a garotice, não...

    ResponderEliminar
  114. Que indelicadeza!


    Quem lhe disse que não gosto de fazer julgamentos?

    ResponderEliminar
  115. Tio Kosta27/2/25 16:35

    Ei lá, acusaste o toque.
    Aguenta Fazenda, mostra aí como é que se escreve

    ResponderEliminar
  116. ESTE ANO O SFJ RECEBEU 1 MILHÃO PARA FORMAÇÃO!


    PARA O PRÓXIMO ANO, QUAL SERÁ O MONTANTE?


    ACEITAM-SE PROPOSTAS ATÉ O DIA 31-12.2025!!

    ResponderEliminar
  117. Se os sindicatos não tivessem estado a negociador na "calada da noite" e tivessem partilhado com alguns colegas o que estavam a negociar talvez tivessem sido alertados/aconselhados para algumas futuras injustiças.  Agora é tarde... já fomos.
    Quero vero como vão descalçar algumas botas.  Basta ver a reação do SOJ no seu facebook a uma pergunta legitima de uma colega. Não só não conseguiram responder como ainda a criticaram de alto a baixo por colocar uma questão. 

    ResponderEliminar
  118. Sim 2020 é menor 2026, todos os adjuntos nesse escalão passaram a receber menos mensalmente do que o que recebiam anteriormente.

    ResponderEliminar
  119. Vocês bem sabem que isso não é possivel. Por isso é que eles falam em ajustamentos sempre que necessário!

    ResponderEliminar
  120. Enquanto adjunto (e por acaso até licenciado) embora já com mais de 25 anos de carreira, digo-lhe que já fiz muitos, mesmo muitos julgamentos, e outras diligências incluindo serviço externo. Não me preocupa minimamente, nem me caem os parentes na lama, muito pelo contrário considero um trabalho tão digno como qualquer outro nos Tribunais.
    O que me preocupa e me chateia mesmo é ver colegas com menos antiguidade que eu e que se mantiveram como auxiliares, enquanto eu tive que ir para fora da minha residência para subir de categoria com as despesas e a a perda do tempo com a familia e filhos menores, e agora vejo essas pessoas com menos antiguidade e e atualmente em categoria inferior sem nunca terem saído do seu local de trabalho e residência a passarem-me à frente para niveis remuneratórios mais altos que o meu. Isso é que me chateia, tudo o resto é só trabalho para se fazer, como qualquer outro trabalho!

    ResponderEliminar
  121. É correto afirmar que os formadores do SFJ, dão formação nas escolas profissionais, ou não?

    ResponderEliminar




  122. AÍ UMA GRANDE INJUSTIÇA 


    LITERALMENTE ENGANOS E ROUBADOS QUEM ARRISCOU SAIR DA ZONA DE CONFORTO!


    FODDDDDDDDDDDD

    ResponderEliminar
  123. Aprovem é rápido, amanhã já era tarde .
    Siga.

    ResponderEliminar
  124. Eu que gosto de papo secos adorei este acordo.

    ResponderEliminar
  125. Sendo verdade que os formadores do SFJ, dão formação nas escolas profissionais!


    A ganharem o que ganham.


    Os futuros oficiais de justiça, vêm dessas escolas!


    Quais licenciados!

    ResponderEliminar
  126. Sr. Articulista:
    A vida vai boa é para as ratazanas.
    Como também são simultaneamente borra botas e lambe cus, vão apanhar o mesmo que todos os outros sem nunca terem perdido dinheiro nenhum com greves e ainda por cima no fim só elas é que vão ficar com as cotas das progressões.

    ResponderEliminar
  127. A partir de ontem, é o administrador (com o aval do Juiz Presidente), que escolhe as pessoas que devem ser promovidas.


    Isto, tornou-se numa câmara municipal!

    ResponderEliminar
  128. para 


    Tú nem ratazana és, pelo aleio, és apenas ratazinha


    Se conheces essa gente dirige-te a eles pessoalmente se  coragem!
    Cá para mim, nem uma greve fizeste.

    ResponderEliminar
  129. O SFJ tem de vir explicar o quanto antes as aparentes injustiças deste acordo. 

    ResponderEliminar


  130. Há auxiliares que nunca saíram de casa e ficam a ganhar exactamente a mesma coisa que outros auxiliares que concorreram para fora de casa, a fim de serem promovidos a adjuntos e  ganham exactamente o mesmo.
    Informe-se bem!
    E sindicatos sabem bem disso!
    Por isso que adiantou o esforço em sair de casa para promoção?


    Vão tods pro----------------

    ResponderEliminar
  131. Posso explicar, e casos pràticos para além do meu próprio no Tribunal onde trabalho existem pelo menos mais uns 4. O porquê é simples... Os escrivães auxiliares promovidos a adjuntos desde 2017 não tiveram direito a recuperação do tempo de serviço congelado, e neste momento estão no terceiro escalão da categoria de adjuntos, enquanto que os escrivães auxiliares recuperaram todo o tempo de serviço congelado e em muitos casos também já lhe foi reformulada a carreira com a contagem de tempo de provisório, coisa que não aconteceu ainda com os adjuntos. Tal facto faz com que os auxiliares estejam no sexto escalão da categoria. Na passagem para o novo estatuto um adjunto no terceiro escalão vai para o NR24 e um auxiliar no sexto escalão vai para o NR25.

    ResponderEliminar
  132. Tio Rabugento27/2/25 18:44

    Boa tarde! Eu sou um dos muitos, aprovados no exame... Porém ainda sem colocação, estou na "lista de espera".


    Eu concorri sem licenciatura, fui aprovado e tenho nota válida por três anos... Mediante as novas atualizações, é possível ser exigida a licenciatura para o ingresso na carreira? Se sim, como ficam as pessoas na minha situação? Uma vez que concorreram em situações diferentes?


    Desde já obrigado.

    ResponderEliminar
  133. Como o valor é inferior ao da regra dos 28,00 para adaptação ao nível remuneratório correto do escalão, deve-se considerar o nível seguinte. Assim, consideramos, neste momento, que o valor indicado é o correto.

    ResponderEliminar
  134. A recuperação do tempo de serviço tem necessariamente de ser discutida, de forma muito séria, em reuniões seguintes.
    Mesmo que se faça faseadamente entre 12 e 36 meses...

    ResponderEliminar
  135. Essas questões ainda não estão previstas, mas a validade prova já terá terminado..ou seja já não vale de nada.

    ResponderEliminar
  136. Com o aumento do ano passado mais este e o do ano que vem os aumentos andam entre os 200 e os 300€.

    ResponderEliminar
  137. O tempo de congelamento não deve ser esquecido na determinação dos novos níveis remuneratórios.

    ResponderEliminar
  138. Já foi tempo agora é tudo registado, se merecer e der à caneta com certeza caso contrário fim da fila

    ResponderEliminar
  139. Essa parte ainda nem saiu,

    ResponderEliminar
  140. Rei dos Citotes27/2/25 19:33

    E não irá ser esquecido.
    Será integralmente devolvido logo que o novo projeto de estatuto entre em vigor, o problema é que só poderá ser devolvido a alguns que os administradores escolham, pois não haverão logo cotas de 7 anos, 2 meses e 26 dias disponíveis para todos ao mesmo tempo.
    Muitos irão ter de esperar mais 7 anos, e mais 7 anos até terem oportunidade de verem recuperado esse tempo de serviço congelado, sendo que terão que conviver durante esse tempo com o anúncio constante de que ele já foi devolvido pelo XXIV Governo Constitucional de Portugal.

    ResponderEliminar
  141. É dar á perna a aprovar isso o quanto antes.

    ResponderEliminar
  142. Não é assim

    ResponderEliminar
  143. Ana Nunes27/2/25 20:08

    Pelo que percebi só que foi publicada,acabaram com os movimentos de funcionários todos os anos?

    ResponderEliminar
  144. Guião Filme "Os Deuses Devem Estar Loucos 4" conta a história vivida pelos oficiais de justiça, na negociação do novo estatuto.

    ResponderEliminar
  145. Não, não estou. Obviamente refiro-me a todo o tempo que nos foi possível recuperar até ao presente momento, a totalidade só mesmo os professores, infelizmente...

    ResponderEliminar
  146. Aiiiii.... assim já não posso dar umas cigarradas sempre que me apetecer......

    ResponderEliminar
  147. Tio Rabugento27/2/25 21:29

    A validade da prova são de 3 anos, seu pateta!

    ResponderEliminar
  148. A recuperação do tempo (a pequena parte que foi possível) foi, ao que se tem conhecimento, igual em auxiliares/adjuntos.


    Assim não sendo, por favor elucide sobre a diferença a que se refere.

    ResponderEliminar
  149. Para quem diz ter ficado aprovado, mas ainda não entrou...diria que essa atitude/palavreado não será a mais correta.


    Desejo-lhe o melhor, mas convém existir um pouco de moderação e humildade, mesmo quando os colegas não lhe dão (por desconhecimento como imagino terá sido o caso) a melhor indicação.

    ResponderEliminar
  150. Secretária de estado referiu em entrevista no Público, que o Estatuto estará pronto para publicado no BTE, "muito em breve".
    Parabéns a ambos os sindicatos pelo passo gigante dado para dignificar a carreira e torná-la mais atrativa. Começam a estar reunidas condições para dignificar e valorizar todos os OJs e evitar a fuga dos nossos elementos mais qualificados.
    Agora é aproveitar o novo estatuto para proceder a uma reestruturação profunda das secretarias e a novas  metodologias de trabalho e gestão de recursos humanos.

    ResponderEliminar
  151. Embora ainda não se conheçam todos os pormenores não pode deixar de ser considerado um excelente acordo.
    O grau 3 carreira especial equipara a profissão aos técnicos superiores, sendo que o salário de entrada até é superior. 
    Basta comparar com professores e enfermeiros para se perceber que para uma profissões de não licenciados a tabela remuneratória é muito boa.
    No futuro irão entrar unicamente licenciados e isso irá elevar ainda mais a profissão.
    Acho que esta transição foi excelente porque acabou com a litigância que se pressentia entre licenciados e não licenciados e irá acabar com as guerrinhas auxiliar adjunto.
    Acaba com as greves e devolve a estabilidade aos tribunais e a todos nós.

    ResponderEliminar

  152. Acordo da broa.
    Só pode achar bom acordo quem já não tivesse mais margem de progressão na carreira ou tivesse muito pouca e já estivesse relativamente perto da reforma, uma vez que com este acordo alcança no imediato tudo o que iria conseguir nos próximos anos.
    Mas a maioria dos que ainda estiverem algo distantes dos 60 anos, à excepção dos mais atinadinhos - para não lhes chamar coisas feias -, com o passar dos anos irão perceber que este acordo da broa foi efetivamente foi o acordo da estagnação e daqui por uma década ou menos não pararão de se lamentar da falta de valorização salarial.

    ResponderEliminar
  153. Depende do sistema de avaliação, se for um siadap adaptado como o da PJ a progressão é rapida

    ResponderEliminar
  154. Ou o que foi negociado com os guardas prisionais também.
    Só que não acredito nisso no nosso caso, sempre temos vindo a ser tratados de forma diferente para pior, por isso, por ora, vou manter o comentário anterior.

    ResponderEliminar
  155. Sindicalista frustrado28/2/25 11:38

    Nesta situação, em que o Escrivão está no 3.º Escalão, qualquer colega que seja agora nomeado escrivão vai ficar com o mesmo vencimento do que o escrivão com 10 ou mais anos na categoria? Será assim?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  156. Sim, veja a tabela. De momento, conforme consta no acordo é o que dá

    ResponderEliminar
  157. Se nesta altura ainda não percebeu o que se passou, ou não é Oficial de Justiça, ou anda muito distraído quanto á carreira... 

    ResponderEliminar
  158. Ana Nunes3/3/25 20:23

    Malta, quando é que o acordo entra em vigor.... Na situação atual, deveria ser para ontem...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário