O Palácio da Justiça de Rio Maior, o mais destacado, mas o pior conservado da Comarca
Decorreu ontem, 26SET, pela tarde, uma visita ao Palácio da Justiça de Rio Maior, uma iniciativa da EICEL 1920, Associação para a Defesa do património e do Clube UNESCO para o Património Cultural.
O Tribunal de Rio Maior, que é um símbolo de uma obra arrojada, que em 1961, quando foi inaugurado, criou alguma polémica, abriu as portas para uma visita guiada com a presença do professor catedrático da Universidade de Lisboa, arquiteto José Manuel Fernandes, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
O Tribunal é uma obra do arquiteto Sebastião Formosinho Sanchez, inserida num parque urbano judicial que está com problemas de conservação, sendo este o edifício que está em pior estado de entre os 17 edifícios que pertencem à Comarca de Santarém.
O Palácio da Justiça de Rio Maior foi inaugurado em 1961, sendo de inspiração brasileira, porque o arquiteto, que passou por Brasília e contactou com Óscar Niemeyer, daí trazendo a inspiração do traço para este edifício que era muito diferente do que demais se fazia em Portugal tendo sido necessário, “à última da hora” investir mais cerca de 2 mil contos, à época, para lhe dar mais “alguma dignidade”, já que não tinha a frontaria de colunas romanas, como era hábito nas construções da época.
O arquiteto quis que o edifício fosse mais humano, afirmou na época o seu autor, o Arquiteto Formosinho Sanchez, que “[a expressão estética do Estado Novo era] despida de ambiente humano, de escala e de inserção urbanas. (…) estava aliada a expressões plásticas desgarradas dessa sociedade, saudosisticamente viciada de elementos de conjunto e pormenor em contraste violento e, em alguns casos, desmesurado relativamente a um vincado meio urbano, social e económico”.
O Palácio da Justiça de Rio Maior conta com um conjunto escultórico na sua frente, da autoria de Lagoa Henriques, professor na Escola de Belas Artes de Lisboa e também autor da escultura de Fernando Pessoa que se encontra no Largo do Chiado, em Lisboa.
O Palácio de Rio Maior, que é o que se encontra em pior estado de conservação da Comarca de Santarém, suscita muitos pedidos de visita de estudantes e investigadores com muita frequência.
O edifício marcou o início de um novo ciclo estético na arquitetura judicial e na administração pública, constando hoje em anuários e referências de história da arquitetura em Portugal, estando classificado como património arquitetónico de Arquitetura Paisagista de estilo modernista.
Quanto ao conjunto de estátuas, trata-se de um modelado vazado em bronze, composto por cinco figuras: a Culpa ou o Crime, dentro de uma gruta; a Consciência, dentro de uma concha; a Inteligência e a Vontade que encimam o conjunto escultórico; e uma quinta figura com a mão estendida em direção à Inteligência e Vontade, apelando à Justiça.
Nas alas laterais do edifício funcionaram várias Conservatórias e o Notário, estando hoje devolutas.


Fontes: “O Mirante” e “Região de Rio Maior”.
Nas laterais áreas devolutas
ResponderEliminarAí está, pagando-se rendas milionárias a particulares noutras áreas
Bela gestão dos dinheiros piblicos
E os fiscais do país , ministério público, etc, a olharem para o lado
Tristeza, país de mafiosos, país de politicos, amiguinhos, banqueiros e grandes empresários amigos.
O povo já não é o que era.
Os Chegamos que por aqui andam, já devem estar a deitar fumo da sua cabeça oca, a tentar perceber o que significa "ue caracterizava a arquitetura do seu saudoso regime.🙈
ResponderEliminarSe não fosse o Prof. Salazar e o seu ministro Prof. Mário Júlio de Almeida Costa, hoje todos nós (ou quase todos) trabalharíamos em caves de prédios, apartamentos e contentores, ou outras coisas semelhantes.
ResponderEliminarA eles se deve os magníficos Palácios da Justiça que temos por esse país fora.
Obras do Estado Novo mas que ainda hoje engrandecem, prestigiam e dignificam a Justiça.
Hoje em dia é só negociatas - como o Campus de Lisboa em que o Estado já gastou mais em rendas do que na construção de uma cidade judiciária.
ResponderEliminar7 anos
Tanto os atacas que não te saem da cabeça. Estás doente e nem te dás conta.
ResponderEliminarCertinho.
ResponderEliminarMas o povo também tem culpa.
Já nada temos a ver com a raça dos nossos antepassados.
Não batemos o pé a nada.
Ponham os olhos nos franceses, que quando é para contestar is políticos tremem todos.
Aqui somos uns bananas
Por isso os governantes fazem de nós o que lhes apetece.
Totos
Sim, realmente é magnífico trabalhar nesses magníficos edifícios salazaristas bafientos, onde o cheiro a mofo que se entranha nos ossos, identifica-se com o seu discurso.
ResponderEliminarÉ evidente a necessidade de se proceder a uma depuração na sociedade de modo a proteger o futuro dos nossos filhos desta corja de fascistas.
Os fins justificarao os meios.
Sou chegano como dizes e quanto mais tens esse paleio, mais serei.
ResponderEliminarBorrifando para ti que gostas de 50 anos de roubalheira
Lá tinha que vir o do costume com a cassete do fascismo...
ResponderEliminarAlas laterais do edifício devolutas e às tantas a Comarca a pagar rendas a outros, como noutras do País.
ResponderEliminarMas este País é mesmo só para ricos. Veja-se aquilo que agora chamaram de renda moderada! Quem consegue pagar tal coisa? A classe média e baixa em Portugal não, de certeza. Quem paga aquele valor elevado de renda, pode mas é comprar o imóvel para si, por empréstimo bancário.
É o que faz a política dos liberais: as pessoas ficam para trás e o lucro, a especulação imobiliária, a ganância, o capital, seguem de vento em popa!
Olha lá se o governo apoia com milhões de euros as Câmaras Municipais, as Cooperativas, a construir e a recuperar casas a preços de custo, acessíveis, para as pessoa comprarem ou arrendarem?
Mas as próximas autárquicas já irão demonstrar o descontentamento, dado que as medidas tomadas, neste caso, na habitaçāo, nada resolveram e não são as agora anunciadas que o vão fazer . Os jovens entāo, estão desprotegidos neste setor.
Raça !!???
ResponderEliminarEu vou ao médico, veterinário só com o caniche.
Mas já agora qual o teu pedigree?
Street dog?
Realmente a classe bateu no fundo.
ResponderEliminarOficiais de justiça a falar de pureza da raça.🤮
Tenho amigos pretos mais inteligentes num dedo que esta escumalha no corpo todo.
GFYS!
Certeiro
ResponderEliminarFod'zz
Por mim venha esse daudoso regime.
ResponderEliminarSalazar não enriqueceu com o dinheiro público
Estas doente filhonjo de papá rico
ResponderEliminarMuda de cassete mesmo.
E levas com os edificios que alguém contruiu para tu estudares e os teus filhos.
Nunca desistir, mesmo de baixa.
ResponderEliminarNunca vou desistir do que me roubaram!
Paga, não gostas??
ResponderEliminarAbda por aqui quem goste
Pede subsídio de renda de casa de 1000€ livre de impostos, como dão aos magistrados, vezes 14 meses.
ResponderEliminarOu vai para o CEJ
E quando ambos são magistrados!
ResponderEliminardois mil euros de renda!
Eu levo-te ao veterinário na boa, já que falas nisso.
ResponderEliminarMas lafinal wuem uda o termo chegano não é racista??
Virgens
Viva este país que mais sr vai parecendo com África e Venezuela.
ResponderEliminarMas vocês gostam escravos.
Realmente a dita classe bateu no fundo, mas quando alguém não sabe o significado de raça.
ResponderEliminarRaça para vocês tem só a ver com etnia ou cor da pele?
Voltem à escola primária feita pelo salazar, porque aí aprendi que raça não é só etnia, mas sim garra! Força , pujança!
Tristes que confundem porque de facto tendo ensino superior nem isso sabem.
Dim street dog que hostas e só aprendeste isso na escola. Mas a culpa não é tua, é dos que te tentaram ensinar e te passaram administrativamente.
ResponderEliminarSem dúvida.
ResponderEliminarNem sequer saberem que a lingua Portuguesa é dificil e sim raça não é só racismo. E é esta gente que nem o dicionário sabe consultar, já para não falar no famoso chatgp não sei quantos. Que concerteza lhes dava umas dicas.
Tem esta gente grau superior e mestrados
Fod----
Sabes querida, eu sou teu colega de seção e vais ter que me gramar como o que dizes chegano. Tal como eu tenho que te gramar.
ResponderEliminarÉ a vida.
Habitua que te custa menos.
Certinho
ResponderEliminarMas triste, porque quem tem filhos, vai sofrer.
Continuem escravos a gostar de o ser
ResponderEliminarSou dos roubados de 2001 a 2004.
ResponderEliminarContinuo de baixa até me pagarem o roubo.
Casta superior, oh ensino superior, oh nível 3
ResponderEliminarE interpretarem raça apenas como sendo etnia ou cor de pele
E assim temos os governantes politicos também.
Temos o que merecemos.
ResponderEliminarNāo tem nada a ver se são 2 Magistrados. É um acaso da vida de cada um .
O que aqui interessa é se um Of Justiça com o seu vencimento mensal consegue pagar 2.300 euros de renda à qual chamam os nossos governantes atuais de MODERADA. O que serão para então rendas elevadas, de alto valor? Moderadas só se fôr para eles, pois nem precisam e têm subsídios para renda.Quem tem filhos jovens só tem razões para se preocupar. Vejam o preço dos quartos para estudantes e que apenas 13% do valor do PRR para residências universitárias acessíveis se encontra executado.Porque será?
Então a razão de existirem Universidades, Institutos Politécnicos, nāo são os alunos? Porque não cuidaram , em tempo , do investimento em residências universitárias, em detrimento de outros investimentos, para não deixar alunos de fora do ensino superior por falta de condições para pagar alojamento a preços de luxo?
Vergonha por tanta desigualdade.
Mesmo filhinhos de papá que esquecem as origens
ResponderEliminarNão queira fazer dos outros burros, não pertenço à tua seita.
ResponderEliminarVêm para aqui defender Salazar, cujo regime celebrava o "dia da raça" e a superioridade da raça, assim como defendia a proibição da mulher trabalhar e votar, e querem atirar areia para os olhos a dizer que não são fascistas mas apenas nacionalistas!?
E pior que tudo, um OJ a defender a falta de independência do poder judicial, com prisões por motivos políticos sem culpa formada, em cativeiro?!
Tenham vergonha na cara!
Mas deixo um desafio:
Este blogue tem página no FB:
Vão para lá com este discurso e veremos se a vossa vergonhosa posição constitui crime por defesa da ideologia fascista.
O vosso lugar não é nos tribunais, é na prisão.
2 ×1000×14 meses livres de impostos??
ResponderEliminarE velhinhos que msl ganham para medicação
Acordem este país @!!