A nomeação que os Oficiais de Justiça invejam
Toma hoje posse o novo ministro do Ministério da Administração Interna, Luís Neves, e, surpreendentemente, todos os tutelados por este Ministério se mostram satisfeitos e com boas expectativas em relação ao futuro exercício e desempenho do ex-diretor da Polícia Judiciária (PJ).
Enquanto diretor da PJ, estava sob tutela do Ministério da Justiça, e conseguiu aumentos salariais absolutamente inauditos que fizeram cair o queixo, entre outros, aos Oficiais de Justiça e às demais polícias.
A direção de Luís Neves ficou marcada pela modernização da PJ e reforço de quadros, incluindo especialistas e técnicos periciais, pela absorção de parte dos quadros provenientes do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e por um elevado aumento salarial de todos, que acabaria por motivar a contestação dos polícias (PSP) e dos guardas (GNR e CGP) que exigiram ao Governo negociações para um tratamento igualitário.
Recordemos a enorme valorização salarial de 2023:
Em novembro, os trabalhadores da carreira de investigação criminal passaram a auferir um valor mensal de € 996,94 de suplemento de missão, o que representou um acréscimo de € 518,86, face ao valor anteriormente auferido a título de suplemento de risco.
Já na carreira de especialista de polícia científica, o acréscimo pode chegar a € 663,96, com o valor mensal a variar entre os € 797,55 e os € 864,02, consoante as funções desempenhadas.
No que toca à carreira especial de segurança da PJ, verifica-se também um aumento significativo, designadamente, de € 186,55, fixando-se o valor mensal nos e 664,63.
O suplemento é pago em 14 vezes, em conjunto com a respetiva remuneração base mensal dos trabalhadores, com atualizações anuais, em função da atualização da remuneração base que serve de referência.
Mas atenção, já antes, no mesmo ano, em abril, havia sido aprovada uma Portaria que permitiu atualizar o montante de referência para determinação do valor dos suplementos a que tem direito o pessoal da PJ, pela prestação de trabalho nas modalidades de piquete e de prevenção.
Esse montante de referência passou a corresponder ao nível remuneratório 19 da TRU, ou seja, € 1476,49, em vez dos anteriores € 825,49 (índice 100 da escala salarial do pessoal de investigação criminal), representando um aumento do valor base sobre o qual se contabiliza a retribuição auferida pela realização daquele trabalho suplementar, que ascende a cerca de 80%.
Também na carreira de segurança da PJ, a política de valorização salarial já se traduzira num aumento, para a primeira posição remuneratória, de € 120,73, considerando a remuneração base e a inerente atualização do respetivo suplemento de risco.
Tendo em conta a progressividade dos aumentos propostos para 2024, 2025 e 2026, um segurança da PJ que entre nesta carreira em 2026 receberá uma remuneração superior à auferida em 2022 em cerca de € 316,00.
Em declarações num programa da rádio Renascença, Luís Neves considerou inaceitável os baixos salários na PSP e disse concretamente assim:
«Não é aceitável que um elemento venha a entrar como agente da PSP, que vem do interior do país, de onde eu sou, também sou beirão, sou da Beira Baixa, que venha, por exemplo, da minha terra, tem de ser colocado em Lisboa, em que metade do seu vencimento é para pagar uma casa. Isso não é possível.»
Luís Neves é um polícia de carreira e entrou para a Polícia Judiciária há cerca de 30 anos e quando refere as colocações em Lisboa de quem é colocado nesta área sendo proveniente de qualquer outro ponto do país, deixando grande parte do vencimento na sua subsistência, designadamente, em alojamento, sabe muito bem do que fala.
Portanto, temos um ministro que não nasce na política partidária, nem em Lisboa, pelo que detém um conhecimento real do exercício profissional deslocado, o que lhe permite expressar as preocupações que publicamente manifestou.
Os polícias, guardas e bombeiros, classificam a escolha como “atípica”, “inédita” e “histórica”, representando um “desafio grande” embora com algumas “reservas”.
«Obviamente que o facto de ser um bom diretor nacional não quer dizer que, por inerência, seja um bom ministro», disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG).
Os Oficiais de Justiça olham para esta nomeação com grande, mas saudável, inveja.
Os Oficiais de Justiça concordam com a valorização salarial operada na PJ e na que venha a operar-se nos demais órgãos policiais, apenas lamentam não terem ainda tido a sorte de terem diretores ou diretoras, nem secretários de Estado ou ministras, com conhecimento real das dificuldades da carreira dos Oficiais de Justiça, nem mesmo quando tiveram diretores-gerais e secretários de Estado que haviam sido Oficiais de Justiça, nem em aí tiveram sorte alguma, bem pelo contrário, foi precisamente aí e especialmente com esses, que os Oficiais de Justiça foram mais prejudicados.

Fontes: “Justiça.Gov”, “Sapo/O Digital” e “Expresso”.
Eles têm o Luís Neves, mas nós temos a Regina, o Carlos, o Albuquerque, etc , a puxar pela carreira, não temos que ter medo de nada.
ResponderEliminarPeçam meças
Tenho a certeza que esta nomeação, mesmo sabendo que as forças de segurança tiveram um aumento de um dos suplementos passando-o de 100€ para 400€...não vai permitir que fique por aqui.
ResponderEliminarCom este Ministro ao lado das forças de segurança, vai significar grande melhoria das condições, já antes melhoradas.
Isto motiva, isto retém, isto leva a um desafogo financeiro que abrange as condições pessoais e familiares.
Sra. Ministra da Justiça, vá tomando notas e olhe para os O.J.
Um acordo mal apanhado e que em muitos casos significou uma fração do conseguido noutros ministérios,
Cada um tem o que merece!...
ResponderEliminarOficial de justiça deslocado, com excepção de quem é chefia ou está à beira da reforma, mal ganha para pagar renda casa e comida.
ResponderEliminarVive vida de emigrante!
Abram os olhos!
Acordem escravos!
Ou continuai a pagar para trabalhar enquanto outras carreiras vivem e conseguem salários chorudos!
Fodam-se todos!!
Governandes, dgaj,mj
Ladroagem!
É assim, eu só fui aumentado em cerca de 50€ mas não me posso queixar, porque agora sou grau III
ResponderEliminarTRAIÇÃO
ResponderEliminartic tac tic tac ...
TRAIÇÃO
Está quase!...
De facto, esta m... de negociação que foi feita não lembra ao diabo: 50 € em valorização dos escrivães de direito que estavam no 3º escalão a que acresceu a perda de subida de escalão que estava eminente para muitos.
ResponderEliminarAo que tem sido escrito por aqui, acrescento, metam o grau III num sítio que cá sei!
Inacreditável.
O apelo para a carneirada.
ResponderEliminarUma forma de os sindicatos se manterem vivos.
Eles tiveram aumentos mas nós ganhámos grau!!!
ResponderEliminarE montes de prestígio!!!
Chupem!!!
Agora é que não vão faltar candidatos a ingressar nas policias.
ResponderEliminarGente que poderia estar a ponderar vir para os tribunais vai escolher as policias e muito bem.
Menos candidatos para os tribunais e um problema para a ministra e DGAJ. Que se podia resolver fácil, aumentar os salarios de forma digna. Simples.
GREVE
ResponderEliminarSOJ E SFJ
ACABAEM COM A BRINCADEIRA DAS REUNIÕES VAZIAS
CHEGA!!!!!
Temos o que merecemos!!
ResponderEliminarEles têm o Luís neves.
ResponderEliminarNós temos técnicos de profundidade do mais alto gabarito!!!
E venha o SIADAP!!!
Coelga,
ResponderEliminartriste realidade a de 99% de nós
Vidinha de merda mesmo
Ora aí está!
ResponderEliminarSalários dignos e ou subsidio de alojamento digno!
Assim, como está não.
Como alguém diz é mesmo vida de escravo!
Deslocados a mal ganhar para renda de casa!
foddddddddddddddddddddddddddddddd
O aumento de 900€ aos PJ´s já depois do governo Costa ter caído. Ahahaha pobre povo.
ResponderEliminarMas temos ministra da justiça?
ResponderEliminarÉ mesmo pobre povo!
ResponderEliminarMansos que gostam de ser escravizados e pagar para trabalhar, deslocados, a comer sandochas para chegar ao fim do mês
E muitos que conheço a aguentarem-se com comprimidos para não meterem baixa
Tansos
E em "valorização" dos ex-escrivães auxiliares desse mesmo escalão.
ResponderEliminarExcelente comentário!!
ResponderEliminarAcrescento apenas o seguinte:
AGORA COMAM O GRAU 3 GUISADO COM BATATAS!!!
Queriam grau, prestígio e o fim dos adjuntos.
ResponderEliminarConseguiram isso tudo e na altura o acordo foi amplamente aplaudido por todos, excepto pelos ditos adjuntos.
Agora não se queixem.
Vão bardamerda.
E que venha rapidamente o SIADAP para serem ainda mais encabados!!!
Estavam contentes com o mal dos outros, quando o vosso também vinha a caminho.
Não tenho pena nenhuma desta pobre gente que ao invés de defender melhorias para todos, defende isso sim que todos fiquemos iguais ou piores do que já estavamos.
Para os auxiliares que pensavam que agora é que a vossa vida ia melhorar à custa da despromoção dos adjuntos, só tenho uma palavra:
ÓDIO!!!
MUITO ÓDIO.
ÓDIO POR VOCÊS!!!
Oh Palhaço das 12H07!! Os auxiliares é que tiveram a culpa do famigerado acordo?!
ResponderEliminarEscravo mesmo como alguém diz|!
ResponderEliminarEscravos!
Vá chamar palhaço 🤡 ao seu paizinho.
ResponderEliminarQuem achou normal uma ministra da justiça acumular com a pasta da administração interna também achará esta nomeação normal...
ResponderEliminar...quando houver um só ministro a tutelar todas as forças de segurança...também acharão normal...
...e quando acumular com a pasta da defesa...será a normalidade total!
Verdade esse comentário só demonstra a estupidez deste colega ao dizer que os auxiliares são e foram odiosos ... Odiosos em quê!!! A maioria nunca teve oportunidade de chegar a adjunto , mesmo concorrendo a nível nacional e o pessoal de 2001 este em Lisboa mais de 6 a 7 anos para conseguir vir um pouco para mais perto e ganhar ordenados miseráveis e desses 6 a 7 anos em Lisboa deslocados 4 foram na eventualidade. Carne para canhão ..
ResponderEliminarNunca tiveram oportunidade de subir na carreira , nem mesmo nos escalões porque depois veio o congelamento e não saiamos do primeiro escalão . recordo até só depois de o Costa ir para o governo é que consegui chegar ao escalão 3, ( 14 anos de serviço entre Lisboa , porto , Gaia , Penafiel , sempre a pagar para trabalhar e viver na miséria , ter que a minha família ser sustentada pelos meus pais e sogros porque o que ganhava era para pagar o quarto e comer umas latas de atum ou sardinha ou salsichas com pão e água da torneira .
Tenham vergonha em virem acusar o pessoal auxiliar deste acordo ... Está classe está assim por termos colegas como esse sujeito que acusa os auxiliares de serem pessoas odiosas. .
Como colega , não te quereria a trabalhar perto de mim. Pois és um monte de esterco só falares assim dos colegas ..
Vai culpar o governo e os sindicatos e deixa os auxiliares em paz . Cada um sabe os sapatos que calçou seu parvalhão.
És a vergonha dos oficiais dos justiça. Tu e todos que pensam como tu ..
Seu reles..
A vida vai-se encarregar de te dar em dobro o mal com que tratas os auxiliares ..
Colegas, não esquecer que na transição para o SIADAP o sindicato garante que
ResponderEliminarNINGUÉM FICA PARA TRÁS!!!!!
Sim, mas principalmente burros!....
ResponderEliminarPara quem diz que este Sr.º Vai ser um Excelente Ministro é só para vos lembrar que a PJ nunca esteve tão mal, para quem não sabe o Sr.º Pertence aquela classe que se reúne de avental e fazem coisas obscuras!
ResponderEliminarHá alguma pista sobre como estão as negociações com a tutela?
ResponderEliminarÉ que os sindicatos nada dizem...
O SIADAP só pode ser aplicado a quem entrar na carreira!
ResponderEliminarPara o das 13:26
ResponderEliminarAcabou de confirmar e dar razão ao comentário das 12:07.
Como nunca tiveram oportunidade de subir, ficaram todos contentes por os adjuntos terem sido desqualificados e rebaixados.
Para os auxiliares que foram eventuais e que continuam a arder com aquilo que supostamente e/ou alegadamente têm a receber, só tenho uma palavra:
ResponderEliminarChupem!
Eyes Wide Shut?!!
ResponderEliminarComo o diz sindicato:
ResponderEliminarNINGUÉM FICA PARA TRÁS!!!
Tem razão no que escreve.
ResponderEliminarMas lembre-se que o grau é muito importante, olhe sem uma boa aguardente não se pode fazer um bom vinho do porto ... e o grau interessa aqui e noutras bebidas generosas ou espirituosas ...
Deram-no o "grau", mas não foi de teor alcoólico, e não percebo porque é que estamos todos num estado letárgico, desde logo porque ninguém ficou ébrio e eufórico com o famigerado grau, emudecemos todos e ficamos à espera este estado comatoso passe.
Sucede que isto já se entranhou no sangue e nem com uma desintoxicação vamos superar esta patologia mental - a de nos contentarmos com uma pequenez de pensamento e aceitarmos de bom grado as migalhas bolorentas e tomadas pela humidade que se entranhou nos sítios onde habita o nosso pensamento- as nossas cabeças são mais quadradas que um paralelo da rua gasto pelos pontapés de gente que não aprendeu a caminhar nesta vida e só sabe atropelar a calçada e quem nela foi destinado a andar.
Tristeza!
Excelente escolha do primeiro ministro ! Então estejam atentos com este MAI que vem da PJ , não se fala mais na Spinunviva ! Esperto o Montenegro ! Então abram os olhos ! Escolha cirúrgica!
ResponderEliminarAh ah ah!
ResponderEliminarEu a pensar que a adjuntivite já tinha passado, mas pelos vistos ainda andam aqui uns exemplares.
E este é dos que acumula a maleita com burrice.
Eu dava te o arroz.
Um mesinho de sala de manhã à noite, saias de lá um homem feito.
A Cheganada australopiteca é que deve ter adorado a nomeação do Dr.Luis Neves, que dedicou algum tempo a desconstruir as falácias Cheganas sobre a relação entre a criminalidade e imigração.
ResponderEliminarEntretanto a realidade corroborou os argumentos do atual MAI, ao revelar que essa relação de criminalidade está dentro do próprio Chega.
O refluxo deve estar bem ativo.🤪
E a pedofilia dentro dos politicos ou da justiça? Não falas?
ResponderEliminarO bloguer é uma desilusão a cada dia.
ResponderEliminarTambém é a favor dos roubados de 2001 a 2005?
Diga
Desilusão a cada dia é ler comentários como este, vezes sem conta e sem fim.
ResponderEliminarGosta do ROUBO?
ResponderEliminarNão responde ao que diz chupem para os ditos de 2001 a 2005?
Não lhe convém?
Pelos vistos só viram o do chega, os dos outros partidos politicos não dizem.
ResponderEliminarCaladinhos como ratos.
Hipócritas