Conversa da Treta
Regina Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) arriscou muito no último artigo publicado no Correio da Manhã de ontem. Foi muito temerária na publicação e logo no título: “Deixem-se de tretas!”
“Tretas” é o apelo que Regina Soares concretiza na classificação, referindo-se à atuação do Governo. Entretanto, os Oficiais de Justiça fazem uma leitura mais abrangente desse “Deixem-se de tretas”, abarcando, necessariamente, a pouca ou nenhuma informação sindical dirigida aos Oficiais de Justiça, como sendo essa omissão o mesmo tipo de “tretas”.
Depois da reunião da UGT com o Governo, a comunicação, tanto da UGT como do Governo, foram meras “tretas”, mas ao menos foram algo, ainda que tretas; já a comunicação dos Sindicatos dos Oficiais de Justiça sobre a reunião com o Governo nem tretas foram, porque não houve nenhuma comunicação.
Claro que já nem sequer convencem as desculpas de alguns que vão no sentido de que a reunião com o Governo acabou tarde e, com isso, o cansaço venceu as pessoas que já não foram capazes de dizer duas simples palavras sobre nada. Tretas!
Só na noite de ontem, o SFJ, pressionado, lá acabou por divulgar informação sobre a tal reunião que volta a classificar como “reunião técnica”, mas “sobre matérias centrais do futuro Estatuto”. Quanto ao SOJ, não há nada; nenhuma informação.
Atenção: diz o SFJ que as ditas tretas são “matérias centrais do futuro Estatuto”, pelo que de “treta” terão pouco, porque são assuntos muito relevantes para a carreira e que mantêm os Oficiais de Justiça muito ansiosos.
De acordo com a informação sindical de ontem à noite do SFJ, a reunião técnica voltou a abordar a questão dos ingressos e das promoções, isto é, a continuação da mesma treta que vem arrastando as reuniões e entretendo os destinatários desde há meses.
Apesar da treta simples e de continuidade propalada, o certo é que tal treta demorou mais de 24 horas a comunicar duas meras tretas, tretas essas que em dois minutos se diriam.
Claro que é estranho e claro que é uma treta o conteúdo destas reuniões, uma vez que muitos mais assuntos foram tratados.
Por fim, dada a comunicada inconsequência da reunião, eis que ficou marcada uma outra reunião de treta, ou técnica, para 15 de janeiro.
De treta em treta, com a anuência e a subserviência de sempre, cada vez mais bagatelar, conclui o SFJ a informação sindical assim:
«O SFJ continuará a informar os associados sempre que existam desenvolvimentos oficiais e medidas concretas, porque é isso que os colegas merecem: clareza, respeito e responsabilidade.»
No artigo do Correio da Manhã destra quarta-feira, Regina Soares conclui afirmando que “Quando o discurso público protege apenas quem não faz greve, o problema já não é o grevista; é o Estado.»
Ora, no caso em apreço, é verdadeiramente o Estado o problema e não o Oficial de Justiça, porque este está completamente desprovido de peso institucional.
A reunião de 16DEZ terminou com a marcação de outra reunião para 15JAN, um mês depois; nova reunião da treta que já nenhum Oficial de Justiça acredita que poderá conter algum passo em frente.
Até lá, só podemos concluir que as reuniões têm sido uma treta, que têm obtido a bênção dos sindicatos e que os documentos estarão prontos quando forem necessários, seja lá isso quando for.
Com a Justiça em esforço, estamos todos na corda bamba, sem a segurança nem a obrigatória tranquilidade e serenidade que o dia a dia carece.

Fontes: SFJ: “Nota Info 17DEZ2025” e “SFJ-CM 17DEZ2025”.
Para o ano é que é...
ResponderEliminarMais do mesmo. Estas pessoas não têm vergonha?
Se não têm capacidade para mais abdiquem.
Bom dia Colegas
ResponderEliminarSó para dizer que tenho saudades das conversas da treta com aquela dupla fantástica do António Feio e do Zé Pedro Gomes, mas já há muito tempo que estou saturado da conversa da treta dos sindicatos que nos representam, e então desta Sra Regina toda ela já é uma grande treta.
Disse tudo sr. Bloguer, de sindicalistas a tretistas. Tristeza de gente que nos representa.
ResponderEliminarNão anónimo.
Existe uma incoerência, patente, entre o artigo de opinião da Sra Presidente do SFJ e as informações que vão saindo das reuniões técnicas.
ResponderEliminarO SFJ, ou melhor, a sua Direção, deve passar a ser apenas uma Direção Técnica e, por isso, a prazo, já que, se bem entendi, as matérias técnicas não podem ser partilhadas pelos associados porque eles não têm conhecinentos suficientes para as decifrar e/ou são de pouca relevância e rápidamente vão ser ultrapassados por algo maior que, todos já percebemos, vai ser a divulgação de mais uma proposta por parte do Governo.
Enquanto isso, os associados e demais colegas desconhecem o que o SFJ propõe porque, bem vistas as coisas , não é da vida profissional que estamos a falar, é da "treta" que vamos lendo e ouvindo do SFJ.
E já agora, Sra Presidente, a greve geral é nossa, foi nossa, ao contrário do que disse.O que queria dizer é que não foi CONVOCADA pelo SFJ mas, já era tempo...
Tic, tac, tic, tac.
Quem sei que nome chamarei a tal comportamento dos sindicatos para não dizerem nada, mais do mesmo, nada resolverem e assim não terem respeito por quem lhes paga!
ResponderEliminarBrincar com vidas que têm familia para sustentar.
Tenham VERGONHA nessa cara!!
Desfiliei.
25 anos de enganos.
Maldita hora que vom para isto.
Outra treta é os funcionários que foram eventuais entre 2000 e 2005, a quem a alguns foi pago o valor da reconstituição da carreira na ordem dos € 20000 e 30000, outros 3700 e mais uns quantos que ainda nada receberam e aguardam que a DGAJ diga algo que não treta (o pagamento integral).
ResponderEliminarAtenção notificações em Maio, reclamações no prazo de 10 dias e a decisão (quantos dias???).
Com o que falta para termos um estatuto de "treta" já não falta muito. Os sindicatos mantêm o inaceitável comportamento perante os seus representados que levou ao aparecimento do inconsequente DL 27/2025 e que acabou com a carreira dos OJ. Pergunta-se! Os OJ vão manter esta posição de anuência e aceitação perante este comportamento dos sindicatos, cujos resultados são fáceis de antecipar? Os OJ que assistem da 1ª fila ao destruir da sua profissão e do seu futuro vão manter-se à margem do que se passa? Pode-se perguntar o que é possivel fazer. Várias coisas, entre eleas exigir realização de assembleias gerais para saber o que se anta a discutir em "reuniões técnicas" mas que, afinal, são estruturantes do futuro estatuto!!?? Os sócios destas "agremiações" podem exigir responsabilidades. Se assim é, porque não o fazem?
ResponderEliminarTreta é a maneira dos sindicatos gerirem toda a situação. Greve já!!!!!
ResponderEliminar2 (dois) SINDICATOS DA TRETA - PARA TÓTÓS
ResponderEliminarAgora digo-o sem preconceitos e sem precipitações - Na minha opinião Regina é pior que Marçal ! Mais não digo.
ResponderEliminarRegina Regina, veja lá se atina!!
ResponderEliminarO SOJ tem informado regularmente, de forma quase secreta, os seus associados.
ResponderEliminarQuerem saber verdadeiramente o que se tem passado nas reuniões? Associem-se ao soj e ficarão a par de tudo.
este tema é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarMas eu nunca desistirei!!!!!!!!!!!!!
Contra tudo e contra todos!!!!!!!
Há muitas formas de luta .
Muitas silênciosas quanto a esse ROUBO
NUNCA DESISTO
ATÉ MORRER
Que disparate. Pior que o Marçal e o outro sr não há. Pode ter a certeza.
ResponderEliminarO mais engraçado é que querem promoções, quando em março despromoveram a maioria dos funcionários.
ResponderEliminarSe isto não é cómico, não sei o que é comédia
Não deixem de pagar as quotas a esta malta.
TRATAREM DA VIDIDNHA DELES, COMO FIZERAM OS ANTERIORES ERNANDOS JOSGES E MARÇAIS,
ResponderEliminarCOM VIAGENS E JANTARADAS PELO MEIRO,
TUDO PRESO PELO PODER POLITICO
FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
QUE ESTA A TRABALHAR NO DIA ADIA DAS SECRETARIAS QUE SE FFFFF E AGUENTE E PAGUE PARA QUE OS SINDICATOS TENHAM VIDA BOA
NOJO POR ESTA GENTE!
Ó REGINA VÊ SE ATINAS!
ResponderEliminar2 (dois) SINDICATOS DA TRETA - PARA TÓTÓS
ResponderEliminara Conversa da Treta tinha a sua piada, fazia-nos rir, esta só nos faz chorar, de treta em treta vai o sindicato enchendo o papo.18 de Dezembro e nem o esperado calendário o SFJ se digna oferecer aos associados...
ResponderEliminar...era preciso que o Carlos Almeida acordasse do sono profundo.
ResponderEliminarAcha que alguém vai cair nesse isco?
Tudo muito vago para não dizer que nada se disse.
ResponderEliminarCon papas e bolos se enganam os tolos.
E assim andamos mas a culpa é daqueles que alimentam os sindicatos.
Certamente já os sindicatos conhecem a vontade do governo e os oficiais de justiça vão conhecer quando for público e demasiado tarde para se pronunciarem.
Sim, é a minha prioridade. Ser informado do ridículo papel dos sindicatos.
ResponderEliminarEsta visto, Regina é parte do problema!
ResponderEliminarSenhoras e Senhores candidatos independentes ao COJ, o tempo urge e o "sistema" está a trabalhar ativamente no assunto.
ResponderEliminarApresentem-se a jogo que há muito trabalho a fazer
NOJO
ResponderEliminarNOJO
É A PALAVRA CERTA
A tolerância de 24, 26 e 31 de dezembro, quem tiver férias marcadas nesses 3 dias perde as férias?
ResponderEliminarO pessoal fala muito aqui mas na hora de votar já sabemos quem vai ser eleito ...
ResponderEliminarO pessoal reclama mas não consegue tirar as palas.
Não. Leiaos comunicados de Marçal e de Regina!
ResponderEliminarRegina é pior do que Marçal!
Se aparecer uma lista ao COJ, diferente, da do SFJ - SOJ, tem o meu voto.
ResponderEliminarNão admira...já fazia parte da anterior equipa.
ResponderEliminarÉ certo que os sindicatos representam os trabalhadores junto da tutela, o que eu questiono é se eles podem decidir nas costas dos seus representados, mantendo-os completamente às "escuras" (e de forma prejudicial como se viu no caso dos 3ºs escalões) e depois já nada há fazer.
Isto será licito? Fica a reflexão...
Sim perde, porque se está de férias, já está ausente do serviço, não tem lógica a tolerância de ponto. Antes de o ser já o era.
ResponderEliminarO caso é que, estando atento, já nāo devia ter marcado férias no mínimo na véspera de Natal e Ano Novo, pois é habitual a tolerância de ponto concedida nesses dias.
Este SINDICATO DA TRETA ainda tem associados?
ResponderEliminarO Marçal encabeça uma Lista, Aposto!
ResponderEliminarEscrevi um comentário no dia ontem onde questionei precisamente isso!...
ResponderEliminarSr. Conselheiro Marçal!
ResponderEliminarRespeitinho!!
Pode sempre requerer a alteração dos dias de férias. Desde que não haja inconveniência para o serviço, nada impede tal alteração.
ResponderEliminarNo final é-lhe atribuído um louvor.
ResponderEliminarcerto deve requerer a alteração das férias nos termos do135 da LGTFP
ResponderEliminar
ResponderEliminarArtigo 12.º
Prazo de apresentação de candidatura
A lista referida no artigo anterior deve ser apresentada no Conselho dos Oficiais de Justiça até ao 30.º dia anterior ao das eleições.
se as eleições são a 26 de janeiro há pouco mais de uma semana para entrega de listas independentes
É SÓ DESTITUIR!
ResponderEliminarhttps://www.dn.pt/opiniao/reforma-da-justia-em-2026-tenham-juzo
ResponderEliminar17h58m de sexta feira, dia 19 de Dezembro e os pan do car não publicaram o movimento.
ResponderEliminarGozam connosco à força toda.
Fui movimentado neste último movimento.
Esperava no dia 2 de Janeiro apresentar-me no novo tribunal que fica perto de minha casa.
Como aqui já disseram, parece que vão dar sem efeito ou atrasar este movimento de Outubro.
Se isso se confirmar, dia 2 de Janeiro vou ao médico e meto baixa. É certinho!!
Vão gozar com a p q vos p