Conversa da Treta

      Regina Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) arriscou muito no último artigo publicado no Correio da Manhã de ontem. Foi muito temerária na publicação e logo no título: “Deixem-se de tretas!”


      “Tretas” é o apelo que Regina Soares concretiza na classificação, referindo-se à atuação do Governo. Entretanto, os Oficiais de Justiça fazem uma leitura mais abrangente desse “Deixem-se de tretas”, abarcando, necessariamente, a pouca ou nenhuma informação sindical dirigida aos Oficiais de Justiça, como sendo essa omissão o mesmo tipo de “tretas”.


      Depois da reunião da UGT com o Governo, a comunicação, tanto da UGT como do Governo, foram meras “tretas”, mas ao menos foram algo, ainda que tretas; já a comunicação dos Sindicatos dos Oficiais de Justiça sobre a reunião com o Governo nem tretas foram, porque não houve nenhuma comunicação.


      Claro que já nem sequer convencem as desculpas de alguns que vão no sentido de que a reunião com o Governo acabou tarde e, com isso, o cansaço venceu as pessoas que já não foram capazes de dizer duas simples palavras sobre nada. Tretas!


      Só na noite de ontem, o SFJ, pressionado, lá acabou por divulgar informação sobre a tal reunião que volta a classificar como “reunião técnica”, mas “sobre matérias centrais do futuro Estatuto”. Quanto ao SOJ, não há nada; nenhuma informação.


      Atenção: diz o SFJ que as ditas tretas são “matérias centrais do futuro Estatuto”, pelo que de “treta” terão pouco, porque são assuntos muito relevantes para a carreira e que mantêm os Oficiais de Justiça muito ansiosos.


      De acordo com a informação sindical de ontem à noite do SFJ, a reunião técnica voltou a abordar a questão dos ingressos e das promoções, isto é, a continuação da mesma treta que vem arrastando as reuniões e entretendo os destinatários desde há meses.


      Apesar da treta simples e de continuidade propalada, o certo é que tal treta demorou mais de 24 horas a comunicar duas meras tretas, tretas essas que em dois minutos se diriam.


      Claro que é estranho e claro que é uma treta o conteúdo destas reuniões, uma vez que muitos mais assuntos foram tratados.


      Por fim, dada a comunicada inconsequência da reunião, eis que ficou marcada uma outra reunião de treta, ou técnica, para 15 de janeiro.


      De treta em treta, com a anuência e a subserviência de sempre, cada vez mais bagatelar, conclui o SFJ a informação sindical assim:


      «O SFJ continuará a informar os associados sempre que existam desenvolvimentos oficiais e medidas concretas, porque é isso que os colegas merecem: clareza, respeito e responsabilidade.»


      No artigo do Correio da Manhã destra quarta-feira, Regina Soares conclui afirmando que “Quando o discurso público protege apenas quem não faz greve, o problema já não é o grevista; é o Estado.»


      Ora, no caso em apreço, é verdadeiramente o Estado o problema e não o Oficial de Justiça, porque este está completamente desprovido de peso institucional.


      A reunião de 16DEZ terminou com a marcação de outra reunião para 15JAN, um mês depois; nova reunião da treta que já nenhum Oficial de Justiça acredita que poderá conter algum passo em frente.


      Até lá, só podemos concluir que as reuniões têm sido uma treta, que têm obtido a bênção dos sindicatos e que os documentos estarão prontos quando forem necessários, seja lá isso quando for.


      Com a Justiça em esforço, estamos todos na corda bamba, sem a segurança nem a obrigatória tranquilidade e serenidade que o dia a dia carece.


Sinal-PerigoEmAndamento.jpg


      Fontes: SFJ: “Nota Info 17DEZ2025” e “SFJ-CM 17DEZ2025”.

Comentários

  1. Para o ano é que é...
    Mais do mesmo. Estas pessoas não têm vergonha?
    Se não têm capacidade para mais abdiquem.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Colegas 


    Só para dizer que tenho saudades das conversas da treta com aquela dupla fantástica do António Feio e do Zé Pedro Gomes, mas já há muito tempo que estou saturado da conversa da treta dos sindicatos que nos representam, e então desta Sra Regina toda ela já é uma grande treta.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Sampaio18/12/25 08:24

    Disse tudo sr. Bloguer, de sindicalistas a tretistas. Tristeza de gente que nos representa.
    Não anónimo.

    ResponderEliminar
  4. Existe uma incoerência, patente, entre o artigo de opinião da Sra Presidente do SFJ e as informações que vão  saindo das reuniões técnicas.
    O SFJ, ou melhor, a sua Direção, deve passar a ser apenas uma Direção Técnica e, por isso, a prazo, já que, se bem entendi, as matérias técnicas não podem ser partilhadas pelos associados porque eles não têm conhecinentos suficientes para as decifrar e/ou são de pouca relevância e rápidamente vão ser ultrapassados por algo maior que, todos já percebemos, vai ser a divulgação de mais uma proposta por parte do Governo.
    Enquanto isso, os associados e demais colegas desconhecem o que o SFJ propõe porque, bem vistas as coisas , não é da vida profissional que estamos a falar, é da "treta" que vamos lendo e ouvindo do SFJ.
    E já agora, Sra Presidente, a greve geral é nossa, foi nossa, ao contrário do que disse.O que queria dizer é  que não foi CONVOCADA pelo SFJ mas, já era tempo...
    Tic, tac, tic, tac.

    ResponderEliminar
  5. Quem sei que nome chamarei a tal comportamento  dos sindicatos para não  dizerem  nada, mais do mesmo, nada resolverem e assim não  terem respeito por quem lhes paga!


    Brincar  com vidas que têm  familia para sustentar.


    Tenham VERGONHA  nessa cara!!


    Desfiliei.
    25 anos de enganos.
    Maldita hora que vom para isto.

    ResponderEliminar
  6. Outra treta é os funcionários que foram eventuais entre 2000 e 2005, a quem a alguns foi pago o valor da reconstituição da carreira na ordem dos € 20000 e 30000, outros 3700 e mais uns quantos que ainda nada receberam e aguardam que a DGAJ diga algo que não treta (o pagamento integral).
    Atenção notificações em Maio, reclamações no prazo de 10 dias e a decisão (quantos dias???).

    ResponderEliminar
  7. Falta muito para ir embora???18/12/25 09:07

    Com o que falta para termos um estatuto de "treta" já não falta muito. Os sindicatos mantêm o inaceitável comportamento perante os seus representados que levou ao aparecimento do inconsequente DL 27/2025 e que acabou com a carreira dos OJ. Pergunta-se! Os OJ vão manter esta posição de anuência e aceitação perante este comportamento dos sindicatos, cujos resultados são fáceis de antecipar? Os OJ que assistem da 1ª fila ao destruir da sua profissão e do seu futuro vão manter-se à margem do que se passa? Pode-se perguntar o que é possivel fazer. Várias coisas, entre eleas exigir realização de assembleias gerais para saber o que se anta a discutir em "reuniões técnicas" mas que, afinal, são estruturantes do futuro estatuto!!?? Os sócios destas "agremiações" podem exigir responsabilidades. Se assim é, porque não o fazem?   

    ResponderEliminar
  8. Treta é a maneira dos sindicatos gerirem toda a situação. Greve já!!!!!

    ResponderEliminar
  9. 2 (dois) SINDICATOS DA TRETA - PARA TÓTÓS

    ResponderEliminar
  10. Agora digo-o sem preconceitos e sem precipitações - Na minha opinião Regina é pior que Marçal ! Mais não digo.

    ResponderEliminar
  11. Regina Regina, veja lá se atina!!

    ResponderEliminar
  12. O SOJ tem informado regularmente, de forma quase secreta, os seus associados.


    Querem saber verdadeiramente o que se tem passado nas reuniões? Associem-se ao soj e ficarão a par de tudo.

    ResponderEliminar
  13. este tema é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Mas eu nunca desistirei!!!!!!!!!!!!!
    Contra tudo e contra todos!!!!!!!
    Há muitas formas de luta .
    Muitas silênciosas quanto a esse ROUBO


    NUNCA DESISTO
    ATÉ MORRER

    ResponderEliminar
  14. Que disparate. Pior que o Marçal e o outro sr não há. Pode ter a certeza.

    ResponderEliminar
  15. O mais engraçado é que querem promoções, quando em março despromoveram a maioria dos funcionários.
    Se isto não é cómico, não sei o que é comédia 
    Não deixem de pagar as quotas a esta malta.

    ResponderEliminar
  16. TRATAREM DA VIDIDNHA DELES, COMO FIZERAM OS ANTERIORES ERNANDOS JOSGES E MARÇAIS,


    COM VIAGENS E JANTARADAS PELO MEIRO,
    TUDO PRESO PELO PODER POLITICO


    FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF




    QUE ESTA A TRABALHAR NO DIA ADIA DAS SECRETARIAS QUE SE FFFFF E AGUENTE E PAGUE PARA QUE OS SINDICATOS  TENHAM VIDA BOA


    NOJO POR ESTA GENTE! 

    ResponderEliminar
  17. Ó REGINA VÊ SE ATINAS!

    ResponderEliminar
  18. 2 (dois) SINDICATOS DA TRETA - PARA TÓTÓS

    ResponderEliminar
  19. Jim da Selva18/12/25 10:46

    a Conversa da Treta tinha a sua piada, fazia-nos rir, esta só nos faz chorar, de treta em treta vai o sindicato enchendo o papo.18 de Dezembro e nem o esperado calendário o SFJ se digna oferecer aos associados... 

    ResponderEliminar
  20. ...era preciso que o Carlos Almeida acordasse do sono profundo.
    Acha que alguém vai cair nesse isco?

    ResponderEliminar
  21. Tudo muito vago para não dizer que nada se disse.
    Con papas e bolos se enganam os tolos.
    E assim andamos mas a culpa é daqueles que alimentam os sindicatos.
    Certamente já os sindicatos conhecem a vontade do governo e os oficiais de justiça vão conhecer quando for público e demasiado tarde para se pronunciarem.

    ResponderEliminar
  22. Sim, é a minha prioridade. Ser informado do ridículo papel dos sindicatos. 

    ResponderEliminar
  23. Esta visto, Regina é parte do problema!

    ResponderEliminar
  24. Senhoras e Senhores candidatos independentes ao COJ, o tempo urge e o "sistema" está a trabalhar ativamente no assunto.
    Apresentem-se a jogo que há muito trabalho a fazer

    ResponderEliminar
  25. NOJO 
    NOJO
    É A PALAVRA CERTA

    ResponderEliminar
  26. A tolerância de 24, 26 e 31 de dezembro, quem tiver férias marcadas nesses 3 dias perde as férias?

    ResponderEliminar
  27. O pessoal fala muito aqui mas na hora de votar já sabemos quem vai ser eleito ...


    O pessoal reclama mas não consegue tirar as palas.

    ResponderEliminar
  28. Não. Leiaos comunicados de Marçal e de Regina!


    Regina é pior do que Marçal!

    ResponderEliminar
  29. Se aparecer uma lista ao COJ, diferente, da do SFJ - SOJ, tem o meu voto.

    ResponderEliminar
  30. Não admira...já fazia parte da anterior equipa.
    É certo que os sindicatos representam os trabalhadores junto da tutela, o que eu questiono é se eles podem decidir nas costas dos seus representados, mantendo-os completamente às "escuras" (e de forma prejudicial como se viu no caso dos 3ºs escalões)  e depois já nada há fazer.
    Isto será licito? Fica a reflexão...

    ResponderEliminar
  31. Sim perde, porque  se está de férias, já está ausente do serviço, não tem lógica a tolerância de ponto. Antes de o ser já o era.
    O caso é que, estando atento, já nāo devia ter marcado férias no mínimo na véspera de Natal e Ano Novo, pois é habitual a tolerância de ponto concedida nesses dias.

    ResponderEliminar
  32. Este SINDICATO DA TRETA ainda tem associados?

    ResponderEliminar
  33. O Marçal encabeça uma Lista, Aposto!

    ResponderEliminar
  34. Escrevi um comentário no dia ontem onde questionei precisamente isso!...

    ResponderEliminar
  35. Sr. Conselheiro Marçal!


    Respeitinho!!

    ResponderEliminar
  36. Pode sempre requerer a alteração dos dias de férias. Desde que não haja inconveniência para o serviço, nada impede tal alteração.

    ResponderEliminar
  37. No final é-lhe atribuído um louvor. 

    ResponderEliminar
  38. certo deve requerer a alteração das férias nos termos do135 da LGTFP

    ResponderEliminar

  39. Artigo 12.º 
    Prazo de apresentação de candidatura 
    A lista referida no artigo anterior deve ser apresentada no Conselho dos Oficiais de Justiça  até ao 30.º dia anterior ao das eleições.


    se as eleições são a 26 de janeiro há pouco mais de uma semana para entrega de listas independentes


    ResponderEliminar
  40. É SÓ DESTITUIR!

    ResponderEliminar
  41. https://www.dn.pt/opiniao/reforma-da-justia-em-2026-tenham-juzo

    ResponderEliminar
  42. 17h58m de sexta feira, dia 19 de Dezembro e os pan do car não publicaram o movimento.


    Gozam connosco à força toda.




    Fui movimentado neste último movimento.


    Esperava no dia 2 de Janeiro apresentar-me no novo tribunal que fica perto de minha casa.


    Como aqui já disseram, parece que vão dar sem efeito ou atrasar este movimento de Outubro.


    Se isso se confirmar, dia 2 de Janeiro vou ao médico e meto baixa. É certinho!!


    Vão gozar com a p q vos p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ