O logro do remendo
Na passada sexta-feira, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) divulgou uma síntese dos dados estatísticos do emprego na Administração Pública.
Os dados indicam que o ano de 2024 viu ingressar na Administração Pública tantos Funcionários (em relação a 2023 são mais 7476) que o número se aproxima agora dos 754 mil (753.850), sendo este o ano com o maior número total de Funcionários da Administração Pública (pelo menos desde 2011, de acordo com os dados disponibilizados).
Mas o aumento de ingressos em 2024 não se registou em todos os setores, havendo alguns setores (poucos; muito poucos) em que se verificaram perdas consideráveis e, nestes, está à cabeça o setor da Justiça, mais concretamente, na carreira dos Oficiais de Justiça.
Espantam-se? Claro que não; é mais do mesmo.
Ou seja, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), no ano de 2024, em que se verificou o maior número de entradas na Administração Pública, vejam bem, é também o ano em que as perdas de Oficiais de Justiça está no topo dos maiores perdedores de todas as carreiras da Administração Pública.
Vamos aos números: em 2024, de acordo com os dados oficiais da DGAEP, o ano encerrou com a perda de um total de 540 Oficiais de Justiça.
A carreira com maior perda de elementos é a dos Oficiais de Justiça com um total 540 elementos, seguida, em segundo lugar das perdas, dos 201 do pessoal da AT e em terceiro lugar estão os 134 elementos das Forças Armadas.
É inevitável fazer contas: 540 a menos em 2024, com uma disponibilização de 570 lugares novos para ocupar em 2025, destes com algumas dezenas de perdas já no início e mais alguns na calha, em face dos concursos a decorrer para outras carreiras mais atrativas, é só fazer as contas para concluir que os novos ingressos não compensam as perdas, tanto mais que essas mesmas perdas não ficaram congeladas em 2024, longe disso, as perdas continuam mês após mês, todos os meses, a um ritmo médio de cerca de 30 Oficiais de Justiça ao mês.
Mas não se assustem com os dados, pois, como disse a ministra da Justiça na sessão que assinalou a abertura deste ano judicial: «Os funcionários judiciais sabem que têm na ministra da Justiça uma aliada.»
E esclareceu logo ali aquilo que considera ser “uma aliada”: «Uma aliada não é alguém que distribui dinheiro público na proporção do ruído ou do número de notícias. É alguém que conhece o valor do seu trabalho, que move montanhas para que os tribunais tenham computadores, sistemas informáticos, ar condicionado, segurança, elevadores, rampas de acesso, salas onde não chova.»
Portanto, com esta ministra aliada, há de haver sistemas informáticos, ar condicionado, elevadores, rampas e salas sem chuva, com fartura, para um número cada vez menor de Oficiais de Justiça no ativo.
Concluindo, a propaganda política da ministra e do Governo, em que ninguém se cansa de propagandear os 570 novos ingressos como um incremento do número de Oficiais de Justiça, é um logro, porque não há incremento nenhum, há, sim, um mero e feio remendo que tenta tapar o enorme buraco.

Excelente artigo.
ResponderEliminarTanta matéria que os Sindicatos poderiam usar, sem puxar muito pela cabeça, para apresentar, de forma séria e determinada, na mesa das negociações.
Tanto e com tamanha evidência...
Não admira que haja tantas desistências em tão pouco tempo.
E para cúmulo de tudo isto, foi ouvir na altura do anúncio dos 570 novos funcionários e mesmo nos dias seguintes, a Sra. Ministra a insuflar os números aos jornalistas e, de forma ardilosa, dizer "cerca de 600 novos Oficiais de Justiça".
Será esta mais uma Ministra a arriscar-se a que nenhum Oficial de Justiça a receba com um sorriso nos lábios quando visitar o seu Tribunal???
Parece-me que será o caso aqui da 'nossa aliada'.
Quando ela visita os tribunais, não vai junto dos OJ.
ResponderEliminarEnquanto a aliada nos vai dando palha com as reuniões intermináveis...
ResponderEliminarOs nossos amigos da segurança social que nos roubaram funções ganham á grande e francesa.
(https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/seguranca-social-paga-bonus-de-1-9-milhoes-de-euros-a-cobradores-de-dividas)
Como temos.nos tribunais muitos funcionários que se acham "especiais", que gostam da urbanidade e boa fé, e de serem polidos.
ResponderEliminarEntão agora o que tem a dizer do processo executivo na segurança social? Já viram quanto especiais vocês são?
ResponderEliminarO artigo de hoje está escrito de uma forma simples e clara que qualquer cidadão percebe.
A realidade a sobrepor-se à retórica politica.Pena que os sindicatos não carreguem na comunicação social esta realidade para a comunicação social.
Mesmo sabendo que um dos sindicatos tem um artigo de opinião num dos jornais mais lidos no país.
Nestes dois meses, só por aposentação, foram mais de 60 que saíram.
Excesso de trabalho e muito fora de horas, falta de meios, falta de recursos humanos, por mais ou menos 1000 euros mensais, quem é que quer? Só os que estão dentro do barco.
Finalizando, 9 - 12:30 13:30 - 17:00 Mais algumas greves que estão em curso.
É preciso que o SFJ e o SOJ ponham em standby um plano B, que se utilize de imediato caso as negociações não cheguem a consenso!
ResponderEliminarDepois, que não venha pedir reuniões, perante uma situação que se mostra cada vez mais provável!
A greve dos atos, nomeadmente a greve às diligências, deve ser vista como com a primeira e definitica "arma" contra a intransigência da tutela!
Espero que, havndo más notícias, no início de março se deixa o porcesso negocial e se avance para a GREVE!
Abraço.
Está função durante séculos era exclusiva dos oficiais de justiça.
ResponderEliminarApesar de tudo nunca receberam prêmio de desempenho que é o famoso FET.
Contudo nos tribunais os oficiais de justiça que ainda trabalham nas execuções que sobram, continuam sem receber qualquer compensação..
Os únicos que recebem são os magistrados..
Força funcionários especiais trabalhem de graça...
Não pretendo retirar as suas esperanças.
ResponderEliminarNão vai existir qualquer aumento salarial.
Isto são reuniões para adiar uma verdadeira luta.
Está é a ministra da coisa...ela quer é os ar condicionados, os computadores etc...
Mais 754 mil funcionários??
ResponderEliminarPeço desculpa se estou a ler mal o que foi escrito, mas acho que algo aqui está errado.
É que no final de 2024 tinha 753.850.
Quer dizer que duplicou???
ResponderEliminarSexta feira no Tribunal onde trabalho, era ver colegas, Oficiais de Justiça, portanto funcionários que exigem o nível 3 e a categoria de técnicos superiores, a arrastarem e a empurrarem móveis e secretárias, plantas e caixas, processos em caixotes, no meio do cotão, a suarem como carrejões, perante o olhar abismado e também o esforço de um deles, jovem acabado de entrar nesta última fornada.
Sejamos realistas: quem é que, licenciado, quer vir acartar com móveis, ser maltratado pelos seus colegas e superiores, andar a aturar as manias de magistrados com a mania que são deuses na terra, a trabalhar a meio metro doutro colega, a trabalhar fora de horas sem nada receber, obrigado a assinar um ponto que só reconhece atrasos e não reconhece nem compensa horas dadas a mais?????
Cada vez mais me convenço que nos Tribunais só ficam os encalhados, aqueles que pela idade ou pelo conformismo já não têm alternativa senão ficar e os mais fracos, aqueles que sendo jovens não têm qualquer ambição e se sujeitam a tudo para ganhar o seu salário pequenino mas certo (...é trabalhar no Estado).
Tanto fizeram que conseguiram destruir uma profissão e carreira atractiva, respeitada e prestigiada numa das piores carreiras e locais para trabalhar!
Tudo isto perante a passividade e até colaboração dos sindicatos e dos sucessivos governos.
Quem chega a esta carreira vê que a idade é um posto e que não vale a pena ser melhor porque está atrás de quem já cá está, seja bom ou mau.
ResponderEliminarO ordenado já é miserável e as perspectivas ainda pior .
Por isso não é de admirar.
O sindicato apenas está interessado em garantir os interesses de uma determinada parte dos OJ.
Não dá para captar e manter pessoas.
Mas, se leu o eu escrevi, as esperanças são poucas!
ResponderEliminarEntão, está tudo dito, não está?!!
ResponderEliminarInfelizmente vamos mesmo ter di ir para a greve!
ResponderEliminarMas se é inevitável, mais vale começarmos a luta de imediato!
O tempo está a passar, as nossas vidas continuam adiadas ! ...
Claro que está errado. 754 mil é o total atual, não o aumento. Lapso já corrigido.
ResponderEliminarObrigado pela atenção e alerta.
Li por isso é que respondi...ou seja as esperanças não são poucas são nenhumas...
ResponderEliminarSe a ministra da coisa, nem quer ver os oficiais de justiça está tudo dito...
Olha finalmente existe colegas a abrir a pestana...
ResponderEliminarÉ que é isso mesmo, então a negociação do suplemento em primeiro lugar surgiu porquê??
Era para efeitos de reforma é simples...
Todos ganhavam mas uns continuariam a ganhar muito mais que outros..
É verdade mas já viu o tempo que se perdeu desde do acordo da marmita??
ResponderEliminarEssa bateu forte:
ResponderEliminarPara os tribunais actualmente só vão os encalhados.
Está tudo dito.
Não, não vão...Só ficam...Só vão os menos ambiciosos ou mais acomodados...
ResponderEliminarMas o vosso argumento é contra você próprio... então se fica atrapalhado com quem vai para os tribunais porque você continua aí???
ResponderEliminarPorque também não saí??
O povo está a ser enganado há anos quanto aos números dos funcionarios publicos.
ResponderEliminarVeja a comparação com a europa...é pra rir
Clicar no link
https://economiafinancas.com/2024/portugal-tem-poucos-funcionarios-publicos-face-a-ue-e-face-a-sua-historia-recente/
Copiar o link dos funcionarios publicoas a mais
ResponderEliminarhttps://economiafinancas.com/2024/portugal-tem-poucos-funcionarios-publicos-face-a-ue-e-face-a-sua-historia-recente/
ResponderEliminarÓ seu idiota...Eu sou um dos encalhados!!! Não percebeu???
60 anos de idade e 34 de serviço! Se fosse jovem não era aqui que ficava, de certeza absoluta! Mas respeito imenso quem fica, pelas suas várias razões! Nem todos querem grandes e muito bem pagos lugares... São opções de vida que eu respeito! Mas a análise que eu fiz parece - me bem realista!
ResponderEliminarTRABALHEM ESCRAVOS!
Até gostais!
e No fim do mês marmita.
ResponderEliminarDeliberadamente os ministros da justiça e dgaj, têm destruído a profissão desde há 25 anos.
Por mim, nem um minuto a mais do que o horário normal.
Por mim, afunda.
Durando o horário trabalho.
Mss logo desligo e nem mais u minuto.
Quem quiser que fique.
Escravatura comigo não.
Continuai.
E aplaudi a marmita.
Ok entendi, contudo ninguem podia adivinhar que o governo tem o intuito de destruir a profissão...
ResponderEliminarCom o objetivo claro de redistribuir mais funções pelos advogados e solicitadores.
E não sou idiota sou chifrudo mais respeitinho.
ResponderEliminarEste ano, segundo um Colega nosso bem informado, aposentam-se mais de 550/600 Colegas.
ResponderEliminarMais os que transitam para o IRN, cerca de 70//90, mais os que se vão baldar para outros sítios onde sejam mais nem tratados.
Ou seja, podemos estar a contar com mais de 700 saídas.
É um belo número.
Redondo, bonito, fácil de decorar.
Não pode haver tanta incompetência de tantos governantes.
Isto só pode ser deliberado.
Não há mesmo interesse que isto dá Justiça funcione.
O alvo são as secretarias do Ministério Público.
Sempre foi.
Imaginem se esses processos de corrupção demorassem metade do tempo.
Realmente, é um pacto de regime entre os dois maiores partidos que governam Portugal.
Somos menos de 1% do total dos funcionários públicos.
Em termos de alguma valorização salarial o impacto seria nulo nas contas públicas, somos tão poucos que era ap nas uma gota no oceano.
Tivemos azar, viemos parar à única carreira que não interessa ao Estado que funcione bem.
Os "outros" são bem tratados, basta espirrarem e aparece logo um suplementosinho para acalmar as hostes.
Esses é preciso tratar nem, não vá implicarem....
Nós, ficamos no fim da cadeia alimentar...
Esta ministra é a mais esperta dos últimos quatro ou cinco governos.
Vai sair como se tivesse remado contra a maré.
Programas anti corrupção.
Legislação com fartotes.
Vai dar a impressão que faz muito, sem nada fazer.
No final, as secretarias dos Tribunais, especialmente as do Ministério Público estão acabadas.
O PGR, é o costume, uns discursos aqui e ali, mas incapaz de bater com a porta.
Afinal, foi nomeado pela ministra, não vai renegar.
O Marcelo assobia para o lado, já nem se mete, é para afundar, é para afundar.
Tivemos um grande azar.
Realmente, é um azar tremendo, mas infelizmente, isto não interessa que funcione.
Abraço.
FF
Aí está outro dos motivos...mas mais grave do que isso, enquanto tivermos funcionários a tentar salvar a pele, e a tapar buracos dos outros, isto nunca irá ao fundo...
ResponderEliminarÉ preciso parar a máquina, parar a caldeira, para as diligências!
ResponderEliminarAcreditem, isso bastará!...
Tantos para o IRN, quando é que isso vai suceder?
ResponderEliminarJá alguém recebeu alguma notificação para frequentar o curso de formação?
ResponderEliminarAlguém tem que trabalhar para sustentar calões como tu!
ResponderEliminarNão é preciso acreditar todos sabem disso contudo estão á espera que a ministra arranje soluções para não ficar refém dos oficiais de justiça...
ResponderEliminarContinuem em conversações ridículas..e com a Boa fé..
Não és idiota!?
ResponderEliminarCom um discurso desses a falar de encalhados, idiota até é um elogio para ti.
Então e fevereiro novas negociações....novo silêncio absoluto... ninguém sabes de nada....
ResponderEliminarGosto que me sustentem.
ResponderEliminarTu gostas dectrabalhar de borla.
Bem dita marmita
Se os sindicatos não mostarem uma posição de fprça no final do mês a traição torna-se notória, PARA TODOS!
ResponderEliminarA ser assim a traição não será só do SFJ!
A ver vamos!
Precisamente!
ResponderEliminarComo os processos não se cumprem sozinhos e perante a sangria de funcionários, tenho que dar razão ao Marçal, os próximos processos a saírem dos tribunais são os de família e menores.
ResponderEliminarAs ratazanas sabem nadar, io!
ResponderEliminarSó estou admirado com o silencio e sossego dos juizes perante o desmoronar das secretarias judiciais.
ResponderEliminarParece que isto não os vai afetar, que lhes passa ao lado.
Quando comecarem a fechar mesmo tribunais o que vão dizer?
Sacudir a água, claro.
Nem mais os juízes ainda não entenderam que os funcionários ao perder poder eles também o vão perder...
ResponderEliminarExiste uma clara missão para retirar mais processos dos tribunais e dar a notários advogados , solicitadores, a agenda é essa...
Boa Noite,
ResponderEliminarPergunta pertinente.
Qual o escritório/soc. de advogados sendo uma das maiores do país, senão a maior, que tem a maior quantidade de juízes sociais/mediadores credenciados, Agentes de Execução, Administradores de Insolvências e outros intervenientes externos, peritos e afins?
De notar que a ultima alteração ao CIRE, não deixa a possibilidade aos Juízes de alterarem ou se oporem às notas de honrários apresentadas pelos AI's.-(na ordem dos milhares de €'s).
Não dou alvissaras.
cumprimentos.