O risco de viver
Publicou ontem o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na sua página na Internet, mais uma nota de pesar pelo falecimento de mais um Oficial de Justiça que exerceu funções sindicais naquele Sindicato.
Tal como já aqui publicamos, por diversas vezes, outras notas deste género, resolvemos hoje voltar a destacar este assunto e este caso em concreto, não só porque obtivemos mais informações sobre o Oficial de Justiça falecido, mas, principalmente, porque queremos transmitir a todos a fragilidade da nossa vida, com o exemplo daquela ora finda, e a desnecessidade e a grande perda de tempo em ataques e contra-ataques fratricidas, como os que diariamente se podem ler nas redes sociais e também nos comentários aos nossos artigos diários.
O Rui faleceu a cerca de uma semana de festejar os seus 53 anos. Não padecia de nenhuma doença, deitou-se a dormir e foi encontrado pela filha na manhã do dia seguinte porque não desligava o despertador e não se levantava.
Assim, de repente, sem qualquer aviso prévio, sem ter oportunidade de fazer ou resolver o que quer que fosse. E isto pode acontecer a todo o momento a todos nós, porque, convençam-se, ninguém vai viver para sempre.
O Rui entrou para os tribunais no longínquo ano de 1999. Residia no norte, mas foi logo colocado em Lisboa, como tantos, ali ficando deslocado, até que, num dos três movimentos anuais ordinários que então existiam, conseguiu voltar ao norte, não ainda para a sua terra de origem, mas bem mais perto.
De Lisboa foi para Póvoa de Varzim, depois para Barcelos e, por fim, cerca de 15 anos depois, chegou à sua terra de origem, onde viveu até esta semana.
Ao longo destes longos 27 anos, nunca conseguiu mudar de categoria, sempre foi Escrivão Auxiliar, até que, no ano passado, passou a ser a mesma coisa, mas com outro nome: Técnico de Justiça.
Esta é a sua vida profissional sintetizada ao máximo, mas, nessa sua vida profissional, este Oficial de Justiça era também uma pessoa que se relacionava com todos de forma sempre amigável e generosa.
Todos nos garantiram que o Rui seria incapaz de insultar, maltratar ou desprezar qualquer colega, ou qualquer pessoa, mesmo sob o eventual anonimato dos comentários, tal era a sua integridade moral, e é isto que deve servir-nos de farol no nosso dia a dia e não aquilo que vemos pulular na Internet em que cada um tenta ter mais razão do que o outro e também ser melhor na refinada arte digital do insulto.
Sejamos justos, neste mundo da justiça tão cheia de injustiças. Sejamos mais atentos ao companheiro de percurso da vida, privada ou profissional, sejamos mais completos, sábios e serenos; vivamos mais!
Obrigado Rui!

Fontes: “SFJ-NotaPesar” e “Página da Comarca de Viana do Castelo”.
Bom dia OJ
ResponderEliminarO texto de hoje tocou-me profundamente...
Não volto mais a expressar-me nas redes sociais... Nem aqui...
Faz o teu caminho em PAZ Rui... Que os Deuses te aguardem e que te iluminem...
Sentimentos à família, amigos e colegas que com o Rui conviveram.
ResponderEliminarRIP
ResponderEliminarDigo e já o disse aqui muita vez:
ResponderEliminarNão somos nada, e tanta guerrinha da treta todos os dias para quê?
Mesmo as tricas de alguns magistrados e chefias, sempre a 'pisar' o mexilhão para quê?
Deixai-vos disso e fazei uma sociedade mais humanizada.
Por outro lado pensai: tanto sacrificio nesta profissão, desse a deslocação de casa anos e anos, passando pela carga de trabalho responsabilidade e péssimas condições de trabalho, para quê?
Pensem nisso todos e principalmente quem tem poder de decisão, pensem que tudo se esvai sem que menos se espere e de nada adianta tanta guerrinha, tanta inveja, etc
ResponderEliminarQue descanse em paz e sentidos pêsames à sua família, nesta hora tão difícil.
Quanto as polémicas e devaneios que se têm visto na vida e discussão pública...um cretino nunca deixará de ser cretino, mesmo que urre mais alto e espalhe obscenidades e brejeirice por todo lado, como é o que se tem visto neste blog e outros locais de discussão.
Tudo o que é divisão, violência nas suas mais variadas formas e desumanização, devem ser combatidos, pois o mal é a ausência do bem.
Realmente andamos todos enganados
ResponderEliminarTanta luta para nada
Descanse em paz
Certeiro!
ResponderEliminarSe parassem para pensar que tidos um dia morremos não andavam com tanta mania das superioridades e com essas guerrinhas
Certeiro
ResponderEliminarPaz a todas as almas.
ResponderEliminarQue descanse em paz.
E dizer que o ser humano não reflecte na finitude.
Se refletisse deixava-se de guerrinhas e invejas diárias, sem dúvida.
Afinal de que valem essas guerrinhas??
Pensem sobre isso srs mandadores
ResponderEliminarRIP
Era bom que TODOS tivessem presente que
"do pó vieste e ao pó voltarás"
Paz à sua alma ! Só por ter sido oficial de justiça,
ResponderEliminarJá foi um herói e longe de casa, longe dos seus !
Que os seus tenham orgulho no pai , mas não lhe queiram seguir a carreira profissional ! Há bem melhor mais bem pago e SOBRETUDO MAIS SAÚDÁVEL!
Bonito texto.
ResponderEliminarTriste, muito triste o assunto.
Os sentidos pêsames à família, amigos, colegas.
Pelo que se percebe deixa filhos.
Um beijinho e um abraço muito apertado aos filhos.
Também eu entrei em 1999.
Não o conhecia pessoalmente mas fica a sensação que o conhecia...
Ultimamente tem sido demais..
Demasiados Oficiais de Justiça a falecerem.
Um, já era muito.
1999, realmente o tempo passa.....
Abraço a todos.
TT
Devia tocar profundamente todos e todos os dias
ResponderEliminarCamarada isso para gente que não tem sentimentos é nada.
ResponderEliminarInfelizmente
Sem dúvida
ResponderEliminarCretinod é o que mais tenho visto nesta profissão
ResponderEliminarDiga isso às chefias, dgaj, mj, gestão comarca
ResponderEliminarNem mais!!!!
ResponderEliminarMas para a maioria da manada essas palavras são nada
Pensam que nunca morrem
Pensem nisso
ResponderEliminarA tipa que no tema de ontem menosprezou quem está nesta profissão com o 9o ano que pense
ResponderEliminar
ResponderEliminarPode ter a certeza que sim!
Que ponha os olhos no que é ser superior ou iguais no final.
ResponderEliminarRIP
Ultimamente tem falecido muito colega com ligações ao sindicato ...
ResponderEliminarOlha quem fala ...
ResponderEliminarO ressabiado não falha um único dia por aqui
ResponderEliminarHá que tratar dos vivos, A vida continua e não se fiem nos fgdp dos politicos.
ResponderEliminarObrigado pelo texto e bela
ResponderEliminarHomenagem. Permitam-me levar. Obrigado.
Bem hajam.
Tem respeito pelos ressaibiados ou seja por ti próprio
ResponderEliminarRIP