O Palácio da Justiça de Rio Maior, o mais destacado, mas o pior conservado da Comarca

      Decorreu ontem, 26SET, pela tarde, uma visita ao Palácio da Justiça de Rio Maior, uma iniciativa da EICEL 1920, Associação para a Defesa do património e do Clube UNESCO para o Património Cultural.


      O Tribunal de Rio Maior, que é um símbolo de uma obra arrojada, que em 1961, quando foi inaugurado, criou alguma polémica, abriu as portas para uma visita guiada com a presença do professor catedrático da Universidade de Lisboa, arquiteto José Manuel Fernandes, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.


      O Tribunal é uma obra do arquiteto Sebastião Formosinho Sanchez, inserida num parque urbano judicial que está com problemas de conservação, sendo este o edifício que está em pior estado de entre os 17 edifícios que pertencem à Comarca de Santarém.


      O Palácio da Justiça de Rio Maior foi inaugurado em 1961, sendo de inspiração brasileira, porque o arquiteto, que passou por Brasília e contactou com Óscar Niemeyer, daí trazendo a inspiração do traço para este edifício que era muito diferente do que demais se fazia em Portugal tendo sido necessário, “à última da hora” investir mais cerca de 2 mil contos, à época, para lhe dar mais “alguma dignidade”, já que não tinha a frontaria de colunas romanas, como era hábito nas construções da época.


      O arquiteto quis que o edifício fosse mais humano, afirmou na época o seu autor, o Arquiteto Formosinho Sanchez, que “[a expressão estética do Estado Novo era] despida de ambiente humano, de escala e de inserção urbanas. (…) estava aliada a expressões plásticas desgarradas dessa sociedade, saudosisticamente viciada de elementos de conjunto e pormenor em contraste violento e, em alguns casos, desmesurado relativamente a um vincado meio urbano, social e económico”.


      O Palácio da Justiça de Rio Maior conta com um conjunto escultórico na sua frente, da autoria de Lagoa Henriques, professor na Escola de Belas Artes de Lisboa e também autor da escultura de Fernando Pessoa que se encontra no Largo do Chiado, em Lisboa.


      O Palácio de Rio Maior, que é o que se encontra em pior estado de conservação da Comarca de Santarém, suscita muitos pedidos de visita de estudantes e investigadores com muita frequência.


      O edifício marcou o início de um novo ciclo estético na arquitetura judicial e na administração pública, constando hoje em anuários e referências de história da arquitetura em Portugal, estando classificado como património arquitetónico de Arquitetura Paisagista de estilo modernista.


      Quanto ao conjunto de estátuas, trata-se de um modelado vazado em bronze, composto por cinco figuras: a Culpa ou o Crime, dentro de uma gruta; a Consciência, dentro de uma concha; a Inteligência e a Vontade que encimam o conjunto escultórico; e uma quinta figura com a mão estendida em direção à Inteligência e Vontade, apelando à Justiça.


      Nas alas laterais do edifício funcionaram várias Conservatórias e o Notário, estando hoje devolutas.


TJ-RioMaior-Estatua1.jpg


TJ-RioMaior.jpg


      Fontes: “O Mirante” e “Região de Rio Maior”.

Comentários

  1.  Nas laterais áreas  devolutas
    Aí  está,  pagando-se rendas milionárias  a particulares noutras  áreas 


    Bela gestão  dos dinheiros  piblicos


    E os fiscais  do país  , ministério  público,  etc, a olharem para o lado


    Tristeza, país  de mafiosos, país  de politicos, amiguinhos, banqueiros  e grandes empresários  amigos.
    O povo já  não  é  o que era.

    ResponderEliminar
  2.  Os Chegamos que por aqui andam, já devem estar a deitar fumo da sua cabeça oca, a tentar perceber o que significa "ue caracterizava a arquitetura do seu saudoso regime.🙈
     

    ResponderEliminar
  3. Se não fosse o Prof. Salazar e o seu ministro Prof. Mário Júlio de Almeida Costa, hoje todos nós (ou quase todos) trabalharíamos em caves de prédios, apartamentos e contentores, ou outras coisas semelhantes.


    A eles se deve os magníficos Palácios da Justiça que temos por esse país fora. 


    Obras do Estado Novo mas que ainda hoje engrandecem, prestigiam e dignificam a Justiça.


    Hoje em dia é só negociatas - como o Campus de Lisboa em que o Estado já gastou mais em rendas do que na construção de uma cidade judiciária.

    ResponderEliminar
  4. Tanto os atacas que não  te saem  da cabeça.  Estás  doente  e nem te dás  conta.

    ResponderEliminar
  5. Certinho.
    Mas o povo também  tem culpa.
    Já  nada temos a ver com a raça  dos nossos  antepassados.
    Não  batemos o pé  a nada.
    Ponham os olhos nos franceses, que quando é  para contestar  is políticos  tremem todos.
    Aqui somos uns bananas
    Por isso os governantes  fazem  de nós  o que lhes apetece.


    Totos

    ResponderEliminar
  6. Sim, realmente é magnífico trabalhar nesses magníficos edifícios salazaristas bafientos, onde o cheiro a mofo que se entranha nos ossos, identifica-se com o seu discurso.
    É evidente a necessidade de se proceder a uma depuração na sociedade de modo a proteger o futuro dos nossos filhos desta corja de fascistas.
    Os fins justificarao os meios.

    ResponderEliminar
  7. Sou chegano como dizes  e quanto mais tens  esse paleio, mais serei.
    Borrifando para ti que gostas de 50 anos de roubalheira 

    ResponderEliminar
  8. Lá tinha que vir o do costume com a cassete do fascismo...

    ResponderEliminar
  9. Alas laterais do edifício devolutas e às tantas a Comarca  a pagar rendas a outros, como noutras do País. 
    Mas este País é mesmo só para ricos. Veja-se aquilo que agora chamaram de renda moderada! Quem consegue pagar tal coisa? A classe média e baixa em Portugal não, de certeza. Quem paga aquele valor elevado de renda, pode mas é comprar o imóvel para si, por empréstimo bancário.
    É o que faz a política dos liberais: as pessoas ficam para trás e o lucro, a especulação imobiliária, a ganância, o capital, seguem de vento em popa!
    Olha lá se o governo apoia com milhões de euros as Câmaras Municipais, as Cooperativas, a construir e a recuperar casas a preços de custo, acessíveis,  para as pessoa comprarem ou arrendarem?  
    Mas as próximas autárquicas já irão demonstrar o descontentamento, dado que as medidas tomadas, neste caso, na habitaçāo, nada resolveram e não são as agora anunciadas que o vão fazer . Os  jovens entāo, estão desprotegidos neste setor.

    ResponderEliminar
  10. Raça !!???
    Eu vou ao médico, veterinário só com o caniche.
    Mas já agora qual o teu pedigree?
    Street dog?

    ResponderEliminar
  11. Realmente a classe bateu no fundo.
    Oficiais de justiça a falar de pureza da raça.🤮
    Tenho amigos pretos mais inteligentes num dedo que esta escumalha no corpo todo.


    GFYS!

    ResponderEliminar
  12. Certeiro
    Fod'zz

    ResponderEliminar
  13. Por mim venha  esse daudoso regime.
    Salazar  não  enriqueceu  com o dinheiro público 

    ResponderEliminar
  14. Estas doente  filhonjo de papá  rico


    Muda de cassete mesmo.
    E levas com os edificios que alguém  contruiu para tu estudares  e os teus  filhos.

    ResponderEliminar
  15. Nunca desistir, mesmo  de baixa.
    Nunca vou desistir do que me roubaram!

    ResponderEliminar
  16. Paga, não  gostas??
    Abda por aqui quem goste

    ResponderEliminar
  17. Pede subsídio  de renda de casa de 1000€ livre de impostos, como  dão  aos magistrados, vezes 14 meses.
    Ou vai para  o CEJ

    ResponderEliminar
  18. E quando ambos são magistrados!


    dois mil euros de renda!

    ResponderEliminar
  19. Eu levo-te ao veterinário  na boa, já  que falas nisso.
    Mas lafinal wuem uda o termo chegano não  é racista?? 


    Virgens

    ResponderEliminar
  20. Viva este país  que mais sr vai parecendo  com África  e Venezuela. 


    Mas vocês  gostam escravos.

    ResponderEliminar
  21. Realmente  a dita classe bateu no fundo, mas quando alguém  não  sabe o significado de raça. 
    Raça  para vocês  tem só  a ver com etnia ou cor da pele? 
    Voltem à  escola primária  feita pelo salazar, porque aí  aprendi que raça  não  é  só  etnia, mas sim garra! Força , pujança!


    Tristes que confundem porque de facto tendo ensino superior nem isso sabem.

    ResponderEliminar
  22. Dim street dog que hostas e só  aprendeste isso na escola. Mas a culpa  não  é  tua, é  dos que te tentaram ensinar e te passaram administrativamente.

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida.
    Nem sequer saberem que a lingua Portuguesa é  dificil e sim raça  não  é  só  racismo. E é  esta gente que nem o dicionário  sabe consultar, já  para não  falar no famoso chatgp não  sei quantos. Que concerteza lhes dava umas dicas.
    Tem esta gente grau superior e mestrados


    Fod----

    ResponderEliminar
  24. Sabes querida, eu sou teu colega  de seção  e vais ter que me gramar como o que dizes chegano.  Tal como eu tenho que te gramar.
    É  a vida.
    Habitua que te custa menos. 

    ResponderEliminar
  25. Certinho
    Mas triste, porque quem tem filhos, vai sofrer.

    ResponderEliminar
  26. Continuem escravos   a gostar de o ser

    ResponderEliminar
  27. Sou dos roubados de 2001 a 2004.
    Continuo de baixa até  me pagarem o roubo.

    ResponderEliminar
  28. Casta superior, oh ensino superior, oh nível 3 
    E interpretarem raça  apenas  como sendo etnia ou cor de pele 
    E assim  temos os governantes  politicos também. 
    Temos o que merecemos.

    ResponderEliminar

  29. Nāo tem nada a ver se são 2 Magistrados. É um acaso da vida de cada um .
    O que aqui interessa é se um Of Justiça com o seu vencimento mensal  consegue pagar    2.300   euros de renda à qual chamam os nossos governantes atuais de MODERADA. O que serão para então  rendas elevadas, de alto valor? Moderadas só se fôr para eles, pois nem precisam e têm subsídios para renda.Quem tem filhos jovens só tem razões para se preocupar. Vejam o preço dos quartos para estudantes e que apenas 13% do valor do PRR para residências universitárias acessíveis se encontra executado.Porque será?
    Então a razão de existirem Universidades, Institutos Politécnicos, nāo são os alunos? Porque não cuidaram , em tempo , do investimento em residências universitárias, em detrimento de outros investimentos, para não deixar alunos de fora do ensino superior por falta de condições para pagar alojamento a preços de luxo?
    Vergonha por tanta desigualdade.

    ResponderEliminar
  30. Mesmo filhinhos de papá  que esquecem as origens 

    ResponderEliminar
  31. Não queira fazer dos outros burros, não pertenço à tua seita.
    Vêm para aqui defender Salazar, cujo regime celebrava o "dia da raça" e a superioridade da raça, assim como defendia a proibição da mulher trabalhar e votar, e querem atirar areia para os olhos a dizer que não são fascistas mas apenas nacionalistas!?
    E pior que tudo, um OJ a defender a falta de independência do poder judicial, com prisões por motivos políticos sem culpa formada, em cativeiro?!
    Tenham vergonha na cara!
    Mas deixo um desafio:
    Este blogue tem página no FB:
    Vão para lá com este discurso e veremos se a vossa vergonhosa posição constitui   crime por defesa da ideologia fascista.
    O vosso lugar não é nos tribunais, é na prisão.

    ResponderEliminar
  32. 2 ×1000×14 meses livres de impostos??


    E velhinhos  que msl ganham para medicação 


    Acordem este país @!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ