A mensagem falsa que circula na Internet sobre comunicação dos tribunais
Como todos (ou quase todos) bem sabem, as mensagens falsas contendo hiperligações (links) para locais onde é possível infetar os equipamentos informáticos sob diversas formas e com diferentes propósitos, é uma constante do dia a dia.
A distribuição de “malware” é muito mais insidiosa no correio eletrónico (e-mail), com mensagens que apelam, ainda que de forma subtil, a que os utilizadores cliquem em determinados locais com ligações falsas que desencadearão o efeito pretendido pelo “malware”, desde a recolha de informações, ao acesso remoto silencioso, ou mesmo o controlo total do equipamento que pode ficar refém para ser libertado a troco de um pagamento.
Já todos receberam a mensagem falsa da encomenda que padece de vicissitude na distribuição e cuja intervenção do utilizador se requisita com urgência para corrigir a morada, ou o problema com a atualização de senhas de acesso do próprio e-mail, da conta bancária, etc., bem como das notificações das polícias, entre tantas outras invenções, mas ainda não tinham pegado nas notificações dos tribunais desta forma que hoje difundimos, com referências a um número de processo e de um acesso ao Citius, acrescida de menção ao Ministério Público e até contendo um pormenor requintado de alerta para as mensagens falsas.
Na imagem abaixo encontra-se um exemplo de mensagem que qualquer cidadão pode encontrar no seu endereço de correio eletrónico e que é um exemplo do que por aí anda a circular, nem sempre nestes precisos termos e conteúdo, mas cuja intenção e engano é idêntico.
Atentem bem nos pormenores e, embora os Oficiais de Justiça pudessem não cair neste engodo, convém que pensem nos milhares de cidadãos que cairiam imediatamente, pelo que, também quanto a isto, os Oficiais de Justiça podem ter um papel relevante, alertando os cidadãos para a falsidade e a perigosidade da comunicação, explicando como é que são realmente as comunicações dos tribunais, elaboradas e remetidas pelos Oficiais de Justiça.
A imagem que segue foi difundida ontem pela IGFEJ, fazendo parte de um e-mail de alerta que, em breve, poderá chegar a todos os Oficiais de Justiça.

ResponderEliminarAgradecimento,
Ao responsável por este blogue pela não publicação de 3 comentários meus no último ano;
Como não tenho nenhuma fé nos dirigentes sindicais prevejo mais um ano difícil!
Sei que não é fácil mas vou tentar conter-me!
Obrigado.
ResponderEliminar.
Oficiais de Justiça:
€€ 7 anos, 2 meses e 26 dias;
€€ a co(a)ntar desde 2021;
€€ ADSE 14 meses x 3,5%, há vários anos;
€€ trabalho probatório e eventual, há décadas;
€€ juros de mora;
concurso...
Já agora tb não se perdia nada em não terem publicado este último.
ResponderEliminarNota: publicamos tudo, apenas filtramos e suprimimos aqueles cujo conteúdo é suscetível de ofender alguém em concreto, grupo de pessoas ou entidade concreta e, portanto, suscetível de desencadear queixas e processos, quer penais, quer cíveis, ou mesmo disciplinares. Para além desses, suprimimos ainda aqueles que contêm uma linguagem excessivamente ordinária e porca. Com isto queremos notar que nunca suprimimos ideias ou opiniões, por si, mas pela forma como são apresentadas, desde logo por ferirem a legalidade ou um mínimo de decência na utilização de vernáculo. Muitas vezes se perdem opiniões pertinentes porque acabam com injúria ou difamação de alguém ou pela utilização de uma linguagem porca desnecessária e chocante. É normal que algumas ideias sejam apresentadas com alguns excessos, e esses tentam ser compreendidos no contexto, mas quando não se coadunam, não têm justificação e fazem com que se perca tudo, uma vez que os comentários não podem ser parcialmente suprimidos, ou é tudo ou nada. Muitos comentadores perceberam isto e republicaram os seus comentários retirando a parte errada. E é isto que pedimos aos comentadores: digam tudo o que quiserem, mas sem ofensas concretas identificáveis nem com linguagem imprópria.
ResponderEliminarOs ojs não têm que alertar os cidadãos
ResponderEliminarQuem tem essa obrigação é a tutela, dgaj, mj, gestão comarca ou igfej ou o que quiserem chamar
Oj nem formação tem como deve ser, como pode ter obrigação ou dever ou o car--
De andar a informar os cidadãos ou utentes??? Ou--'x
Os Oficiais de Justiça que se prezem devem fazer aquilo que fazem todos os dias aos cidadãos que com eles falam que é explicar tudo o que for necessário, porque são os Oficiais de Justiça quem tem essa proximidade com os cidadãos, não estando longe deles em redomas, gabinetes ou no alto de bancadas. Os Oficiais de Justiça são do Povo e com ele devem estar e ao serviço deles estão e para isso são pagos, para servir os cidadãos.
ResponderEliminarNão custa nada, se houver oportunidade, informar os cidadãos. Afinal são eles o nosso Patrão.
ResponderEliminarNinguém agradece, é verdade, só a minha consciência.
Além disso neste caso, era muito fácil.
É pena que as imagens deste blog nunca se consigam ampliar para ver melhor o seu conteúdo.
ResponderEliminarPara quem só acede ao mesmo diariamente a partir de um telemóvel, as imagens estão bloqueadas á sua ampliação.
Porquê?
Concordo em absoluto com esse princípio.
ResponderEliminarOu pelo menos vinha concordando desde sempre, todavia tendo cada vez mais a confundir o povo com o país, pois, em última análise, não deixa de ser o primeiro o culpado do estado do segundo.
Trocando por miúdos, já vou pondo algumas reservas à prestação desse serviço nesses termos tão urbanos ao meu povo, porque a responsabilidade de tudo o que de mau nos tem acontecido é da maioria dos seus próprios elementos, alguns dos quais até rejubilam com isso, pelo que acabam por pagar os justos pelos pecadores e eu já perdi toda a inocência.
Em principio todos deveriam conseguir ampliar tanto o texto como as imagens, mas poderá haver alguns equipamentos com essa limitação ou que apresentam outras formas. Tente isto: pouse longamente o dedo em cima da imagem até aparecerem várias opções e de entre elas use a "abrir imagem num novo separador", salte depois para esse separador e aí tem a imagem apenas que já pode ampliar.
ResponderEliminarNa empresa onde trabalho, recebemos por e.mail documentos com este mesmo grafismo, mas da AT com valores para pagar
ResponderEliminar