O risco de viver

      Publicou ontem o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na sua página na Internet, mais uma nota de pesar pelo falecimento de mais um Oficial de Justiça que exerceu funções sindicais naquele Sindicato.


      Tal como já aqui publicamos, por diversas vezes, outras notas deste género, resolvemos hoje voltar a destacar este assunto e este caso em concreto, não só porque obtivemos mais informações sobre o Oficial de Justiça falecido, mas, principalmente, porque queremos transmitir a todos a fragilidade da nossa vida, com o exemplo daquela ora finda, e a desnecessidade e a grande perda de tempo em ataques e contra-ataques fratricidas, como os que diariamente se podem ler nas redes sociais e também nos comentários aos nossos artigos diários.


      O Rui faleceu a cerca de uma semana de festejar os seus 53 anos. Não padecia de nenhuma doença, deitou-se a dormir e foi encontrado pela filha na manhã do dia seguinte porque não desligava o despertador e não se levantava.


      Assim, de repente, sem qualquer aviso prévio, sem ter oportunidade de fazer ou resolver o que quer que fosse. E isto pode acontecer a todo o momento a todos nós, porque, convençam-se, ninguém vai viver para sempre.


      O Rui entrou para os tribunais no longínquo ano de 1999. Residia no norte, mas foi logo colocado em Lisboa, como tantos, ali ficando deslocado, até que, num dos três movimentos anuais ordinários que então existiam, conseguiu voltar ao norte, não ainda para a sua terra de origem, mas bem mais perto.


      De Lisboa foi para Póvoa de Varzim, depois para Barcelos e, por fim, cerca de 15 anos depois, chegou à sua terra de origem, onde viveu até esta semana.


      Ao longo destes longos 27 anos, nunca conseguiu mudar de categoria, sempre foi Escrivão Auxiliar, até que, no ano passado, passou a ser a mesma coisa, mas com outro nome: Técnico de Justiça.


      Esta é a sua vida profissional sintetizada ao máximo, mas, nessa sua vida profissional, este Oficial de Justiça era também uma pessoa que se relacionava com todos de forma sempre amigável e generosa.


      Todos nos garantiram que o Rui seria incapaz de insultar, maltratar ou desprezar qualquer colega, ou qualquer pessoa, mesmo sob o eventual anonimato dos comentários, tal era a sua integridade moral, e é isto que deve servir-nos de farol no nosso dia a dia e não aquilo que vemos pulular na Internet em que cada um tenta ter mais razão do que o outro e também ser melhor na refinada arte digital do insulto.


      Sejamos justos, neste mundo da justiça tão cheia de injustiças. Sejamos mais atentos ao companheiro de percurso da vida, privada ou profissional, sejamos mais completos, sábios e serenos; vivamos mais!


      Obrigado Rui!


RuiRodriguesFalecido12FEV2026.jpg


      Fontes: “SFJ-NotaPesar” e “Página da Comarca de Viana do Castelo”.

Comentários

  1. Bom dia OJ
    O texto de hoje tocou-me profundamente... 
    Não volto mais a expressar-me nas redes sociais... Nem aqui... 
    Faz o teu caminho em PAZ Rui... Que os Deuses te aguardem e que te iluminem... 

    ResponderEliminar
  2. Sentimentos à família, amigos e colegas que com o Rui conviveram. 

    ResponderEliminar
  3. Digo e já  o disse aqui muita vez:
     Não  somos nada, e tanta guerrinha da treta todos os dias para quê?
    Mesmo  as tricas de alguns magistrados  e chefias, sempre a 'pisar' o mexilhão  para quê?
    Deixai-vos disso e fazei uma sociedade mais humanizada.


    Por outro lado pensai: tanto sacrificio nesta profissão, desse a deslocação  de casa anos e anos, passando pela carga de trabalho responsabilidade e péssimas  condições  de trabalho, para quê?


    Pensem nisso  todos e principalmente  quem tem poder de decisão, pensem que tudo se esvai sem que menos se espere e de nada adianta tanta guerrinha, tanta inveja, etc

    ResponderEliminar

  4. Que descanse em paz e sentidos pêsames à sua família, nesta hora tão difícil.
    Quanto as polémicas e devaneios que se têm visto na vida e discussão pública...um cretino nunca deixará de ser cretino, mesmo que urre mais alto e espalhe obscenidades e brejeirice por todo lado, como é o que se tem visto neste blog e outros locais de discussão.
    Tudo o que é divisão, violência nas suas mais variadas formas e desumanização, devem ser combatidos, pois o mal é a ausência do bem.

    ResponderEliminar
  5. Realmente  andamos todos enganados
    Tanta luta para nada
    Descanse em paz

    ResponderEliminar
  6. Certeiro!
    Se parassem para pensar que tidos um dia morremos não  andavam com tanta mania das superioridades e com essas guerrinhas

    ResponderEliminar
  7. Paz a todas  as almas.
    Que descanse em paz.


    E dizer que o ser humano não  reflecte  na finitude.
    Se refletisse deixava-se de guerrinhas e invejas diárias, sem dúvida. 
    Afinal de que valem  essas guerrinhas??
    Pensem sobre isso srs mandadores

    ResponderEliminar


  8. RIP


    Era bom que TODOS tivessem presente que


    "do pó vieste e ao pó voltarás"


    ResponderEliminar
  9. Paz à sua alma ! Só por ter sido oficial de justiça, 
    Já foi um herói e longe de casa, longe dos seus ! 
    Que os seus tenham orgulho no pai , mas não lhe queiram seguir a carreira profissional ! Há bem melhor mais bem pago e SOBRETUDO MAIS SAÚDÁVEL!

    ResponderEliminar
  10. Bonito texto.
    Triste, muito triste o assunto.
    Os sentidos pêsames à família, amigos, colegas.
    Pelo que se percebe deixa filhos.
    Um beijinho e um abraço muito apertado aos filhos.
    Também eu entrei em 1999.
    Não o conhecia pessoalmente mas fica a sensação que o conhecia...
    Ultimamente tem sido demais..
    Demasiados Oficiais de Justiça a falecerem.
    Um, já era muito.
    1999, realmente o tempo passa.....
    Abraço a todos.
    TT

    ResponderEliminar
  11. Devia tocar profundamente  todos e todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Camarada isso para gente que não  tem sentimentos é  nada.
    Infelizmente 

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida 

    ResponderEliminar
  14. Cretinod é  o que mais tenho visto nesta profissão 

    ResponderEliminar
  15. Diga isso  às  chefias, dgaj, mj, gestão  comarca

    ResponderEliminar
  16. Nem mais!!!!
    Mas para a maioria da manada essas  palavras são  nada 
    Pensam que nunca morrem 

    ResponderEliminar
  17. Pensem nisso

    ResponderEliminar
  18. A tipa que no tema de ontem  menosprezou quem está  nesta profissão  com o 9o ano que pense

    ResponderEliminar


  19. Pode ter a certeza que sim!




    ResponderEliminar
  20. Que ponha os olhos no que é ser superior ou iguais no final.


    RIP

    ResponderEliminar
  21. Ultimamente tem falecido muito colega com ligações ao sindicato ...

    ResponderEliminar
  22. Olha quem fala ...

    ResponderEliminar
  23. O ressabiado não falha um único dia por aqui


    ResponderEliminar
  24. Há que tratar dos vivos, A vida continua e não se fiem nos fgdp dos politicos.

    ResponderEliminar
  25. Obrigado pelo texto e bela
    Homenagem. Permitam-me levar. Obrigado.
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  26. Tem respeito pelos ressaibiados  ou seja por ti próprio 


    RIP

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ