Suplemento de Disponibilidade e as horas suplementares ou extraordinárias

      O pagamento do novo suplemento de 180 euros (este ano 120 e para o ano mais 60 euros) tem levantado muita discussão entre os Oficiais de Justiça, uma vez que aquilo que ficou escrito no acordo se presta a duas leituras: à leitura de que é para todos e à leitura de que não é.


      Realmente o texto não é clarinho, clarinho, mas ambos os sindicatos já esclareceram a intenção que levou àquele escrito e o que dizem, ambos, claramente, é que o suplemento será para ser pago a todos os Oficiais de Justiça, tal como hoje se recebe o atual suplemento, quer façam ou não façam horas a mais ou extraordinárias.


      No entanto, a questão das horas suplementares tem outros contornos. Para além do pagamento dos 180 euros, este suplemento não implica automaticamente que todos tenham de prestar horas a mais, seja diariamente, seja mensalmente.


      A novidade é ter sido fixado um limite para as horas a mais (2 horas em cada dia e 24 num mês) e este “plafond” constituir um teto que “se destina exclusivamente, e sublinhamos, a atos de natureza urgente e, ou, inadiável, previamente identificados na lei, e apenas a esses, de modo a evitar eventuais abusos e prolongamento do horário normal de trabalho por circunstâncias não atendíveis”, conforme se lê na informação sindical do SFJ de ontem.


      Por sua vez, o SOJ, diz, perentoriamente o seguinte:


      «O Suplemento de disponibilidade é pago a todos (exceto Secretários de Justiça que auferem outro suplemento), independentemente de estarem a exercer funções nas Secretarias Judiciais ou do Ministério Público, independentemente de fazer ou não as horas designadas no acordo.»


      Então e quando e para quê entra o despacho fundamentado do magistrado (judicial ou do Ministério Público)?


      Entra quando haja necessidade de prolongar o trabalho dos Oficiais de Justiça. Até agora, as horas a mais podiam prolongar-se, sem mais, em qualquer tipo de diligência, urgente ou não urgente, e sem limites; depois, prolongar-se-ão apenas aquelas diligências semelhantes às que são fixadas nos serviços mínimos das greves e com um despacho prévio que justifique a necessidade do trabalho dos Oficiais de Justiça fora de horas.


      Mas atenção, o facto das horas suplementares se justificarem é um facto independente do pagamento do suplemento, porque este paga a disponibilidade, isto é, o facto do Oficial de Justiça estar sempre disponível para poder trabalhar fora de horas quando for imprescindível e justificado.


      Por exemplo: uma ação cível vulgar cujo julgamento chega às 12H30 e não tem despacho justificativo para se prolongar pela hora de almoço, não obriga o Oficial de Justiça a permanecer na hora de almoço, mas se à tarde, ao cair das 17H00, no âmbito de um procedimento cautelar o juiz justificar a necessidade de continuar a diligência urgente por mais uma ou duas horas, o Oficial de Justiça tem de ficar, porque está disponível para isso, porque os 180 euros mensais que recebe é para assegurar estas situações excecionais e não uma normalidade provinda de maus-hábitos ou más-práticas nos agendamentos.


      Outra situação autónoma é o pagamento das horas a mais, que ocorram após os limites referidos, que passarão a ser pagas como horas extraordinárias e, estas sim, só serão pagas ao próprio Oficial de justiça que as trabalhar.


      Um exemplo: num determinado dia o Oficial de Justiça trabalha 3 horas a mais, uma delas será paga como hora extraordinária, ainda que nesse mês essas sejam as primeiras horas que faz, estando, portanto, longe do teto mensal e mesmo que nesse mês não faça mais nenhuma hora, nem a mais, nem extraordinária.


      Portanto, temos aqui 4 situações que se podem independentizar para melhor compreensão:


      -1- Todos estão disponíveis para quando for preciso dar horas a mais e essa disponibilidade, ou seja, esse estado de prontidão, é pago com o novo suplemento de 180 euros, quer venha a fazer horas, quer nunca faça nem uma.


      -2- Para se realizarem horas a mais, estas só são realizáveis nos casos verdadeiramente necessários, legalmente previstos, e mediante despacho que justifique a necessidade.


      -3- As horas a mais, ainda que justificadas, têm um limite, ou melhor, dois: por dia até duas horas e por mês até um total de 24 horas.


      -4- Quem ultrapassar algum dos dois limites referidos receberá pagamento legal como horas extraordinárias.


      Toda a especulação que se possa ler nas redes sociais não está nada correta. Por exemplo: não há banco de horas nenhum, os 180 euros não são nada apenas para aqueles que tenham um despacho comunicado à DGAJ para pagar o suplemento, e tantas outras imaginações nascidas de comunicações nem sempre suficientemente claras e que, naturalmente, se prestam a estas e outras divagações similares.


      Mas o problema interpretativo não reside apenas na falta de clareza total da comunicação, o principal problema, talvez acima de tudo, seja o facto dos Oficiais de Justiça terem medo, muito medo de serem enganados mais uma e outra vez e, por isso, ao longo dos anos se tornaram muito desconfiados, só acreditando em algo quando está mesmo a acontecer à frente do seu próprio nariz, quando é palpável, e, note-se bem, o nível pessimista é de tal ordem que há quem afirme e repita com toda a certeza do Mundo que nada disto se vai concretizar..


MaosRelogio17Horas+DDOJ.jpg


      Fontes: “SOJ- Info-26FEV2025”, “SFJ-Info-26FEV2025”, “SFJ-Info-27FEV2025” e “Comunicado do Governo”.

Comentários

  1. As greves do SOJ terminam amanhã, certo? Na página da DGAEP ainda constam como activas

    ResponderEliminar

  2. Isto é o que se chama uma grande SALGUEIRADA !!
    E onde está o cabimento orçamental para isto tudo?
    Vamos pedir à Solverde?

    ResponderEliminar
  3. Não, não acabam amanhã, a suspensão é que é produz efeitos a partir de amanhã, a pedido do SOJ, sendo natural que continue a ver as greves ativas até à sua retirada final, quando, e se tal, suceder.

    ResponderEliminar
  4. Hoje será o meu último dia de greve?!!!.
    Desde 1999, a minha primeira greve, até hoje, fiz todas as greves, foram tantas que perdi a conta....no entanto a reivindicação da reforma antecipada ainda hoje não foi atendida, tenho 60 anos de idade e 38 de descontos e dão-me 550 euros de reforma. 
    Marcação de uma greve já, até á greve final que nos separe!!!

    ResponderEliminar
  5. Pretendia dizer suspensas e escrevi acabam. Na DGAEP aparecem suspensas algumas do sfj mas nenhuma do soj 

    ResponderEliminar
  6. O cabimento orçamental está no mesmo sitio onde estavam os das outras classes profissionais que foram aumentados....

    ResponderEliminar
  7. rei dos mercedes28/2/25 09:08

    E eu na mesma situação!! Com 40 anos de serviço!

    ResponderEliminar
  8. As condições de Reforma ? tudo igual ?

    ResponderEliminar
  9. Tem de perfazer a idade como os outros 

    ResponderEliminar
  10. A pré -reforma será cada vez mais penalizadora não há volta a dar

    ResponderEliminar
  11. Situação idêntica quase 40 de serviço . Condições de reforma ?

    ResponderEliminar
  12. Mas a questão da reforma não era também umas das situações a ser negociada pelos sindicatos?

    ResponderEliminar
  13. Bom dia.
    Sim, tudo igual!
    Parece que há um estudo cientifico que atribui muitas das maleitas à reforma - há quem não compreenda como é que uma simples data pode tornar uma pessoa até ali ativa numa pessoa quase "sem utilidade" que passa a "cliente permanente" do SNS, dizendo que num dia está-se apto para trabalhar e no outro, apenas pelo decurso do tempo que se afasta da data do nosso nascimento, ficamos inaptos.
    Advogam até que muitos dos problemas advêm dessa circunstância, do facto de passarmos a ocupar o nosso tempo preocupados com a saúde, realizando logo uma bateria de exames que sinalizam problemas (que todos temos) adormecidos e muitas vezes, quando se lhes toca, ativam-nos desse adormecimento.
    Será por isso é que muitos de nós se mantêm ainda no ativo, para além da idade da reforma apesar de terem todos os requisitos para isso.
    Claro está que tudo o encimado não merece acolhimento algum.
    Todos sabemos que o desgaste contínuo e intenso provoca um catastrofismo na vida da pessoa e a determinada altura só sobrevive ativamente estando permanentemente doente, com baixas sucessivas intermediadas por visitas ao local de trabalho.
    Não perceber que enquanto indivíduos somos diferentes uns dos outros e que essa diferença e condição perante a vida deve ser respeitada, nomeadamente por um Estado que deve dar uma imagem de justiça social que, não lhe sendo especificamente dirigida, deve ter a vocação de  pré-ordenar uma sociedade.
    Não é isso que existe hoje. O respeito contratual pelas obrigações assumidas aquando do estabelecimento do vínculo,  diretamente com o cidadão sem intermediação dos sindicatos, são depois unilateralmente alteradas ou então negociadas com quem não assinou contrato algum (sindicatos) mas que se arvora ter legitimidade representativa quando, por muitos dos que integram a classe nem sequer são sindicalizados.
    Mas é a vida que temos, homens de baixa estatura (no sentido figurado, podem até ter quase dois metros e, eventualmente, utilizarem apenas meia dúzia de neurónios) e que se apoucam não deveriam ter assento em poisos tão importantes.
    É o que acho!

    ResponderEliminar


  14. Não queres cabimento para OJ´s? é?
    E para as outras carreiras já não te preocupas ou não  te preocupaste?


    Vai para o aquele lado que eu cá sei.
    Infiltrado

    ResponderEliminar
  15. E nós aqui com mentes desperdiçadas......

    ResponderEliminar
  16. Já ganhava + antes por isso é normal continuar a ganhar+ agora.
    Qual é a dúvida?
    Esqueçam adjuntos e auxiliares acabou.
    Tudo igual.

    ResponderEliminar
  17. Verdade! Ha 7 anos a receber pelo escalao abaixo!! 
    O os restantes 7 anos e tal que seriam para descongelar, tal como fizeram aos professores?????? Assim ficamos todos mais baratos não é?????
    Ninguem mais vai voltar a falar disto. 

    ResponderEliminar
  18. Sim, era! Todavia, era apenas para deixar cair na mesa das negociações, o que até se compreende enquanto tática negocial! 
    Só se deixa enganar quem quer! 
    Desde o início que a questão estava posta de parte - como venho escrevendo por aqui, a "peste da velhice" é transversal a todas as classes profissionais, somos um país envelhecido, e era impossível respeitar essa diferenciação na aposentação sem perigar o (a)normal funcionamento dos serviços.
    Se reparar no discurso da senhora Ministra, é dito, com todas as letras, que pretendem aproveitar o saber e conhecimento acumulado, aquilo a que muitos chamam de "conhecimento organizacional" a "tarimba" , dos mais velhos, pertos da aposentação, que apressa e atalha (em muito) os processos de aquisição de competências por parte de quem entra aos serviços.
    É certo que também se passam as - boas e más -  "práticas institucionalizadas", o que, quando se pretende uma mudança de paradigma e de modo de funcionamento, ou seja uma disrupção com o passado, não se acha recomendável.
    Todavia é o que é ... lá está .. é assim.
    Noto que estará para vir algo transversal, para a generalidade da AP, na premiação negativa pela antecipação da reforma  (para a evitar) e na possibilidade da AP negociar com o servidor/funcionário a possibilidade de se manter no ativo, porventura com a redução do serviço ou carga horária e acréscimo salarial (por exemplo na ordem dos 25%).
    Digo isto porque tal situação era uma ideia do Dr. Rui Rio (PSD) que pretendia conferir ao cidadão a possibilidade de, chegado a uma determinada idade (por ex.: 64 anos) passar a trabalhar menos dias (por ex.: apenas três, 2ª, 4º e 6ª) prolongando a idade da reforma (no caso mais 2 anos, atirando o momento para perto dos 70 anos de idade). Reparo que a proposta era só para quem quisesse livremente aderir, não era um regime obrigatório e até era bem mais favorável que o atual.
    Resumindo - ou ficava mais anos até aos 70,  mas a receber mais 25% de vencimento após a idade da reforma (67,7) ou, negociava a redução de tempo mantinha-se no ativo até aos 70 sem acréscimo algum (noto que neste caso poderia haver sempre a reforma antecipada por invalidêz como é óbvio).
    É uma ideia que só adere quem quer mas que eu acho brilhante e que contribuirá para atenuar (não vai resolver só por si) o problema e encontrará, por certo, muitos adeptos (eu sou um deles).
    PS: Claro que defendo um regime diferenciado, mas à falta de melhor ... 

    ResponderEliminar
  19. É urgente incorporar o tempo congelado.

    ResponderEliminar
  20. Quim Ferno28/2/25 10:34


    Trabalhar aqui até aos 70 anos??????? minha nossa senhora me valha.........

    ResponderEliminar
  21. Em primeiro lugar, e para abrir as hostilidades de hoje:
    Muitos parabéns pelo excelente artigo desta sexta-feira.

    ResponderEliminar
  22. Em segundo lugar e quanto à parte final do mesmo - artigo de hoje -, provavelmente nada se irá concretizar mesmo, por causa do primeiro-ministro...

    ResponderEliminar
  23. E não só os promovidos em 2017...também os 2018 e 2019.As injustiças vão continuar a acontecer...os mais recentes promovidos, vão continuar à nossa frente...Mas nada lhes pode ser imputado, uma vez que estão devidamente posicionados na tabela salarial faltando somente as contas do tempo de provisório(quem tem...), agora os demais(2017,2018 e 2019 e não só...) estão "TODOS CHATEADOS COM F------".
    Falando ainda desta base de consenso...ATENÇÃO À DURAÇÃO DOS ESCALÕES, POIS SE HOUVER A TRANSIÇÃO PARA O SIADAP, A MUDANÇA DE ESCALÃO OU NÍVEL SERÁ DE 7 EM 7 ANOS E ISTO NÃO É BOM PARA NÓS...OS PROFESSORES RECUPERARAM OU VÃO RECUPERAR TEMPO TODO DE SERVIÇO E CONTINUAM A PROGREDIR DE 4 EM 4 ANOS. OS SINDICATOS QUE ABRAM A PESTANA E NÃO SE DEIXEM LEVAR...POIS CONTINUAMOS A SER UMA CARREIRA ESPECIAL E POR CONSEGUINTE DEVEMOS CONTINUAR A PROGREDIR NA CARREIRA DE 3 EM 3 ANOS OU ENTÃO, DE 4 EM 4 ANOS...COMOS OS PROFESSORES.

    ResponderEliminar


  24. Boa 
    Sr bloguer e Sindicatos
     Pertinente!
    quanto a lista de movimento?
    E ilhas são esquecidas agora?

    ResponderEliminar
  25. Não sei se os sindicatos e a tutela pensaram neste pequeno grande pormenor: com a unificação das categorias e dos respectivos conteúdos funcionais, pensem bem em mais uma grande e irreparável sangria: eu com 60 anos de idade, 34 de serviço e 25 de adjunto, nuna, mas NUNCA, voltarei a desempenhar serviço de sala! Nuna, com a experiência de vida e profissional, voltarei a desempenhar as funções que são atribuidas actualmente a jovens que podiam ser meus filhos ou netos!NUNCA! E à cautela já falei com a minha médica que com muita compreensão e segundo ela , lógicamente, entende que não terei condições para desempenhar essas tarefas! Preparem-se que vai ser mais uma sangria e das pessoas mais preparadas e conhecedoras dos Tribunais! A anterior proposta do governo reconhecia essa particularidade, reconhecendo o mérito da antiguidade dos adjuntos com mais de 15 anos de serviço! Os sindicatos, mais uma vez, não têm visão de futuro e preocuparam- se em garantir óptimas condições para os Secretários e para quem entra na carreira! Não estou a falar apenas por mim mas por centenas de colegas que tal como eu não vão aceitar mais esta derradeira falta de respeito e de reconhecimento. 

    ResponderEliminar
  26. Porque não devemos apenas criticar, quero deixar uma palavra de apreço ao SFJ pela Informação enviada aos associados e que foi esclarecedora, acabando assim com as duvidas que persistiam.

    ResponderEliminar
  27. Resposta ao comentário das 09:50.
    "Tudo igual" salvo seja...nas funções sim, mas no tempo de serviço existem distâncias que tem de ser salvaguardadas com posições diferentes na tabela salarial...Pois eu tenho 30 anos de Serviço e não admito que me paguem da mesma forma que um Colega que tenha 4, 5, 6, 7 anos na função. 

    ResponderEliminar
  28. rei dos mercedes28/2/25 11:04

    Então se bem percebi, em cima dos valores apresentados na tabela que ontem foi aqui publicada, acresce o valor do suplemento de disponibilidade?

    ResponderEliminar


  29. Há muita duvida ainda.
    Como já atrás descreveram, como vão ser as progressões de escalão? avaliação? lista de antiguidade para movimentos?

    ResponderEliminar
  30. Óbvio e é uma quantia enorme


    em aos 200€ conseguiram chegar

    ResponderEliminar
  31. nem aos 200€

    ResponderEliminar
  32. Sim eu concordo consigo.  Só estava a responder ao colega que já ganhava menos que o auxiliar que estava no último escalão e agora queria ir ganhar mais

    ResponderEliminar


  33. eheheh


    pessoal das ilhas não conta, pelos vistos

    ResponderEliminar
  34. Recordo que tendo subido de categoria em 2010, só em finais de 2024 atingi o 4.º escalão da mesma.
    Durante mais de uma década auferi vencimento inferior aos oficiais de justiça dos 5.º e 6.º escalões da categoria de base.
    Em Dezembro de 2023 chegou-se ao cúmulo de todos os oficiais de justiça do meu ano de ingresso que nunca conseguiram promoção, com o mesmíssimo tempo de serviço que eu, terem começado a auferir vencimento por índice superior ao meu, e assim se ter mantido tal situação até finais do ano seguinte, quando atingi o 4.º escalão.
     A que se foram juntando os de 2001, com menos tempo de serviço global do que eu, à medida que foram sendo ressarcidos do tempo de provisório não considerado e viram as suas justas reconstruções de escalão efetuadas.
    Com o descongelamento das promoções em 2017, comecei a constatar que alguns dos oficiais de justiça promovidos passavam imediatamente para escalão superior ao meu e que passados 7 anos atingiram o 6.º quando eu me via e desejava para chegar ao 4.º com o dobro do tempo de serviço na categoria.
    Consulta-se a lista de antiguidade da categoria e verifica-se que esses oficiais de justiça dela constam a seguir a nós mas quando se vai verificar o escalão em que estão já tinham atingido o derradeiro enquanto nós ainda nem sequer o 4.º havíamos alcançado.
    De tudo apresentada a competente reclamação, para a provedoria de justiça, presidência da república, gabinetes do primeiro ministro e da ministra da justiça, foi-nos dito que era "normal" e a culpa do congelamento.
    A DGAJ recebeu os mesmos documentos, com AR, e tendo sido a única a ser contactada por essa forma, nem sequer se dignou a cumprir o procedimento administrativo continuando eu a aguardar, até hoje, a devida resposta.
    Por isso, desejo-vos boa sorte...

    ResponderEliminar
  35. Esqueça, o seu desejo não se vai realizar e a mudança é irreversível.
    Se facto, o artigo de hoje erra ao falar em pessimismo quanto à concretização da mudança e valorização da carreira.
    O que existe mesmo é casos como o seu que querem manter tudo na mesma, a pensar si no seu umbigo.

    ResponderEliminar
  36. Sonha sr adjunto, sonha ...

    ResponderEliminar
  37. Não estou nessa situação, por isso não sou parte interessada.
    Mas acho que o tal colega não queria ir ganhar mais.
    A reivindicação dele prende-se é com quase três anos de descongelamento que lhe foram, a si, concedidos pelo costismo, e a ele, sabe-se lá por que carga de água, não!
    Será, Sr. Oficial de Justiça, que é disto que se trata?

    ResponderEliminar
  38. Dass....aumentos que vão dos 200 e tal euros aos 900 no último escalão, e continuam com as queixinhas e lamechices do costume.
    É preciso não ter mesmo noção do país onde vivem, em que 2/3 dos trabalhadores no ativo recém abaixo de 1000€. ( + de 3Milhoes !)
    Por acaso 

    ResponderEliminar
  39. Sim, na nossa tabela não consta o novo suplemento, os cálculos são só para os vencimentos. Portanto, aos valores finais indicados acrescerá este ano 120 e para o ano 180.

    ResponderEliminar
  40. Olhe que não, olhe que não...
    Esperam-se novas justificações de Luís Montenegro a qualquer momento.
    O cerco aperta-se e vai ter que ser cada vez mais criativo para se manter.

    ResponderEliminar
  41. Se achas  bem outras carreiras receberem mais que tu
    Se concordas em receber menos ainda,  porque não te comparas com os chineses que trabalham  por um prato de arroz?
    Nivela-te mais por baixo, pá!
    Trabalha por amor à camisola!
    Ou doa o teu salário às pessoas que dizes.








     

    ResponderEliminar
  42. Esses trabalhadores que concorram para oficiais de justiça.
    É só fazer as provas, hoje em dia nem precisam de sair de casa.
    O concurso é público, não é preciso pedir a ninguém.
    Depois basta esperar pelo fim do mês.

    ResponderEliminar
  43. 70 anos de idade e a trabalhar?
    Felizmente tenho wc em casa, internet, amigos e família para poder usufruir da vida fora do trabalho.

    ResponderEliminar
  44. Sim, sim.
    O Marcelo está mesmo a pensar em demiti-lo por isso.
    Sei que o seu desespero é grande, mas não crie expetativas irrealistas.
    E mesmo que o PM se demita, não implica eleições este ano.
    Esqueça isso e habite-se à nova vida que está prestes a chegar.
    E já vem tarde...

    ResponderEliminar
  45. Compreendo o ponto de vista mas a sala não é nenhum bicho papão.
    Se for a dividir por todos é uma vez de vez enquando e não é nada de especial.
    Relativamente ao falar com o médico.
    Discurso tipicamente português..
    Enfim,  quando se está doente o melhor é ficar em casa mesmo.
    Em algum momento a mudança teria de ser feita.

    ResponderEliminar
  46. Existirem colegas com desejosos oniricos de que o governo caísse só para não ter o novo Estatuto, mesmo sabendo o prejuízo que causava ao país, é completamente doentio.
    Tratem -se que o vosso problema não é só adjuntivite.

    ResponderEliminar
  47. Vamos ver quanto vão obter os trabalhadores do IRN  na negociação em curso sendo que um dos temas é "

    ResponderEliminar
  48. Está-se a tratar de vergonha.
    E já não é a vergonha só do Chega.
    Até a IL já está nesse patamar a demarcar-se do PM.
    Seja como for eu já estou na idade das comorbilidades...
    Há muito que deixei de sonhar.
    Já só me arrasto.

    ResponderEliminar
  49. rei dos mercedes28/2/25 12:16

    Muito obrigado pelo esclarecimento  ao -" oficialdejustica (https://blogs.sapo.pt/profile?blog=oficialdejustica)"

    ResponderEliminar


  50. DGAJ NÃO RESPONDE A QUSE NADA


    POR ISSO NO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO, POR MIM FOI TUDO CORRIDO A NOTA 1 PARA NÃO SER ZERO

    ResponderEliminar


  51. 180 paus


    e uma marmita

    ResponderEliminar
  52. Já ouviu falar ou sabe o que são principios? Vé- se que não!!! Em casa também aspiro e limpo a casa de banho...No tribunal, não! São principios, percebe?

    ResponderEliminar
  53. Boa.Vá de baixa e não volte mesmo.Pelo discurso já se topa a milhas o tipo de adjunto que é...


    Infelizmente são os colegas que temos.

    ResponderEliminar



  54. Seria da mais elementar justiça existir esse recuperar do tempo.Ainda são uns quantos anos/meses.


    Espera-se que os Sindicatos, em reuniões seguintes, deixem isso bem vincado, mesmo que a recuperação se faça, de forma acordada com o Governo, faseadamente.

    ResponderEliminar



  55. Será algo que os Sindicatos NUNCA poderão deixar cair no esquecimento.

    Ter existido para os Professores essa recuperação, que lhes permite pular escalões remuneratórios...e nós ficarmos esquecidos e na mesma quanto a esse tema, é incompreensível!

    ResponderEliminar
  56. No dia 01 de agosto de 2025 faço 46 anos descontos e 64 anos e meio de idade ! Quando me posso reformar ? Andamos a dirimir em 2014 os sindicatos e enfiaram nos mais cerca de 10 anos em cima do lombo ! Aguenta e leva andarilho para o trabalho e acima de tudo vê lá se não ficas louco , todinho ! Agoira ainda vais ter que fazer diligencias julgamentos etc mexe te mexe te ou queres que te empurre ! 

    ResponderEliminar
  57. Corrigi andamos a dormir " sindicatos e nós mesmos "

    ResponderEliminar
  58. Eh, eh, eh.
    Também deves ser dos que acham normal comer por fora.
    Habituado a receber subornos emolumentares e a achar o compadrio uma coisa perfeitamente natural.

    ResponderEliminar
  59. Ministros duns ministérios a mexer cordelinhos para facilitar a vida empresarial a ministros e secretários de estado doutras pastas e vice-versa, devem ser de facto esses os princípios de quem trabalha no ministério da justiça.

    ResponderEliminar
  60. pobre da cuca28/2/25 13:37

    Artigo de hoje muito bem explicado mas o mencionado suplemento não passa de mais um papo-seco para pagar uma disponibilidade de 2 horas bem necessárias a quem tem casa e vida própria e transportes para lá chegar.
    É um acordo prévio para uma negociação mais aprofundada e essa sim tão ou mais difícil que negociar aumentos em $$. Escalões, SIADAP/COJ, Movimentos, promoções???)
    Essa negociação em falta é que vai ser a moeda de troca dos recentes acordos: o de 2024 e o desta semana.
    Aquela conversa da formiguinha mete dó num comunicado oficial.
     Nem tudo se ensina na Universidade.Depois, o silêncio prévio dos sindicatos aos sócios, até ao acordo, é confrangedor.São só  pagantes.
    O dinheiro   para formação, distribuidos á Univ.Católica e Sindicato deviam ser auditados. Explicado quantos Of. Justiça tiveram acesso e resultados finais da formação.

    ResponderEliminar
  61. pois...estamos ... fundidos....

    ResponderEliminar
  62. E que dizer de mais um assalto anunciado para amanhã à noite?
    O PM anunciou há pouco que vai amanhã à noite utilizar outra vez tempo de antena em horário nobre, que vale milhões.
    Da última vez foi para propaganda política, desta vez parece que vai mesmo ser para promoção da sua vida pessoal, familiar e empresarial.
    Que princípios...
    Só espero que não se atrevam a passar publicidade aos casinos Solverde.

    ResponderEliminar
  63. ao anónimo que diz que os colegas são queixinhas não sei como faz logo a conclusão de vamos receber mais  de 200 até aos 900, tem de fazer bem as contas. Quanto à noção do país onde vivemos não esqueça que os 2/3  que recebem abaixo dos 1000 € recebem o restante por fora livres de impostos

    ResponderEliminar
  64. Todos os colegas que estão em regime de substituição no meu entender deveriam transitar para as respectivas carreiras.

    ResponderEliminar
  65. Deve estar a brincar....

    ResponderEliminar
  66. Mais preparadas?
    Qualquer auxiliar com experiência faz qualquer coisa e cumpre sem dificuldades os despachos.
    Toda a gente sabe que o motor dos tribunais há muito são os auxiliares e os próprios escrivães preferiam uma secção apenas com auxiliares do que uma com adjuntos, porque os auxiliares (modo geral) têm um andamento superior.
    É casos e casos mas modo geral é assim.
    Sabe o que acontece quando for de baixa?
    Vem alguém substituí-lo sem problema algum.
    Os tribunais estão cheios de gente com experiência,.
    Quem pensa assim não faz falta nesta ou em qualquer outra profissão.

    ResponderEliminar
  67. A que título?  
    Conheço um que até chumbou na prova para Escrivão, mas como era o único adjunto do Juízo...

    ResponderEliminar
  68. Muitas questões ainda no ar.
    Os colegas são reposicionados nos novos escalões com o tempo de serviço que tinham no anterior?
    Há colegas a quem faltam meia dúzia de meses para subida de escalão, vão iniciar, de novo, a contagem?
    SIADAP ou uma coisa parecida??
    No IRN tem uma coisa parecida e aquilo não está a funcionar muito bem.
    Se é para estar 6, 9 anos no mesmo escalão, este estatuto é um ultraje.
    E as classificações de serviço.
    Como sabemos, a primeira classificação/inspeção de uma das três categorias, é sempre, ou quase sempre um BOM.
    Ou seja, os Adjuntos promovidos recentemente (e foram muitos)  e que já foram inspecionados tem a classificação de BOM.
    Os Auxiliares com mais anos de carreira tem na sua grande maioria, e bem, a classificação de Muito Bom.
    Agora, com o novo reposicionamento das duas categorias, os Adjuntos vão ficar com uma classificação inferior à dos seus colegas.
    Com resolver esta situação?? 
    A questão que anda a ser colocada pelo facto dos Adjuntos agora irem para a sala de audiências tem alguma pertinência.
    Há quem goste, há quem não goste de sala de audiências.
    Mas temos exemplos noutras carreiras, (algumas especiais, como a nossa)  OPC, Professores, etc, que até tem redução de horário ou deixam de fazer turnos a partir de determinada idade.
    Confesso que ver um(a) Colega nosso de 58/60 ou mais anos, a fazer sala um dia, uma semana inteira, faz-me alguma confusão, pode ser penoso.
    Todos vamos lá chegar e se não formos nós a ter alguma consideração pela carreira, ninguém tem.
    São penas algumas considerações.....

    ResponderEliminar
  69. Excelente comentário

    ResponderEliminar
  70. Muitos de nós já lá estão, nunca subiram e estão nessa situação.
    Não é por isso que deixam de ser bons funcionários.

    ResponderEliminar
  71. Se estão nessa situação de auxiliares com 58 a 60 anos é porque nunca estiveram para se chatear nem ter trabalhos com a dificuldade da promoção.
    Ou então porque nem para tirar um muito bom uma vez na vida prestaram.

    ResponderEliminar
  72. 1 estranhas-te depois entranha-se .
    A sala a dividir por todos não tem de dar uma semana seguida a casa um , pode ser um dia por sentou coisa parecida.
    A sala era penosa porque era apenas um ou dois .
    Por todos não é nada de especial.
    Gostar, há muita coisa que se gosta ou não gosta é o que é.

    ResponderEliminar
  73. 1 dia por semana 

    ResponderEliminar
  74. Isso. No privado de conluio com as empresas.
    Tudo a receber por fora em muitos casos mais do que o ordenado declarado e depois a fazerem o choradinho.
    Escumalha sem qualquer sentido de cidadania, e depois queriam ser como os países nórdicos onde a mentalidade é outra coisa que os pais portugueses são incapazes de inculcar.

    ResponderEliminar
  75. Não disse nada de mais ... foi apenas mais uma diarreia cerebral que ainda não se recompôs do desarranjo com a notícia de antes de ontem ...

    ResponderEliminar
  76. Admira-se que haja gente que o queira fazer?
    Olhe eu conheci um que não havia semana em que elo menos num dia não se "sujasse" todo ... era vê-lo a correr para o WC ...
    Naquele tempo não se usava muito as "cuecas" descaráveis ou fraldas para adultos!

    ResponderEliminar
  77. Foi em 2007/10 com o Sócrates.
    Não foi em 2014, foi antes da troica e ninguém rugiu ...

    ResponderEliminar
  78. Nível de rebaixamento superior?
    Sem dúvida. Concordo.

    ResponderEliminar
  79. O auxiliar faz de tudo para lamber a bota ao escrivão a ver se é mais considerado do que o adjunto de quem tem inveja porque nunca conseguiu lá chegar.
    Sem que lhe importe minimamente estar com essa atitude a minar a luta da classe porque, lá bem no fundo, a única coisa que desejava era estar no lugar do adjunto mas não esteve para se dar ao trabalho.

    ResponderEliminar
  80. Ainda não entrou o novo estatuto e já se está a tentar arranjar maneira de o ultrapassar.
    Esta gente é impressionante (os que são claro).
    Nos novos sistemas de avaliação ( dos quais eu não sou fã) a diferenciação é feita através da avaliação e comparação das pessoas em condições iguais para assim se distinguirem umas das outras (esta parte é mais que justa) .
    Para isso é necessário no novo sistema equiparar as pessoas já que os conteúdos funcionais serão os mesmos, só assim é possível fazer uma avaliação e dentro destas estabelecer as diferenças.
    Não será admissível tratamentos diferenciados .

    ResponderEliminar
  81. Eu prescindo do meu, sei o país onde vivo e os profs são uma classe que merece descriminação positiva.
    Faz me mais falta o salário ao fim do mês sem cortes no futuro.

    ResponderEliminar
  82. Isso é um não assunto.
    Todos devem cumprir o seu conteúdo funcional, caso contrário reflete se na avaliação.
    E caso haja Siadap, na fixação de objetivos e competências, consta todo o serviço previsto para o técnico.
    Caso não cumpra, tem insuficiente.
    Nada complicado.

    ResponderEliminar
  83. Penso que a questão da sala poderá ser acautelada na negociação dos conteúdos funcionais e encontrar uma fórmula que seja justa com os mais velhos.
    Quem tem 20 e 30 anos deve lembrar-se que também lá chegará e a destreza física, psicológica não é a mesma (por alguma razão não gostam de fazer sala).
    E essa fórmula seria para atuais auxiliares e adjuntos.

    ResponderEliminar
  84. rei dos mercedes28/2/25 16:06

    eu nem respondi..

    ResponderEliminar
  85. Sim, seria justo.
    No serviço de sala há sempre um stress extra, tem de se lidar com publico, advogados, magistrados.
    A titulo de exemplo, a audição já não é a melhor... 

    ResponderEliminar
  86. Gajo do Vinho28/2/25 16:09

    Boas.
    Esta foi a última tarde a beber vinho.
    E garanto-vos que foi tão profundo que ainda nem sequer tinha tido tempo de vir aqui hoje, entre preparar o faustoso almoço, lauto mesmo, degustá-lo e apreciá-lo devidamente.
    A partir de agora, com o fim das greves e, consequentemente, da semana de quatro dias, passarei só a consumir medicamentos.

    ResponderEliminar
  87. Ó chefe:
    Eu tenho quase 60 anos, sou adjunto, não faço sala desde 2007, e todos os dias chego a casa com dores musculares de tanto andar dum lado para o outro a carregar processos e a ir de mesa em mesa onde faltam os respetivos funcionários a desempenhar os trabalhos físicos que a profissão ainda exige.

    ResponderEliminar
  88. Há muitos colegas em que a tristeza do fim das greves, supera a felicidade do aumento salarial. 

    ResponderEliminar
  89. Ok colega,  se quiser fazer sala tudo bem, nada contra. E isso pode ficar previsto.
    Tenho uma colega auxiliar com mais de 50 anos que só quer fazer sala, mais nada.

    ResponderEliminar
  90. Mas a sala tem alguma exigência física especial??
    O problema é estar preso e não poder ir ao cafezinho.
    Santa paciência.
    Era o que faltava.
     

    ResponderEliminar
  91. Então porque não gostas?

    ResponderEliminar
  92. Oh oh, deixe-se disso!


    Quer um copinho?


    Do tinto?

    ResponderEliminar
  93. E a flatulência que aflige mais os mais "velhos"!...

    ResponderEliminar
  94. Cada um tem os seus prazeres .. e alguns .... são secretos!

    ResponderEliminar
  95. Este acordo trouxe uma coisa muito boa...nos comentários de hoje já ninguém falou em licenciaturas. 
    Já cansava essa conversa.

    ResponderEliminar
  96. Só não há eleições porque a pseudo-democracia deste país, da direita à esquerda radical, está a ignorar a vontade do povo mantendo uma pessoa de idoneidade contestável a liderar o governo só para evitar que o Chega chegue ao poder.
    Mas quanto mais assim procederem mais fortalecerão essa inevitabilidade, e depois é que vão ver o que é bom para os oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  97. Excelente observação.

    ResponderEliminar
  98. Gajo do Vinho28/2/25 16:39

    No meu caso não.
    Adjunto a menos dum siadap da reforma, no 4.º escalão, em vez de esperar 6 anos vem já tudo duma vez e dá para comprar vinho muito melhor.
    Existem outros princípios a ter em conta, mas nada que uma falta recíproca de princípios não resolva...

    ResponderEliminar
  99. Porque no meu caso é feito só por 1.
    Quando assim é não deixa espaço para mais nada.
    A dividir por todos, tranquilo.

    ResponderEliminar
  100. Não faço sala à canos, não faço pausas para comer, fumar, ou tomar café durante os períodos da manhã nem da tarde.
    Prejudico a minha saúde aguentando até à hora de almoço para ir fazer chichi.

    ResponderEliminar
  101. Assunto resolvido...

    ResponderEliminar
  102. Está bem, mas passou o foco para a vingança contra os adjuntos, essa gentalha que conseguiu os seus lugares com grandes cunhas sem concurso público.

    ResponderEliminar
  103. É uma mera questão cultural...

    ResponderEliminar
  104. Questão cultural que passo a explicar:
    Pessoas que não valorizam outro livro que não os códigos de processo, que consideram tempo perdido o despendido a ver um bom filme ou série, e que, acima de tudo, são incapazes de distinguir que plantas, animais, peixes, da mesma espécie, têm rostos diferentes.
    Em suma, que não saberiam como aproveitar a vida fora duma secretaria, à semelhança dos reclusos que libertados ao fim do cumprimento de longas penas não se conseguem ambientar à realidade que os espera no exterior da prisão.

    ResponderEliminar
  105. Gajo do Vinho28/2/25 17:04

    Eu aceito.

    ResponderEliminar
  106. Se tivesses que trabalhar não tinhas tantas diarreias mentais

    ResponderEliminar

  107. Certo.
    No norte escreve-se assim sendo que em Bragança se diz por referência ao número de dias que precede (por exemplo, fez três, quinze dias ...)

    ResponderEliminar
  108. Tens uma obsessão pelo Marçal que só pode ter origem numa paixão não correspondida,... ou numa dor de cotovelo

    ResponderEliminar
  109. Colega diarreia é o que é ... nem dá tempo de ligar a luz.
    Todos os dias faço uma rapidinha, às vezes de coisas que vou escrevendo no meu pensamento logo cedo quando faço a viagem para o meu local de trabalho, pelas 7:30 horas.

    ResponderEliminar
  110. Não diria melhor.
    São pessoas que se desenraizaram e não têm amigos ou sequer família - muitos nem tiveram jeito para conquistar uma mulher e com labor e mestria fabricar um belo espécime que lhes perpetue na terra e lhes dê continuidade à linhagem. Se calhar até é melhor assim  pois que nos poupam a outros seres criados à sua imagem!

    ResponderEliminar
  111. Bem, Fazenda, aí eu já discordo um pouco.
    Tive vários relacionamentos e nunca quis descendência, em grande parte por puro egoísmo material mas também para que sempre que me apetecesse mandar um magistrado para aquela parte não estivesse condicionado, quiçá porque fui compreendendo o mundo e quisesse evitar à minha prole - duas décadas antes de Greta Thunberg ter nascido já eu escrevia poesia no liceu no mesmo contexto em que a ativista viria a manifestar-se depois - o sofrimento que continuo hoje a antever para as gerações vindouras.

    ResponderEliminar
  112. Não falou porque não era tema.
    Mas, não seja por isso, vou voltar a falar.
    Este acordo traduz-se num verdadeiro defraudar de expetativas para quem, como eu, tirou a licenciatura e esperava, tal como eu, que o novo projeto de carreira dissesse algo sobre o assunto, pelo menos que o considerasse na ponderação para aa ocupação dos cargos de chefia e não foi isso que sucedeu.
    Ao que se sabe agora, estaremos todos no mesmo pé de igualdade num eventual concurso para Escrivão (na nova carreira) continuando o factor atinente à antiguidade a ser o mais preponderante - o que acho mal, deve ser tido em consideração porque proporcionador de experiência mas com a devida valoração, diferente da atual - note-se que eu não quero privilégio, aceito submeter-me a provas, mas quero que seja valorizada a qualificação e habilitações na mesma medida que a antiguidade.
    Até aqui tudo o que foi decidido foi a pensar no maior bolo - a abranger o maior nº de oficiais de justiça - mas é preciso lembrar que há uns quantos que não estando nesse bolo são essenciais ao bom funcionamento e, acima de tudo, pelo seu percurso e provas dadas merecem a mesma consideração (e já não diferenciação) qual seja que não se defraudem as expetativas que foram criadas.
    Lembro que um auxiliar com 7 anos de serviço, class. de MB e licenciado em direito poderia, em hipótese, concorrer a secretário e com este novo desenho acaba-se com esse reconhecimento - o da mais valia que representa um licenciado (pelo menos no abstrato).
    Assim, para todos os OJ licenciados como eu este acordo é uma valente - atrevo-me - a dizê-lo MERDA.
    Não só não nos valoriza, como nos cerceia a hipótese de dar  tal salto qualitativo para a categoria cimeira.
    Mas eu concordo que este é o melhor acordo possível para todos os outros - não licenciados - com efeito não vejo que pudesse ser muito melhor que isto.
    Agora governem-se com o que têm ... vão ter!

    ResponderEliminar
  113. Sem conhecer os circunstancialismos das vidas de cada um, há pessoas que se apressam a fazer juízos de valor sobre os outros usando a bitola delas próprias.
    Estando para além de mim o julgamento sobre se isso será certo ou errado, apenas posso concluir qualquer coisa acerca da essência dessas pessoas...

    ResponderEliminar
  114. Essa parte ainda não é conhecida.
    Caso assim seja é fácil agora é ir para outra carreira e já é colocado num escalão que vale a pena.
    Se não houver esse reconhecimento é certamente o que farei .

    ResponderEliminar
  115. Não há foco nem vingança parem com essa parvoíce.
    Nem representa a vontade da maioria.
    É um ou outro ressabiado.

    ResponderEliminar
  116. Fosca-se, esqueci-me talvez de referir o mais importante.
    Sou casado, há décadas.

    ResponderEliminar
  117. Ya, Fazenda.
    Imagine-se um estudante do secundário ir fazer provas de acesso ao ensino superior:
    35% da classificação na prova de conhecimentos específicos + 65% da antiguidade, que era o fator burrice de retenção.

    ResponderEliminar
  118. Será tabu falar-se nos administradores, secretários e escrivães?


    Do já acordado entre os sindicatos e o MJ, alguém me pode dar um, apenas, um exemplo do que vai ser alterado na sua vidinha, com exceção do €€€€€€€


    Se agora temos medo de falar desta distinta gente fará depois....


    Parece-me que isto ainda não bateu completamente no fundo!

    ResponderEliminar
  119. Tá doente, fica em casa. Não venha para o tribunal só para atrapalhar e andar a tomar cafés e na converseta.

    ResponderEliminar
  120. Amílcar Alho28/2/25 18:44

    Não  me digas que queres ver os secretários a fazer sala

    ResponderEliminar
  121. O colega sabe bem do que falamos..... 

    ResponderEliminar
  122. Sindicatos, tomem atenção a este comentário!!!


    Auxiliares com Muito Bom vs Adjuntos sem classificação 


    Tomem bem atenção a estas desigualdades.


    Não podemos ser todos colocados no mesmo saco.


    Tem de haver uma distinção!!

    ResponderEliminar
  123. Fico em casa o tanas!
    Vou almoçar ao restaurante chinês, apanho o máximo de vírus possível e depois vou disseminá-los na secretaria.

    ResponderEliminar
  124. Realmente somos uma carreira sui generis 




    Devemos ser os únicos em toda a função pública que terá grau 3 mas desempenha muitas tarefas de grau 2  ou até 1.


    Valente  porcaria de acordo.


    Não acautela a situação das classificações dos novos adjuntos;
    Não acautela a situação do tempo de serviço dos adjuntos e que não foi contabilizado;


    Não distingue quem se esforçou pela promoção e fez sacrifícios saindo da sua zona de conforto;


    E não distingue nem valoriza quem estudou e se formou!


    Por isso, e por mais algumas coisas, sou contra este acordo.


    Deverá o SOJ manter as greves em vigor até resolverem estas situações aqui elencadas.

    ResponderEliminar
  125. Obrigado, Amílcar


    Agora compreendi a razão da carreira passar a grau 3, porque os adjuntos eram os causadores da lentidão da justiça portuguesa.


    Por isso queres grau 3, morte aos causadores da lentidão da justiça, tem lógica.

    ResponderEliminar
  126. A sério colega?
    E atendendo a que a maioria dos colegas  beneficia deste acordo, quem iria aderir a essas greves?
    Esqueça e aceite.
    Não existem reformas profundas sem dor.

    ResponderEliminar
  127. Este acordo valoriza toda a classe.E em que o Governo cedeu em todas as linhas vermelhas dos sindicatos.


    Farto dessa eterna conversa dos licenciados vs não licenciados.

    ResponderEliminar
  128. A minha sorte é que qualquer médico me passa um mandado de condução à psiquiatria.


    E com sorte fico internado.

    ResponderEliminar
  129. António Manuel Oliveira1/3/25 10:34

    E ainda falta saber como é feita a progressão horizontal na categoria. Por período temporal, por pontos ?
    Como fica o COJ ?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário