Mantendo-se fortes, intrépidos, destemidos e bravios

      Vive-se hoje nos tribunais e nos serviços do Ministério Público, por todo o país, um autêntico estado de guerrilha, em que os Oficiais de Justiça vão lutando, como podem, com consideráveis perdas financeiras, mas sempre de forma contundente; ora aqui, ora ali, mas permanentemente, com uma constância de anos que se reflete todos os dias.


      Ontem, mais uma vez, mais uma diligência de um processo mediático foi adiada, agora pela segunda vez, novamente em Aveiro, porque os Oficiais de Justiça voltaram a querer manifestar o seu desagrado e o seu estado de espírito, estando manifestamente motivados para dar continuidade a esta luta que, apesar dos muitos anos que já dura, dura ainda também é e não esmoreceu.


      É este o estado de guerrilha permanente que só poderá ser parado com uma vitória clara, inequívoca, destes incansáveis lutadores.


      Não pense o Governo, ou quem acaba por localmente o representar, que pode impor sanções, ilícitas, aliás, ou qualquer tipo de constrições, como as ameaças já realizadas de que não negociaria com os sindicatos sob esta tensão das greves decretadas.


      Não pensem sequer os sindicatos em abolir as greves decretadas pela cedência à pressão do Governo, uma vez que há um histórico, até recente, de ocorrências desta índole, designadamente, aquando do falso e incumprido acordo de junho do ano passado.


      Caso os sindicatos cedam, os Oficiais de Justiça desfiliar-se-ão massivamente, em muito maior quantidade do que aquela vaga do ano passado aquando do apressado acordo.


      Os Oficiais de Justiça já deram bastantes provas de que podem tomar conta do seu destino, através de tantas ações diversificadas que levaram a cabo, sendo bem possível que mais e novas venham a ser tentadas e executadas, mesmo desamparados pelos seus dois atuais sindicatos ativos.


      É de um risco enorme que os sindicatos cedam, milímetros que seja, na “ocupação territorial”; na “invasão” que lhes cerceia a capacidade e a amplitude de movimentação.


      A luta continua e este tão velho mote, tão gritado nas ruas, ouve-se agora, em surdina, de Oficial de Justiça para Oficial de Justiça, lado a lado, em cada secção, junto a cada máquina automática que serve o café barato, junto a cada micro-ondas que aquece a marmita do almoço, porque o salário não dá para mais.


      É este o estado de espírito dos Oficiais de Justiça, cansados, mas combativos, quase derrotados, mas ainda com fôlego para continuar, apesar do peso dos anos de cortes e cortes e tantos prejuízos.


      São heróis que não recuam da frente da luta e se algum passo atrás parecem dar, desenganem-se, não é um retrocesso, não é uma fuga nem uma rendição, é só para ganhar impulso para avançar mais ainda.


      Cansados e desgastados, envelhecidos e desapontados, mas ainda com uma réstia de força combativa, quase contra tudo e contra todos, aí ainda estão, mantendo-se à tona, mantendo-se na luta.


Boxe+DDOJ.jpg


      Fontes: “Correio da Manhã”, “Notícias ao Minuto”, “Notícias de Coimbra”.

Comentários

  1. Excelente artigo.


    E parabéns pela força e união dos nossos colegas de Aveiro.


    Estamos quase quase no final de Fevereiro.


    Sempre quero ver o que se alcançou do acordo (a existir...) e até que ponto a tal contra-proposta, com os números que nos foram avançados, vão mesmo ter lugar.


    Início da carreira de Oficial de Justiça no índice 18 + suplementos.
    Essa terá de ser a base.


    Já basta de ficar eternamente para trás em tudo face a outras carreiras...


    São demasiados anos a ficar relegados no esquecimento.

    ResponderEliminar
  2. Vivemos tempos de ditadura nos Tribunais , onde impera a lei do mais forte , do mais poderoso ! Em tempos um/ uma  colega, oficial de justiça, no meu Tribunal, no decorrer de uma conversa sobre o excesso de trabalho e a falta de recursos humanos, procurou intervir e manifestar a sua opinião e desagrado com a situação vivida , pois quem falava nessa altura, pessoa nomeada em comissão de serviço e com poder administrativo e judicial,  levantou o braço para a/o colega ficar calada/o e não se manifestar ! Tempos que julguei do passado que não iriam voltar , afinal Vivemos tempos de ditadores e de ditaduras!
     ao mesmo tempo para se não manifestar e só 

    ResponderEliminar
  3. Cebola Doce de Escabeche26/2/25 08:59

    Bom dia.
    Vai ser uma das últimas vezes que deixo aqui este aviso:
    Se for assinada alguma valorização salarial antes de estar inscrita no OE de 2026, será para ir depois para as calendas gregas sob qualquer pretexto esfarrapado que a nova ordem mundial irá impor.
    E para nós, do que for firmado, só sobrarão as obrigações.

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, nós não queremos ter nenhum estatuto novo nem melhores condições. Queremos é manter a luta até acabar com os tribunais. Muito bem o artigo de hoje, é assim mesmo, temos de acabar com isto tudo. 

    ResponderEliminar
  5. Tenho que compartilhar aqui o meu testemunho, já tive vários trabalhos antes de chegar aos tribunais.


    A realidade é que não fazia a mínima ideia no que me vinha a meter .


    Quando comecei não tinha ninguém para ensinar, os magistrados eram implacáveis desumanos e insensíveis.


    Foi um autêntico terror, até ficar definido.


    A comparar com outros locais de trabalho, o ambiente dos tribunais é tóxico, pesado, muito cuidado com colegas que estão sempre prontos a cagar tudo aos magistrados.


    Falta de empatia.


    Foi um autêntico terror no que me vim meter, nunca pensei , sempre tive ideia que nos tribunais era uma casa honrada onde se advoga a justiça.


    Não só a justiça para o cidadão, mas a justiça, respeito e dignidade, bom trato para os oficiais de justiça..
    Enganei me, e atrevo-me a dizer que é o pior trabalho que já tive na minha vida.
    A única vantagem é o pagamento mensal certo, os direitos de medicina que nos estão salvaguardados através da ADSE.


    De resto isto é um pesadelo, posto isto farei de tudo para sair deste antro.

    ResponderEliminar
  6. Parabens aos grevistas mediáticos!


    Tenho pena de na minha secção não haver processos mediáticos, para fazer as greves cirurgicas!


    Abraço 

    ResponderEliminar
  7. Tem toda a razão.
    O que se passa nos Tribunais é atroz.
    Em mais nenhuma organização do Estado se passam as coisas que acontecem todos os dias nos Tribunais.
    Ouvem-se coisas que até metem dó.
    A prepotência e arrogância dos magistrados e dos lambe botas dos administradores não tem limites.
    Tratam os funcionários como merda.
    Em todo e qualquer assunto, somos tratados como merda.
    Contado a pessoas fora disto ninguém acredita.
    Nem no privado.
    Aliás, se fosse no privado, a inspeção do trabalho não saía dali.
    Como diz o artigo, vivemos um clima de guerrilha.
    A guerra, essa, já a perdemos.
    Agora, resta resistir.
    Por um lado, estamos todos uns contra os outros, por outro, tratam-nos tão mal, tão mal, que vejo uma união que não via há muito tempo.
    Já tenho quase 30 anos disto dos Tribunais e nunca vi esta raiva, esta revolta que paira no ar.
    Tantos anos a aguentar, aguentar, juízes, procuradores, secretários, administradores, lambe cus, etc, etc, a panela está quase a rebentar...
    Tratam nos como cães vadios.
    Qualquer coisinha parece que é um grande favor que nos estão a fazer.
    Falam conosco como se fossemos lixo.
    Temos que fazer o nosso trabalho e o dos quadros que não existem.
    Apertam, apertam, apertam...
    Isto está quase a
     arrebentar...
    Um dia destes, isto não vai correr bem.
    Penso que os sindicatos, de terem dirigentes que há muitos anos não sentem isto na pele, por estarem confortavelmente encostados, ainda não perceberam que isto já ultrapassa uma mera valorização salarial e dá carreira, isto já é muito mais profundo, é estarmos fartos , fartinhos, até ao pescoço, de engolir sapos, de ter que ouvir e calar, de sermos humilhados constantemente pelos donos disto tudo, de sermos tratados como merda.
    Estamos fartos.

    ResponderEliminar
  8. No início não foi nenhum mar de rosas mas a minha experiência foi um pouco em sentido contrário ao da sua.
    Quando entrei até que se levou bem, talvez porque no sítio para onde fui - ao contrário do que se julgava na altura - não houvesse assim tanta pressão processual a contribuir para a tensão nas relações interpessoais.
    Conheci muitas pessoas retas nos tribunais, de todos os quadrantes, e só à medida que essas pessoas foram atingindo o limite de idade e passaram a ser substituídas por outras ressabiadas - e aqui falo basicamente de oficiais de justiça - sedentas de poder - sempre sem generalizar muito -, é que comecei a sentir cada vez mais a pairar no ar essa sensação de insídia de que fala e que penso que seja um facto indesmentível um pouco por todo o lado.
    Só que, ao contrário de si, que ainda parece ter forças para fugir, como já não sou de tenra idade, vou ter que me aguentar sobre estes ossos até ao fim...

    ResponderEliminar



  9. Ainda há colegas que têm muito medo,
    medo de perder o pouco que têm 
    pouco que julgam ser muito

    ResponderEliminar
  10. aaaahhhhhhhhhhhhhh
    oooooooohhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar



  11. és magistrado?

    ResponderEliminar
  12. E vão dois!
    Fuja quem puder!

    ResponderEliminar
  13. Triste mesmo.
    E nem sindicatos contrariaram nada.
    Eu penso cada vez mais em mim.

    ResponderEliminar
  14. Sim.
    Com efeito, veio-me à memória aquelas personagens que alimentam as intrigas e pequenas guerras, não o fazendo por convicção mas, apenas e só, para delas se servirem gerindo os fundos de apoio com o desvio de muitos desses fundos para favorecimento pessoal (veja-se o caso da Faixa de Gaza e dos Palestinianos, o número de pessoas que viviam à custa dos subsídios e fundos para alimentar uma "causa" recolhendo apoios aqui e ali que a final, numa boa, parte serviram apenas para alimentar um "Estado Terrorista" que teima em reivindicar toda a região da Palestina como integrante de um Estado (que nunca foi) quando deveria ser apenas para construir uma verdadeira Nação).
    Por cá, ao que parece, há quem queira fazer greve com um fim em si mesmo... quando deveria ser com a finalidade de nos garantir a todos melhores condições quando estas não são concedidas apenas por teimosia e já não por serem despropositadas.
    No nosso caso a luta é mais que justa mas apenas e só enquanto se mantiverem os seus pressupostos pois sabemos que impossível a sua manutenção "ad eternum" , não há paciente que estando permanentemente doente resista a uma falta de tratamento, acabando quase sempre por perecer (tal como outrora os tripulantes das naus e caravelas o fizeram, atirando-se ao mar, para por cobro ao tormento provocado pelas suas maleitas, o escorbuto a sede e a fome).
    O que se espera agora é decisões concretas e que se acabem com as inverdades e jogos de palavras típicos do refúgio dos aldrabões.
    É agora ou nunca!

    ResponderEliminar
  15. Com alguém disse, eu após anos de destrato quero é saber de mim.


    Minha saúde vale mais.
    Isto não melhora porque não há vontade nem politica nem das magistraturas.
    Por isso, se não têm eles vontade, porque terei eu?
    Cansei.
    E farei mínimo dos mínimos senhores chefes tiranos, sem medo de processos disciplinares.

    ResponderEliminar
  16. Em tempo: para que não fique outra ideia, sou a favor de um Estado da Palestina que por sua vez reconheça o Estado de Israel (reconhecimento mútuo) e não pretenda a sua liquidação e que ambos possam conviver lado a lado (embora se adivinhe difícil por se tratar de um território com história secular de constantes guerras e lutas  entre vizinhos que nunca ganhou a consistência e organização de um verdadeiro Estado apesar da sua vasta riqueza).

    ResponderEliminar
  17. Outro que quer é qualquer coisa melhor que nada...

    ResponderEliminar

  18. Bom dia.
    A palavra de ordem é "desagregação" .
    É assim que a classe  está - desagregada - com lutas e tensões internas onde, no seu seio, uns menorizam os outros apenas para se sobrevalorizarem (qualquer um de nós que se sinta confortável com a sua pessoa, autoconfiante, não necessita de menorizar os outros para fazer sobressair essas qualidades, isso vem com o reconhecimento e nunca por imposição, só nos regimes autoritários e ditatoriais é que assim acontece).
    Por cá, nos tribunais, ninguém sabe ocupar o seu lugar, só muitos poucos, e como muitas vezes estão ali de favor tendem a uma subserviência que lhes é imposta e os obriga muitas vezes a um tratamento desumano para com os colegas fazendo dos locais de trabalho verdadeiros infernos, levando até a colapsos e surtos psicóticos.
    Não vou insistir sobre o modelo que penso para a carreira - seria qualquer coisa como o definido para os registos, com a mesma consideração para os cargos de maior especificidade e a atribuição de um subsídio de disponibilidade permanente ou, em alternativa, o pagamento de horas extraordinárias (eventualmente com banco de horas ou outra solução a encontrar).
    Todavia, pode não ser assim ...
    Mas não adianta mais considerandos sobre o assunto pois que a esta hora já estará  - devia de estar - tudo decidido.
    Aguardemos assim pelas novidades (sem expetativa).

    ResponderEliminar
  19. Sim, quero qualquer coisa menos que tudo fique como está ...
    Desde que entrei, fez mais de 25 anos, que andamos neste rame rame e confesso-lhe que estou farto!
    Para si, porque estará mais cómodo ou confortável coma sua situação será indiferente esse momento, mas para mim não o é, está a precipitar-se a finitude do meu tempo no ativo e a acontecer alguma coisa tem de ser agora não quero e não posso aguardar para depois da reforma.
    Quer continuar como está  - respeito - mas eu quero, exijo mudança como funcionário e como cidadão!
     

    ResponderEliminar
  20. https://sfj.pt/category/noticias/recortes/


    PUBLICADO HOJE!!

    ResponderEliminar
  21. Muito pelo contrário, quero que mude mas não a qualquer preço nem por uma bagatela.
    Quero ser tratado com respeito como foram as pessoas das outras carreiras especiais, no mínimo com cerca de 300 euros de aumento salarial e quero subir pelo menos 2 escalões por conta do tempo de serviço congelado que já foi devolvido a outros cidadãos deste país que pelos vistos são de primeira categoria.
    Não quero nada que a outros não tenha sido, justamente, concedido, e não aceito menos.

    ResponderEliminar
  22. Absurdo??
    eheheh para não chorar com o absurdo.
    Está a criar mossa essa é que é essa
    Não gostas não alinhes pá

    ResponderEliminar
  23. Eu  por mim digo
    acrescento, sendo dos eventuais roubados, enquanto não me pagarem o que devem e atualizarem os escalões como devido,
    faço minimo também.
    Vão roubar os pais deles!



    ResponderEliminar
  24. É o que quero também.

    ResponderEliminar
  25. Subscrevo!!


    No mínimo... 300€.


    Basta lembrar, a este respeito, que os bombeiros sapadores conseguiram, em questão de algumas semanas, um acordo (ainda que imposto!) que valorizou em cerca de 380€ desde a base.

    ResponderEliminar
  26. E pago 14x ao ano!


    Ah pois é...

    ResponderEliminar
  27. Já leram o comentário no Correio Manhã do A. Marçal de hoje? 

    ResponderEliminar
  28. Bla. Bla. Bla

    ResponderEliminar
  29. Quanto? 


    $$$$$ ?

    ResponderEliminar
  30. De €€€€€€ nada.
    É só música.

    ResponderEliminar



  31. E vão dois!!25  anos de roubalheira

    ResponderEliminar
  32. Pensei bem que por esta altura houvesse a dizer algo de mais concreto mas não foi o caso ... bem exprimido são balelas como de costume ...
    É a nossa sina, levar com com isto toda uma vida ... e não há quem acabe com o nosso sofrimento ... para quando eleições no SFJ?

    ResponderEliminar
  33. Li e não apreciei ... 
    O escritor deveria pelo menos respeitar quem dedica o seu tempo a informar-se (e por isso não é perda tempo) e, passe a expressão infirmar sobre qualquer coisa ou dizer algo com conteúdo - até parece uma notícia da treta plantada num sítio do jornal para o qual não lhe estava destinada outra coisa senão ficar em branco!
    É preciso ser-se mais assertivo quando se escreve para o mundo ... pelo menos poupando-se a perdas de tempo a ler banalidades.
    Será que por esta altura ainda não se consegue anunciar nadica de nada ...que vida miserável a nossa!

    ResponderEliminar
  34. Sim... vai-se anunciar que o processo negocial continua...

    ResponderEliminar
  35. Most probably!

    ResponderEliminar
  36. UM PASSO ATRÁS,  SÓ PARA TOMAR BALANÇO. 

    ResponderEliminar
  37. É já por de mais incompreensível toda esta demora em dizerem,, afinal com que tostões vai esta carreira contar...


    Depois de inúmeras carreiras a receberem na ordem das centenas de €€€´s e que já vão caindo nas contas há bem mais de meio ano, nalguns casos bem para cima de 300€, connosco é arrastar ao máximo - mês atrás de mês - até se saber (um dia) com o que se vai contar e qual o resultado de tantas e sucessivas reuniões.

    ResponderEliminar
  38. Cada tribunal é um algar.

    ResponderEliminar
  39. Ao contrário do que perpassa por conveniência dos membros do SFJ, não foi intentada qualquer ação a esse respeito.
    O que lhe devem, e que é o mesmo que a muitos outros oficiais de justiça que ainda não foram sequer notificados, é o tempo de provisório não considerado.

    ResponderEliminar
  40. Já vos disse:
    Por portas travessas, desta vez concordo com o Marçal.
    É preciso empatar até que o eventual aumento salarial negociado seja inscrito no OE de 2026, caso contrário tudo o que for assinado nesse capítulo correrá o risco de ser abjurado por parte da ministra por motivos conjunturais.
    E ficaremos só com as contrapartidas funcionais acordadas, que se refletirão unicamente em subserviência acrescida.

    ResponderEliminar
  41. FORMADOR DO SFJ.
    1 DIA DE TRABALHO:
    7 HORAS X 200€= 1400€


    A minha dúvida é se a este valor ainda pode ser acrescentado um ou vários complementos?

    ResponderEliminar
  42. Grd Marçal!
    Desta é que é!💪

    ResponderEliminar
  43. Ó Zé..., nós já tivemos inscrito em vários OE a questão do suplemento e do estatuto e depois foi o que se viu... se eles quiserem pagar arranjam forma, como aconteceu por exemplo com o aumento do suplemento.

    ResponderEliminar



  44. PARA LEREM:

    https://eco.sapo.pt/2025/02/26/governo-chega-a-acordo-com-oficiais-de-justica-com-reforco-de-18-milhoes-de-euros/

    ResponderEliminar
  45. rei dos mercedes26/2/25 15:34

    O que acabou de sair, reflete-se em quê concretamente??!! 

    ResponderEliminar
  46. Vitoria..muito bom..

    ResponderEliminar
  47. Será?!!


    E grande Almeida, não?!!

    ResponderEliminar
  48. Rei dos Oficiais de Justiça26/2/25 15:40

    Graças a mim conseguimos Grande vitória 1500 euros pagamento de horas extra mais suplementos..


    Viva ao rei..

    ResponderEliminar
  49. Muito bem! Finalmente a luz ao fundo do túnel.

    ResponderEliminar
  50. Ó Tó...
    Se eles não inscreverem podem prometer o que quiserem, é assinado e fica tudo pacificado, e quando lá chegarem a outubro basta-lhes só dizer que não há verba e isso é que conta para a fotografia com o povão.
    O contrário pode ser exequível mas tira-lhes um retrato distorcido para a opinião pública.
    Além de que isso foi fácil porque foram meros papos secos, tratando-se daquilo que reivindicamos e é mais do que justo, a coisa fia mais fino.

    ResponderEliminar
  51. rei dos mercedes26/2/25 16:40

    Vá... o pessoal que disse mal dos sindicatos, tem que se penitenciar e redimir o lapso...

    ResponderEliminar
  52. Não, o pessoal disse o que debia serd dito no altura em que foi dito!


    Ainada há muitas coisas a serem esclarecidas!


    Vamos com calma!

    ResponderEliminar
  53. rei dos mercedes26/2/25 16:47

    Retiro o que disse.. então!!

    ResponderEliminar


  54. Aparentemente não será tão mau quanto se esperava.


    Falta saber o preço a pagar...


    ´

    ResponderEliminar


  55. questões que ficam por esclarecer!!!

    1a - mantemos a progressão de escalão a cada 3 anos como até aqui OU impõem um SIADAP 'adaptado' e que nos vai prejudicar a médio-longo prazo??


    2a - o tempo de congelamento a que fomos sujeitos (imensos de nós O.J.) e que foi desbloqueado p.ex. aos professores? Houve conversações para esse 'descongelamento' finalmente nos abranger também (de forma justíssima, diga-se)?


    Pode parecer, para alguns, coisa pouca para se estar agora a falar disso.
    Mas estas 2 questões são relevantes em termos remuneratórios e em termos da mais elementar justiça para com esta carreira, que ficou sempre para trás.

    ResponderEliminar
  56. Boa!
    Muito bem!
    Valorização de 500 euros para os novos e 28 para todos os outros!
    Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  57. UPS! Queria dizer "

    ResponderEliminar
  58. Pelo menos ficaste com o grau!

    ResponderEliminar
  59. 28 paus para ensinar.

    ResponderEliminar
  60. rei dos mercedes26/2/25 17:02

    Parece-me que irá ser implementado o SIADAP...

    ResponderEliminar
  61. Boa tarde caros amigos,
    Eis finalmente as novidades.
    Como havia já dito por aqui, suspeitava desta aproximação às reivindicações dos sindicatos.
    Não sei se deva congratular-me por perceber que prosseguiram, em grande parte, comungando em boa medida das mesmas ideias que fui deixando por aqui.
    Não sendo unicategorial - a carreira terá duas categorias a que acresce uma em comissão de serviço - acaba-se com a carreira judicial e do MP (o vai possibilitar uma melhor distribuição de recursos).
    Haverá uma melhoria dos vencimentos (com maior valorização no ingresso para os prender e para que nenhum dos recentemente recrutados fuja).
    Mas para mim já será tarde - estou farto de promessas e de balelas - vou fugir desta vida (e n!).
    Falta saber quem fica no quê e a fazer o quê ???
    E isso não é de desprezar.
    Depois, tal como aqui referi muitas vezes, a solução para compensar a disponibilidade e pagamento de horas extraordinárias parece estar a ser estudada com pés e cabeça (será algo idêntico aos médicos de saúde pública, com um valor e limite de horas a partir das quais têm de ser pagas, ou então das recentes - novas - carreiras da AT) .
    O anunciado é, ainda, mera proclamação de intenções, não é - porque não existe - nada de concreto e só quando este existir é que se poderá afirmar uma vitória ou pelo menos uma conquista.
    Nesta hora em que o Papa sofre, parece oportuno citar um seu antecessor "é preciso atribuir a cada um o que lhe é devido por justiça e já não por dom de caridade!"
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  62. Óbvio!
    Tal como faz o médico, nunca se dá as más notícias antes de anunciar as boas!
    Quando há um naufrágio diz-se sempre que se salvaram X pessoas e só depois se diz que Y estão mortas e/ou desaparecidas.
    Para quem esperava receber só um mar de rosas poderá ser surpreendido com um oceano de espinhos bem grossos, com perigosidade e bem ofensivos!
    A ver vamos ...!

    ResponderEliminar
  63. É cedo para deitar foguetes. 
    Atenção que no salário divulgado já está incluído o SRP...portanto feitas as contas parece-me que ficamos aquém de muitas outras classes, que levaram TODOS mais € 300,00 e não as categorias de entrada.
    Mas vamos ver...

    ResponderEliminar
  64. Muito por esclarecer ainda

    ResponderEliminar
  65. Muito aquém mesmo!


    E falta saber  como se vai  manter a progressão?


    de 3 3m 3 anos ou SIADAP?
    SIADAP matará as progressões e é o fim para muita gente.
    Presente envenenado?

    ResponderEliminar
  66. Não são só duas, são bem mais, entre elas as seguintes:
    - SIADAP;
    - Regime de disponibilidade;
    - Horas extraordinárias;
    - Antiguidade (recuperação dos congelamentos e/ou compensação em parte);
    - reposicionamento nos escalões para compensação da falta de promoções nos sucessivos movimentos (com ações nos Tribunais Administrativos);
    - resolução da situação dos proponentes ao curso de secretário (para além dos que são partes na ação)  abrangendo todas as situações materialmente idênticas (englobando os que não são parte na ação);
    - definição dos quadros de pessoal e (eventual) reclassificação funcional na transição da carreira;
     - conteúdo funcional;
    - regime transitório;
    - regime de aposentação;
    - regime de nomeação (tipo de vínculo);
    - formação profissional;
    - mobilidade funcional inter-categorias / mobilidade entre núcleos ou serviços (que especialização?);
    etc. etc. etc.
    Vamos ver o que os sindicatos vão dizer sobre isto ...

    ResponderEliminar
  67. Não acredito que os Sindicatos tenham negociado abaixo desse patamar dos € 300,00 para todos.

    ResponderEliminar
  68. 500 para entrada e 28 (restos) para o resto.

    ResponderEliminar
  69. 28 torresmos.

    ResponderEliminar
  70. Também acho que não. Essa foi a "bitola" mínima para policias, bombeiros, etc. Os sindicatos não iam fazer isso.

    ResponderEliminar
  71. Claro que não. Isso traduzir-se-ia num ambiente pouco saudável nas secretarias.  Estar a ensinar a quem acabou de ser aumentado € 500,00?

    ResponderEliminar
  72. Sim. É verdade o que diz.
    Anuncia-se um investimento de 18 milhões no imediato que vai significar uma poupança de milhões a médio prazo - é uma falácia isso que dizem ...
    Só assim não será se, por exemplo, manterem a subida seja de 3 em 3 anos como existe, ou mais compassada, de 5 em 5 anos como acontece (julgo eu) com os Guardas Prisionais.
    A guiar-se pelo SIADAP, este tem que sofrer uma adaptação no sentido do incrementou ou aceleração da progressão senão, se tal não acontecer, tratar-se-á de uma redundante derrota.
     Do género "fiquem lá todos com o grau III que já vos tiro a massa mais adiante" .
    Quero acreditar que não será assim e que se premiará o mérito e compensará a dedicação, com o aproveitamento da experiência e saber acumulado mas desconfio do que irá acontecer... - a lógica parece ser a da poupança mesmo que implique uma acréscimo de despesa no imediato ...

    ResponderEliminar
  73. Grau e prestígio para as carcaças velhas.

    ResponderEliminar
  74. Viva aos sindicatos...
    Os sindicatos são os melhores....

    ResponderEliminar
  75. O fazenda se chegaram a acordo e haverá um extra no orçamento... está tudo encaminhado.... até bem pouco tempo não haveria nada disto....

    ResponderEliminar
  76. Mas k raio é isto..

    ResponderEliminar
  77. E muito guito

    ResponderEliminar
  78. Deviam era dar formação por 28 paus ao mês como todos os outros vão passar a ganhar para ensinar...

    ResponderEliminar
  79. Duas das que escreveu foram indicadas no comentário das 16:53, se bem me parece.


    Outras que refere (não todas), foram indicadas na página do Governo.

    ResponderEliminar
  80. Não, falta saber o preço a ganhar!


    NInguém, tirando quem entra de novo sabe quanto vai passar a ganhar!

    ResponderEliminar
  81. Todos sabem que vai ser como no jogo do dominó...
    Passam, a ganhar...

    ResponderEliminar
  82. Quanto vai passar a ganhar mais, ppor exemplo, um adjunto, que agora está no 4º escalão?


    E no 5º?!!


    Resposta - não se sabe, e é aí que está  a questão, quanto mais ao fim do mês para o que já cá está há muito tempo!


    Estou à espera dos comentários do eruditos!

    ResponderEliminar
  83. Quem acabou de ser aumentado 500 paus, por aqueles que  demoraram 12, DOZE, anos a lá chegar!


    É justo para os novos, mas muito pouco justo com os "velhos"!


    Não acham?!

    ResponderEliminar
  84. Sabemos o ordenado de inicio (na verdade não sabemos se a este ordenado se soma o SRP), mas não sabemos todos os outros ordenados de ali para cima, ou seja do 3º escalão de Adjunto para cima, incluindo Esc. Diereito e Secretário!


    Portanto, não se sabe quase nada, a não ser que não haja aumento para quase ninguém, tirando as 570 almas recentes e aqueles, poucos, que estão abaixo do 2 escalão de adjunto.


    Se assim for, tem as pectos positivos mas não é lá grande acordo!

    ResponderEliminar
  85. Não, não me parece que se some o SRP.


    O valor indicado no índice 18 (e nos que se lhe seguem), já incluirão o SRP.


    Quem me dera estar enganado, mas a leitura que fiz das informações já deixadas em vários canais noticiosos e na própria página do Governo, levam a essa convicção.

    ResponderEliminar
  86. Acordo do "CACETE" para os novos e do papo-seco-dois para os restantes...

    ResponderEliminar
  87. Eu gostava de saber é quem é que agora me vai pagar a passagem para o Brasil e a reserva de hotel que já tinha feita de 6.ª a 4.ª!
    Só se aproveita o 59 de segunda-feira, será que o AJ ainda me deixa meter férias sexta e quarta no lugar das greves que tinha planeado fazer?

    ResponderEliminar
  88. Sim, mas não há aumentos para quem esteja do 3´escalão de adjunto para cima (incluindo Esc. Direito e Secretário)?!!!!!


    Eu demorei  20 anos a chegar a esse 2 escalão de adjunto, e agora entraram 570 alminhas e já estão à minha beira?!!!


    Não há aumentos (tirando aquela coisa assustadora da disponiibilidade)?!!!

    ResponderEliminar
  89. É óbvio que este acordo é para impedir a fuga dos novos of just

    ResponderEliminar
  90. E os "velhos" não existem?!!


    ELes que demoraram duas décadas a chegar onde agora os novos chegam num ano?!!!

    ResponderEliminar
  91. Não invente.
    A maioria do que escreveu aqui não está previsto no acordo.

    ResponderEliminar
  92. Não vai nada.
    O Coj mantém-se.

    ResponderEliminar
  93. E os escaloes suplementares (para acomodar idade da reforma aos 66 anos e descongelamento como os profs)??!!!




    Nâo há mais nada ?!!!!

    ResponderEliminar
  94. Os 18 M não dão para isso!

    ResponderEliminar





  95. LEIAM O COMUNICADO DO SOJ.


    A nível remuneratório as coisas não são afinal bonitas rosas....
    VEJAM O N.3 relativo ao reposicionamento remuneratório.


    O ganho real vai ser muito inferior (mas muito inferior) ao que já li por aqui e do que me disseram colegas....


    Acordo do 'paposeco e meio'.

    ResponderEliminar
  96. Descansem um bocadinho e reflitam.
    Amanhã talvez acabe a reserva e já se saiba mais alguma coisa.
    Pode ser que os sindicatos ainda emitam algum comunicado esta noite.

    ResponderEliminar
  97. Ainda não li, mas quando em dezembro o MJ fez a proposta vergonhosa o enquadramento previsto era entre um mínimo de 28 euros e pouco mais de 70 na melhor das hipóteses.

    ResponderEliminar
  98. Agora é que começa a "cair a ficha" a muitos que estavam com sorriso de orelha a orelha.


    https://soj.pt/o-acordo-assinado-pelo-soj/


    👎👎👎

    ResponderEliminar
  99. Já se pode ver.


    E a nível remuneratório, tendo em conta o reposicionamento para a nova tabela, não é mesmo nada de especial.
    Que valente balde de água fria!!!

    ResponderEliminar



  100. Mais uma vez, os maiores beneficiados (percentualmente face ao que ganhavam antes) são os que estão há pouco tempo na carreira.

    Quem já está há anos, não leva no bolso nem de perto o mesmo ganho.

    ResponderEliminar
  101. Esse comunicado foi criado por IA.
    Vejam a data: 2025-02-2024.

    ResponderEliminar
  102. E tinha eu vários colegas no trabalho a fazer contas a ganhos remuneratórios de quase 400€. 🫤


    O reposicionamento torna tudo isto muito mais claro (e chocante!!), pois quem dizia ir ganhar + uns 350€ com este acordo, fica-se afinal por uns 200€ agora e mais qualquer coisita em 2026.

    ResponderEliminar
  103. Feitas umas contas muito rápidas e talvez não muito certas: depois de milhares de euros gastos em greves irei ser aumentado cerca de 50 euros! É verdade! Milhares de horas extraordinárias dadas ao Estado de borla e agora temos de mendigar um despacho junto do Magistrado para receber uma porcaria! E já agora porquê do Magistrado? É  meu patrão por acaso? É  ele que me paga o vencimento???60 anos de idade, 34 de serviço dos quais 25 de adjunto e a recompensa é  de 50 euros brutos mais o bónus de regredir na carreira e voltar a fazer diligências! É obra! Sindicalistas de merda! É óbvio que não aceito o acordo e muito menos que tenha sido assinado à nossa revelia!

    ResponderEliminar
  104. A ministra conseguiu dar a volta aos dois sindicatos desta vez.
    Estamos fodidos a sério de vez.
    O SOJ levanta as greves e depois nenhum dos sindicatos tem pé para marcar novas greves porque assinaram o acordo.
    Isto é mesmo falta de sorte com os sindicatos.

    ResponderEliminar
  105. Aiiiiiiiii  fazer diligências... estava tão bem sentadinho na minha cadeira.... 

    ResponderEliminar
  106. Dá-se cabo de uma carreira (carreira essa que passa a horizontal para a esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça), a troco de uma côdea de pão.
    Sim, isto que nos é dado não é mais do que uma côdea de pão, face ao que ocorre nesta carreira.

    ResponderEliminar
  107. O meu caso é muito semelhante ao seu em termos remuneratórios.


    O que se ganha a mais fica aquém do que foi alcançado noutras carreiras. 


    Se fiz bem as contas, os maiores beneficiados na carreira são os que estão na base, recém entrados, pois recebem com este acordo o maior acréscimo de todos.

    ResponderEliminar
  108. Sim, mas existem mais escalões!


    Vejam com atenção!

    ResponderEliminar
  109. E é fácil de fazer as contas.
    O 'pulo' remuneratório que é conseguido na base, percentualmente falando, é o mais expressivo!


    Parece ter sido clara a intenção por forma a  não haver mais saídas...

    ResponderEliminar
  110. Sim...


    E se vier o SIADAP (que é o mais certo), a cada quantos anos se consegue alcançar a cenoura seguinte?

    ResponderEliminar
  111. Só  um ponto por hoje


    Façam  as contas ao suposto aumento


    3,5% sobre os 10% do suplemento atuai
    A que agora somam supostos 180€, por dever de permanência, 
    Dará  no total o que deram a policias, bombeiros e outros?


    Sem dever de permanência?

    ResponderEliminar
  112. Parabéns aos sindicatos pelo acordo alcançado, que valoriza a carreira e pacífica o setor, acabando com anos de greves.
    Paciência para quem tirava folga à sexta para ir à pesca.

    ResponderEliminar
  113. Basicamente...


    Tomem lá agora qualquer coisinha, que eu (Governo) com este acordo depois vou buscar mais adiante.. 🥕🥕🥕

    ResponderEliminar
  114. Ainda muito há a esclarecer, mas à partida este acordo parece me muito razoável.
    Torna a carreira mais atrativa, valorizando carreira, principalmente nos salários de entrada e nos cargos de chefia.
    Ao mesmo tempo acaba com as promocoes automáticas, sujeitando todos a provas de acesso, mitigando assim a incoerência de atribuir grau 3 a pessoas que nunca tiveram brio nem competências para tal.
    Valorizar o mérito é sem dúvida uma das melhoras formas de valorizar uma carreira.
    Mas esperemos para ver as oportunidades que o futuro reserva.

    ResponderEliminar
  115. "Acordo para a revisão da carreira de de Oficial de Justiça"


    Vejam com atenção, será que fugimos do SIADAP?!!


    Vejam com atenção!

    ResponderEliminar
  116. Não são 3,5% sobre os 10%, mas sim passar de 10% para 13,5% sobre o oredenado!


    É muito diferente!


    Pensem!

    ResponderEliminar
  117. A seu tempo ela virá!

    ResponderEliminar
  118. Larápios  

    ResponderEliminar
  119. Pense você!
    O que lhe deram de papo seco, foi 3,5% dos 10% que já  tinha.


    E agora acenam com supostos 180€, ainda não  se sabe bem a troco de quê. 


    Pensem

    ResponderEliminar
  120. Espero que a criação daquele número de posições remuneratórias signifique a abertura negocial subsequente para a recuperação do tempo de serviço congelado.


    Seria da mais elementar justiça que assim acontecesse.

    ResponderEliminar
  121. E para os sindicatos, novos associados a ganhar bem compensa os mais a sair... 

    ResponderEliminar
  122. São 13 escalões (-2=11) para o técnico de justiça!


    Dá para "crescer" e para acomodar a recuperação do congelamento.


    Vejam com atenção!

    ResponderEliminar
  123. Amílcar Alho26/2/25 20:38

    Este acordo é um desastre. Só se aproveita a integração do suplemento. 
    Aumentam apenas os novos funcionários mas de forma muito faseada. Só em 2027 atingem a posição 18. Mais ninguém vê o seu salário aumentado. Apenas uns arredondamentos qye variam entre os 15 e os 35 euros.
    Os sindicatos foram comidos de cebolada. Os dois.
    Só a integração do suplemento de recuperação se salva. E vai me possobilitar sair daqui para fora para técnico superior sem perder dinheiro.
    Otários 

    ResponderEliminar
  124. Não o subsidio passou de 10% do ordenando para 13,5% do ordenado!


    Você é que está errado!

    ResponderEliminar
  125. Amílcar Alho26/2/25 20:42

    E os auxiliares e adjuntos são todos enfiados na mesma categoria. Como diz o próprio acordo, na categoria de base.
    E metam o nível 3 lá onde o sol não brilha.

    ResponderEliminar
  126. Aquelas posições todas... 🤔

    ResponderEliminar
  127. Pois, ainda quero ver como vai ser com os antigos adjuntos a refilar que não querem fazer sala.
    Basta ter uma chefia menos firme e está a confusão armada.

    ResponderEliminar
  128. A MONTANHA PARIU UM RATO!!


    Belíssimo acordo para o SFJ, para o próximo ano são 2 MILHÕES para a formação;


    e não foi por falta de aviso.

    ResponderEliminar
  129. Muitos estão já no ultimo escalão e ainda tem 10 anos pela frente, a que acresce a recuperação de congelamento.


    O que me preocupa é que os adjuntos têm razão de queixa - Uma coisa é a excepcionalidade de "fazerem sala", outra coisa é passar isso a norma, quando isso era da categoria anterior (ESc. Auxiliar) e isso, como aqui um colega refere amiúde- confere regressão funcional, que pode ser rebatida judicialmente, com  grande hipoteses de ser ganha !...


    A ver vamos, mas na minha opinião o serviço de sala, o correio, o balcão + , a digitalização etc, deviam ser feitos por não OJ, ou seja, por assistentes operacionais (grau 2).


    É a minha opinião

    ResponderEliminar
  130. Não concordo.
    Foi um acordo de certa forma semelhante ao dos professores.
    Torna a carreira mais atrativa e valoriza salários a partir dos 20 anos de carreira, especialmente para quem demonstrou mérito elevado.
    Resta saber se as oportunidades de progressão que surgirão.

    ResponderEliminar
  131. Tudo somado (3.5% do ano passado + nova posição remuneratória + 180 euros da disponibilidade) d´duzentos e bastante euros.


    Talvez não fosse, para já, com o grau 3 e a integração do SRP, possível conseguir melhor!


    Mas há outras questões a debater, como uma percentagem a acrescer ao salário de alguns actos (registos, certidões etc), exclusividade e regime de férias!


    Há muito, mesmo muito, para melhorar a carreira, mas, claro, não é possivel fazer tudo num passo!


    O que é que vocês pensam?

    ResponderEliminar
  132. Eu sou adjunto  e faço  sala vom todo gosto.
    Que medo de fazer sala.


    Aiiii
    Uiii

    ResponderEliminar
  133. Farei sempre sala  sem problemas, sendo adjunto.
    Tanta merda ebmedo da sala??

    ResponderEliminar
  134. Não é essa a questão, você até pode adorar que isso não muda o exposto!

    ResponderEliminar
  135. Aí  têm  o nivel 3 e salário  quase igual.


    Força 

    ResponderEliminar
  136. Sim, ma no futuro, que é quase anual (actualizações salariais) é um vantagem, grande!

    ResponderEliminar
  137. Dividam os 180€ pelo n de horas que poderão  ser obrigados  a fazer e digam  quanto dá  por hora.

    ResponderEliminar
  138. Mas os 180 são só para quem tenha de fazer horas extraordinárias, não é? Não é automático para todos...

    ResponderEliminar
  139. Este acordo só tem uma coisa de bom.
    Fim da adjuntivite aguda

    ResponderEliminar
  140. Não, pelo que percebi, todos recebem o suplemento.
    Quem fizer mais de duas horas suplementares, presumo que apenas em serviço de sala, recebe remuneração extra.

    ResponderEliminar
  141. Nem mais.
    Mas por aqui já se começa a perceber alguma adjuntivite toda assanhada.
    Enfim.
    Quem estiver mal que se mude.

    ResponderEliminar
  142. Sim, aumentos de 400 na entrada e de 1000 no último de escalão, é de facto um acordo horrível.
    Só pode estar com os copos !
    Temos que esperar pelo Estatuto, mas aparentemente os nossos dirigentes sindicais estão de parabéns pela assertividade e responsabilidade demonstrada.
    Finalmente estão ambos do lado da solução!

    ResponderEliminar
  143. Grd Marçal!!!💪
    Fez muita malta morder a língua.

    ResponderEliminar
  144. Viva aos sindicatos os sindicatos são maravilhosos..


    Os melhores sindicatos do mundo..

    ResponderEliminar
  145. Só de pensar que recusaram 20% e agora aceitam esta porcaria.
    Realmente ninguém ficou para trás.
    Com este nível 3 ficaram todos para trás.
    O nível 3 é pura retórica para inglês ver.

    ResponderEliminar
  146. Sou adjunto;


    Só espero que as provas para escrivão sejam realizadas o mais breve possível e que as mesmas não sejam feitas online, em casa!
    Medo de vós, auxiliares!
    Está bem!

    ResponderEliminar
  147. então 13,5%*12/14, é positivo ou é perder dinheiro em relação ao vencimento mensal actual? Façam as contas a 14 meses de acordo com o novo valor e comparem com o valor actual mensal x 12, existe ganho na integração?

    ResponderEliminar
  148. Acordo da côdea

    ResponderEliminar
  149. isso é mentira então o PRESTIGIO?

    ResponderEliminar
  150. mais uns milhões do PRR para os sindicatos.
    Os OJ que se fod.....

    ResponderEliminar
  151. muito bem, continuamos todos na merda mas contentes.
    alguns de 4 patas são mais finos do que tu.

    ResponderEliminar
  152. Está enganado, ninguém ficou para trás. Na verdade ninguém avançou, ou melhor, poucos, muito poucos, avançaram. 

    ResponderEliminar
  153. Não me parece, tem de haver despacho fundamentado do juiz. 

    ResponderEliminar
  154. Está medida é óptima, os que sempre mamaram bem queriam continuar a mamar ..pimba pimba...
    Que venha o novo estatuto...

    ResponderEliminar
  155. Tanto rancor, demonstrativo da merda  de gente  que diz ser oj.


    Afinal quando  entraram para a carreira  não  havia auxiliares e adjuntos?
    Aceitaram vir para a carreira sabendo que começavam por auxiliares porquê?


    E atenção  eu sou ainda auxiliar, mas sabia ao que vinha.
    Repeito de facto  é  coisa  rara, mas vossos pais  é  que têm  culpa. 

    ResponderEliminar
  156. Estive a fazer umas contas de merceeiro, e saíram assim:
    Auxiliar
    Posição 1 atual= 1338,04€, em 2026= 1547,83€, ganho em 2026= 209,19€ 
    Posição 3 atual= 1525,76€, acordo= 1547,83€, ganho= 2,07= 28€.
    Posição 4 atual =1617,47€, acordo= 1705,73, ganho=88,26€.
    Posicao 5 atual= 1737,87€, acordo=1863,62€, ganho =126,75€.
    Adjunto:
    Posição 4 atual=1975,70€, acordo =2026,26€, ganho= 50,26€.
     Com exceção da posição 1 as restantes têm pelo menos 4 anos de serviço e a última terá 20 ou mais anos de serviço. 
    Conclusão : grande ministra soube MUITO BEM negociar. 
    Os grevistas perderam mais numa tarde de greve do que aquilo que irão receber num mês de trabalho. 
    PS: A GUERRA NAO ESTÁ PERDIDA, UMA DESVINCULAÇÃO MASSIVA DOS SINDICATOS RESOLVE. 

    ResponderEliminar
  157. Mas k raio de contas ridículas são essas em que é que se baseia???


    Um auxiliar atualmente não recebe 1338...,onde foi buscar isso 

    ResponderEliminar

  158. Colega tem razão! Só sobem os escalões baixos que na entrada ganhavam +/- €900 para €1547 (quase que dobram). Os restantes, vulgo a escória, são atirados para a TRU aproximando a +10€ ou 20€ em relação ao que auferem. É de facto o segundo ACORDO DO PAPO-SECO, com a Sra. Ministra sorridente...
    Acresce que quem mais greves fez de indignação, vê agora que quem ganhou com estas foram os + novos e Chefias!
    (contrariamente aos Sindicatos de outras carreiras).

    ResponderEliminar
  159. Caro (a) colega leu bem o que escrevi?
    Há quanto tempo trabalha nos tribunais?

    ResponderEliminar
  160. Resposta ao comentário das 23:42

    ResponderEliminar
  161. Um adjunto ressabiado a tentar armar a confusão com mentiras.
    Aprendeu o método a ver o chega no canal parlamento.
    Isto realmente vai dar mais trabalho do que pensei a meter ordem na casa.

    ResponderEliminar
  162. Ao das 23:22:
    A maioria dos colegas está farto de guerrilhas e lutas de galos a pensar no próprio umbigo.
    Este acordo serve a maioria dos OJs e dignifica a carreira.
    Quer continuar a  arranjar confusao, aconselho-o a mudar de vida.

    ResponderEliminar

  163. Que confuso está !
    Que até cheira a Sindicato...
    Não sabe lidar com as criticas reforme-se.

    ResponderEliminar
  164. Já serão apenas para licenciados 

    ResponderEliminar
  165. Então acabaram as greves?! Este blogue deixou de as referenciar logo na sua entrada! Que se passa?!

    ResponderEliminar
  166. 180 de subsídio de disponibilidade.


    Então o OJ já começa a perder dinheiro!


    Grande acordo!


    Uma mão cheia de nada.
    E greves suspensas!


    Amigos, amigos,


    Vou abrir uma imobiliária!
    Ao menos ainda ganho algum com a nova lei dos solos!

    ResponderEliminar
  167. Você gosta de fakenews? 
    Então agora a integração do vencimento já não conta para nada??
    O pagamento de horas extra já não conta para nada??


    Diga me assim a sua dor reside no fato que os novatos vão ter esse aumento brutal....sim subir de 900 e tal para 1500 OPA... é obra...

    ResponderEliminar
  168. Isilda Costa27/2/25 19:38

    O montante indicado para o 5 escalão de escrivão adjunto é igual ao do 6 escalão. Logo não está bem. Pelo que vi deve ser posição 28 , €. 2080, 47. Isto no meu modesto entendimento. Digam me se está certo. Obrigada 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário